• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poderes indeterminados?!

Mas é possível que ela tenha usado Nenya e suas sabedorias élficas para criar a fonte de Galadriel, de onde saiu o frasco e a água do espelho. Acho que não chegaremos a mais conclusões sobre o assunto, pois a obra de Tolkien nãnos diz mais nada. Se alguém souber algo mais com base nos livros, favor informar.
 
bom eu nao sei muito sobre os aneis de poder ,sobre o anel nenya sei poucas coisas .
é o anel das aguas ,ele promove vida e crescimento,coisas tocadas pelo seu poder prosperam e perduram ,e nao desvanescem .
talvez esta seja a resposta para o espelho feito de agua ,do frasco ,mas nao acho que o espenho tenha alguma relaçao com o poder do anel ,pois sabemos que com o poder do anel galadriel construiu lothorien .bom este e o meu ponto de vista a respeito do poder do anel !
 
Mas quanto ao anel de fogo Narya não é dito que o mesmo tinha o poder de instigar o coração dos homens?

( eu tenho quase certeza que isso é dito mais ou menos com essas palavras )

Acredito que é uma boa prova de capacidades individuais de cada anel.
 
Narya tinha o poder de instigar o coração dos homens. O poder do Anel Élfico não tem relação com o poder de Gandalf contra o Balrog. Gandalf usou o poder limitado que ele tinha naquele momento naquele corpo e que poderia usar a favor de si mesmo. Foi exatamente por isso que ele se gastou tanto que "morreu". Não vejo relação do Anel com a vitória de Gandalf. :think:
 
A maioria das pessoas associa mesmo... porém Narya não tem nenhuma ligação com Anor.

Além disso, é pouco destacado o uso deste anel durante O Senhor dos Anéis.
 
Anor é sol em Sindarin se bem me lembro, ou algo parecido.


Posso estar errado.



Além é claro do antigo nome de Minas Tirith...
 
Última edição por um moderador:
Anor significa Sol. Minas Anor era a Torre do Sol.

Há uma passagem no Senhor dos Anéis em que Gandalf diz:
"'I am a servant of the Secret Fire, wielder of the flame of Anor"​
Que aqui no Brasil saiu
"Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor"​
A ponte de Khazad-dûn​

Chama de Anor seria chama do Sol, uma referência a alguma coisa que Gandalf trazia com ele (Essa frase é dita no confronto com o Balrog lá na ponte de Moria). Há algumas hipóteses sobre o que seria essa tal chama de Anor, duas das principais são:

1) Poderia ser o cajado de Gandalf, pois em inglês o termo utilizado é wielder (wielder é normalmente entendido por "quem empunha") e naquele momento ele de fato empunhava seu cajado.

2) Poderia ser Narya, um dos Três anéis élficos, que estava em posse de Gandalf. Tolkien utilizava o termo wielder freqüentemente para falar da posse dos anéis (mesmo que um anal não seja exatamente empunhado, é uma variação comum do uso do termo wielder).
“the Three Rings of the Elves, wielded by secret guardians”
Carta 131​
"os Três Anéis dos Elfos, empunhados por guardiões secretos"​

Narya tinha o poder de instigar o coração dos homens. O poder do Anel Élfico não tem relação com o poder de Gandalf contra o Balrog. Gandalf usou o poder limitado que ele tinha naquele momento naquele corpo e que poderia usar a favor de si mesmo. Foi exatamente por isso que ele se gastou tanto que "morreu". Não vejo relação do Anel com a vitória de Gandalf.
Na verdade quem tinha o poder de instigar o coração dos homens era Gandalf, não é certeza que Narya tivesse esse poder.
"pois embora ele (Olórin que é Gandalf) amasse os elfos, caminhava invisível em seu meio ou na forma de um deles, e eles não sabiam de onde vinham as belas visões ou as sugestões de sabedoria que ele instilava em seus corações"​
Valaquenta - O Silmarillion​

O que sabemos a respeito dos anéis é que eles potencializam capacidades naturais de quem os utilizavam. De posse de Narya Gandalf teria amplificada sua capacidade natural.
 
Última edição:
Acho que a chama de Anor se referia ao Narya mesmo. E com certeza Narya ajudou Gandalf a derrotar o balrog.
 
Última edição:
eu estou pensando sobre o poder dos aneis...eles tem o poder de estimular as outras pessoas com a coragem como parece q gandalf poderia ou talvez tenha feito em Aragon na minha opinião... e com respeito a galadriel quando eles estavam descansando no s.d.a eles não perceberem a passagem do tempo para eles so ficaram alguns dias, mas na verdade eles ficaram um bom tempo... e a respeito do anel de Elrond q pelo q eu pude entender dava poderes de prever o futuro ou algo perecido,me perdoem por não expressar melhor...e e nesse ponto q eu quero chegar ARWUEN teve uma visão quando estava indo embora..ela viu uma criança nos braços de Aragon...por ela estar tão perto do anel ele pode ter aumentado os poderes de elficos q aviam dentro dela...ou ela mesmo tinha esse dom
oq vcs acham ...obrigado
 
Acho que a unica coisa que conseguimos concluir é que não estão claros os poderes do anel e sua participação em passagens como na pode de Kazhâd-Dûm.

Mas acredito que podemos considerar isso uma possibilidade pláusivel.
 
Foi dito anteriormente que Elrond tinha o dom de visões, então esse dom pode ter sido passado para seus filhos, mas pode também ser obra de Vilya. Quem vai saber?
 
Eu sempre interpretei aquela frase como Gandalf anunciando que é servo de Ilúvatar, e mencionando o Sol para criar uma antítese com o balrog: o Sol não desvia seu caminho, mantendo sua rota incorruptível, mantendo todo seu poder e majestade; e o balrog é um espírito em declínio, corrompido que aderiu às sombras e fora obrigado a inserir-se na escuridão de Moria. No caso do Fogo Secreto, é algo mais complicado; eu interpreto-o como uma espécie de ar-pherion de Anaximandro – um elementro indefinido e insensível, que dá origem a todos outros. Sob uma ótica mais cristã, seria algo parecido com o Espírito Santo, afinal provém de Eru e é eterno tanto quanto ele.
 
Eu sempre interpretei aquela frase como Gandalf anunciando que é servo de Ilúvatar, e mencionando o Sol para criar uma antítese com o balrog: o Sol não desvia seu caminho, mantendo sua rota incorruptível, mantendo todo seu poder e majestade; e o balrog é um espírito em declínio, corrompido que aderiu às sombras e fora obrigado a inserir-se na escuridão de Moria. No caso do Fogo Secreto, é algo mais complicado; eu interpreto-o como uma espécie de ar-pherion de Anaximandro – um elementro indefinido e insensível, que dá origem a todos outros. Sob uma ótica mais cristã, seria algo parecido com o Espírito Santo, afinal provém de Eru e é eterno tanto quanto ele.


Relacionar o Sol a divindades é concerteza uma boa explicação para situação, mas eu acho que não se encaixa tão bem sob uma ótica cristã, a qual foi certamente usada por Tolkien.
Bom, mas é só uma opinião, não da para ir muito além disso nessa situação.
 
Tarik, na mitologia tolkienriana o Sol é controlado por Arien, um espírito de fogo tal qual o balrog, só que não fora corrompido. Citá-la é mostrar um dos grandes espíritos fieis a Ilúvatar e enaltecer este último (e também o próprio Gandalf). É como falar "Sou seguidor ao Espírito Santo, cujo anjo maior é São Miguel". Mesmo que tal espírito, em sua corrupção, não se admire mais por Deus ou por Espírito Santo, pode conhecer o poderio de São Minguel e associar esse poderio a Deus, já que aquele é submetido a este, e associar também a quem fala, já que quem fala também é da "mesma turma" do que os outros.

Associar Eru a Arien é justamente associar Eru a tudo aquilo que balrog não é: não associar a sombra, e sim a luz, que é em geral evitada pelos seguidores de Melkor. Associar a majestade, e não a decadência. E assim vai. E associar a Gandalf, que dentro de sua natureza, manteve-se igual a Arien: manteve sua rota, seu poderio, sua majestade, sua fidelidade a Eru.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo