• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quanto tempo Gollum viveria se ele não tivesse morrido em Mordor?

Ilithien

Usuário
Me surgiu uma duvida: se o anel fosse destruido e se Gollum não tivesse morrido em Mordor quanto tempo ele conseguiria viver sabendo que nunca mais veria seu ''Precioso'' outra vez??
Ele iria morrer de ''remorso'' por não ter conseguido evitar o acontecido ou de velhice??
Algum tempo depois quando Bilbo se separou do Um, ele disse a Frodo: ''Acho que finalmente a idade me alcançou'', e o envelhecimento de Bilbo pareceu que se acumulou e veio de repente, de uma só vez.
Isso seria a mesma coisa a acontecer com Gollum??? Ele não mais seria agil e perigoso??Comentem...
 
Acho que ele iria morrer imediatamente, porque era o Anel que tinha feito ele ter uma vida longa. Sem Anel, sem vida longa.
 
Acho que ele morreria imediatamente, mas não pela idade. O único motivo que Gollum tinha pra viver era o anel, logo, com o anel destruído ele não tinha mais motivos pra viver. Então ele se mataria, assim que seu preciosssso fosse destruído.
 
O anel dava essa incrivel longevidade a Gollum, mesmo quando separados por 60 anos. Após a destruição do Um, todo o seu poder tambem se dissipou, o que provocaria em Gollum um efeito mortal. 500 anos em posse do Anel fez com que Gollum dependesse dele a tal ponto que já estava ligado ao destino do Anel.
 
Última edição:
e o envelhecimento de Bilbo pareceu que se acumulou e veio de repente, de uma só vez.

Exato. Não reiniciou logo depois da separação dele do Um mas sim ocorreu quando o Um foi destruído. Quem nos revelou isso foi Arwen (!!!):

“Surpreende-se com isso, Portador do Anel? Pois você conhece o poder da coisa que agora foi destruída, e sabe que tudo que foi realizado por aquele poder agora está morrendo. Mas o seu parente ... agora está avançado em anos, de acordo com a sua espécie; e ... não deverá mais fazer qualquer viagem longa, exceto uma” [SdA VI 6]

Isso seria a mesma coisa a acontecer com Gollum??? Ele não mais seria agil e perigoso??Comentem...

O próprio Gollum predisse que sim: “quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja” [SdA VI 3]

Então porque Gollum e Bilbo não morreram quando perderam o Anel?
 
Eu ia comentar algo que o Deriel já explicou. Porém, só pra complemtar, vamos lá:

Já vi que gente que considera uma falha o fato de Bilbo envelhecer tão rápido após perder o Anel, enquanto Gollum permanece o mesmo, mesmo após 60 anos.

Porém, como está aí no post acima, o que os faria envelhecer seria a destruição do Um e não a perda deste.

Essa citação da Arwen, feita pelo Deriel, realmente esclarece muita coisa. Nunca tinha dado muita atenção a ela!
 
Acho que ele morreria imediatamente, mas não pela idade. O único motivo que Gollum tinha pra viver era o anel, logo, com o anel destruído ele não tinha mais motivos pra viver. Então ele se mataria, assim que seu preciosssso fosse destruído.


Concordo que Gollum morreria pela idade que lhe alcançaria repentinamente com a destruição do Um, mas não apenas por isso. Também pela destruição em si do anel, que estava profundamente ligado a Smeagol, mas não acho que ele "precisaria" se matar. Penso que seria tipo uma depressão muito profunda que, somada à velhice que viria, o mataria muito rápido.
 
[...]Já vi que gente que considera uma falha o fato de Bilbo envelhecer tão rápido após perder o Anel, enquanto Gollum permanece o mesmo, mesmo após 60 anos.

Porém, como está aí no post acima, o que os faria envelhecer seria a destruição do Um e não a perda deste.[...]

Concordo, já que a ligação/obsessão de Gollum em relação ao Um e sua "exposição" a ele, foi e era muito maior do que a de Bilbo.
 
Gollum viveu por centenas de anos graças ao anel, e a destruição deste, como disseram acima, traria uma morte praticamente instantânea (idade) a ele. Mas levando em consideração a tua segunda colocação, caso ele sobrevivesse, acredito que definharia, sua alma estava muito corroída pelo anel, ele jamais sobreviveria sem ele, a única coisa que o incentivava a prosseguir sem seu precioso era a possibilidade de tê-lo de volta.
 
Acho que ele iria morrer imediatamente, porque era o Anel que tinha feito ele ter uma vida longa. Sem Anel, sem vida longa.

Exato. Não reiniciou logo depois da separação dele do Um mas sim ocorreu quando o Um foi destruído. Quem nos revelou isso foi Arwen (!!!):

“Surpreende-se com isso, Portador do Anel? Pois você conhece o poder da coisa que agora foi destruída, e sabe que tudo que foi realizado por aquele poder agora está morrendo. Mas o seu parente ... agora está avançado em anos, de acordo com a sua espécie; e ... não deverá mais fazer qualquer viagem longa, exceto uma” [SdA VI 6]



O próprio Gollum predisse que sim: “quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja” [SdA VI 3]

Exatamente, o que devemos lembrar, é que existe uma diferença crucial entre Livro e Filme nesse caso...A menos q eu mto me engane n existe menção no livro de extraordinario envelhecimento dpois q Bilbo se separou do anel n, ele voltou a envelhecer normalmente. O mesmo aconteceu com Gollum, o envelhecimento dos 2 só seria rapido depois q o Um se fosse...(tanto é q Bilbo passou o Velho Tuk) Já no filme...PJ colocou o curto espaço de tempo (em relação ao filme) da partida de Bilbo com o envelhecimento avançado, então o mesmo se daria com Golum. Acho q é isso ai ;)
 
Acho que ele não conseguiria viver mais de um mês.Sem o Anel qualquer sentido da vida perderia,a não ser que por algum motivo a parte Smeagol dele fosse mais forte e ele fosse morar com frodo.
 
Bom eu acho que como o Um Anel apenas fazia com que seu portador não envelhecese nem voltase a sua juventude ficando como ele era quando o encontrou, Gollum finalmente teria sua velhice, porém ela chegaria rapido demais em relação ao normal, e ele não iria sobreviver muito tempo sabendo que seu precioso havia sido destruido.Creio eu que juntaria o ''remorso'' por não ter conseguido evitar o acontecido e de velhice, chegando a conclusão de que Gollum iria morrer rápido.
 
Antes da destruição do Um, Gollum envelhecia vagarosamente, assim como Bilbo enquanto possuia o Anel. Quando Bildo se separou do Um, ele recebeu toda "carga" dos anos, envelheceu de uma só vez [como já disseram acima].

O envelhecimento de Gollum não se deu da mesma forma porque os dois (Gollum e Anel) já estavam, de certa forma, ligados. Os efeitos do Anel em Gollum só cessaria com a destruíção do primeiro. O "peso" da idade cairia sobre Gollum de tal forma, que seu corpo não iria suportar.

“quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja”. Isso me fez lembrar de Dorian Gray, em A Liga Extraordinária e, principalmente n'O Retrato de Dorian Gray.
 
Antes da destruição do Um, Gollum envelhecia vagarosamente, assim como Bilbo enquanto possuia o Anel. Quando Bildo se separou do Um, ele recebeu toda "carga" dos anos, envelheceu de uma só vez [como já disseram acima].

O envelhecimento de Gollum não se deu da mesma forma porque os dois (Gollum e Anel) já estavam, de certa forma, ligados. Os efeitos do Anel em Gollum só cessaria com a destruíção do primeiro. O "peso" da idade cairia sobre Gollum de tal forma, que seu corpo não iria suportar.

“quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja”. Isso me fez lembrar de Dorian Gray, em A Liga Extraordinária e, principalmente n'O Retrato de Dorian Gray.

É uma explicação ;)
 
Antes da destruição do Um, Gollum envelhecia vagarosamente, assim como Bilbo enquanto possuia o Anel. Quando Bildo se separou do Um, ele recebeu toda "carga" dos anos, envelheceu de uma só vez [como já disseram acima].

O envelhecimento de Gollum não se deu da mesma forma porque os dois (Gollum e Anel) já estavam, de certa forma, ligados. Os efeitos do Anel em Gollum só cessaria com a destruíção do primeiro. O "peso" da idade cairia sobre Gollum de tal forma, que seu corpo não iria suportar.

“quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja”. Isso me fez lembrar de Dorian Gray, em A Liga Extraordinária e, principalmente n'O Retrato de Dorian Gray.

É uma explicação ;)

:eek:

Vocês dois estão interpretando errado as palavras do Deriel. Leiam com cuidado e vocês verão que não é "uma forma" de enxergar o problema, mas pura simplesmente a resposta.
 
Alguns dias, talvez, ou nem isso. Mas não acho que ele morreria de desgosto ou pela dor de perder o Um. Pode ser que o Sméagol ficasse realmente aliviado por ter tirado um fardo gigantesco de si e morresse tranqüilo. Gosto de imaginar Gollum sentado embaixo de uma árvore, sorrindo, enquanto a Cara Amarela se ergue.
 
“quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja”. Isso me fez lembrar de Dorian Gray, em A Liga Extraordinária e, principalmente n'O Retrato de Dorian Gray.

Muito bem lembrado...Embora haja uma diferença entre os dois exemplos citados (o retrato de Dorian e o Anel), é um paralelo muito bem feito. Porém, há uma outra grande questão a ser feita: Se Gollum não tivesse morrido em Mordor teria o Anel sido destruído???

----------------
Now playing: Bittencourt Project - Santa Teresa
via FoxyTunes
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo