• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Máquina do fim do mundo? Será um grande erro? ou o ínicio de uma nova era?

Raphael S

Desperto
ZZ072AD975.jpg


http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_Hádrons

História
O LHC entrou em funcionamento em 10 de Setembro de 2008[1].


Características
Sua forma é circular, com um perímetro de 27 km de extensão. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons português brasileiro ou protões português europeu, e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP), entre prótons e anti-prótons (como no Tevatron) ou entre elétrons português brasileiro ou electrões português europeu e prótons (como em HERA). O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem 7 TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm-2s-1, a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb-1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.

Sua construção e entrada em funcionamento foi alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e tem gerado uma enorme polêmica na Europa[2].


Constituição do “Grande Colisor de Hádrons”
Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8.6 km de diâmetro.

Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e 15 metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.

Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12.500 toneladas.O LHC custou cerca de 9 bilhões de dólares[3].


Objetivos
Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da super simetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade serão um equipamento toroidal do LHC e CMS ("Solenóide de múon compacto"). Elas irão envolver aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos — o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

As experiências por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de todas as cargas de energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do Modelo Padrão conhecidas.


Críticas
Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra[carece de fontes?]. Para tanto, corre um processo num tribunal do Havaí[carece de fontes?] tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outrossim, acusa-se o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.

Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável reputação como Stephen Hawking e Lisa Randall afirmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas e estão sob controle[carece de fontes?].

Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos, pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e evaporaria.

Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km por segundo) e continuaria a passear neste ritmo se não desaparecesse. Em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direção ao espaço. A única maneira de ele permanecer na Terra é se sua velocidade for diminuída a 15 km por segundo. E, supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro da Terra, devido à gravidade, mas continuaria não sendo ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um próton, ele passaria pela Terra sem colidir com outra partícula (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), e ele só encontraria um próton para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade atual do universo.

O Cientista do MIT, Ph.D em Astrofísica pela Universidade de Bolonha, o brasileiro Gabriel Moraes Ernst, considera a teoria concernente com as principais vertentes de análise, ao considerar a aplicabilidade da transferência de pósitrons com base na massa do buraco negro gerado [4].

(Tirado Descaradamente de outro fórum ^_^ Thanks Hagen)
 
É tão legal quando nossos filmes favoritos viram realidade, né? Pena que não inventaram ainda o sabre de luz...

 
Última edição por um moderador:
Má nêgo ainda acredita no fim do mundo?
Foi criado o fogo. FIM DO MUNDO!
Foi criada a roda. FIM DO MUNDO!
Foi criado o espelho. FIM DO MUNDO!
Foi criado a impressão no papel. FIM DO MUNDO!
Foi criado a máquina fotográfica. FIM DO MUNDO!
Foi criado o automóvel. FIM DO MUNDO!
Computador: FIM DO MUNDO!
Iphone: FIM DO MUNDO!

Deus do céu viu. Povo com fortes tendências suicidas.
 
Tipo, o mundo já deveria ter acabado há 8 anos.:sacou: Lembram de todo mundo dizendo que o mundo iria acabar na virada de 1999 pra 2000?

Mas estou curioso com essa experiência. Tomara que dê resultados positivos.
 
Tipo, o mundo já deveria ter acabado há 8 anos.:sacou: Lembram de todo mundo dizendo que o mundo iria acabar na virada de 1999 pra 2000?

Mas estou curioso com essa experiência. Tomara que dê resultados positivos.
A profecia de Nostradamus dizia que mil chegarás dois mil não passará.

Tecnicamente "dois mil não passará" engloba os anos contidos entre 2000 e 2999.
Então, ele ainda não errou. Em 3000 conversaremos mais sobre esse assunto.
 
Inventaram a cara de pau. FIM DO MUNDO!!!
Hah peraí a cara de pau sempre existiu.
Her... Hah então inventaram as Havaianas de Pau. FIM DO MUNDO!!!

Leis de Murphy.
Sempre haverá um humano estúpido no lugar certo para apertar um botão errado.

O acelerador está até no Google. ^_^

By Raphael S
 
Última edição:
Eu vi num filme uma experiencia qe acabou mal num acelerador de particulas e o mundo acabou mesmo :joy: TRETA!
Mas se esta experiencia der certo vai ser um grande passo para a resolução de grandes enigmas do universo...
 
Fim do mundo entre os anos 1999 e 2000? Extremamente absurdo visto que foi só uma passagem de ano normal, entre 2000 e 2001 estamos num novo milênio da era cristã, nada que mereça antenção especial de qualquer forma.

As boas teorias apocalípticas sugerem 2012, eu vou pagar para ver.

Eu fiz um estudo amador sobre o assunto e vi que muita coisa converge para esse ano, até Nostradamus... seria impressionante se não fosse ridículo.

E se Hawking disse que o acelerador é inofensivo não sou eu que irei desmintir.
 
se fosse destruir o mundo o eua nao deixavam esses cara ai fazer a experiencia ne...
ou vai dizer que o eua ia da o mundo assim de mao bejada?!

ano passado era aquela fumaca gigante que ia engolir a terra agora eh esse bagulho ai que vai sugar todo mundo... cada uma!

e ate parece que 7000 cientistas iam fazer uma experiencia que fosse destruir o mundo!
o maximo q pode acontecer eh a franca e a suica explodirem... nada mais entao nao se preocupem!
 
Ah, puta manézice achar que buracos negros ou stranglets vão destruir o mundo. Todo mundo sabe que ele vai acabar em 2012. (ou 2013)
Vocês podem até ver no G1 (tem um link na terceira ou quarta página aqui no fórum) que segundo os estudos o degelamento das calotas polares atingiram niveis irreversiveis. As calotas polares funcionan como um escudo que reflete boa parte da luz do sol, diminuindo assim bastante a temperatura do planeta. Enquanto o oceano que é a maior parte do planeta é escuro e tende a absorver energia, aumentando assim a temperatura do planeta. Degelo irreversivel implica na diminuição da refração da luz que incide sobre o planeta, e aumento de oceanos, que vai aumentar a absorção de calor e pá. O processo tava previsto pra 2080, depois 2050, 2030 e agora já tão dando de 10 a 5 anos pro degelo total. isso sem contar que o oceano vai expandir e alagar cidades e pá e pá. E tudo isso (com pouca ou muita forçação de barra) se encaixa exatamente com a data da profecia de alguém ai sobre 2012, calendário maia eu acho.
Mas acelaradores de particula não vão destruir o mundo.
 
Hah sei não, eu sou meio mané ^_^ Acho que se fizermos uma enquete de popularidade sobre o buraco negro e o derretimento o buracão ganha disparado ^_^

E vamos ver vários Nerds Virgens pelados gritando pelas ruas. FINALMENTE!!! FINALMENTE!!! AGORA É MINHA VEZ!!! :sacou:

^_^

By Raphael S
 
Tipo, agora eu vejo o aquecimento global como uma coisa normal. Claro, é triste, mas o clima do planeta muda. Houve eras glaciais, pode haver uma era solar, por que não? Agora só temos de torcer pra criarmos uma pele com um escudo impenetrável contra o Sol, porque senão vamos ficar torrados.

E achar que um círculo vai destruir o mundo... Prefiro nem falar nada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo