• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aragorn e o Rei Bruxo

Gerbur Forja-Quente

Defensor do Povo de Durin
O Rei Bruxo é um cara muito poderoso. Ele tem grande responsabilidade na queda de Arnor! Ele que desapareceu com Eänur, o último rei de Gondor! Ele mata Théoden! Ele quase mata Gandalf (que o teme) nos portões de Minas Tirith!

Procurei um tópico anterior que falasse sobre isso e não encontrei, mas aí vai minha pergunta:

O Rei Bruxo fere (quase mortalmente) Frodo. Nesse dia ele não estava sozinho, não me lembro agora mas acho que estava ele e mais 3 ou 4 nazgul.

Como foi possível que Aragorn praticamente sozinho (embora os hobbits estivessem lá também) conseguiu proteger Frodo e afugenter o Rei Bruxo e os outros nazgul, sendo que Gandalf teve extrema dificuldade quando os enfrentou no mesmo local a ponto de de longe Aragorn e os hobbits virem seus relâmpalagos no Topo do Vento.

Como Aragorn conseguiu isso sozinho sendo que Gandalf (que é o Gandalf e não tinha que proteger mais ninguém) teve muita dificuldade e o Rei Bruxo é tão imensamente poderoso (a ponto do Gandalf o temer)?

Alguém tem alguma idéia?
 
Gandalf diz a Frodo em Valfenda que os Nazgûl recuaram porque Frodo invocou Elbereth. Talvez seja por isso.
 
Acredito que eles recuaram por que achavam que a batalha estava ganha.
A intenção dos 9 era conseguir o anel, quando um deles conseguiu ferir Frodo com uma espada maligna eles ficaram certos de que Frodo iria cair no mundo da escuridão e o Anel simplesmente iria até eles. Portanto, não havia necessidade de continuar a batalha se a vitória (teoricamente) viria ao seu encontro em breve.
 
Última edição:
Gandalf diz a Frodo em Valfenda que os Nazgûl recuaram porque Frodo invocou Elbereth. Talvez seja por isso.

Acredito que eles recuaram por que achavam que a batalha estava ganha.
A intenção dos 9 era conseguir o anel, quando um deles conseguiu ferir Frodo com uma espada maligna eles ficaram certos de que Frodo iria cair no mundo da escuridão e o Anel simplesmente iria até eles. Portanto, não havia necessidade de continuar a batalha se a vitória (teoricamente) viria ao seu encontro em breve.


Acho que os dois posts estão corretos e se completam. :mrgreen: De fato, esse tópico aborda uma questão interessante, não havia pensado nela ainda.
 
Acredito que eles recuaram por que achavam que a batalha estava ganha.
A intenção dos 9 era conseguir o anel, quando um deles conseguiu ferir Frodo com uma espada maligna eles ficaram certos de que Frodo iria cair no mundo da escuridão e o Anel simplesmente iria até eles. Portanto, não havia necessidade de continuar a batalha se a vitória (teoricamente) viria ao seu encontro em breve.

Concordo com você,mas acho que se os Nazghuls fossem tão malignos,teriam degolado e não apenas estocado a espada no Frodo.
 
Creio também, o Rei Bruxo sabia da força dos Dúnedain... principalmente, sendo esse o herdeiro de Isildur... (eles sabiam disso, não?:think:)
 
Eu não concordo muito com essa idéia de que os Nazgul teriam recuado crendo na certeza de que Frodo, após virar um espectro, levaria o Um a eles. Pra mim, quendo alguém recua é pq está fugindo para, no mínimo, elaborar outra estratégia de abordagem. Eu acredito que recuaram pelo motivo dito pelo Luis_Rohirrim:
Gandalf diz a Frodo em Valfenda que os Nazgûl recuaram porque Frodo invocou Elbereth. Talvez seja por isso.

O Rei-Bruxo queria o Anel desesperadamente, pois, como é dito nos Contos Inacabados (A caçada ao anel), ele já havia ouvido rumores de que Sauron, extremamente irritado com a demora, o ameaçara. E a forma como é descrito isso nos CI, dá a entender que o Rei-Bruxo estava com muita pressa em achar o Anel, além de estar com muito medo também. O Rei-Bruxo não iria desperdiçar uma incrivel oportunidade de agarrar o anel, apenas por uma crença de que Frodo virasse um espectro e o entregasse, e de que durante esse tempo de metamorfose ninguem pudesse curá-lo. Ele recuou pois algo que ele temia o fez proceder desta forma, e não o faria se não acreditasse que fosse realmente necessario.
 
Última edição:
O filme sempre me confunde e eu estou sem o livro para confirmar. Portanto alguém poderia me dizer que essa batalha acontece mesmo durante a noite?!

Se não me engano os Nazgul os atacam durante o dia, o que deixa os espectros em desvantagem, já que eles nem sequer conseguiam enxergar.

Alguém confirme, por favor!
 
O filme sempre me confunde e eu estou sem o livro para confirmar. Portanto alguém poderia me dizer que essa batalha acontece mesmo durante a noite?!

Se não me engano os Nazgul os atacam durante o dia, o que deixa os espectros em desvantagem, já que eles nem sequer conseguiam enxergar.

Alguém confirme, por favor!

Do que eu me lembro foi a noite. Aragorn faz uma fogueria e se posiciona junto com os hobbits em volta dela. Aguardando o ataque dos nazgul. E os danados ficam espreitando em volta.


Do que lembro, os nazgul recuam pq Aragorn usa uma tocha contra eles. Gandalf chegou a falar que eles temiam o fogo. Algo assim. E como o rei bruxo havia ferido o Frodo, eles recuam e esperam el bater as botas. É mais ou menos por aí.
 
Não Snaga, eles foram atacados a noite mesmo. E depois partem imediatamente para o Vau De Brunien....a fim de tentar salvar Frodo em Valfenda.

Tb não tinha parado pra pensar nisso. Nessa questão. E como já disseram não acredito que os nazgul recuariam com a certeza de que Frodo passaria para a escuridão. Eles mais que ninguém estavam desesperados para encontrar o Um Anel e aplacar a fúria de Sauron.
Acho que a fuga dos nazgul esta mesmo relacionada com Frodo ter invocado Elbereth e o respeito que eles tinham por Aragorn, que com certeza reconheceram como o herdeiro de Isuldur, rei de Gondor.
Acho que foi uma tentativa de sair e planejar outra abordagem mais estruturada, agora com a vantagem de que o Portador estava ferido.
 
Se não me engano foi a noite. Lembro-me de um trecho antes da batalha em que Frodo 'viu uma sombra se aproximar mesmo na escuridão' (ou algo assim), e todos eles se protegeram em torno da fogueira.
Lembro-me que após o Frodo ser atacado pelo espectro ele invocou Elbereth e o espectro recuou, é verdade, mas não faria muito sentido parar um ataque 'só' por isso, como disseram aí em cima o Rei Bruxo tinha ansiedade em pegar o anel, acredito que saber que o ferimento era fatal (sim, acho que por tolice eles pensavam que ninguém pudesse curar Frodo) ajudou e muito na decisão de deixar que a lâmina fizesse seu trabalho.

EDIT: no fim acho que foi a união de todos os fatores, Elbereth, fogo (como lembraram), lâmina e etc
 
Última edição:
Pelo que vi no livro, que fui consultar, acredito que os Cavaleiros Negros fugiram pelas palavras de Frodo, Aragorn diz isso mesmo (na versão traduzida para português pt):

"O único mal que conseguiu fazer ao inimigo, suponho, pois a lâmina está intacta e todas as lâminas que trespassem o terrível rei partem-se. Feriu-o mais, com certeza, o nome de Elbereth."

Isto depois de já ter dito:

"Receio, Sam, que estejam, convencidos de que o seu patrão está mortalmente ferido e que isso o vergará à sua vontade. Veremos!"

Portanto, acho que confirmo um pouco o que disseram até agora: os Cavaleiros Negros fugiram pelas palavras de Frodo e também porque acreditavam que este estava condenado!...
 
Caramba. Não consigo lembrar direito dessa passagem no livro.
Me lembro de Aragorn ter usado fogo mas não lembro se de dia ou a noite...ou...entardecer.
 
Foi de dia que chegaram ao Topo do Vento. No livro é dito que era meio-dia quando viram um barranco: Amon Sûl. Quando estavam lá em cima e Frodo viu manchas negras na Estrada. Nesse momento é dito que a luz já não estava mais forte porque nuvens do leste cobriram o sol, que começava a se pôr.

Mais tarde é dito que acenderam uma fogueira. Então imagina-se que já era noite quando Frodo foi atacado.

É interessante notar que Gandalf usou chamas porque ele diz, em "O Conselho de Elrond", pág 279:

"- Galopei até o Topo do Vento como um raio, e cheguei antes do pôr-do-sol do meu segundo dia de viagem depois de Bri - e eles estavam ali, na minha frente. Afastaram-se de mim, pois sentiram meu ódio crescer, e não ousaram enfrentá-lo à luz do dia. Mas se aproximaram de noite, e fui acuado no topo da colina, no velho círculo de Amon Sûl. Mais foi difícil me enfrentar: tamanhas luzes e chamas não foram vistas no Topo do Vento desde os faróis de guerra de antigamente."

Ou seja, a luz que Frodo pareceu vir no Pântano dos Mosquitos era Gandalf lutando. E de qualquer forma, Aragorn também usou o fogo. E estive observando que, antes de todo o fuzuê no Topo do Vento, no fim do capítulo "Uma Faca no Escuro", Frodo coloca o Anel antes de os Nazgûl atacarem-nos. Observe:

"Desesperado, Frodo puxou sua espada, tendo a impressão de que dela emanava um brilho vermelho, como se estivesse em brasa. Duas das figuras pararam. A terceira era maior que as outras: o cabelo era longo e brilhante, e sobre seu elmo estava uma coroa. Numa mão segurava uma longa espada, e na outra uma faca; tanto a faca quanto a mão que a segurava brilhavam com uma luz fraca. Ele pulou para frente e avançou sobre Frodo.

Naquele instante, Frodo se jogou para frente em direção ao chão, e ouviu sua própria voz gritando alto: 'Ó Elbereth! Gilthoniel!' Ao mesmo tempo, golpeou os pés do inimigo. Um grito agudo cortou a noite, e ele sentiu uma dor, como se um dardo envenenado tivesse penetrado seu ombro esquerdo. Ao desmaiar viu de relance como se por entre um turbilhão de névoa, Passolargo saltando da escuridão com um pedaço de lenha em chamas em cada mão."


Ou seja, Aragorn não portou espada alguma, até porque Narsil estava quebrada. Deve ter colocado fogo neles, nos Nazgûl, somente. Isso sim os afugentaria rapidamente. É interessante notar que Gandalf deve ter feito o mesmo também, por isso a dúvida persiste: porque a luta contra Gandalf foi mais violenta?

Então estive vendo que Aragorn não apareceu até Frodo golpear o Nazgûl. Imagino, então, que como era noite, Aragorn e os hobbits não viram os Nazgûl claramente, somente Frodo. Não fosse assim, Aragorn já teria atacado o inimigo antes que algum deles chegasse tão próximo de Frodo, concordam?

Observe também que só se fala de cinco deles. Veja, o que Frodo viu depois de colocar o Um, no mesmo capítulo:

"Frodo podia ver através de suas roupas pretas. Havia cinco figuras altas: duas em pé, na saliência do valezinho, três avançando."

Então supõe-se que apenas três avançaram para atacar Frodo, e que esses três passaram despercebidos pelo restante do grupo, e que esses três foram atacados com fogo por Aragorn. Os outros dois, vendo aquilo, devem ter fugido. Pois afinal, eles devem ter visto que eram um grupo frágil, então sem necessidade de tantos para atacarem-nos. Quando surge o mais forte, Aragorn, nem ousam tentarem nada também.

Gandalf diz, em O Conselho de Elrond, repetindo um pedaço do que eu já citei:

"...eles estavam ali, na minha frente. Afastaram-se de mim, pois sentiram meu ódio crescer..."

Imagina-se que todos os nove estavam ali. Isso dificultaria mais o trabalho de Gandalf, caso sofresse um ataque. Mas fica a pergunta: se viram que Aragorn e os hobbits eram um grupo frágil, e não foram todos atacar, porque aparentemente foram todos contra Gandalf, que era somente um? Eu acho que deve ser porque sabiam que Gandalf era poderoso e tal.

Edit: o que Luis Rohirrim está correto, só não parei para procurar sobre isso no livro:

Luis_Rohirrim disse:
Gandalf diz a Frodo em Valfenda que os Nazgûl recuaram porque Frodo invocou Elbereth. Talvez seja por isso.
 
Última edição:
Foi de dia que chegaram ao Topo do Vento. No livro é dito que era meio-dia quando viram um barranco: Amon Sûl. Quando estavam lá em cima e Frodo viu manchas negras na Estrada. Nesse momento é dito que a luz já não estava mais forte porque nuvens do leste cobriram o sol, que começava a se pôr.

Mais tarde é dito que acenderam uma fogueira. Então imagina-se que já era noite quando Frodo foi atacado.

É interessante notar que Gandalf usou chamas porque ele diz, em "O Conselho de Elrond", pág 279:

"- Galopei até o Topo do Vento como um raio, e cheguei antes do pôr-do-sol do meu segundo dia de viagem depois de Bri - e eles estavam ali, na minha frente. Afastaram-se de mim, pois sentiram meu ódio crescer, e não ousaram enfrentá-lo à luz do dia. Mas se aproximaram de noite, e fui acuado no topo da colina, no velho círculo de Amon Sûl. Mais foi difícil me enfrentar: tamanhas luzes e chamas não foram vistas no Topo do Vento desde os faróis de guerra de antigamente."

Ou seja, a luz que Frodo pareceu vir no Pântano dos Mosquitos era Gandalf lutando. E de qualquer forma, Aragorn também usou o fogo. E estive observando que, antes de todo o fuzuê no Topo do Vento, no fim do capítulo "Uma Faca no Escuro", Frodo coloca o Anel antes de os Nazgûl atacarem-nos. Observe:

"Desesperado, Frodo puxou sua espada, tendo a impressão de que dela emanava um brilho vermelho, como se estivesse em brasa. Duas das figuras pararam. A terceira era maior que as outras: o cabelo era longo e brilhante, e sobre seu elmo estava uma coroa. Numa mão segurava uma longa espada, e na outra uma faca; tanto a faca quanto a mão que a segurava brilhavam com uma luz fraca. Ele pulou para frente e avançou sobre Frodo.

Naquele instante, Frodo se jogou para frente em direção ao chão, e ouviu sua própria voz gritando alto: 'Ó Elbereth! Gilthoniel!' Ao mesmo tempo, golpeou os pés do inimigo. Um grito agudo cortou a noite, e ele sentiu uma dor, como se um dardo envenenado tivesse penetrado seu ombro esquerdo. Ao desmaiar viu de relance como se por entre um turbilhão de névoa, Passolargo saltando da escuridão com um pedaço de lenha em chamas em cada mão."


Ou seja, Aragorn não portou espada alguma, até porque Narsil estava quebrada. Deve ter colocado fogo neles, nos Nazgûl, somente. Isso sim os afugentaria rapidamente. É interessante notar que Gandalf deve ter feito o mesmo também, por isso a dúvida persiste: porque a luta contra Gandalf foi mais violenta?

Então estive vendo que Aragorn não apareceu até Frodo golpear o Nazgûl. Imagino, então, que como era noite, Aragorn e os hobbits não viram os Nazgûl claramente, somente Frodo. Não fosse assim, Aragorn já teria atacado o inimigo antes que algum deles chegasse tão próximo de Frodo, concordam?

Observe também que só se fala de cinco deles. Veja, o que Frodo viu depois de colocar o Um, no mesmo capítulo:

"Frodo podia ver através de suas roupas pretas. Havia cinco figuras altas: duas em pé, na saliência do valezinho, três avançando."

Então supõe-se que apenas três avançaram para atacar Frodo, e que esses três passaram despercebidos pelo restante do grupo, e que esses três foram atacados com fogo por Aragorn. Os outros dois, vendo aquilo, devem ter fugido. Pois afinal, eles devem ter visto que eram um grupo frágil, então sem necessidade de tantos para atacarem-nos. Quando surge o mais forte, Aragorn, nem ousam tentarem nada também.

Gandalf diz, em O Conselho de Elrond, repetindo um pedaço do que eu já citei:

"...eles estavam ali, na minha frente. Afastaram-se de mim, pois sentiram meu ódio crescer..."

Imagina-se que todos os nove estavam ali. Isso dificultaria mais o trabalho de Gandalf, caso sofresse um ataque. Mas fica a pergunta: se viram que Aragorn e os hobbits eram um grupo frágil, e não foram todos atacar, porque aparentemente foram todos contra Gandalf, que era somente um? Eu acho que deve ser porque sabiam que Gandalf era poderoso e tal.

Vlw pelo resumo rapaz :joinha: e a pergunta do tópico é muito interessante e eu acho que o Rei dos Bruxos só recuou naquele momento pq deve ter ficado realmente atordoado quando viu Frodo saltando para cima dele clamando por Elbereth, mas ainda sim conseguiu ferir Frodo.

Então quando Aragorn entrou na briga o Rei deve ter achado mais prudente recuar, e deixar o ferimento e a influência do Anel sobre Frodo fazerem o resto. Isso é uma vaga teoria minha.

Agora queria ver como o grupo de Aragor iria sair daquela emboscada se tivesse um Nazgul alado:yep:
 
Isso é simples:

O Rei Bruxo de Angmar encontrou em Aragorn algo que ele nunca tinha visto em toda a sua vida. Em Aragorn estava aglutinado na personalidade:

O caráter, a humildade, a sabedoria, o temor a Iluvatar (Deus supremo), a determinação, a ética, a lealdade, coragem dos reis fieis de Númenor, e o dom primordial de ser um grande rei mesmo antes de ser coroado tal.

Todas essas características faziam tanto o Rei Bruxo quanto Sauron temer considerávelmente Aragorn.
 
Isso é simples:

O Rei Bruxo de Angmar encontrou em Aragorn algo que ele nunca tinha visto em toda a sua vida. Em Aragorn estava aglutinado na personalidade:

O caráter, a humildade, a sabedoria, o temor a Iluvatar (Deus supremo), a determinação, a ética, a lealdade, coragem dos reis fieis de Númenor, e o dom primordial de ser um grande rei mesmo antes de ser coroado tal.

Todas essas características faziam tanto o Rei Bruxo quanto Sauron temer considerávelmente Aragorn.
Não creio que ele temia tanto assim Aragorn.
Havia um respeito. Isso sim.
Oque se valeu ali foi a furtividade de Aragorn mais a lida com o fogo. E um pouco de sorte talvez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo