• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Narya, mais importante do que parece?

Sauron

Usuário
O quê vou postar é apenas um pensamento que me ocorreu.

Sabemos que Gandalf era o portador de Narya, um dos 3 anéis élficos forjados pelo povo de Celebrimbor e imaculados, ou seja, não foram vítimas da interferência direta de Sauron.

Existe a possibilidade deste anel em específico ascender (ou acender, tanto faz) as esperanças dos homens, de forma genérica, o que englobaria outras raças, aguçando o ímpeto em seus corações.

Quando Círdan entrega o anel para Gandalf, diz o seguinte:

"este é o Anel de Fogo, e com ele você poderá reacender corações num mundo que se esfria"

Porém isso é apenas especulação, não fica registrado o uso direto da jóia por desejo de Gandalf, mas baseado na possibilidade dos poderes citados de Narya, voltemos ao conselho de Elrond. Enquanto todos discutiam sobre qual era a melhor opção a se escolher, poderia Narya ter juntamente com o vínculo que Frodo havia desenvolvido, estimulado seu coração a seguir jornada rumo ao desconhecido? E também dos que assim decidiram segui-lo? Poderia Gandalf te-lo utilizado de espontânea vontade?

Frodo como sabemos, desejava ter aventuras como as de Bilbo, mas mesmo ele após se pronunciar como candidato a levar o anel a Mordor, se sentiu sentenciado e desestimulado.

Do meu ponto de vista, mesmo não sendo o fator determinante das decisões, Narya pode ter influenciado alguns. Como muitas coisas não concluídas ou definidas na obra, temos brecha para essa hipótese, mas não acredito que Gandalf tenha o usado espontaneamente, ou que pudesse fazê-lo, penso que seu uso seria algo mais focado no próprio utilizador, no caso Gandalf, mas dando mais ânimo ao seu corpo físico para longas viagens e de certa forma cativar amizades mais facilmente em suas visitas, o que acham? :)
 
Última edição:
É de fato uma hipótese. Mas há uma outra, o grande lance é que o "maior poder" de Gandalf era justamente esse que você está colocando na sua hipótese como sendo de Narya.
"O mais sábio dos Maiar era Olórin (Gandalf). (...) caminhava invisível em seu meio ou na forma de um deles (dos elfos), e eles não sabiam de onde vinham as belas visões ou as sugestões de sabedoria que ele instigava em seus corações."
Silmarillion​

Ainda é dito que os anéis
"ampliavam os poderes naturais de um possuidor"

A hipótese mais provável é que Gandalf estivesse sugestionando/instigando e que de posse de Narya fizesse seu trabalho de maneira ainda mais efetiva. Claro que não esta refutada por completo a hipótese de que Narya além de ampliar as capacidades naturais de Gandalf ainda tivesse esse poder.
 
Não sei Narya foi usado por Gandalf para incentivar Frodo a partir. Sempre vi a decisão dele como duas hipóteses: ele era um portador do anel e como todos os outros tinha dificuldade de se livrar dele; ou a versão mais nobre, ele percebeu que alguém de fora tinha que levar o Anel, pois os outros participantes do Conselho não chegariam a uma conclusão satisfatória e acabou se oferecendo, meio que se conformando com o fato do Anel está em seu Destino.
Talvez Narya o tenha incentivado. Ou talvez tenha apenas dado a Gandalf mais poderes para ajudar a Comitiva e os povos livres contra Sauron.
 
Gostaria de saber uma coisa sobre o anel. Seus poderes alcançam seu possuidor mesmo quando este não o usa? Sim, porque acredito que Gandalf não o utilizou o tempo todo, e é dito que o manteve oculto até o dia de sua partida nos Portos Cinzentos. Ou Narya ampliou seus poderes e sua determinação permanentemente, de tanto usa-la, como aconteceu com Gollum e o Um, que aumentou sua longevidade e tudo mais?

Acho que se Gandalf usasse o anel o tempo todo não daria pra oculta-lo tão facilmente. Algo daquela beleza no dedo chamaria muita atenção.
 
Última edição:
Talvez algum tipo de magia horas, Gançdaf ia esconder onde só se fosse num dos bolsos dele, ele não deixaria o anel em qualquer lugar, eu acho que o anel sempre esteve no dedo dele mas ele usava um tipo de prestidigitação para oculta-lo.
 
Também fico pensando se Gandalf usava sempre o Narya...de fato, seria difícil escondê-lo dos olhos alheios dessa forma. Mas ele poderia carregá-lo ao pescoço, como Frodo...

Acho que, assim como o Um, o Narya influenciava Gandalf de alguma forma. Como seu poder não era maligno, sua influência também não, no fim isso foi um benefício.
 
Também fico pensando se Gandalf usava sempre o Narya...de fato, seria difícil escondê-lo dos olhos alheios dessa forma. Mas ele poderia carregá-lo ao pescoço, como Frodo...


Os portadores poderiam esconder os anéis de utras pessoas se assim desejassem por mera vontade, me lembro que isso é dito em algum lugar do Contos acho.
 
Embora os anéis de poder, todos eles, fossem dotados de um imenso poder, o grande diferencial entre a sua qualidade e quantidade de poder residia no seu portador. De forma que anel e portador consistiam em uma parceria que somente funcionaria se a força de vontade de seu portador fosse maior que a do anel e o dominasse. Anel e portador deveriam, então, aliar as suas forças.
Quanto ao poder que Narya desempenhou na Guerra do Anel e sobre a personalidade de Gandalf, enfim, é uma luta árdua para poder desambiguizar os papéis desempenhados por cada qual. Mas, acredito, a personalidade de Olorin e seu longo contato com os Valar, fizeram dele uma criatura que pudesse estabelecer contato de forma fácil com os demais seres da Terra-Média e mostrasse tamanho poder frente às dificuldades da Guerra do Anel. Entretanto, em situações como o enfrentamento cara a cara com o rei dos bruxos de Angmar, fez Mithrandir estremecer e por muito pouco não fraquejar, situação em que vejo o quanto Narya pode ter aquecido o coração de seu próprio portador com a coragem e as forças necessárias para vencer ao seu próprio medo representado pela figura do mestre dos Nâzgul.
 
Eu sempre achei o Narya mais "útil". Que provas temos da utilidade dos outros dois? Temos uma noção abstrata de que serviram pra tornar o mundo mais belo etc etc, mas teria sido tão diferente se não tivessem existido? Pelo menos para a guerra, o anel de Gandalf foi certamente mais decisivo.

A hipótese mais provável é que Gandalf estivesse sugestionando/instigando e que de posse de Narya fizesse seu trabalho de maneira ainda mais efetiva. Claro que não esta refutada por completo a hipótese de que Narya além de ampliar as capacidades naturais de Gandalf ainda tivesse esse poder.
Não, Vilya, esqueça: Narya e Nenya são melhores do que você, desista! :mrgreen:
 
Os portadores poderiam esconder os anéis de utras pessoas se assim desejassem por mera vontade, me lembro que isso é dito em algum lugar do Contos acho.

Quando a Galadriel esta mostrando o espelho pro Frodo no livro, Frodo consegue ver que ela usa um dos Três, ele vê por possuir o Um, mas o Sam que está do lado só ve uma luz brilhante como uma estrela...Ela aidna pergunta pro Sam se ele havia visto alguma coisa, e ele diz que não, que achava que uma estrela da tarde tinha vindo pousar no dedo dela. Frodo conseguiu ver porque ela deixou, e também por que usava o Um Anel, ele conseguia ver coisas que normalmente não se via, como a própia Galadriel diz.
N to com o livro aqui...Mas pra referência é quando Frodo pergunta a ela porque tendo ele permissão pra usar o Um Anel, ele não consegue ver as pessoas que usam os outros anéis e ler seus pensamentos...
 
Eu acrescentaria que Círdan, além de ter reconhecido a nobreza de espírito de Gandalf, soube de imediato que o mago não seria capaz de realizar missões de extrema importância. Não sem o auxílio de algum poder que evitasse o cansaço que se abateria sobre o corpo (afinal, eles vieram à T-m nas vestes de homens velhos) ao longo de milhares de anos. Por isso, Narya foi o anel perfeito para que Gandalf tivesse sucesso na guerra contra Sauron.
 
Uma coisa é reviver a esperança nos povos livres, outra beem diferente é instigar um hobbit a levar o Um anel em uma demanda praticamente suicida. E o próprio Gandalf se surpreendeu quando o Frodo decidiu levá-lo.

Mas em Théoden, que vinha sendo envenenado pelas palavras de Gríma, acho bastante provável que o Gandalf tenha usado o anel.
 
Bom, não acho que o anel tenha ajudado no caso do Théoden...Deixe-me explicar o porque, na ocasião Gandalf ja era Branco, o que a priori lhe conferia o mesmo poder que Saruman, o que acontece entratanto é que os Istari foram terminantemente proibidos de revelar seus poderes para angariar seguidores ou por meio deles influenciá-los. O que pretendo dizer é que, uma vez que Saruman havia decaido de seu elevado posto, cabia a álguem da ordem angélica destituí-lo do poder, o Anel nada tem a ver com isso, uma vez que é um embate de dois Maiares com poderes praticamente ilimitados (em comparação com os humanos e elfos menores). Pode-se afimar que assim como Manwë envoi Eonwë para derrotar Melkor, Ólorin/Gandalf, foi re-enviado à Terra Média não somente para liderar a defesa contra Sauron, como também para destituir do poder o Mago Branco que havia decaído. O que acredito foi feito sem nenhuma interferência do Anel do Fogo. Basta pensarmos que Narya o Vermelho foi feito para ser usado praticamente fora da batalha e não no momento dela, ou seja, Narya pode "restaurar" o vigor de Gandalf com mais rapidez fora da batalha (ainda que mental), mas não pode contudo fornecer elemento deciso na batalha em si. Gandalf derrotou a influência de Saruman combatendo fogo com fogo, usando sua influência e poder com o apoio expresso dos Valar (uma vez que o devolveram à vida) contra o uso do poder não autorizado por Saruman. Comentem por favor
 
Eu, deixando as especulações, até minhas, de lado, acho que o Narya sobre Gandalf fez sua própria capacidade de aliar os povos e transmitir esperança para aqueles que ele mantinha contato ser elevada bastante, Gandalf quando Maia já tinha essas habilidades muito desenvolvidas.

Já esse fato dos poderes de Maiar não serem revelados, não é que eles não podiam usá-los devido a instruções... Eles simplesmente estavam incapacitados de usá-los para assim ganhar a confiança dos povos livres como iguais dos mesmos. Inclusive suas lembranças de Valinor se tornaram muito vagas ao serem enviados para a Terra-Média, a única coisa que restou foram pequenos fragmentos, o que traria o anseio de completarem suas missões e voltarem para Valinor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo