• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que diferencia um homem de um elfo?

E dificil responder a isso... eu sinceramente so posso falar da pureza e do ar quase sagrado que tolkien nos tenta passar.
 
São poucas as diferenças entre os Eldar e os Edain, Acho que a mais perceptível é a beleza superior dos Elfos em relação aos homens. Mas também tem a imortalidade dos Elfos, a visão, a percepção das coisas ao seus redor. Não sei, mas sempre que eu leio os livros, imagino que os Elfos tem uma paz de espírito muito maior que os Homens!!
 
Teleri não, ele era Sinda. Pelo que eu me lembro, em lugar nenhum fala a cor do cabelo do Legolas, mas n'O Hobbit fala que o Thranduil tinha cabelos dourados. Então, imagina-se que o filho dele seja louro também, não...?
Ah, claro, escrevi teleri mas pensei nos sindar. E olha que coisa estranha: Thranduil, um sindar, de cabelos loiros.
 
Mas porque os sindar são teleri? Eu achava que os teleri eram o terceiro e último grupo de elfos a ir para Valinor. Os sindar, ao que me consta, nunca saíram da Terra-Média. Não é isso?
 
Me parece também que o Tolkien não descreveu nenhum elfo acima do peso, ou de estatura mediana. Não me recordo de ter lido algo sobre isso. Com relação aos homens, são, em sua maioria, descritos como altivos e em forma. Acho que por serem, em sua maioria guerreiros. Mas há na obra alguns homens gordinhos.
Tem tbm a questão da aurea (ou algo parecido) que emana dos elfos, como um luz que saem deles, enquanto que os homens não possuem isso.
 
Mas porque os sindar são teleri? Eu achava que os teleri eram o terceiro e último grupo de elfos a ir para Valinor. Os sindar, ao que me consta, nunca saíram da Terra-Média. Não é isso?

Es teleri eram o maior grupo sim mas alguns foram para Amam junto com Olwë, e outros ficaram na Terra-Média esperando Elwë que "desaparecera" por alguns anos no bosuqe de Nam Elmoth, onde encontrou Melian, e esses que ficaram se dividiram em Sindar (os elfos governados por Thingol) e os Nandor (elfos liderados por Denethor que se separaram dos sindar) e tem também os Laiquendi (os elfos-verdes de Ossiriand).
Ou seja, da grande leva dos teleri derivaram-se mais 3 "estirpes" de elfos, todos eles inicialmente teleris.
 
Ah, tá. Então os sindar são "subgrupos" dos teleri, ao lado dos Elfos-verdes de Ossiriand e dos nandor. Mas ainda tenho dúvidas: para onde os nandor foram e de onde derivam os elfos silvestres? Desculpa a minha cara de pau de ficar perguntando tanto, mas é que eu estou sem acesso ao meu exemplar dO Silmarillion durante algum tempo...
 
Ah, tá. Então os sindar são "subgrupos" dos teleri, ao lado dos Elfos-verdes de Ossiriand e dos nandor. Mas ainda tenho dúvidas: para onde os nandor foram e de onde derivam os elfos silvestres? Desculpa a minha cara de pau de ficar perguntando tanto, mas é que eu estou sem acesso ao meu exemplar dO Silmarillion durante algum tempo...

os Nandor: significado "aqueles que dão meia volta", eles se recusaram a traspor as Montanhas Nevoentas na viagem para o oeste...muito tempo depois eles atravessaram as Montanhas Azuis e foram morar em Ossiriand.(os elfos-verdes)
os Elfos silvestres: também chamados de elfos-dos-bosques.Parecem ter sido aqueles Nandor que permaneceram no Vale do Anduin e na Grande Floresta Verde.

Ou seja, continuam sendo o mesmo grupo...
 
O que define um elfo como tal
o que distinguiria um homem de outras raÇas
seria as luzes que emanam de algumas AUREas
seriam os pÊlos que escodem sua couraÇa

existem olhos que se fazem mais astutos
e corpos que padessem com cortes mundanos
em uns a beleza se renova como o mundo
em outros se extingue com os anos

nos elfos a vida presencia vÁrias eras
nos humanos poucos mais que algumas dÉcadas
assim vivem por amor À sabedoria
assim resistem, enquanto vivem, entre as guerras

mais pra quem sabe apreciar certas belezas
À de convir que a diferenÇa estÁ descrita
na forma como se vive em cada cultura
e do modo como se cultiva A PRÓPRIA vida....

Para Lady Tallindra esta É a diferenÇa entre homens e elfos...
 
Última edição:
Acho que as principais diferenças são os olhos, as orelhas e a aura élfica.
A maioria dos elfos não tem barba, acho que só Círdan é mencionado com barba, os elfos também são mencionados como sendo mais fortes que os homens.
 
Mas a questão das orelhas ainda me é meio obscura...


Não me lembro das citações diretas as orelhas, e para nós é dificil saber já que elfos com orelhas já são parte de nosso imaginário.

Mas talvez, mesmo com as concepções "erradas" de elfos as quais Tolkien repudiava já ouvesse menção as diferenças nas orelhas, e como o Deriel indicou no inicio do tópico é algo que aparece pelo menos subjetivamente.
 
Acho que a maior diferença entre um Eldar e um Edain, isso de acordo somente com o que está escrito, e não de acordo com nosso imaginário, seria a ausência de barba no primeiro. Um Edain de uns 25 anos com a barba raspada e um elfo de mil anos não diferenciariam muito na aparência.
 
Onde essa questão da barba é citada?

No Silma eles comentam quando falam que o Matham foi o unico elfo a desenvolver antes do terceiro ciclo. Depois contam como característica do Círdan na terceira era. Ele era provavelmente o elfo mais velho na Terra-Média, além da Galadriel é claro, mas ninguem gostaria de vê-la com barba né? :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo