• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A beleza dos elfos... Afinal, isso é ou não subjetivo?

Sindar Princess

Que deselegante...
Lendo um dos tópicos sobre a diferença entre os homens e os elfos (edain e eldar) me veio mais uma dúvida:

pq todos dizem que os elfos são belos?

o que significa o belo, aliás?

não é algo subjetivo?

pensando na beleza dos elfos: o que seria essa beleza?

outra coisa: não seria um olhar do narrador da história?

viajem bonito! :mrgreen:
 
A beleza élfica está altamente associada ao padrão de beleza da sociedade ocidental no ultimo século. Se o livro tivesse sido escrito alguns séculos antes as mulheres elfas teriam alguns quilos a mais.
 
Bem, de acordo com a época que foi escrito os elfos eram para terem a beleza da época, como nós ( ou a maioria) não achamos a beleza daquela época tão bela assim, fazemos a nossa idéia de "beleza perfeita" que é a aparência dos elfos sendo assim eu concluo:
Pro autor: os elfos tinham traços delicados, eram suaves e divinos uma beleza clássica.
Pra mim: os elfos tinham traços delicados mas a suavidade e o ar divino não.É uma beleza comtemporânea, moderna.

Exemplo: Melian para Tolkien, alguém parecida com Amy lee, beleza clássica, pele branquíssima, olhos que prendem a nossa atenção.
Melian para mim: alguém como Angelina Jolie, é linda, atraente, prende a atenção, poderosa..
 
Beleza é uma coisa muito relativa, porque o que acho belo pode muito bem ser feio para você, mas isso é mais do que claro. Então não tem muito o porquê de ficar questionando a beleza de alguma coisa. Mas na minha opinião, não acho os elfos muito bonitos assim, pela descrição de que é feita deles nos livros que tratam sobre os assuntos de fantasia e afins.
 
Exemplo: Melian para Tolkien, alguém parecida com Amy lee, beleza clássica, pele branquíssima, olhos que prendem a nossa atenção.
Melian para mim: alguém como Angelina Jolie, é linda, atraente, prende a atenção, poderosa..

Eu não consigo imaginar a Angelina Jolie com orelhas pontudas... não funciona. :lol:
 
Pro autor: os elfos tinham traços delicados, eram suaves e divinos uma beleza clássica.
Pra mim: os elfos tinham traços delicados mas a suavidade e o ar divino não.É uma beleza comtemporânea, moderna.

Eu sempre associo a beleza élfica ao padrão Clássico de beleza. Sempre penso neles com um físico mais magro, altos, traços suaves e delicados.

Eu não consigo imaginar a Angelina Jolie com orelhas pontudas... não funciona. :lol:

Também não consegui imaginar Angelina Jolie como uma elfa. Estou muito preso ao meu conceito de Beleza Élfica pra conseguir isso... :think:
 
Nossa, que tópico estimulante ao pensamento! Adorei, Sindar Princess!

Então, vou tentar viajar bonito!

Beleza, é de fato, algo extremamente subjetivo. Mas, como muitos disseram, também está extremamente relacionado com o que determinado momento histórico vê como belo.
Então, façamos um parto de idéias como propunha Sócrates: belo nada mais é do que algo que ganha destaque em seu meio por características suas que se sobessaem. Assim, o ideal de beleza élfico, nada mais era do que algo extremamente em voga na sociedade do século XX. O ideal de raça ariano não está muito distante: o chamado "super-homem alemão". De modo que Tolkien acabou por sofrer os vetoriais de força que influenciaram a sociedade da época.
Hoje, esse ideal ainda persiste só que em um tom menor. Muita coisa aconteceu desde a década de trinta. Os direitos humanos chamaram a todos de iguais e esqueceram que somos todos diferentes. Somos iguais quanto à condição de seres humanos, mas as diferenças são o que há de mais belo e rico na espécie humana.
O que há de belo nos elfos não é os seus cabelos loiros, olhos azuis e corpo ereto. O que há de belo neles é a sabedoria ancestral que transparece em cada um dos seus gestos e o carisma unido à sobriedade que transpira em cada um dos seus fios de cabelo.
Os orcs não são feios pelo seu aspecto. Já ouvi muito gente sentir asco e repugnância por Fëanor, embora ele fosse um exemplar autêntico da raça élfica.
O intuito deste tópico me deixou muito feliz em poder refletir em quanto as nossas diferenças nos distanciam, mas vêm todas de uma mesma origem: a ignorância dos homens.
Lembremo, afinal, que orcs e elfos tiveram uma mesma origem, mas a sombra de Morgoth transformou-os em duas raças diferentes.
 
Nossa, que tópico estimulante ao pensamento! Adorei, Sindar Princess!

Então, vou tentar viajar bonito!

Beleza, é de fato, algo extremamente subjetivo. Mas, como muitos disseram, também está extremamente relacionado com o que determinado momento histórico vê como belo.
Então, façamos um parto de idéias como propunha Sócrates: belo nada mais é do que algo que ganha destaque em seu meio por características suas que se sobessaem. Assim, o ideal de beleza élfico, nada mais era do que algo extremamente em voga na sociedade do século XX. O ideal de raça ariano não está muito distante: o chamado "super-homem alemão". De modo que Tolkien acabou por sofrer os vetoriais de força que influenciaram a sociedade da época.
Hoje, esse ideal ainda persiste só que em um tom menor. Muita coisa aconteceu desde a década de trinta. Os direitos humanos chamaram a todos de iguais e esqueceram que somos todos diferentes. Somos iguais quanto à condição de seres humanos, mas as diferenças são o que há de mais belo e rico na espécie humana.
O que há de belo nos elfos não é os seus cabelos loiros, olhos azuis e corpo ereto. O que há de belo neles é a sabedoria ancestral que transparece em cada um dos seus gestos e o carisma unido à sobriedade que transpira em cada um dos seus fios de cabelo.
Os orcs não são feios pelo seu aspecto. Já ouvi muito gente sentir asco e repugnância por Fëanor, embora ele fosse um exemplar autêntico da raça élfica.
O intuito deste tópico me deixou muito feliz em poder refletir em quanto as nossas diferenças nos distanciam, mas vêm todas de uma mesma origem: a ignorância dos homens.
Lembremo, afinal, que orcs e elfos tiveram uma mesma origem, mas a sombra de Morgoth transformou-os em duas raças diferentes.

Achei fantástico o modo como colocou isso Glaunir. Karma para você :hihihi:

Sim, sim... boa parte da beleza dos elfos persistia no que havia no interior deles, e não no revestimento corporal ( não que esse fosse menos belo ), e isso que tornava os elfos lindos.
 
O que há de belo nos elfos não é os seus cabelos loiros, olhos azuis e corpo ereto. O que há de belo neles é a sabedoria ancestral que transparece em cada um dos seus gestos e o carisma unido à sobriedade que transpira em cada um dos seus fios de cabelo.
Os orcs não são feios pelo seu aspecto. Já ouvi muito gente sentir asco e repugnância por Fëanor, embora ele fosse um exemplar autêntico da raça élfica.
O intuito deste tópico me deixou muito feliz em poder refletir em quanto as nossas diferenças nos distanciam, mas vêm todas de uma mesma origem: a ignorância dos homens.
Lembremo, afinal, que orcs e elfos tiveram uma mesma origem, mas a sombra de Morgoth transformou-os em duas raças diferentes.

pois é, glaunir... olha só que mega exemplo vc deu, ou melhor: que mega exemplo surgiu de sua mente pelo estímulo que eu gerei... hahahahahaha! :lol: que bom que vc pensa assim!

é que isso ficou na minha cabeça, sabe? exemplo: descreva os elfos... "ah, eles são seres magníficos, altivos, possuidores de extrema inteligência, imortais e... BELOS." ahãm, ok! mas belos aos olhos de quem? todo mundo tem que achar os elfos lindos? alguns realmente devem ser, mas... TODOS? PQ TODOS?
 
é que isso ficou na minha cabeça, sabe? exemplo: descreva os elfos... "ah, eles são seres magníficos, altivos, possuidores de extrema inteligência, imortais e... BELOS." ahãm, ok! mas belos aos olhos de quem? todo mundo tem que achar os elfos lindos? alguns realmente devem ser, mas... TODOS? PQ TODOS?

De certa forma eu poderia dizer que eles tinham um porte nobre que exaltava seus belos traços, tinham quase uma aura aumentando sua beleza.
 
é, tarik...
tbém levo mais por este lado...
Não é a beleza harmônica (quando penso nisso, me vem à cabeça a Anna Hickmann, por exemplo, ou Ana Paula Arósio... elas são perfeitas! rs. Mas aos MEUS OLHOS... talvez uns concordem, outros discordem, enfim... é muito subjetivo).

Agora, quando penso nos elfos e sua "beleza", ok, os traços delicados, olhos claros, pele idem, cabelos bonitos e sedosos :mrgreen::mrgreen::mrgreen:, mas tbém sua aura, sua pomposidade, arrogância, orgulho, nariz empinado, olhar de desdém... hahahahaha! Tudo isso dá um charme a mais pros elfos... físico + charme + atitude + personalidade = seres belos.

alguém falou do fëanor aí em cima... pois é... de tão arrogante e prepotente tornou-se um ser nojento...
 
É, concordo, belos como? Acho tão clichê ver os elfos apenas nos modelos nórdicos. Gosto de imaginar os elfos com um porte mais germânico :fortes e ao mesmo tempo não muito robustos, expressões fortes e ao mesmo tempo transparecendo serenidade e determinação. Não gosto do estilo nórdico como predominante, prefiro pensar nos povos germânicos da Saxônia: cabelos longos, escuros e cacheados, olhos acinzentados e nariz afilado.
Claro, este é o tipo de elfo que eu gosto de imaginar. Mas, acho legal esta idéia de criarmos "novos elfos".
 
Agora, quando penso nos elfos e sua "beleza", ok, os traços delicados, olhos claros, pele idem, cabelos bonitos e sedosos :mrgreen::mrgreen::mrgreen:, mas tbém sua aura, sua pomposidade, arrogância, orgulho, nariz empinado, olhar de desdém... hahahahaha! Tudo isso dá um charme a mais pros elfos... físico + charme + atitude + personalidade = seres belos.

Eu normalmente tento pensar que apesar do porte nobre eles normalmente ( existem exceções ) não pareceriam prepotentes, mas benevolentes ao invés disso.

alguém falou do fëanor aí em cima... pois é... de tão arrogante e prepotente tornou-se um ser nojento...

Garanto que se colocassem alguem parecido com o Orlando Bloom ou sejá lá qual o atual ícone de beleza masculina para as mulheres vocês não diriam isso...

Mas eu sou suspeito para dizer algo assim, não culpo Feänor totalmente, ( ( apesar de tudo ) mas também não simpatizo tanto com ele.
 
É, concordo, belos como? Acho tão clichê ver os elfos apenas nos modelos nórdicos. Gosto de imaginar os elfos com um porte mais germânico :fortes e ao mesmo tempo não muito robustos, expressões fortes e ao mesmo tempo transparecendo serenidade e determinação. Não gosto do estilo nórdico como predominante, prefiro pensar nos povos germânicos da Saxônia: cabelos longos, escuros e cacheados, olhos acinzentados e nariz afilado.
Claro, este é o tipo de elfo que eu gosto de imaginar. Mas, acho legal esta idéia de criarmos "novos elfos".


Até certo ponto... aquela Elfa morena do primeiro filme do D&D é meio away.

Mas se você ignorar algumas das descrições você pode sempre associar os elfos ao seu padrão de beleza máximo, permitindo centenas de interpretações diferentes. Para alguns talvez até assim:

derci-goncalves.jpg
 
na verdade, a beleza de uma história está justamente na criação de nossas mentes e não em alguém pré moldado...
E tem um tópico rolando aki na valinor sobre isto!
eita, essa semana o tréco tá animado! :joy:

mas assim: tolkien nos passou a idéia do biotipo dos elfos... aí vieram os ilustradores e mudaram nossa concepção... e com a chegada dos elfos gatésimos nos filmes... não há mais como imaginar outro tipo!
 
na verdade, a beleza de uma história está justamente na criação de nossas mentes e não em alguém pré moldado...
E tem um tópico rolando aki na valinor sobre isto!
eita, essa semana o tréco tá animado! :joy:

É porque tem uma semana que eu voltei a frequentar o fórum, eu incito o coração dos homens sabe... :lol:
 
Gente, este tópico ainda vai dar o que falar, hein?
Enfim, eu gosto do Fëanor. Tanto é, que eu não pude deixar de falar nele no meu tópico mais acima. E não tem nada a ver com arrogância quanto ao físico, mas ao intelecto dele. Afinal, quando as silmarili foram desenvolvidas ainda não existia o contato com outras raças como os homens e os anões.
Eu descrevi os elfos como eu os imagino, mas gosto de pensar em uma variedade quanto à sua disposição geográfica e cultura desenvolvida ao longo dos séculos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo