• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Provedores de Internet, qual vocês recomendam?

Jedi Solo

The Greatest Jedi
É o seguinte, meus pais estão procurando um novo provedor (finalmente) e me pediram para pesquisar quais são os melhores, mais baratos, que oferecem mais velocidade.

Então, pensei em perguntar por aqui. Eu moro em Niterói, RJ. Alguém que mora por aqui sabe de provedores que valem a pena?
 
Então, pensei em perguntar por aqui. Eu moro em Niterói, RJ. Alguém que mora por aqui sabe de provedores que valem a pena?

Nenhum, provedores são só um requerimento arbitrário (e absurdo) da ANATEL, e não servem para nada (exceto para gastarmos mais dinheiro).

Escolha o mais barato e pronto. (Curiosamente, os preços de todos são muito parecidos...)

Se você disesse para qual tipo de serviço quer o provedor, poderíamos talvez dar sugestões dos mais baratos.
 
Algumas pessoas sinceramente gostam do conteúdo dos provedores, como os assinantes da UOL. Eu acho muito complicado sugerir algo se não der mais detalhes como os pedidos acima:
* Banda larga ou conexão discada?
* Tem interesse em conteúdos exclusivos ou só quer estar na Internet?
 
Você ta falando de provedor de conteúdo? No seu post você fala sobre velocidade, e provedores de conteúdo (Terra, Uol e etc) não tem nada a ver com isso.

É o que o Cildraemoth falou: Rola uma certa confusão nesse assunto, o provedor de internet deveria ser quem de fato te oferece internet (Speedy, Virtua, Velox e etc) e não quem simplesmente te dá um login pra acessar isso (Terra, Globo, Uol, etc). Esses são os provedores de conteúdo, que tecnicamente não precisam ser contratados para você ter intenet.

Mas caso você esteja perguntando sobre o provedor de conteúdo, escolha o mais barato. A não ser que queira mesmo usufruir de algum conteúdo exclusivo dele, aí você tem que ver qual te agrada mais.
 
Ah tá. Como vocês podem ver, meu conhecimento sobre o assunto é quase nulo. Eu to querendo banda larga, e não me importo muito com qualquer coisa de conteúdo, o que me interessa é acessar sites em geral, e poder baixar/fazer upload numa velocidade boa; e jogar online com boa latência também.

Isso ajuda?
 
Eu moro em Niterói também e uso a Velox. Eu pretendia ter uma NET aqui, mas disseram que não dava por isso e por aquilo outro. Sobre provedor, isso é um detalhe (sem-noção). O meu é Oi. Tenho um e-mail lá que nem uso. Por isso acho bacana essa coisa de banda larga 3G porque não tem provedor. Mas é aquela coisa: nesse último caso acho que não dá pra compartilhar (sou um pouco leigo nesse assunto também).
 
Nenhum, provedores são só um requerimento arbitrário (e absurdo) da ANATEL, e não servem para nada (exceto para gastarmos mais dinheiro).

Nops, não é a Anatel que exige provedor. Ao contrário, muitos fornecedores de banda larga praticamente exigem o provedor do assinante incauto, que deve fazer valer seus direitos de NÃO contratar um provedor justamente através da Anatel.

Quanto ao Jedi: eu assino UOL há mais ou menos 10 anos, e conservo até hoje unicamente para acessar o conteúdo exclusivo. Inclusive pensei em cancelar outro dia, mas eles me ofereceram tantas vantagens p/ não sair, que acabei ficando.

No seu caso, basta a banda larga, não precisa de provedor nenhum, seja ela qual for. Vc vai conseguir acessar todos os portais, todos os sites, tudinho. Exceto conteúdos exclusivos, o que convenhamos não é lá vantagem nenhuma.

Edit: Humm... relendo seu post, me deu a impressão de que vc está falando de provedor de banda larga, e não de conteúdo, é isso? Nesse caso... eu aconselharia qualquer um que tenha na sua região, hehe. Tipo: Já tive o Virtua e agora tenho o OI ( antiga Way). Não tenho reclamações de nenhum dos dois. E até onde eu sei, qualquer provedor sempre vai te deixar na mão um dia, ficar fora do ar um domingo inteiro, fazer um traffic shaping escandaloso, oscilar com sua velocidade na cara dura:zzz:...
 
Última edição:
Nops, não é a Anatel que exige provedor. Ao contrário, muitos fornecedores de banda larga praticamente exigem o provedor do assinante incauto, que deve fazer valer seus direitos de NÃO contratar um provedor justamente através da Anatel.
É a Anatel que obriga sim. Se não obrigasse, ninguém usaria. Uns conseguiram ganhar na justiça o direito de não usar provedor, mas o processo é trabalhoso então pouca gente segue esse caminho.

A uns tempos atrás a Anatel mudou de posição e o Speedy passou a oferecer um login e senha próprios (por 8.99 reais ao mês). Mas parece que a Anatel voltou atrás, pois esses dias recebi uma ligação da Telefônica dizendo que não vão mais fornecer o login e que deveria contradar um dos muitos que existe por aí.
 
É a Anatel que obriga sim. Se não obrigasse, ninguém usaria. Uns conseguiram ganhar na justiça o direito de não usar provedor, mas o processo é trabalhoso então pouca gente segue esse caminho.

A uns tempos atrás a Anatel mudou de posição e o Speedy passou a oferecer um login e senha próprios (por 8.99 reais ao mês). Mas parece que a Anatel voltou atrás, pois esses dias recebi uma ligação da Telefônica dizendo que não vão mais fornecer o login e que deveria contradar um dos muitos que existe por aí.

Então o lance é procurar um provedor de banda que não exija provedor de conteúdo! Eu nunca fui obrigada a usar provedor, nem com o Virtua nem com a Way/Oi. Ao que me parece, a obrigatorietade de provedor configuraria uma venda casada, algo proibido em nossas leis. Logo, me admira que a Anatel - um dos poucos órgãos de fiscalização que funcionam nesse país - seja conivente com isso... :think:
 
O que acontece é que essas operadores fornecerem o serviço de provedor em conjunto. Mas todo mundo precisa de um provedor sim - a GVT aqui do Paraná dá o POP como provedor, mas você nem sabe muito disso, nem usa.

Tenha certeza que você tem um provedor associado.
 
O que acontece é que essas operadores fornecerem o serviço de provedor em conjunto. Mas todo mundo precisa de um provedor sim - a GVT aqui do Paraná dá o POP como provedor, mas você nem sabe muito disso, nem usa.

Tenha certeza que você tem um provedor associado.

Mas nesse caso ele vem embutido no contrato da operadora. Ou seja - vc não contrata um provedor de conteúdo nem paga a parte por ele... é como se fosse um provedor anônimo!
 
Bom Não posso palpitar sobre qual seria melhor que qual mas se tiver a oportunidade de conhecer as bandas largas a cabo eu as recomendo (a velocidade não diferencia em muito das comuns) mas em questã de valor etc, elas estão se sobrepondo e muito sobre as restantes...Eu por exemplo utilizo Net (virtua) e no caso é uma ramificação das empresas Vivax etc....E ela me serve muito bem o conteudo é vasto como nossa rede na sua maior totalidade é livre mas ai fica a pergunta:

Para fazer a sua escolha voce ira ter em mente as seguintes perguntas:

Oque eu quero ter?
E oque eu quero reter?

se faça a pergunta e busque novamente ira facilitar em muito.:yep:
 
Mas nesse caso ele vem embutido no contrato da operadora. Ou seja - vc não contrata um provedor de conteúdo nem paga a parte por ele... é como se fosse um provedor anônimo!

Não é uma questão de provedor de conteúdo. As empresas só se anunciam como "provedores de conteúdo" para dar a impressão de que estão sendo contratadas por algum serviço útil.

Não sei como funciona exatamente no acesso via cabo e outros, mas no ADSL é "necessário" (conforme a legislação) contratar um provedor para "autenticar o usuário". E é só isso que eles fazem, no início da conexão eles autenticam o usuário e a senha, e se você nunca mais desligar o modem (ou o computador que fez essa autenticação), nunca mais será necessário fazê-la. No entanto, seria perfeitamente possível a própria empresa que fornece o ADSL fazer essa autenticação, mas a regulação da ANATEL exige o provedor separado. (Algumas decisões judiciais contestaram isso, mas até onde sei valem só em alguns lugares e para algumas empresas, e não foram julgadas até a última instância ainda.) Algumas empresas (como a GVT) têm o provedor de autenticação junto, mas cobram uma taxa a mais por isso (mas que acaba sendo mais barata que outro provedor).

O que acontece é que os provedores de autenticação (UOL, Terra, etc.), para fazer o usuário pensar que está contratando algo útil quando na verdade só precisa (arbitrariamente) da autenticação de senha, vendem junto uma conta de e-mail, acesso a "partes exclusivas" do site, e usam isso para justificar o preço alto.
 
Lí por aí mas e não sei se é verdade, mas uns 80% do valor que você paga no provedor de conteúdo acaba voltando pro ISP (Internet Service Provider, ou seja, Provedor de Serviços de Internet).
 
Acho que cabe aqui o comentário sobre a telefônica. Fui surpreendida com uma ligação gravada da telefônica em minha noite calma de quarta-feira - ontem. Informando que os usuários Speedy precisariam de um provedor, pois a telefônica não poderia mais fornecer acesso através do login/senha genéricos que forneceram há 1 ano - por aí. Comunicado: http://www.speedyvantagens.com.br/provedores/

Sendo assim, entrei nessa lista de provedores que eles sugerem (http://www.speedyvantagens.com.br/provedores/interna.jsp?ddd=11) e surpreendeu-me ainda mais ver dois provedores oferecendo acesso gratuito. Terra e inter.net. Por fim - e após ler brevemente o contrato de prestação de serviços - escolhi Inter.net, pois fornece suporte por mail/chat - coisa que o terra não oferece. WTF? Sei que pra eles, de fato, fornecer a conexão não custa nada. Aí vejo uol cobrando futuramente 28/mês e, só pode ser por causa do conteúdo, não há explicação plausível. Agora iG e globo.com, nem sei se têm conteúdo exclusivo que justifique. Finalmente o acesso é gratuito - ou ao menos aparenta!
 
De fato eu estou por fora. Nunca fiz autenticação nenhuma, entrei com senha, etc. Simplesmente ligo o PC e ele está conectado. :think:

Ou seja - Way(Oi) e Virtua nunca me exigiram provedor nenhum.

Deathie, no caso de exigencia mesmo... eu ficaria com um gratuito qualquer, já que vai funcionar do mesmo jeito. É bobagem pagar provedores unicamente pelo conteúdo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo