• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elmo-de-Dragão

Gerbur Forja-Quente

Defensor do Povo de Durin
O Sauron aqui do fórum abriu um tópico, que agora está trancado, com uma dúvida muito interessante. A dúvida não foi respondida no tópico e como ele não criou um novo tópico com a dúvida dele resolvi criar.

O que Sauron e eu queremos saber é:

O que aconteceu com o elmo-de-dragão de Dor-Lómin após a saída de Túrin de Doriath? É dito: "e assim o elmo-de-dragão deixou Doriath..." mas depois o elmo não é mas citado.

Alguém sabe ou tem alguma idéia?
 
Provavelmente o mesmo se perdeu após isso.

Mas esse é o tipo de resposta de que não faz idéia, e não faço mesmo...
 
Provavelmente os orcs o capturaram. Não iriam deixar um tesouro desses para trás.

Mas claro, como Tarik disse, não tenho nenhuma prova ou relato de que esse foi realmente seu destino. É só uma hipótese
 
Acredito que tenha ficado na própria casa de Túrin. Não me recordo de ser dito que ele foi enfrentar Glaurung vestindo o elmo.
Uma outra possibilidade é de que se tenha perdido ou mesmo esquecido em seu encontro com o Dragão no saque à Nargothrond. Enfim, intrigante essa pergunta...:think:
 
No meu ponto de vista, a frase foi usada no sentido figurado com a aplicação de uma figura de linguagem. O "todo" (Túrin) foi trocado por um objeto seu que o caracterizava (elmo de dragão). Assim, o período simples exposto pelo profº Tolkien quer, na verdade, dizer da ida de Túrin. Subjaz a informação de que quando se deu a morte de Túrin, o elmo de dragão também se perdeu junto com o último representante de sua casa.
A figura de linguagem a qual me refiro chama-se metonímia ou transnominação.
 
Nossa é muito triste que essa relíquia tenha se perdido. Posso imaginar o que os anões seriam capazes de fazer para recuperá-la! Eles conquistariam Angband!!!
 
Nossa é muito triste que essa relíquia tenha se perdido. Posso imaginar o que os anões seriam capazes de fazer para recuperá-la! Eles conquistariam Angband!!!

8-O

Exageros a parte vale considerar que durante a primeira era os anões não se mexeram muito para lutar contra Angaband, na verdade com exceção daquele "pequeno desentendimento" ( :lol: ) com os elfos, eles vão deixar a ganância em segundo plano. Se não eles concerteza teriam atacado um certo dragão para reaver "alguns" tesouros... :yep:
 
Os anões podem até ser gananciosos, mas sabem medir muito bem o tamanho de suas forças e contra quais inimigos irão lutar!
 
8-O

Exageros a parte vale considerar que durante a primeira era os anões não se mexeram muito para lutar contra Angaband, na verdade com exceção daquele "pequeno desentendimento" ( :lol: ) com os elfos, eles vão deixar a ganância em segundo plano. Se não eles concerteza teriam atacado um certo dragão para reaver "alguns" tesouros... :yep:

Cuidado mestre Tarik, não se sabe ao certo o que os anões ficaram tanto tempo fazendo em seus salões. Quem sabe que tipo de dragões, balrogs ou até a própria Ungoliant os anões seguraram lá embaixo garantindo, a sua maneira, a segurança dos povos sobre a terra?

Os anões não fizeram mais com relação a Angband porque não os interessava. Os anões são capazes de muita coisa para defender seus interesses. O Rei Thingol sabe bem disso.

E lamentavelmente, penso que os anões dificilmente deixariam a ganância de lado, isso está muito presente em sua natureza. Thorin lamentou isso em seu leito de morte.

Os anões estavam com muitos problemas na 3a Era. O que atrasou o acerto de contas com Smaug. É uma pena que não tenha sido um anão o seu algoz, os anões estavam pouco estruturados para derrotar o grande verme com facilidade. Embora coragem e brio são coisas que jamais lhes faltaram.

E não se esqueça, meu amigo, homens e elfos passaram grandes apuros na 4a Batalha.

Orcs, balrogs e dragões romperam o cerco a Angband. Caíram os filhos de Finarfin: Angrod e Aegnor, assim como o homem Bregolas. Seu irmão, Barahir tornou-se o rei dos homens e salvou o rei Élfico Finrod "Felagund".

Caíram também os homens Hador e seu filho Gundor protegendo a retaguarda do elfo Fingolfin que mal conseguiu se defender tamanha a força e a ira dos orcs.

Os noldor Celegorm e Curufin foram derrotados na passagem de Aglon e fugiram para Narghotrond.

Resumindo, os filhos de Finarfin foram derrotados e os filhos de Feänor foram expulsos de suas terras.

E quem lutou na 5a Batalha (Nimaeth Arnoediad) ao lado dos elfos e dos homens? Os anões!

Os anões também fortificaram o exército élfico com as suas armas e as forjas de Nogrod e Belegost não cessaram naquela época.

Por outro lado, alguns elfos não participaram desta batalha como Orodreth de Nargothrond e Thingol de Doriath.

Tolkien nos diz que os homens orientais traíram Fingon e Maedhros. E Fingon e os filhos de Feänor fugiram para sobreviver.

Tolkien nos diz também que os últimos de todas as forças a se manterem firmes foram os anões de Belegost e com isso ganharam grande renome. E se não fossem eles, Glaurung, o pai dos dragões, teria queimado tudo o que restou do exército dos noldor com sua prole, e sua poderosa armadura não foi suficiente para resistir aos impiedosos machados dos anões.

O Senhor anão Azaghâl feriu Glaurung de tal modo antes de morrer, que Glaurung, o dragão do leste, fugiu para viver e todas as feras de Angband fugiram atrás. Os anões levantaram o corpo de Azaghâl e o levaram embora como se fosse uma procissão solene em sua própria terra e não davam mais nenhuma atenção aos inimigos. E ninguém, repito, ninguém (entre orcs, balrogs, dragões e outras feras) ousou detê-los.

Quem sabe os anões não poderiam ter conquistado Angband naquele momento se não fosse seu amor pelo seu Senhor?

Mais respeito ao se referir aos amigos naugrim, mestre Tarik. Eles são grandes guerreiros e aliados importantes. É verdade, ficam fechados muito tempo em seus rochosos corredores e quase não aparecem nas batalhas acima da terra. Mas quando resolvem aparecer podem fazer "orcs tremerem".
 
Última edição:
Muito bem senhor Gerbur Forja-Quente... concordo completamente! (os anões são os melhores! XD)
 
Muito bem, mestre Torugo, não penso que os elfos são menores em quasiquer instância com relações aos anões, mas reconheço os naugrim em muitas de suas instâncias e não quero menosprezá-las.

Obrigado pelo seu reconhecimento,


Gerbur Forja-Quente.
 
Gerbur, você anda se superando hein? Parabéns pelo post!

Mas, enfim, acho pouco provável que qualquer criatura da Terra-Média não fosse lutar por um elmode dragão. A questão é a maneira pela qual esta disputa ocorreria. Ao meu ver, os anões seriam muito mais obsessivos: diriam que foi uma produção sua e colocariam Túrin e sua família como ladrões. Já os elfos, bem, acredito que eles lutariam com suas armas e permitiriam que o adversário se defendesse na medida do possível - uma chance mais ou menos de igual para igual. De qualquer forma, fico relativamente em dúvida ao falar sobre a nobreza dos elfos, sempre me lembro dos extremos aos quais Feanor e seus filhos chegaram para resgatar as Silmarils.
 
Gerbur, você anda se superando hein? Parabéns pelo post!

Mas, enfim, acho pouco provável que qualquer criatura da Terra-Média não fosse lutar por um elmode dragão. A questão é a maneira pela qual esta disputa ocorreria. Ao meu ver, os anões seriam muito mais obsessivos: diriam que foi uma produção sua e colocariam Túrin e sua família como ladrões. Já os elfos, bem, acredito que eles lutariam com suas armas e permitiriam que o adversário se defendesse na medida do possível - uma chance mais ou menos de igual para igual. De qualquer forma, fico relativamente em dúvida ao falar sobre a nobreza dos elfos, sempre me lembro dos extremos aos quais Feanor e seus filhos chegaram para resgatar as Silmarils.

Muito obrigado, mestre Glaunir.

Na verdade, acho que os anões arriscariam suas vidas por esse elmo por que era o elmo de Azaghâl ! E os homens, se estivessem numa situação um pouco melhor também acho que lutariam pra caramba pelo elmo de Turin!

Os anões com certeza seriam muito obsessivos para recuper o elmo-de-dragão, mas não penso que eles tratariam Turin e os seus como ladrões porque foram os anões que deram a Turin o elmo-de-dragão. Isso é muito bacana, porque os anões sendo obsessivos e gananciosos como são já nos surpreende por conseguirem dar qualquer coisa a outra pessoa que não seja um anão. Imagina eles entregando o elmo de Azaghâl a Turin e aos homens! Isso mostra que apesar de ganansiosos eles não são mesquinhos, na verdade não consigo pensar uma maneira melhor e mais bonita dos anões reconhecerem o valor de Turin e dos homens do que esta. Imagina você dar o que você tem de mais valioso para outra pessoa e outra família? Isso é grande. Isso é bonito.

Quanto aos elfos eu também fico na dúvida. Além de Feänor e seus filhos têm também a passagem que conta de Thorin e sua comitiva passando pelo reino de Thranduil e o que o rei élfico fez com eles, jogando-os em calabouços e tudo o mais. Naquele momento eles passaram por vilões em O Hobbit.

Agora não dá para generalizar né, os elfos são grandes também e já fizeram muita coisa legal, como Finrod Felagund (o meu elfo preferido) que arriscou o seu reino e tudo o mais quando se viu numa situação muito difícil. Teve que ajudar Beren e Luthien a recuperar uma silmaril, porque tinha prometido a Barahir que ajudaria aos seus em momento de grande necessidade, visto que Barahir salvara sua vida. O problema é que Felagund abrigava em seu palácio os filhos de Feänor Celegorm e Curufin, seus primos, e como contar a eles que ele ajudaria Beren e Luthien recuperar uma silmaril? Imagina isso??

Ele acabou traído por seus parentes e expulso de Nargothrond, sendo que Orodreth ficou sendo o regente até que ele voltasse. Mas ele não voltou né, pagou com a vida pelo juramento que fz a Barahir, mas foi honesto e justo o suficiente para isso. Honrou sua palavra até o último momento. Fala sério, isso é que é elfo!
 
Parabéns Gerbur! Quando se trata de anões, chame o Gerbur! Mas eu acho que Túrin abandonou o elmo quando andava com os proscritos. Pois se tivesse deixado em Menegroth, Húrin teria o recebido de Thingol.
 
Me sinto ownado :osigh:

Mas eu não pretendia criticar os anões, só um breve comentário sobre um ataque que eles não realizaram... :mrgreen:


Merece sua indicação meu amigo. :D



:bamf:
 
Tolkien nos diz que os homens orientais traíram Fingon e Maedhros. E Fingon e os filhos de Feänor fugiram para sobreviver.

Tolkien nos diz também que os últimos de todas as forças a se manterem firmes foram os anões de Belegost e com isso ganharam grande renome.


Foi um bom texto a explicar a natureza dos anões, mas penso que Fingon morreu nessa batalha. E alem disso Tolkien dá ainda mais valor aos homens de Dorlomin, que cobriram a retaguarda de Turgon e permitiram que este fugisse na direcção de gondolin.
 
Foi um bom texto a explicar a natureza dos anões, mas penso que Fingon morreu nessa batalha. E alem disso Tolkien dá ainda mais valor aos homens de Dorlomin, que cobriram a retaguarda de Turgon e permitiram que este fugisse na direcção de gondolin.

Mestre Tam, não sei se Tolkien dá "ainda mais valor" aos homens de Dorlomin. Com certeza os trata com grande destaque pelos seus feitos neste e em outras batalhas. Entretanto o meu foco ao escrever o post foram os anões e por isso, embora tenha falado bastante, não falei de todos os aspectos da batalha fiquei mais no que me interessava para não perder o foco. Mas sim, os feitos dos homens também foram muito consideráveis.

Tolkien diz que quando os irmãos Hurin e Huor protegem a retaguarda de Turgon a traição dos orientais é reparada. E de todos os feitos da guerra que os pais dos homens realizaram em benefício dos elfos, a resistência final dos homens de Dor-lómin é o mais famoso. E assim Turgon, da poderosa Casa de Fingolfin se tornou por direio o Rei de todos os Noldor.

Quanto a Fingon, lembro que ele e os filhos de Fëanor fogem para sobreviver. Não me lembro se ele acaba morrendo nessa fuga, se alguém puder me ajdar refrescando minha memória eu agradeceria. Mas é provável sim que ele acaba morrendo nesse momento porque seu filho Ereinion Gil-Galad fugiu de barco e com Círdan montou na ilha de Balar um refúgio para os que ali chegassem. Visto que após a quinta batalha todas as cidades foram sendo facilmente conquistadas uma a uma e a maioria do povo de Círdan foi exterminada ou escravizada.
 
Me sinto ownado :osigh:

Mas eu não pretendia criticar os anões, só um breve comentário sobre um ataque que eles não realizaram... :mrgreen:


Merece sua indicação meu amigo. :D



:bamf:


Relaxa mestre Tarik, eu não quis "ownar" você de maneira nenhuma. Desculpe se fui muito efusivo na resposta, mas é que eu curto muito os anões. E muito obrigado pela indicação!
 
Relaxa mestre Tarik, eu não quis "ownar" você de maneira nenhuma. Desculpe se fui muito efusivo na resposta, mas é que eu curto muito os anões. E muito obrigado pela indicação!


Você é um dos membros que ajuda a manter a qualidade do fórum, mantenha o bom trabalho :mrgreen:

E viva os anões :bamf:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo