• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam era mais forte que o Frodo?

Excluído016

Excluído a Pedido
"As Escolhas de Mestre Samwise

Sam corre e acha Laracna, que se agacha sobre o corpo de Frodo. Isto deixa Sam furioso, e ele ataca a aranha gigantesca; ele fere os olhos da criatura e corta uma de suas garras, mas ela coloca seu corpo enorme por cima dele e tenta esmagá-lo. Porém, Sam mantém sua espada erguida, e Laracna acaba recebendo um ferimento profundo com sua própria força. Ela então abandona os hobbits e foge. Sam tenta acordar Frodo, que não mostra nenhum sinal de vida. Sam se desespera e não pode decidir o que fazer; no fim das contas, sabendo que tudo pereceria se desistisse, ele decide continuar a Demanda, e toma consigo a espada de Frodo, o Frasco de Galadriel e o Anel. Depois de dar os primeiros passos, porém, ele ouve vozes de orcs que se aproximam, e coloca o Anel. Ele descobre que pode entender a língua dos orcs quando usa o Anel: parece que há duas companhias, uma da torre de vigia na passagem e uma de Minas Morgul. Eles levam o corpo de Frodo e atravessam um túnel; Sam os segue, e escutando os capitães orc ele descobre que Frodo provavelmente ainda está vivo, e que será preso, e não morto. A companhia de orcs atravessa portas grandes, que se fecham antes que Sam pudesse atravessá-las."



Sam era mais forte que Frodo?Como ele conseguiu usar o anel e sentir-se pouco tentado por ele ao devolvê-lo para o Frodo?
 
Não acredito que Sam fosse mais forte que Frodo, mas que ele, naquele momento, estava mais apto a suportar a tentação do Anel, por vários motivos. Ao longo da jornada até Mordor, Sam percebe o verdadeiro fardo que é o Anel para seu portador. Percebe a armadilha que o Um representa. Ele acaba tomando consciência das conseqüências do uso do Anel.

Além disso, o fato de Frodo portar o Anel até ali desgasta-o. Já Sam não sofre do mesmo mal. Esses fatores, aliados ao caráter humilde de Sam, fazem com que ele possua uma resistência admirável.

Acho interessante - e profundo - o seguinte trecho, d'O Retorno do Rei:


O Anel já o tentava, devorando sua vontade e raciocínio. Fantasias loucas despertavam em sua mente, e ele via Sam, o Forte, Herói do seu Tempo, caminhando a passos largos com uma espada flamejante através da terra escurecida, e exércitos se arrebanhando a um chamado seu, no momento em que marchava para derrotar Barad-dúr. E então todas as nuvens se dissipavam, e o sol branco brilhava, e a uma ordem sua o vale de Gorgoroth se transformava num jardim de flores e árvores que davam frutos. Ele só tinha de colocar o Anel e reivindicar a sua posse, e tudo isso podia acontecer.
Naquela hora de provação, foi o amor por seu mestre que mais o ajudou a manter-se firme; mas também, no fundo de seu ser, ainda vivia independente seu senso simples de hobbit: sabia em seu coração que não era grande o suficiente para carregar tal fardo, mesmo que aquelas visões não fossem apenas uma mera ilusão para atraiçoá-lo. O pequeno jardim de um jardineiro livre era tudo o que desejava e de que precisava, não um jardim expandido em um reino; queria trabalhar com as próprias mãos, e não ter as mãos dos outros para comandar.
- E de qualquer forma todas essas sensações são apenas uma armadilha - disse ele para si mesmo. - Ele me acharia e me faria morrer de medo antes que conseguisse sequer gritar. Ele me acharia bem rápido, se eu colocasse o Anel aqui em Mordor. Bem, tudo o que posso dizer é: as coisas parecem desastrosas como uma geada na primavera. Bem na hora em que estar invisivel seria realmente útil, não posso usar o Anel! E, se conseguir avançar mais um pouco, ele não vai passar de um fardo e um peso a cada passo. Então, que devo fazer?

O Retorno do Rei, p. 171


Tolkien descreve bem a consciência de Sam a respeito do Anel, e sua personalidade. O que reafirma aquilo que eu escrevi no começo.
 
Não acredito que Sam fosse mais forte que Frodo, mas que ele, naquele momento, estava mais apto a suportar a tentação do Anel, por vários motivos. Ao longo da jornada até Mordor, Sam percebe o verdadeiro fardo que é o Anel para seu portador. Percebe a armadilha que o Um representa. Ele acaba tomando consciência das conseqüências do uso do Anel.

Além disso, o fato de Frodo portar o Anel até ali desgasta-o. Já Sam não sofre do mesmo mal. Esses fatores, aliados ao caráter humilde de Sam, fazem com que ele possua uma resistência admirável.

Acho interessante - e profundo - o seguinte trecho, d'O Retorno do Rei:
O Anel já o tentava, devorando sua vontade e raciocínio. Fantasias loucas despertavam em sua mente, e ele via Sam, o Forte, Herói do seu Tempo, caminhando a passos largos com uma espada flamejante através da terra escurecida, e exércitos se arrebanhando a um chamado seu, no momento em que marchava para derrotar Barad-dúr. E então todas as nuvens se dissipavam, e o sol branco brilhava, e a uma ordem sua o vale de Gorgoroth se transformava num jardim de flores e árvores que davam frutos. Ele só tinha de colocar o Anel e reivindicar a sua posse, e tudo isso podia acontecer.
Naquela hora de provação, foi o amor por seu mestre que mais o ajudou a manter-se firme; mas também, no fundo de seu ser, ainda vivia independente seu senso simples de hobbit: sabia em seu coração que não era grande o suficiente para carregar tal fardo, mesmo que aquelas visões não fossem apenas uma mera ilusão para atraiçoá-lo. O pequeno jardim de um jardineiro livre era tudo o que desejava e de que precisava, não um jardim expandido em um reino; queria trabalhar com as próprias mãos, e não ter as mãos dos outros para comandar.
- E de qualquer forma todas essas sensações são apenas uma armadilha - disse ele para si mesmo. - Ele me acharia e me faria morrer de medo antes que conseguisse sequer gritar. Ele me acharia bem rápido, se eu colocasse o Anel aqui em Mordor. Bem, tudo o que posso dizer é: as coisas parecem desastrosas como uma geada na primavera. Bem na hora em que estar invisivel seria realmente útil, não posso usar o Anel! E, se conseguir avançar mais um pouco, ele não vai passar de um fardo e um peso a cada passo. Então, que devo fazer?
O Retorno do Rei, p. 171
Tolkien descreve bem a consciência de Sam a respeito do Anel, e sua personalidade. O que reafirma aquilo que eu escrevi no começo.

:clap:

Sem mais para o momento!:mrgreen:
 
O Fëanor já colocou muito bem, mas acho que vou complementar :mrgreen:.
Sam usou o Anel pela primeira vez em um momento de desespero, seu desejo em se salvar diante da tropa de Orcs e principalmente o de salvar seu mestre (ou ao menos o corpo dele) e seu coração puro o fizeram suportar às tentações do Um. Não acho que Frodo seja mais fraco, acredito que os dois possuam a mesma força, graças a amizade e lealdade existente entre os dois. Frodo estava sensível ao Anel por tê-lo carregando por muito tempo, e tendo que suportar tentação após tentação, se Sam tivesse que passar pela mesma provação, acredito que não se sairia muito diferente.
 
Última edição:
Como já disseram, Frodo estava apto a tentação do Anel, não era fácil lidar com ele. Acho até que, Frodo era mais forte que Sam. Frodo resistiu várias vezes o Anel, mas parte desta resistência foi gerada por Sam, portanto cai em contradição a história de Frodo ser mais forte.

Há também a parte em que Frodo falhou sua missão:

“Então Frodo se mexeu e falou com uma voz clara, na realidade com uma voz mais clara e poderosa do que Sam jamais o ouvira usar, e que se erguia acima da pulsação e dos abalos da Montanha da Perdição, retumbando no teto e nas paredes. - Cheguei - disse ele. - Mas agora minha escolha é não fazer o que vim aqui para fazer. Não vou realizar este feito. O Anel é meu! (O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei)”.

Enfim, o que eu acho é que formou-se um elo perfeito entre os dois hobbits, é como se um dependesse do outro para sobreviver, no caso, para resistir a tentação.
 
Creio que Frodo fosse bem mais forte ou resistente do que Sam!!!!
Não sei se vcs se lembram mas Frodo foi ferido no Topo do Vento pelo rei dos Nazguls e por mais que Elrond tivesse conseguido cura-lo temporariamente, ele continuou sua demanda com este ferimento, se muitos homens fortes e poderosos e até mesmo Saruman se apavoravam só de sentir a presença de um Nazgul, imaginem o que a ferida causado por um deles não causaria em um hobbit?? Isto sem contar o fardo que já era carregar o Anel!!!
 
Não acredito que Sam fosse mais forte que Frodo, mas que ele, naquele momento, estava mais apto a suportar a tentação do Anel, por vários motivos. Ao longo da jornada até Mordor, Sam percebe o verdadeiro fardo que é o Anel para seu portador. Percebe a armadilha que o Um representa. Ele acaba tomando consciência das conseqüências do uso do Anel.

Além disso, o fato de Frodo portar o Anel até ali desgasta-o. Já Sam não sofre do mesmo mal. Esses fatores, aliados ao caráter humilde de Sam, fazem com que ele possua uma resistência admirável.

Acho interessante - e profundo - o seguinte trecho, d'O Retorno do Rei:
O Anel já o tentava, devorando sua vontade e raciocínio. Fantasias loucas despertavam em sua mente, e ele via Sam, o Forte, Herói do seu Tempo, caminhando a passos largos com uma espada flamejante através da terra escurecida, e exércitos se arrebanhando a um chamado seu, no momento em que marchava para derrotar Barad-dúr. E então todas as nuvens se dissipavam, e o sol branco brilhava, e a uma ordem sua o vale de Gorgoroth se transformava num jardim de flores e árvores que davam frutos. Ele só tinha de colocar o Anel e reivindicar a sua posse, e tudo isso podia acontecer.
Naquela hora de provação, foi o amor por seu mestre que mais o ajudou a manter-se firme; mas também, no fundo de seu ser, ainda vivia independente seu senso simples de hobbit: sabia em seu coração que não era grande o suficiente para carregar tal fardo, mesmo que aquelas visões não fossem apenas uma mera ilusão para atraiçoá-lo. O pequeno jardim de um jardineiro livre era tudo o que desejava e de que precisava, não um jardim expandido em um reino; queria trabalhar com as próprias mãos, e não ter as mãos dos outros para comandar.
- E de qualquer forma todas essas sensações são apenas uma armadilha - disse ele para si mesmo. - Ele me acharia e me faria morrer de medo antes que conseguisse sequer gritar. Ele me acharia bem rápido, se eu colocasse o Anel aqui em Mordor. Bem, tudo o que posso dizer é: as coisas parecem desastrosas como uma geada na primavera. Bem na hora em que estar invisivel seria realmente útil, não posso usar o Anel! E, se conseguir avançar mais um pouco, ele não vai passar de um fardo e um peso a cada passo. Então, que devo fazer?
O Retorno do Rei, p. 171
Tolkien descreve bem a consciência de Sam a respeito do Anel, e sua personalidade. O que reafirma aquilo que eu escrevi no começo.

Alguns já o citaram mas eu apenas vou ratificar que você exibiu uma visão fantástica do que eu penso a respeito de Samwise ter surportado o peso do anel. Muitos dizem que o Frodo é um fracote, "um gay" ¬¬, um zero a esquerda e que ele não fez nada, e que o verdadeiro herói é o Sam.

Eu na minha opinião entendo que o Frodo veio a se tornar um herói, ao longo da jornada ele adquiriu características que marcam a personalidade de um grande "guerreiro". E Sam é um heroí daqueles que a gente pode encontrar sempre que necessitamos, que é o amigo. Essa valorização de uma amizade verdadeira enfocada no relacionamento Samwise e Frodo é a coisa mais intensa e interessante.

Fico imaginando se Tolkien teve algum amigo assim na vida...
 
Vou só fazer um breve relato da vida de Sam desde a Sociedade até após o Retorno do Rei...
Como uma punição por bisbilhotar a conversa de Gandalf com Frodo sobre o Um Anel, Sam foi nomeado companheiro de Frodo em sua empreitada até Valfenda. Na verdade, Sam acaba adorando, pois seu sonho sempre foi conhecer elfos. Já em Valfenda, Sam escuta escondido o Conselho de Elrond, onde recusa-se a deixar Frodo ir sem ele até Mordor. Inicialmente, Sam só foi um bom companheiro, caracterizado pelo interesse em Elfos e talentoso na declamação e composição de poemas. Posteriormente ele se mostra muito corajoso, não deixando de cumprir suas responsabilidades como companheiro, protetor e amigo. Quando Frodo encontrou Gollum, que um dia foi dono do Um Anel, Sam imediatamente desprezou-o, e avisou Frodo que ele não merecia a confiança, suspeitas confirmadas quando Gollum conduz Frodo até uma caverna, onde Laracna, uma aranha monstruosa o devoraria. Quando Frodo partiu, no fim da Terceira Era, Sam herdou Bolsão, assim como o Livro Vermelho do Marco Ocidental, para que Sam continuasse a história. Na Quarta Era, Sam foi eleito sete vezes seguidas como prefeito do Condado. Depois da morte de sua mulher, Sam deu o Livro Vermelho a Elanor e deixou o Condado. Não foi visto mais na Terra-média, e diz-se que, por ter sido por um tempo um Portador do Anel, ele conseguiu o direito de partir para as Terras Imortais, Tol Eressëa. Apenas Bilbo e Sam conseguiram deixar o anel de livre vontade, Bilbo deixou-o a Frodo e Sam “devolveu-o” ao mesmo após breve período de possessão.
Acredito que Sam seja forte fisicamente, e espiritualmente no sentido de compreensão, de força de vontade, coragem e lealdade, Sam era um sábio, um destemido, e como sábio sabia que somente Frodo seria o único capaz de carregar tal fardo e não se submeter a força do Um Anel, Sam foi um dos únicos que não acreditou em Gollum/Sameagou, e ainda enfrentou os Orcs, Trolls, Nazgûl e Laracna, ajudou Frodo em sua jornada em quanto este já se encontrava fraco fisicamente, sabiamente não se submeteu ao anel quando ficou com ele após salvar Frodo dos Orcs, um amigo leal e companheiro :abraco:, criatura valorosa, digo tudo isto me baseando nas passagens de Sam e Frodo nas obras.
 
Bom,novamente disseram tudo.
Eu acho que Sam era mais forte por observar as coisas, ele não entrou tanto em contato com o Anel quanto Frodo teve.E ja sabia dos riscos que ia correr ao usar o Anel.
E se for em quesito força, brutalidade, ele tambem me parece mais forte, pois ele trabalhava com seu pai nos jardins enquanto Frodo só aproveitava a vida.
 
Se Frodo não fosse capaz, jamais teria Gandalf permitido que ele levasse o anel...teria entregue a Sam...não que ele não tenha o seu valor, ele foi muitas vezes "indispensável", porém, era uma jornada importantíssima...
 
Não acho que um seja mais forte que o outro. Frodo não teria chagado tão longe sem Sam, e sam não teria chegado tão longe sem Frodo.
Creio que essa seja uma das maiores lições do livro: Ninguém é forte sozinho.
 
Vou só fazer um breve relato da vida de Sam desde a Sociedade até após o Retorno do Rei...
Como uma punição por bisbilhotar a conversa de Gandalf com Frodo sobre o Um Anel, Sam foi nomeado companheiro de Frodo em sua empreitada até Valfenda. Na verdade, Sam acaba adorando, pois seu sonho sempre foi conhecer elfos. Já em Valfenda, Sam escuta escondido o Conselho de Elrond, onde recusa-se a deixar Frodo ir sem ele até Mordor. Inicialmente, Sam só foi um bom companheiro, caracterizado pelo interesse em Elfos e talentoso na declamação e composição de poemas. Posteriormente ele se mostra muito corajoso, não deixando de cumprir suas responsabilidades como companheiro, protetor e amigo. Quando Frodo encontrou Gollum, que um dia foi dono do Um Anel, Sam imediatamente desprezou-o, e avisou Frodo que ele não merecia a confiança, suspeitas confirmadas quando Gollum conduz Frodo até uma caverna, onde Laracna, uma aranha monstruosa o devoraria. Quando Frodo partiu, no fim da Terceira Era, Sam herdou Bolsão, assim como o Livro Vermelho do Marco Ocidental, para que Sam continuasse a história. Na Quarta Era, Sam foi eleito sete vezes seguidas como prefeito do Condado. Depois da morte de sua mulher, Sam deu o Livro Vermelho a Elanor e deixou o Condado. Não foi visto mais na Terra-média, e diz-se que, por ter sido por um tempo um Portador do Anel, ele conseguiu o direito de partir para as Terras Imortais, Tol Eressëa. Apenas Bilbo e Sam conseguiram deixar o anel de livre vontade, Bilbo deixou-o a Frodo e Sam “devolveu-o” ao mesmo após breve período de possessão.
Acredito que Sam seja forte fisicamente, e espiritualmente no sentido de compreensão, de força de vontade, coragem e lealdade, Sam era um sábio, um destemido, e como sábio sabia que somente Frodo seria o único capaz de carregar tal fardo e não se submeter a força do Um Anel, Sam foi um dos únicos que não acreditou em Gollum/Sameagou, e ainda enfrentou os Orcs, Trolls, Nazgûl e Laracna, ajudou Frodo em sua jornada em quanto este já se encontrava fraco fisicamente, sabiamente não se submeteu ao anel quando ficou com ele após salvar Frodo dos Orcs, um amigo leal e companheiro :abraco:, criatura valorosa, digo tudo isto me baseando nas passagens de Sam e Frodo nas obras.
Pois é concordo com vc,acho que Sam foi muito forte sim, claro que o Frodo é o herói da história, mas creio que ele não teria ido muito longe sem a compania de Samwise O Bravo!
 
Forte em que sentido? Bom, no livro o Frodo não parece tão frágil e vulneravel como nos filmes. Já nos filmes teve gente que saiu do cinema chamando-o do "FROXO" e realmente, a ênfase do heroismo foi dada ao Sam.
 
Não acho que um seja mais forte que o outro. Frodo não teria chagado tão longe sem Sam, e sam não teria chegado tão longe sem Frodo.
Creio que essa seja uma das maiores lições do livro: Ninguém é forte sozinho.

concordo com vc...todos os dois eram mto fortes e eles naum teriam chegado tao longe sozinhos...um precisava do outro...
 
Sam estava com medo por pensar que seu amigo poderia estar morto, com raiva pelos orc's, e mais preocupado ainda por resgatar Frodo, ele não tinha tempo para pensar em ser tentado.
O Sam era muito puro e não teve que carregar o Um por toda a terra média como o Frodo. Mas em todo o decorrer da história Sam se mostrou muito forte, corajoso um amigo incomparável...
 
Bom, acredito que não tenha mais nada a dizer perante tudo que já foi colocado até aqui.

Os posts do Fëanor e da Anarorë (que por sinal tem um cabelo muito legal) disseram tudo na minha opinião.

Sam resistiu ao Anel porque ele ficou com este por pouco tempo mas, também, pela sua humildade e seu amor a Frodo, o que, com certeza, foi crucial para o desfecho triunfante da Demanda.

Apesar da suposta fraqueza de Frodo, acredito que se fosse o contrário, se Sam fosse o mestre e ele o empregado, duvido que alguma coisa tivesse acontecido diferente do que foi.
 
Esses fatores, aliados ao caráter humilde de Sam, fazem com que ele possua uma resistência admirável.

Esse ponto em negrito é o principal, na verdade.

Visto que o Um Anel é a manifestação física da ganância e vontade de dominação de Sauron, tanto pelo intuito com o qual foi criado como por estar imbuído do poder do Maia, ele age principalmente instigando naquele que o usa qualquer vontade que ele possua de sobrepujar, manipular, ser o dono de algo. Isso fica evidente tanto nas visões que aqueles que o usam têm como nas recusas de outros, como quando Gandalf diz que através dele o Anel exerceria um papel tão terrível quanto se estivesse de posse de Sauron, ainda que com graus e finalidades diferentes: visando fazer o "bem", Gandalf por sua vez também acabaria se tornando um déspota, obrigando todos a seguirem sua linha de conduta, de qualquer modo que ele achasse necessário. Ocorre o mesmo com Galadriel em Lórien, quando ela passa no "teste" e consegue recusar o Anel, já que ela também tinha consciência na arma que este seria em poder dela.

Frodo, por mais pacato que pudesse ser como Hobbit, era ainda assim um Hobbit incomum, pois era versado nas línguas élficas e tinha um certo conhecimento da história de outros povos - coisas que os outros Hobbits ignoravam deliberadamente como "perda de tempo" e "histórias pra boi dormir". Esse tipo de conhecimento pode ter criado algo dentro dele que só foi estimulado mesmo com o uso constante do Anel: a sensação de poder, de ser capaz de ser mais que os outros, de dominar algo. O Anel tinha onde "trabalhar" estando na posse de Frodo. Mas não em Sam.

Sam representa um dos lados mais pitorescos dos Hobbits e não lá muito louváveis: ele é um simplório, no sentido de que não possui uma educação mais elevada como a de Frodo, não se preocupa nem busca aprender coisas que fujam do âmbito do seu mundinho (o Condado) e, por isso, não consegue compreender exatamente o que ocorre à sua volta quando se encontra no mundo "lá fora". Ele precisa se agarrar ao Frodo pra isso, seu mestre e modelo de sabedoria. Ele basicamente deixa que Frodo pense por ele sobre as questões complicadas, enquanto ele mesmo se preocupa com as mais práticas - entre elas a de terminar logo a missão e poder voltar para casa para cuidar de seu jardim. E é justamente por isso que ele não é afetado pelo Anel.

Sam não possui nenhum desejo de grandeza, não quer ser senhor de reino algum nem dominar ninguém: ele só quer que seu mestre termine o que tem que fazer e que eles possam voltar para o Condado, o lugar que ele sabe que é o mais seguro do mundo (na visão dele) e somente onde ele sabe que conseguirá ser feliz. É o desejo que voltar pra casa que mantém Sam de "coração leve", sem maiores preocupações que não o bem-estar de Frodo. E por ter só isso em mente o Anel não consegue instigar nada nele. Talvez o uso prolongado do Anel viesse a esgotar Sam, mas ainda assim duvido que conseguisse transformá-lo em algo parecido com o que Frodo se tornou à beira das Fendas da Perdição: no máximo ia torná-lo em uma caricatura de Hobbit como Gollum, alquebrado e encaminhado à loucura.

Felizmente para ele (e na verdade para todos os habitantes da Terra-média) ser simplório foi a melhor coisa que ele poderia ter feito ou ser como Hobbit, e o poder de previdência de Gandalf ao designá-lo para acompanhar Frodo mostra justamente como o mago via isso como uma das qualidades principais de Sam e o quanto ela poderia ser vital para toda a Demanda.

Ainda bem que Sam era um "tosco", hehe.
 
Última edição:
Na viajem até Mordor Sam demonstra resistência ao Um. Sam era tipo o lado forte que Frodo tinha para não cair na sedução do anel. Para além de ser forte mentalmente, Sam também demonstrou valentia quando enfrentou Laracna.
Eu penso que Sam era mais forte que Frodo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo