• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arthur C. Clarke

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Estou querendo começar a ler os clássicos da ficção científica. Recomendação de alguns colegas de trabalho. Começando pelo Arthur C. Clarke e já tendo também alguns livros do Asimov engatados mais pra frente.

Nesta última semana eu comecei e terminei a série de Space Odyssey (2001, 2010, 2061 e 3001).
Achei interessante e me estimulou a continuar procurando mais livros e ler os que já encontrei.
De defeitos eu achei apenas que houve enormes falhas de continuidades que confundiram e tiravam um pouco do charme de vez em quando
(2010 sendo mais uma continuação do filme do que do livro 2001, 3001 modificando algumas pequenas passagens dos livros anteriores, mudanças das datas em que alguns eventos importantes ocorreram, etc). E também um certo exagero na questão da astrobiologia onde praticamente qualquer lugar tinha alguma forma de vida com algum desenvolvimento acima de microscópico.

Estou para ler dele, já engatados: a série de Rama e Childhood's End. Vou ver se encontro alguém pra me emprestar The Fountains of Paradise, The City and the Stars, The Nine Billion Names of God e A Meeting with Medusa (dificil vai ser ver se eles tem em inglês).
Acho que depois destes, eu partirei pros livros que já tenho do Asimov (Foundation Trilogy e Eternity's End).



Então eu pergunto por qual dos livros que eu tenho dele vocês recomendariam eu ler em seguida? Me falaram muito bem da série Rama, mas acho que lerei o Childhood's End primeiro pra poder me recuperar e descansar antes de partir pra outra série de 4 livros.
Tem um tópico aqui sobre a série Rama ("Rama" (Arthur C. Clarke)), mas não li por medo de spoilers.

Li que também há outra série do Clarke com outro escritor (Baxter, acho) que teriam alguma coisa relativa a série Odyssey. Mas não ouvi falar muito e não sei se são bons. Alguém recomenda?
E recomendam algum outro livro dele que eu não citei?



Pra não ficar um tópico muito pessoal.
O que vocês acham do Clarke entre os escritores de ficção? Em ordem de preferência.
E, das obras dele, como vocês ordenariam? E por quê?




PS: Devo perguntar sobre o Asimov no tópico dele que eu achei mais tarde, quando começar a lê-lo.
Mas se alguém quiser me recomendar algo dele ou de outro escritor, tudo bem. Talvez melhor por MP pra não desvirtuar este tópico.
 
Última edição:
Eu li uma das continuações de Rama e achei bem ruim. (Também não gostei muito das continuações de 2001). Eu leria só o primeiro mesmo.
 
Eu li uma das continuações de Rama e achei bem ruim. (Também não gostei muito das continuações de 2001). Eu leria só o primeiro mesmo.
Me falaram mesmo que as continuações de 2001 não eram tão boas.
Mas eu tenho essa doença de precisar terminar uma série que eu comecei.
Só se a queda de qualidade for monstruosa, tipo começar um Led Zeppelin e terminar Charlie Brown Junior. O que não foi o caso.
Do Rama, me falaram que os 2 ultimos não eram muito bons. Mas os 2 primeiros eram bem legais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo