• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2008 Qual partido terá mais prefeituras no Brasil?

Qual partido terá mais prefeituras no Brasil? Quem será o grande vencedor?

  • PSDB

    Votos: 2 16,7%
  • PT

    Votos: 5 41,7%
  • DEM

    Votos: 0 0,0%
  • PMDB

    Votos: 3 25,0%
  • PTB

    Votos: 0 0,0%
  • PDT

    Votos: 0 0,0%
  • PSB

    Votos: 1 8,3%
  • PV

    Votos: 0 0,0%
  • PSOL

    Votos: 0 0,0%
  • PTN

    Votos: 0 0,0%
  • PRONA

    Votos: 1 8,3%
  • PPS

    Votos: 0 0,0%
  • PRTB

    Votos: 0 0,0%
  • PSTU

    Votos: 0 0,0%
  • PCB

    Votos: 0 0,0%
  • PRP

    Votos: 0 0,0%
  • PSC

    Votos: 0 0,0%
  • PMN

    Votos: 0 0,0%
  • PTC

    Votos: 0 0,0%
  • Outro não listado acima

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    12

Wilzterman

Banned
Como de praxe PT e PSDB devem brigar pelo maior numero de prefeituras. Quem será o grande vencedor municipal?Meu palpite não por preferência pessoal, mas pelo cenário que se apresenta acho que será o PT
 
Acho relativo..

Pra mim um partido sai vitorioso não pela quantidade de cidades no geral e sim, no maior numero de capitais e cidades mais populosas e economicamente importantes.
 
PMDB ganha disparado em numero de cidades. O PT não dá nem pro cheiro nesse sentido. Essa é a força do PMDB.
 
Teve um que votou PSDB. :lol:

No total de cidades o PMDB continua a ganhar, mas:

PT lidera com folga disputa nas capitais e grandes cidades



FERNANDO RODRIGUES
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A uma semana da eleição para prefeitos, o PT aparece descolado das outras legendas e surge como o favorito no maior número de capitais e cidades grandes, de acordo com as pesquisas de opinião disponíveis.

Uma compilação de levantamentos de intenção de voto aponta candidatos petistas no páreo em 33 das 79 mais importantes cidades do país. O PMDB e o PSDB estão bem posicionados em 22 e 20 cidades, respectivamente. O DEM é competitivo em 12, seguido de perto por PDT (9), PP (7) e PSB (6).

Essas 79 cidades incluem as 26 capitais e os 53 municípios com mais de 200 mil eleitores (onde pode haver segundo turno caso nenhum candidato obtenha pelo menos 50% mais um dos votos). Já batizado entre políticos de G-79, esse grupo tem relevância política porque abriga 46,8 milhões de eleitores, o equivalente a 36,4% dos habilitados a votar para prefeito domingo que vem. Haverá eleição em 5.563 cidades.

Hoje o PT governa diretamente 17 cidades do G-79 (9,4 milhões de eleitores). Se tiver sucesso nas 33 nas quais seus candidatos estão em primeiro lugar ou em condições de ir ao segundo turno, os petistas governarão 24,9 milhões de eleitores no G-79 a partir de 2009.

Desde 1986, época do auge do Plano Cruzado e da hegemonia máxima do PMDB, nunca um partido esteve tão próximo de dominar tantas administrações municipais em grandes centros como o PT nesta eleição.

Em 2004, o G-79 era apenas G-72 (menos cidades tinham mais de 200 mil eleitores). Às vésperas daquele pleito, havia uma estatística para esse conjunto de municípios mostrando 23 petistas em primeiro lugar ou em segundo empatados com os primeiros na margem de erro. Os petistas acabaram elegendo 18.

Se se considera esse núcleo de candidatos mais competitivos hoje, o PT está bem posicionado em 27 cidades grandes ou capitais -em primeiro lugar isolado ou empatado com os primeiros colocados. Também por esse critério o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à frente dos demais: o PMDB tem 19 candidatos nessa situação, seguido pelo PSDB (16) e pelo DEM (7).

PSDB e o DEM, partidos cujos candidatos mais se mostram contrários às políticas do PT, não estão em situação muito diferente de outras eleições em grandes centros.

Desde 1996, o DEM (ex-PFL) nunca esteve em mais do que oito dos municípios do G-79. Hoje, governa quatro e está no páreo em 12. O PSDB tem prefeitos em 15 cidades do G-79.

No auge do Plano Real, em 1996, ganhou a eleição em 18 dessas localidades --um recorde tucano. Os 20 candidatos no páreo agora estão dentro da média da sigla.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u449726.shtml
 
Pelo menos aqui em S. Caetano, onde está o maior IDH do Brasil, esse mal que assola o país nem faz brisa. Aqui vagabundo não tem chance.
 
Bem, é inconteste que o PT levará essa, mas deve-se contabilizar outros aspectos importantes. Por exemplo, o crescimento proporcional em relação aos resultados dos pleitos anteriores. O PSB é um forte candidato, saindo forte dessas eleições em campanha vertiginosa para 2010.
Outro fator importante é de que o PSB está criando um campo gravitacional ideal para uma marjoritária nacional.
 
Ops, você mesmo falou que:

Sim nas 3 maiores capitais: Sampa, Rio e BH em 2 delas já é certo que não levou e São Paulo que é a principal referência na política nacional acredito que não leva. O presidente semi-analfa vai ter que engolir a arrancada fulminante do Kassab.

E Curitiba a capital de IDH mais elevado e cidade modelo o partido simplesmente levou uma surra
 
Última edição:
Sim nas 3 maiores capitais: Sampa, Rio e BH


Em BH o PT está liderando em sua aliança (tradicional) com o PSB.

Por sinal, das maiores cidades de Minas o PT só não ganhou/ganhará em Uberlândia. Em Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Betim, lidera.

E Curitiba a capital de IDH mais elevado e cidade modelo o partido simplesmente levou uma surra

Não sei onde o IDH entra nisso. Mas se em Curitiba perdeu no 1º, ganhou em um número muito superior de capitais: Vitória, Recife, Fortaleza, Palmas, Rio Branco, Porto Velho.
 
Última edição por um moderador:
O assunto deste tópico não são alianças e sim o partido isolado em si.

Partidos coligados tem traços em comum, mas tem suas diferenças. Alías "traços em comum" na grande maioria das vezes não passa de mera troca de favores.

Ainda mais PSB que assim como o DEM são partidos que estão buscando espaço para futuramente fazerem frente aos maiores e o maior exemplo tá sendo a eleição paulistana onde DEM e PSDB participaram com candidaturas próprias.

Não sei onde o IDH entra nisso. Mas se em Curitiba perdeu no 1º, ganhou em um número muito superior de capitais: Vitória, Recife, Fortaleza, Palmas, Rio Branco, Porto Velho.

Essa quantidade nem de longe é qualidade. Tá parecendo os EUA nas Olimpiadas que se contentaram em comemorar quantidade total de medalhas e não pelas de ouro onde foram derrotados.

Em população e importância economica (o IDH está embutido aqui) e política essas capitais somadas juntas não tem como bater as capitais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste onde o PT só ganhou apenas em Vitória.
 
Última edição:
Em número de cidades o PMDB iria ganhar mesmo. Agora, nas que são relevantes, acho que o PSDB/PT ganha.
 
Mas acho que ninguém estava esperando que o PT tivesse o maior número total de prefeituras. O maior número de eleitores, sim, e teve.

O maior número de prefeituras no G79 (cidades aptas a ter 2º turno, ou seja com mais 200000 eleitores), teve, também:

No G79, PT sai na frente; PMDB e PSDB empatam em 2º

G79-apurados.JPG


Fonte: Uol

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2008-10-05_2008-10-11.html#2008_10-06_08_40_33-9961110-0
 
Esperavam sim. Na Enquete aqui deu PT. A pergunta era "maior número de prefeituras" e não maior "número de capitais ou prefeituras no Piauí" ou "prefeituras no PontoG". Mania de distorcer :P
 
Esperavam sim. Na Enquete aqui deu PT. A pergunta era "maior número de prefeituras" e não maior "número de capitais ou prefeituras no Piauí" ou "prefeituras no PontoG". Mania de distorcer :P

Poderiam ter criado uma "Que partido terá maior número de eleitores em 2008?".
Aí sim, poderia-se votar PT sem polêmicas, porque foi disparado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo