• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A descoberta de Arda por Tolkien

Sauron

Usuário
Apesar do professor ter o maior conhecimento de Arda, ele era como um viajante que conforme fazia sua jornada descobria novos horizontes dentro de sua própria obra.

Um tópico que vale a pena destacar é que muitos personagens tiveram seus traços psicológicos muito definidos e Tolkien por sua vez, como mostrado em algumas cartas, analiza alguns fatos como uma probabilidade e não como algo certo ou ditado, tratando aquele mundo que ele, melhor dizendo, descobriu, não como uma simples história, mas sim um relato de fatos que poderiam ter sido diferentes, pois na sua mente tudo tinha um andamento, uma certa cadência, não era tudo definido desde o início... Isso é um ponto de vista que gosto muito, o que acham sobre isso? :)
 
Eu gosto quando ele trata a obra como se ele tivesse apenas traduzido ela toda de textos ancestrais ( no caso o livro vermelho se me lembro bem ). A forma como ele escreveu a obra funciona extremamente bem dessa forma.
 
Eu acho que isso dá uma de "realmente tudo isso aconteceu", parece que Tolkien traduziu o livro vermelho de Bilbo...acho que se fosse de outro jeito não teria a mesma "magia" que a obra nos passa.E é isso que me deixa mais curiosa pra saber sempre mais sobre os personagens de Arda, ou seja, Tolkien sabia escrever...ele nos deuxa mais curiosos sobre a história e isso faz com que o sucesso seja maior pois eu sempre digo, para considerar um escritor como excelente o livro dele tem que prender a minha atenção e me deixar querendo saber mais.
 
Eu acho que isso dá uma de "realmente tudo isso aconteceu", parece que Tolkien traduziu o livro vermelho de Bilbo...acho que se fosse de outro jeito não teria a mesma "magia" que a obra nos passa.E é isso que me deixa mais curiosa pra saber sempre mais sobre os personagens de Arda, ou seja, Tolkien sabia escrever...ele nos deuxa mais curiosos sobre a história e isso faz com que o sucesso seja maior pois eu sempre digo, para considerar um escritor como excelente o livro dele tem que prender a minha atenção e me deixar querendo saber mais.

É, agente sente textura no mundo dele, sentimos que ele existe.

Considero isso como a necessidade tipicamente humana de se refugiar num mundo sobrennatural.
 
É, agente sente textura no mundo dele, sentimos que ele existe.

Considero isso como a necessidade tipicamente humana de se refugiar num mundo sobrennatural.

É por isso que, pra mim, Tolkien pode ser considerado um gênio..ele escreve o gênero que eu mais gosto e ainda assim o faz de um jeito diferente e único.
 
Eu acho que isso dá uma de "realmente tudo isso aconteceu", parece que Tolkien traduziu o livro vermelho de Bilbo...acho que se fosse de outro jeito não teria a mesma "magia" que a obra nos passa.E é isso que me deixa mais curiosa pra saber sempre mais sobre os personagens de Arda, ou seja, Tolkien sabia escrever...ele nos deuxa mais curiosos sobre a história e isso faz com que o sucesso seja maior pois eu sempre digo, para considerar um escritor como excelente o livro dele tem que prender a minha atenção e me deixar querendo saber mais.

Concordo. Tolkien criou o mundo de fantasia perfeito e por apenas ele ter tido acesso a criação ( acreditamos ) temos um mundo totalmente crível mesmo dentro de seus absurdos e particularidades estranhas.

Eu temo o dia em que as obras caíram em domínio público, mas ainda assim penso que tipo de coisas interessantes poderiam vir disso.
 
Eu temo o dia em que as obras caíram em domínio público, mas ainda assim penso que tipo de coisas interessantes poderiam vir disso.

Acho que não devíamos temer e sim anciar por esse dia...imagina só, todos lendo Tolkien, com certeza as pessoas seriam bem melhores, eu por exemplo, me tornei uma pessoa melhor depois de ler Tolkien
 
E ele tem personagens únicos...poucos escritores conseguem criar personagens como ou melhores do que os de Tolkien.

é tem uma capacidade nata para criar personagens com textura e nos transmitir uma sensação de transparencia em relação a historia que nos leva a pensar, nos nossos pensamentos mais intimos "Mas... será que aconteçeu mesmo?" e depois, tentando enganar a nossa propria imaginação e credulidade quase religiosa na historia "Ah e claro que não, estou apenas divagando!".

Enfim posso parecer uma criança aqui falando e levando sua imaginação ao extremo, mas muitas vezes me interrogo sobre a veracidade de Arda!
 
é tem uma capacidade nata para criar personagens com textura e nos transmitir uma sensação de transparencia em relação a historia que nos leva a pensar, nos nossos pensamentos mais intimos "Mas... será que aconteçeu mesmo?" e depois, tentando enganar a nossa propria imaginação e credulidade quase relegiosa na historia "Ah e claro que não, estou apenas divagando!".

Enfim posso parecer uma criança aqui falando e levando sua imaginação ao extremo, mas muitas vezes me interrogo sobre a veracidade de Arda!

Então somos duas crianças!:lol:
Acho que todos que leram Tolkien já pensaram assim, pelo menos uma vez, conscientemente ou não.
 
Enfim posso parecer uma criança aqui falando e levando sua imaginação ao extremo, mas muitas vezes me interrogo sobre a veracidade de Arda!

Freud explica.

Mas é normal sim, o anseio por fazer parte disso, lutar nos campos de Pelenor, despedaçar Orcs com sua espada, tentar ser o décimo quinto ( desculpe-me, perdi as contas ) homem a conquistar o amor de uma elfa.
 
Então somos duas crianças!:lol:
Acho que todos que leram Tolkien já pensaram assim, pelo menos uma vez, conscientemente ou não.

É, eu não pesso isso só uma penso muitas :lol::lol::lol: enfim até me apresentarem uma prova irrefutável que é impossivel a existencia desse mundo acreditarei nele.

Freud explica.



Mas é normal sim, o anseio por fazer parte disso, lutar nos campos de Pelenor, despedaçar Orcs com sua espada, tentar ser o décimo quinto ( desculpe-me, perdi as contas ) homem a conquistar o amor de uma elfa.

É, o que eu acho preocupante é que eu quase me ofendo quando alguem me diz "Bah isso e impossivel!"

Bom agora vou ter que sair, ca em portugal já é uma da manha, a minha tv e a minha cama me estão chamando! Mas amanha continuarei esta discussão sem duvida alguma, é um tema que me agrada muito!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
 
Última edição:
É, eu não pesso isso só uma penso muitas :lol::lol::lol: enfim até me apresentarem uma prova irrefutável que é impossivel a existencia desse mundo acreditarei nele.


Vou ser novamente apedrejado, mas para mim o Silmarillion é tão verossímil quanto o Velho Testamento, porém, uma leitura muito melhor.
 
Freud explica.

Mas é normal sim, o anseio por fazer parte disso, lutar nos campos de Pelenor, despedaçar Orcs com sua espada, tentar ser o décimo quinto ( desculpe-me, perdi as contas ) homem a conquistar o amor de uma elfa.

Ah eu queria conhecer os elfos do Silma...e o Legolas:hihihi:, só pra ver se ele é bonito mesmo.

É, eu não pesso isso só uma penso muitas :lol::lol::lol: enfim até me apresentarem uma prova irrefutável que é impossivel a existencia desse mundo acreditarei nele.

:lol:
 
Após completar a leitura dos livros pela primeira vez fiquei com um vazio tremendo huahuahua do tipo e agora? QUERO MAIS!

E também não sei se foi apenas comigo, mas fiquei com um sentimento que o mundo está dividido, entre os que leram as obras do professor e os que não leram... De fato passei a observar as coisas pequenas com outros olhos e o funcionamento de outras mais atentamente.
 
Após completar a leitura dos livros pela primeira vez fiquei com um vazio tremendo huahuahua do tipo e agora? QUERO MAIS!

E também não sei se foi apenas comigo, mas fiquei com um sentimento que o mundo está dividido, entre os que leram as obras do professor e os que não leram... De fato passei a observar as coisas pequenas com outros olhos e o funcionamento de outras mais atentamente.


Essa frase figura numa das edições do Volume Unico publicado pela Martins Fontes.
 
Tarik Khalil sabe dizer em que parte ou edição? :uhum:

Tente virar o livro ao contrário. 1ª edição do Volume Unico. Traz a frente uma ilustração do Gandalf, provavelmente de autoria de John Howe. Na parte de traz do livro temos uma imagem de Tolkien com um pequeno enxerto do The Sunday Times que diz:

"O Mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram."
 
Então somos duas crianças!:lol:
Acho que todos que leram Tolkien já pensaram assim, pelo menos uma vez, conscientemente ou não.

[3]

"A História é uma versão do passado na qual decidimos acreditar" Napoleão Bonaparte

Muitas vezes eu considero Arda como o passado do nosso mundo, mesmo que só por brincadeira. Relacionando acontecimentos da Terra-média com os atuais, por exemplo. Isso vem a minha mente, involuntáriamente, e é ótimo.

Talvez não existam mais Mestres nas Tradições que conheçam esses "fatos", por isso não nos parecem tão palpáveis. :obiggraz:

Descobrimos Arda através de Tolkien, e ela se torna real quando assim decidimos (ao menos pra mim).

Mesmo que só aconteça nas nossas cabeças, "por que razão isso significaria que não é real?"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo