• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A descoberta e história do brasil

Tywin Lannister

Já fui Nómin e Baldwin
Hoje eu estava calmamente sentado na cadeirinha do meu computador, olhando o monitor e actualizando a pagina constantemente á espera que mes respondessem a um post quando tive uma ideia...

Seria interessante, eu português, criar, aqui, num forum brasileiro, um tópico sobre o descobrimento do brasil, pelos portugueses, e a sua historia (posterior ao aparecimento dos portugueses) até há independencia.

Ora quando ficou confirmando o sucesso da viagem de Vasco da Gama, viagem essa com o intuito de encontrar um novo caminho para as Índias Orientais, devido ao facto de o Mediterrâneo se encontrar sob o dominio mouro, o Rei D. Manuel I, não perdeu tempo e mandou aparelhar uma nova armada para as Índias, uma armada ainda maior que a primeira, formada por treze navios e mais de mil marinheiros. Pela primeira vez, uma armada portuguesa era liderada por um fidalgo, Pedro Álvares Cabral, filho de Fernão Cabral, alcaide-mor de Belmonte.

A armada levava mantimentos para cerca de dezoito meses. Pouco antes da partida, o Rei mandou celebrar uma missa, no Mosteiro de Belém, presidida pelo bispo de Ceuta, D. Diogo de Ortiz, onde benzeu uma bandeira do Reino e entregou-a a Cabral. Vasco da Gama teria elaborado uma lista de recomendações e conçelhos para a viagem.

A armada zarpou do cais do Restelo no dia 9 de Março de 1500, com o objectivo formal de, novamente, tentar estabelecer relações comerciais com alguns portos índicos importantes da altura, uma vez que Vasco da Gama havia falhado e chegou a ser ridicularizado pelos governantes locais, devido as péssimas condições em que os portugueses se encontravam. Pelo dia 14 de Março já haviam alcançado as canárias. No dia seguinte desapareceu misteriosamente o navio Vasco de Ataíde.

No dia 22 de Abril, avistou-se terra chã. Ao grande monte, que avistaram primeiramente, Cabral deu o nome de Monte Pascoal e à terra deu o nome de Ilha de Vera Cruz, visto que não se pensava ser uma terra muito extensa. Mais tarde, quando se descobriu que se tratava, na verdade, de um continente, denominaram-na Terra de Santa Cruz.

No dia 24 de Abril, Álvares Cabral avista nativos, na costa. Então, acompanhado de Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia e Pero Vaz de Caminha, recebeu o grupo de índios que reconheceram de imediato o ouro e a prata que se fazia surgir no navio.

O choque cultural foi evidente. Os indígenas não reconheceram os animais que traziam os navegadores, à excepção de um papagaio que o capitão trazia consigo. Ofereceram-lhes comida, que os índios se recusaram, prontamente, a comer. A curiosidade apenas despertou neles quando viram os metais preçiosos.

Os indígenas começaram a tomar conhecimento da religião católica ao presidirem a missa, rezada por Frei Henrique de Coimbra, num domingo, 26 de abril de 1500.



Foi um pequeno texto que realizei, baseado em informações do me livro de história do 7º ano,em alguns livros de história do meu pai e num ou outro website.

Peço agora que relatem outros acontecimentos que achem interessantes, da história do brasil, desde que os portugueses chegaram.

Se vcs gostarem deste tópico poderemos abrir mais, sobre outras partes da historia de outros paises.

Abraços, beijinhos e felicidades

Nómin:wink:
 
Última edição:
Re: A descoberta e historia do brasil

Uma teoria muito defendida é a de que Cabral não foi o primeiro português a pisar no Brasil (sem trocadilhos). Já ouviu falar em Duarte Pacheco Pereira?

Sabe-se que foi um português muito mais famoso do que Pedro Álvares Cabral, e ao que tudo indica, foi ele e não Cabral o primeiro português a chegar ao Brasil. Pereira era um desbravador a serviço de D. Manuel I, e ancorou em terras tupiniquins dois anos antes de Cabral. Porém, o único registro desse feito é o livro Esmeraldo de Situ Orbis, ou Sobre os Mares do Mundo, escrito por Duarte Pacheco Pereira entre 1505 e 1508. Nele, Pereira conta que em 1498 explorou "a parte ocidental" do oceano Atlântico, encontrando "uma grande terra firme, com muitas ilhas adjacentes", e coberta de "muito e fino brasil". O que não se sabe é quanto tempo ele ficou aqui.

Mas por que Cabral e não Pereira entrou para História como descobridor do Brasil? Ao que tudo indica, Cabral seria apenas um emissário burocrático da Coroa portuguesa, e enviado com a missão de confirmar a existência de terras na parte ocidental do Atlântico, descrita pelo verdadeiro descobridor. E delas tomar posse em nome do rei. O que ainda colabora com esse argumento, é o fato de essa ter sido a única missão marítima de Cabral, ou seja, a viagem ao Brasil e a Índia. Nem no rol dos lendários navegadores lusitanos ele consta. Era apenas o homem de confiança da Coroa, já que nem almirante ele era.

Pacheco Pereira, por sua vez, era sim um grande navegador e citado por Luís de Camões em Os Lusíadas, "o grão Pacheco ousado". Nascido em Lisboa, por volta de 1460, ele era além de navegador, um cientista. Foi um dos estudiosos a introduzir o racionalismo moderno e da ciência matemático-experimental em Portugal, além de realizar várias viagens a serviço de D. João II. Foi um dos delegados portugueses encarregados de negociar o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha. Além de nomeado em 1494 cavaleiro da Casa Real.

Era mais do que indicado para chefiar uma missão clandestina de exploração ao Atlântico ocidental e tomar posse de tudo o que fosse possível até o marco combinado com a Espanha. Clandestina? Sim! Eram tempos de disputa entre os reinos de Portugal, Espanha e as repúblicas marinheiras italianas, reconhecidamente potências marinhas na época. Era preciso manter sigilo, já que a pena para quem revelasse esse tipo de informação era a morte.

Alguém ainda acredita que navegadores portugueses, que estavam entre os senhores do mar, realmente se perderam e pela Providência descobriram o Brasil?!


Esse texto eu adaptei de uma excelente matéria publicada na revista Globo Ciência de abril de 1997 pp. 30-34, e de autoria do jornalista Duarte Pereira, que, aliás, é descendente do ilustre navegador português!!!
 
Re: A descoberta e historia do brasil

Achei interessante a riqueza de detalhes do livro do Nómin ( evitei quotes pela extensão ).

Não tinha conhecimento do seu texto Nómin, mas era concerteza algo mais do que possível, visto que havia uma certa excassez de registros na época.
 
Re: A descoberta e historia do brasil

É curioso tmb o Tratado de Tordesilhas ter sido assinado em 1494, ou seja, 6 anos antes do "descobrimento" do Brasil. Por mais que eles estivessem separando o território em léguas, ele pareciam bem saber o que estavam dividindo. Aliás, uma das testemunhas do Tratado foi justamente o Duarte Pacheco Pereira...
 
Re: A descoberta e historia do brasil

Isso é muito interessante mesmo. A minha sogra é portuguesa e com ela eu pude aprender um lado completamente novo pra mim do que foi o descobrimento do Brasil.
 
Eu já vi essa teoria, Eädsohn. Há uma cidade brasileira que prega que quem descobriu o Brasil foi o espanhol Pinzón, que logo depois foi embora. Ele não deve ter ficado justamente por conta do Tratado, já que acredito que saberia que estava em terras que agora seriam exploradas por Portugal. Detalhe que parece que Pinzón pisou no Brasil poucos meses depois de Pacheco Pereira (de acordo com a data em que este esteve aqui).

Mas pode ser que outros portugueses tenham chegado aqui antes do Tratado. Imagino que a notícia de que Cristóvão tinha descoberto novas terras fervilhava na Europa, e Portugal não ficaria atrás. De acordo com o que se lê nos escritos de Pero Vaz (li que ele teria ido para o Brasil para que seu genro, que estava preso, fosse libertado, como um acordo), ninguém os atacou. Duvido que os índios que viviam da forma que viviam não seriam nem um pouco hostis com aqueles povos com roupas estranhas e vindo em barcos grandes, se já não tivessem sido visitados por outros povos estranhos antes. É claro, é só uma hipótese o que digo.

Edit: Já leram sobre a teoria de que Portugal descobriu a Austrália antes dos holandeses e ingleses? O livro do australiano Peter Trickett chamado Beyond Capricorn fala justamente sobre isso. Dizem também que há restos de canhões e outros armamentos portugueses na costa do país. Links 1 e 2.
 
Última edição:
Re: A descoberta e historia do brasil

Uma teoria muito defendida é a de que Cabral não foi o primeiro português a pisar no Brasil (sem trocadilhos). Já ouviu falar em Duarte Pacheco Pereira?

Sabe-se que foi um português muito mais famoso do que Pedro Álvares Cabral, e ao que tudo indica, foi ele e não Cabral o primeiro português a chegar ao Brasil. Pereira era um desbravador a serviço de D. Manuel I, e ancorou em terras tupiniquins dois anos antes de Cabral. Porém, o único registro desse feito é o livro Esmeraldo de Situ Orbis, ou Sobre os Mares do Mundo, escrito por Duarte Pacheco Pereira entre 1505 e 1508. Nele, Pereira conta que em 1498 explorou "a parte ocidental" do oceano Atlântico, encontrando "uma grande terra firme, com muitas ilhas adjacentes", e coberta de "muito e fino brasil". O que não se sabe é quanto tempo ele ficou aqui.

Mas por que Cabral e não Pereira entrou para História como descobridor do Brasil? Ao que tudo indica, Cabral seria apenas um emissário burocrático da Coroa portuguesa, e enviado com a missão de confirmar a existência de terras na parte ocidental do Atlântico, descrita pelo verdadeiro descobridor. E delas tomar posse em nome do rei. O que ainda colabora com esse argumento, é o fato de essa ter sido a única missão marítima de Cabral, ou seja, a viagem ao Brasil e a Índia. Nem no rol dos lendários navegadores lusitanos ele consta. Era apenas o homem de confiança da Coroa, já que nem almirante ele era.

Pacheco Pereira, por sua vez, era sim um grande navegador e citado por Luís de Camões em Os Lusíadas, "o grão Pacheco ousado". Nascido em Lisboa, por volta de 1460, ele era além de navegador, um cientista. Foi um dos estudiosos a introduzir o racionalismo moderno e da ciência matemático-experimental em Portugal, além de realizar várias viagens a serviço de D. João II. Foi um dos delegados portugueses encarregados de negociar o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha. Além de nomeado em 1494 cavaleiro da Casa Real.

Era mais do que indicado para chefiar uma missão clandestina de exploração ao Atlântico ocidental e tomar posse de tudo o que fosse possível até o marco combinado com a Espanha. Clandestina? Sim! Eram tempos de disputa entre os reinos de Portugal, Espanha e as repúblicas marinheiras italianas, reconhecidamente potências marinhas na época. Era preciso manter sigilo, já que a pena para quem revelasse esse tipo de informação era a morte.

Alguém ainda acredita que navegadores portugueses, que estavam entre os senhores do mar, realmente se perderam e pela Providência descobriram o Brasil?!


Esse texto eu adaptei de uma excelente matéria publicada na revista Globo Ciência de abril de 1997 pp. 30-34, e de autoria do jornalista Duarte Pereira, que, aliás, é descendente do ilustre navegador português!!!

Não ouv falar desse cara não... mas enfim, mesmo que tivesse ouvido, não publicaria essa versão pois não e a mais conhecida. Mas muito obrigado pelo seu contributo :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Isso é muito interessante mesmo. A minha sogra é portuguesa e com ela eu pude aprender um lado completamente novo pra mim do que foi o descobrimento do Brasil.

É nos cá glorificamos muito isso... nossos irmãos!

Achei interessante a riqueza de detalhes do livro do Nómin ( evitei quotes pela extensão ).

Não tinha conhecimento do seu texto Nómin, mas era concerteza algo mais do que possível, visto que havia uma certa excassez de registros na época.

Bem, nós cá trabalhamos muito nessa materia, na escola. E tambem meu pai é historiador, tem muitos bons livros.

E, enfim, não posso negar um cheirinho de wikipédia :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
 
Última edição:
Re: A descoberta e historia do brasil

Não ouv falar desse cara não... mas enfim, mesmo que tivesse ouvido, não publicaria essa versão pois não e a mais conhecida. Mas muito obrigado pelo seu contributo :mrgreen::mrgreen::mrgreen:



E quem disse que só se escreve ou se faz a História com a "versão mais conhecida"? Quantos personagens obscuros contribuíram ao "processo" histórico e que ainda estão no limbo da desinformação, do esquecimento, e cujos nomes jamais constaram, e quiçá constarão, nas páginas dela?

O verdadeiro nome do "descobridor" (se é que podemos falar assim, já que não é possível descobrir algo que já tinha dono, já que estima-se que viviam por volta de dois milhões de índios tupis-guaranis e outros grupos lingüísticos no Brasil na época do "descobrimento", portanto, maior que a população portuguesa do mesmo período, de apenas um milhão!) não altera o rumo que a história tomou. Mas a controvérsia serve para revelar as circunstâncias muitas vezes sombrias e os métodos nem sempre elogiáveis que cercam os “descobrimentos” portugueses.

Engana-se muito quem imagina a expansão ultramarina portuguesa e espanhola como um romance protagonizado só por reis idealistas, navegantes audazes, missionários abnegados e marinheiros sofridos. Foi, na realidade, uma trama de espionagem feita por comerciantes inescrupulosos (comerciantes até de gente), guerreiros cruéis (só lembrar dos massacres perpetrados por Vasco da Gama na Índia) e habilidosas operações de contra-informação com que Portugal e Espanha disputavam o domínio do Novo Mundo. Isso explica todo o segredo que envolveu a “descoberta” de Duarte Pacheco Pereira, das quais nem registro sobrou, apenas poucas citações aqui e acolá.

Essas omissões não podem ser consideradas estranhas no contexto conspirativo da época, já que as capitais européias estavam cheias de agentes e informantes de todos os lugares. Portugal ameaçava com pena de morte quem divulgasse informações sigilosas. Ainda assim, cópias de muitos documentos confidenciais da Corte portuguesa foram encontrados em arquivos de Veneza ou Gênova, duas importantes rivais de Portugal e Espanha. Para diminuir as possibilidades de vazamento, muitas obras eram censuradas. O sigilo sobre a viagem de Duarte Pacheco Pereira em 1498, portanto, não é nada extraordinário. Sobrou então para o burocrata Cabral tomar posse daquilo que Pereira encontrou, e o resto nós já sabemos, quatrocentos anos de exploração e tudo mais...

Assim, entendo que, História não se faz apenas com documentos oficiais! Se faz também com documentos rasgados, escondidos, rejeitados, censurados... e principalmente, com o que está dito ou escrito nas entrelinhas da dita “história oficial”, e também com o que não foi dito ou escrito, que foi por um bom ou mau motivo silenciado.


Foi um prazer contribuir!!!:yep:
 
Última edição:
Re: A descoberta e historia do brasil

E quem disse que só se escreve ou se faz a História com a "versão mais conhecida"? Quantos personagens obscuros contribuíram ao "processo" histórico e que ainda estão no limbo da desinformação, do esquecimento, e cujos nomes jamais constaram, e quiçá constarão, nas páginas dela?

O verdadeiro nome do "descobridor" (se é que podemos falar assim, já que não é possível descobrir algo que já tinha dono, já que estima-se que viviam por volta de dois milhões de índios tupis-guaranis e outros grupos lingüísticos no Brasil na época do "descobrimento", portanto, maior que a população portuguesa do mesmo período, de apenas um milhão!) não altera o rumo que a história tomou. Mas a controvérsia serve para revelar as circunstâncias muitas vezes sombrias e os métodos nem sempre elogiáveis que cercam os “descobrimentos” portugueses.

Engana-se muito quem imagina a expansão ultramarina portuguesa e espanhola como um romance protagonizado só por reis idealistas, navegantes audazes, missionários abnegados e marinheiros sofridos. Foi, na realidade, uma trama de espionagem feita por comerciantes inescrupulosos (comerciantes até de gente), guerreiros cruéis (só lembrar dos massacres perpetrados por Vasco da Gama na Índia) e habilidosas operações de contra-informação com que Portugal e Espanha disputavam o domínio do Novo Mundo. Isso explica todo o segredo que envolveu a “descoberta” de Duarte Pacheco Pereira, das quais nem registro sobrou, apenas poucas citações aqui e acolá.

Essas omissões não podem ser consideradas estranhas no contexto conspirativo da época, já que as capitais européias estavam cheias de agentes e informantes de todos os lugares. Portugal ameaçava com pena de morte quem divulgasse informações sigilosas. Ainda assim, cópias de muitos documentos confidenciais da Corte portuguesa foram encontrados em arquivos de Veneza ou Gênova, duas importantes rivais de Portugal e Espanha. Para diminuir as possibilidades de vazamento, muitas obras eram censuradas. O sigilo sobre a viagem de Duarte Pacheco Pereira em 1498, portanto, não é nada extraordinário. Sobrou então para o burocrata Cabral tomar posse daquilo que Pereira encontrou, e o resto nós já sabemos, quatrocentos anos de exploração e tudo mais...

Assim, entendo que, História não se faz apenas com documentos oficiais! Se faz também com documentos rasgados, escondidos, rejeitados, censurados... e principalmente, com o que está dito ou escrito nas entrelinhas da dita “história oficial”, e também com o que não foi dito ou escrito, que foi por um bom ou mau motivo silenciado.


Foi um prazer contribuir!!!:yep:

Bem, talvez vc me tenha interpretado mal. Eu não o desmenti, o que quis dizer com "mais conhecida" foi que a versão de cabral é a mais aceitada, e para iniciar m tópico não quis estar pondo coisas que pudessem gerar contorverssia

Quanto aos anos de exploração, é verdade sim. Os portugueses subjugaram os índios da região, mas também é verdade (sem querer ofender ninguem, porque admiro muito o povo brasileiro e gosto muito da maneira de ser de vcs) que esses eram índios.... portanto, bvc por exemplo, descende provavelmente de alguem portugues, que depois teve um filho que casou com uma índia (apenas exemplo). Acho fascinante a história do brasil.

P.S.: Atenção, eu faço questão de repetir que o que disse anteriormente foi sem qualquer conteúdo critico, porque não sou racista e sou da opinião que o brasil deve sim ser independente, porque apesar das fortes ligações com portugal (culturais, linguisticas) vocês são vocês, nós somos nós.
 
Re: A descoberta e historia do brasil

Quanto aos anos de exploração, é verdade sim. Os portugueses subjugaram os índios da região, mas também é verdade (sem querer ofender ninguem, porque admiro muito o povo brasileiro e gosto muito da maneira de ser de vcs) que esses eram índios.... portanto, bvc por exemplo, descende provavelmente de alguem portugues, que depois teve um filho que casou com uma índia (apenas exemplo). Acho fascinante a história do brasil.

E daí que era Índios? Sim, eram índios mas qual a diferença? Foram seres humanos, que foram subjugados apenas por serem culturalmente diferentes em um contexto imperialista. Não há nada de bonito nessa história.
E nem defendo que os portugueses "roubaram" o Brasil porque nessa época o que conhecemos como Brasil não existia, os índios não consideravam-se brasileiros.
E que essa miscegenação foi/é importante, não há dúvida, mas não deixa mais bonito o ínicio dela.
 
Rê, eu apenas sublinhei um facto. E tambem sublinhei que não sou racista e que sou 100% contra o imperialismo colonial portugues.
 
Última edição:
Re: A descoberta e historia do brasil

Bem, talvez vc me tenha interpretado mal. Eu não o desmenti, o que quis dizer com "mais conhecida" foi que a versão de cabral é a mais aceitada, e para iniciar m tópico não quis estar pondo coisas que pudessem gerar contorverssia

Quanto aos anos de exploração, é verdade sim. Os portugueses subjugaram os índios da região, mas também é verdade (sem querer ofender ninguem, porque admiro muito o povo brasileiro e gosto muito da maneira de ser de vcs) que esses eram índios.... portanto, bvc por exemplo, descende provavelmente de alguem portugues, que depois teve um filho que casou com uma índia (apenas exemplo). Acho fascinante a história do brasil.

P.S.: Atenção, eu faço questão de repetir que o que disse anteriormente foi sem qualquer conteúdo critico, porque não sou racista e sou da opinião que o brasil deve sim ser independente, porque apesar das fortes ligações com portugal (culturais, linguisticas) vocês são vocês, nós somos nós.


Eu entendi, Nómin. No entanto, a controvérsia é uma boa forma de se expor opiniões de forma democrática. Sou historiador, meu papel é contestar também! Assim, por mais que a "versão Cabral" seja a mais aceita, é exatamente por isso que a contestei. Quis fazer o papel e advogado do Diabo aqui! :mrgreen:
Pois eu sei e muitos historiadores e leigos sabem que a História deve ser sim contestada quando novos fatos revelados ou descobertos apontam pra novas interpretações. Não estou acusando os portugueses de hoje ( e aí incluo você) de alguma coisa. Assim como não se deve culpar os alemães de hoje pelo Holocausto! Se assim o fizesse, estaria sendo anacrônico e, portanto, indo contra minha formação. Sou descendente de portugueses, da região de Trás-os-Montes, que vieram para o Brasil no início do século XX, e também de italianos de Nápoles. Me orgulho muito dessa minha origem !!!
Adoro a história portuguesa, a formação de Portugal como o primeiro Estado moderno, toda a história antiga do país, dos celtas aos romanos, dos suevos aos árabes. Tudo isso me fascina porque também é, de certa forma, a minha história, dada a minha origem ítalo-portuguesa. Mas como você disse: brasileiros são brasileiros e portugueses são portugueses, apesar de compartilharmos a língua e de nossa história se entrelaçar a partir de um dado momento histórico. Assim, penso que devemos ser unos naquilo que temos em comum, e não nos distanciarmos pelo que temos de diferente, de “só nosso”.
Nesse sentido, não quis que você me interpretasse mal também, acho que não consegui deixar de ser muito crítico, apenas isso! Sou em parte português e me orgulho disso, como já disse, e os considero irmãos, “parte da família”.:yep:

No entanto, a parte que você diz: "Quanto aos anos de exploração, é verdade sim. Os portugueses subjugaram os índios da região, MAS TAMBÉM É VERDADE (sem querer ofender ninguem, porque admiro muito o povo brasileiro e gosto muito da maneira de ser de vcs) QUE ESSES ERAM ÍNDIOS....", ficou mal explicado!!! E entendo o comentário da Rê!!!
 
Última edição:
Re: A descoberta e historia do brasil

Eu entendi, Nómin. No entanto, a controvérsia é uma boa forma de se expor opiniões de forma democrática. Sou historiador, meu papel é contestar também! Assim, por mais que a "versão Cabral" seja a mais aceita, é exatamente por isso que a contestei. Quis fazer o papel e advogado do Diabo aqui! :mrgreen:
Pois eu sei e muitos historiadores e leigos sabem que a História deve ser sim contestada quando novos fatos revelados ou descobertos apontam pra novas interpretações. Não estou acusando os portugueses de hoje ( e aí incluo você) de alguma coisa. Assim como não se deve culpar os alemães de hoje pelo Holocausto! Se assim o fizesse, estaria sendo anacrônico e, portanto, indo contra minha formação. Sou descendente de portugueses, da região de Trás-os-Montes, que vieram para o Brasil no início do século XX, e também de italianos de Nápoles. Me orgulho muito dessa minha origem !!!
Adoro a história portuguesa, a formação de Portugal como o primeiro Estado moderno, toda a história antiga do país, dos celtas aos romanos, dos suevos aos árabes. Tudo isso me fascina porque também é, de certa forma, a minha história, dada a minha origem ítalo-portuguesa. Mas como você disse: brasileiros são brasileiros e portugueses são portugueses, apesar de compartilharmos a língua e de nossa história se entrelaçar a partir de um dado momento histórico. Assim, penso que devemos ser unos naquilo que temos em comum, e não nos distanciarmos pelo que temos de diferente, de “só nosso”.
Nesse sentido, não quis que você me interpretasse mal também, acho que não consegui deixar de ser muito crítico, apenas isso! Sou em parte português e me orgulho disso, como já disse, e os considero irmãos, “parte da família”.:yep:

No entanto, a parte que você diz: "Quanto aos anos de exploração, é verdade sim. Os portugueses subjugaram os índios da região, MAS TAMBÉM É VERDADE (sem querer ofender ninguem, porque admiro muito o povo brasileiro e gosto muito da maneira de ser de vcs) QUE ESSES ERAM ÍNDIOS....", ficou mal explicado!!! E entendo o comentário da Rê!!!
É eu entendo, mas tambem já expliquei a rê que minha itenção não era critica.

é, a hitoria da idependencia protuguesa fascina muito... só tenho pena que seja descendente de trás-montanos, sou alentejano e nºao gosto do norte :chibata: (brincadeira)
 
Rê, eu apenas sublinhei um facto. E tambem sublinhei que não sou racista e que sou 100% contra o imperialismo colonial portugues.

Entendi Nómin, o problema foi o modo que você escreveu.
Mas, sem problemas dá pra perceber pelos seus posts que você está longe de ser racista :D
 
Re: A descoberta e historia do brasil

É eu entendo, mas tambem já expliquei a rê que minha itenção não era critica.

é, a hitoria da idependencia protuguesa fascina muito... só tenho pena que seja descendente de trás-montanos, sou alentejano e nºao gosto do norte :chibata: (brincadeira)


Ah, não vai me dizer que aí em Portugal também têm dessas rivalidades?
Bom, mas o vinho do norte é melhor!!!!:mrgreen::drunk:
 
Re: A descoberta e historia do brasil

Ah, não vai me dizer que aí em Portugal também têm dessas rivalidades?
Bom, mas o vinho do norte é melhor!!!!:mrgreen::drunk:

Não temos, estava brincando... há um preconceito nosso em relação aos nortenhos e um preconceito deles em relação a alentejanos... mas nada de grave

Ah sim, e o melhor é o de cá, do sul, o vinho tinto do alentejo:lol::lol::lol:! Muito bom mesmo:mrgreen:
 
Certo, certo....vamos voltar ao tópico!!!!:lol:

Sobre o que Tuor escreveu, portugueses descobrindo a Austrália antes dos ingleses eu não sabia. Achei interessante, vou ver se acho mais informações sobre isso!!!
Ultimamente tem aparecido várias teorias sobre novos "descobridores" do Brasil e da América. Já é fato aceito entre a maior parte dos historiadores que os vikings chegaram a América séculos antes de Colombo e até em combate com os índios do Canadá eles entraram. Agora tem uma de que os chineses "descobriram" a América, Brasil e Austrália bem antes do que os europeus. Houve mesmo quem dissesse a alguns anos, que os fenícios estiveram no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro e até inscrições na Pedra da Gávea eles deixaram... coisas para se investigar. Nada, no entanto, me surpreenderia!!!
 
Última edição:
É, isso eu descobri por acaso. Há alguns meses eu tinha a mania de escrever o nome de um país qualquer no Wikipédia e lê-lo sobre ele. Me ocorreu de ler isso sobre a Austrália, e então eu procurei mais informações, mesmo não havendo muitas.

Mas de tudo o que eu li Peter Trickett não é o primeiro a argumentar isso. Outros já o fizeram, mas pelo que se vê o de Trickett é o mais plausível. O livro dele foi lançado no ano passado, se não me engano.

Dizem que há reforço da presença portuguesa na Austrália, liderada por Cristóvão de Mendonça por volta de 1522, por conta do uso da voz passiva na língua aborígene de algumas tribos daquele país, e palavras como thartaruga e thatta, ou "tartaruga" e "teto", respectivamente; e também por conta de canhões de fabricação portuguesa encontrados na costa do país. Dizem que depois do terremoto de Lisboa 1755 muitos registros ocultos se perderam, e entre eles poderia haver algo com relação à Australia, mas vai saber.

Claro, muitos negam isso e tal. Há teorias também de que os chineses foram os primeiros a pisar em solo australiano.
 
Eu sabia dessa teoria dos vikings terem descoberto a america, mas não fazia ideia das outras todas que Eadsohn mencionou! é surpreendente, fenicios no rio de janeiro... esse mundo nunca deixa de me surpreender :lol::lol::lol:
 
Eu sabia dessa teoria dos vikings terem descoberto a america, mas não fazia ideia das outras todas que Eadsohn mencionou! é surpreendente, fenicios no rio de janeiro... esse mundo nunca deixa de me surpreender :lol::lol::lol:

Sim, Nómin!!! É isso mesmo. Vou tentar achar alguma informação e postar sobre isso aqui!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo