• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caso um elfo usasse o UM anel, ele envelheceria depois de perdê-lo?

Daewen

Elener
Essa dúvida me passou pela cabeça. Os elfos são imortais por natureza. Mas caso um deles cedesse ao poder do Um e o usasse...ele envelheceria como Bilbo? Ou continuaria imortal e não seria afetado em nada? O que aconteceria com ele? O que vocês acham?
 
Bilbo não envelheceu porque usou o Anel e depois o perdeu.

A questão é que Bilbo não envelhceu enquanto usava o Anel. Quando o Anel foi destruido, toda a idade acumulada caiu de uma só vez sobre ele.

No caso de um elfo, não faria muita diferença. Como os elfos envelhecem muuuuuito lentamente, poderiam ficar por anos usando o Um Anel que, ao perdê-lo, isso não faria diferença em sua aparência.
 
Parabéns pelo tópico, achei a questão interessante...

Acho que o Anel afetaria os elfos de forma diferente de como afeta os seres mortais.

Não acho que envelheceriam fisicamente, talvez cansassem de viver, cansassem de Arda...

Mas é possível também que o Anel não os atingisse desse modo. Já que são imortais, a forma do Anel afetar os elfos poderia não ter relação alguma com a longevidade...
 
Última edição:
Acho que o Anel afetaria os elfos de forma diferente de como afeta os seres mortais.
O Um não diferencia raças, mas sim o poder e o carater de cada usuário/portador.

Psicologicamente, o Anel afetou Frodo, Sam, Bilbo e Gollum de maneiras diferentes. E todos eram hobbits.

Já fisicamente, ele levaria em consideração o poder e não a imortalidade.

Não acho que envelheceriam fisicamente, talvez cansassem de viver, cansassem de Arda...
Os elfos não precisam do Anel para se cansarem da TM. Pelo contrário, talvez até eles se revitalizassem (de maneira cruel, claro) e vivessem por mais tempo na TM.

Afinal, era pra isso que serviam os Três Anéis: para conservar as coisas como eram, para interromper as mudanças do tempo, pois os elfos já haviam se cansado da TM e só queriam que ela se mantivesse como sempre foi para que pudessem ter um mínimo de suas vidas conservadas.

Mas é possível também que o Anel não os atingisse desse modo. Já que são imortais, a forma do Anel afetar os elfos poderia não ter relação alguma com a longevidade...É um mistério...
Como eu disse acima, a longevidade seria afetada de qualquer forma. Só que isso não seria visível e nem faria diferença alguma para os elfos.

Seria a mesma coisa de jogar água em quem já está molhado! (ok, horrível esse exemplo.)
 
Acho que o Anel os afetaria de uma forma diferente!
Nos homens vemos que ele o afeta fisicamente acho que os elfos seriam afetados na mente e no espirito, masi do que no físico!
Não sei é uma suposição!
 
:think: Acho que o Snaga tem razão...

Os elfos são imortais...a soma dos anos não se abateria sobre eles da forma como ocorre aos mortais...

Snaga, obrigada pelas observações, clarearam meus pensamentos! :mrgreen:
 
O que Galadriel diz a Frodo quando este lhe oferece o Um Anel? Que não teriam um Senhor do Escuro mas sim uma Senhora, "bela e terrível", muito poderosa e que esse poder não seria usado para o bem, ou algo assim.

Como o Snaga disse, "o Um não diferencia raças, mas sim o poder e o carater de cada usuário/portador". Assim, entendo que o Anel age de acordo com as possibilidades e potencialidades que cada portador apresentaria, ou permitira que o Um tirasse proveito.
O Um, acredito, teria se manifestado de uma forma bem mais "terrível" com um elfo do que se mostrou quando esteve nas mãos de um homem ou hobbit, dada a imortalidade, sabedoria adquirida através de eras e eras e por toda a "sutíl magia" que envolve os elfos.

Claro, Galadriel era uma poderosa senhora élfica, mas acredito que mesmo com um elfo "comum" o Um agiria de uma forma totalmente diferente com que agiu com os hobbits e teria feito mais estragos, acredito, que mudaria completamente os rumos que as coisas tomaram na TM. Acharia difícil um elfo portador do Um perdê-lo, mas se acontecesse, ele já teria se tornado um ser escuro e cruel, mas envelhecimento rápido e longevidade eu acredito que não ocorreria, pois como já foi dito e concordo, não faria dirença em se tratando de um ser originalmente, ou naturalmente, imortal.
 
A questão é que Bilbo não envelhceu enquanto usava o Anel. Quando o Anel foi destruido, toda a idade acumulada caiu de uma só vez sobre ele.
Na verdade o envelhecimento começou antes da destruição do anel, começou quando Bilbo se desfaz do anel. Mas o ponto chave é justamente esse que você levantou, Snaga.

Se um elfo adulto usasse o Um por 500 anos, durante esse tempo ele não aparentaria nenhum envelhecimento. Após este período, agora destituído do anel, esses 500 anos se manifestariam muito rápidamente sobre a sua aparência, mas isso não significaria grande coisa pois 500 anos são quase nada na vida de um Elfo.

Não sei especular o que aconteceria se uma criança élfica usasse o anel durante o período equivalente a se tornar adulto. Ou mesmo uma criança de qualquer outra raça. Será que o anel retardaria o processo natural de crescimento do corpo? Realmente difícil especular.
 
Última edição:
Não sei especular o que aconteceria se uma criança élfica usasse o anel durante o período equivalente a se tornar adulto. Ou mesmo uma criança de qualquer outra raça. Será que o anel retardaria o processo natural de crescimento do corpo? Realmente difícil especular.
Nunca tinha cogitado algo desse tipo, mas pensando por esse lado...

Acredito que o Anel não impedia o envelhcimento e sim mantinha a vitalidade do portador. Ou seja, retardar o envelhcimento seria apenas uma consequência, se é que me entendem.

Pensando desse modo, se uma criança o usasse, talvez o processo natural de crescimento acontecesse, mas, assim que o portador chegasse na maior-idade (21 para nós, 33 para os hobbits etc), o envelhcimento estancaria e ele permaneceria assim por vários e vários anos.
 
Bem pensado! Creio eu que eles não envelheceriam, mas ficariam psicologicamente abalados se o tivessem perdido. O anel enlouquecia qualquer um. Seja elfo, ou não!
 
seria afetado de uma forma diferente
o envelhecimento, nao eh bem assim
eh porque enquanto usam nao envelhecem
ai acumula e dps vem td de uma vez só
porém, nos elfos,
a consequencia seria diferente
 
Acho que Pam tem razão. Provavelmente continuariam com a imortalidade, mas cansariam de viver, uma vez que o anel é muito pesado mesmo para quem consegue dominar os seus poderes.
 
Acredito que envelhecer não seria o pior dos problemas. Dá pra concluir que o Um acentua características naturalmente negativas do portador.

No caso de Galadriel, o adjetivo "bela e terrível" cabe como algo elemental, pois a característica que o Um acentuaria nela seria uma vontade secreta de ser adorada como uma deusa, uma Valar.

Frodo foi muito mais resistente à força perniciosa do Anel por ser uma criatura naturalmente boa, pura até, e como bom hobbit, sem ambições na vida. Sméagol já era uma criatura obssessiva, estranha, antes de encontrar o Um.

No caso de um elfo, isso dependeria muito da personalidade do portador. Imaginem o Um sendo portado por Feänor??? Ele teria conseguido demolir a Terra Média atrás de Morgoth (na filosofia dele, seria perfeitamente possível pensar que "é mais fácil matar as pulgas ateando fogo ao cachorro")!
 
Po muito bom o tópico, pergunta interessante, o Snaga já respondeu a pergunta claramente, agora um outro ponto bacana é que quando, por exemplo, Frodo coloca O Um, pode visualizar o mundo espiritual ao seu redor mesmo que conturbadamente. Mesmo quando Glorfindel se aproximou para salvá-lo após a estocada da lâmina môrgul ele o viu na sua forma espiritual, pois acredito que o efeito da ferida já estivesse o trazendo para o mundo sombrio. Os elfos por sua vez já tem essa sensibilidade naturalmente, de que forma acham que esse 'poder' do anel agiria sobre os elfos?

Eu penso que não faria muita diferença para os altos elfos, talvez poderia ampliar essa visão espiritual para elfos de linhagem menor como os da floresta das trevas, mas não acho muito provável. e vocês?
 
Última edição:
Também pensei nessa possibilidade, Sauron. Acho que os elfos não cobiçaram tanto o Anel justamente que para eles, boa parte dos poderes que iria proporcionar seria inútil (com exceção de alguns, como por exemplo ficar invisível.). A conexão com a natureza, o aguçamento de sentidos... Pra que realmente iriam cobiçar o que já têm? Ou cobiçar talentos para interesses escusos, como ficar invisível, por exemplo?

Exceto se o elfo em questão tivesse algum delírio de grandeza, ou sede de domínio. Como comentei antes, isso poderia depender da personalidade do portador, penso eu. :think:

Mas, de modo geral, com a idade e a sabedoria dos milhares de anos em Arda, eles conhecem bem as duas faces do Poder - e seu preço, também. Talvez seja esse o motivo da falta de interesse pelo Um.
 
O Um não diferencia raças, mas sim o poder e o carater de cada usuário/portador.

Psicologicamente, o Anel afetou Frodo, Sam, Bilbo e Gollum de maneiras diferentes. E todos eram hobbits.

Já fisicamente, ele levaria em consideração o poder e não a imortalidade.


Os elfos não precisam do Anel para se cansarem da TM. Pelo contrário, talvez até eles se revitalizassem (de maneira cruel, claro) e vivessem por mais tempo na TM.

Afinal, era pra isso que serviam os Três Anéis: para conservar as coisas como eram, para interromper as mudanças do tempo, pois os elfos já haviam se cansado da TM e só queriam que ela se mantivesse como sempre foi para que pudessem ter um mínimo de suas vidas conservadas.


Como eu disse acima, a longevidade seria afetada de qualquer forma. Só que isso não seria visível e nem faria diferença alguma para os elfos.

Seria a mesma coisa de jogar água em quem já está molhado! (ok, horrível esse exemplo.)

Brilhante Snaga, se eu pudesse eu faria um pqno adendo, acredito que exista diferença entre as raças sim (me referindo exclusivamente ao Primgênitos [imortais] e aos Sucessores [mortais], penso que o desgaste que seria imposto aos mortais seria mto severo, o que se pode extrair das palavras do própio Gandalf.

"— Em Eregion, há muito tempo, muitos anéis élficos foram feitos, anéis mágicos, como se diz. E eram, é claro, de muitos tipos: alguns mais poderosos, outros menos. Os anéis menos importantes foram apenas ensaios no oficio, que ainda não estava totalmente desenvolvido, e para os ourives élficos eram insignificantes – embora eu os considere um risco para os mortais. Mas os Grandes Anéis, os Anéis de Poder, esses eram perigosos. "
 
Acho que cada ser seria afetado de acordo com sua fragilidade para com o Um.
Pode ser que a velhice nos Elfos não apareceria fisicamente, mas sim mentalmente, eles são muito inteligentes provavelmente isso seria afetado.
 
"[...]embora eu os considere um risco para os mortais. Mas os Grandes Anéis, os Anéis de Poder, esses eram perigosos. "
Eu interpreto essa frase de maneira diferente, da mesma forma que expliquei acima.

Para os elfos, não só imortais mas mais poderosos, os Anéis Menores eram facilmente controlados. Já para os humanos, mortais e desprovidos do poder sub-criativo dos elfos, esses Anéis eram muito poderosos, ou seja, eles não teriam controle, por isso perigosos.

No fim, tudo se resume ao poder a ao carater, e não a raça!
 
na minha opiniao se um elfo usasse o um anel ,ele nao envelheceria mas sua fisionomia iria mudar ou seja seu rosto seria de um aspecto pavoroso que causaria medo ,nao por ser feio ,(que nao seria ) mas pelo poder provocado pelo um anel .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo