• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poderes indeterminados?!

_ Sauron _

Not Halbrand
O anel Nenya, era de diamante e Mithril, e pertencia a Galadriel.
Estava pensando: Galadriel tinha um espelho, feito de água. Seria ele movido por Nenya? E quanto ao frasco com a luz de Eärendil: lá dentro tinha água não tinha? Mas a Silmarill de Earendil era do elemento AR. Alguém poderia me ajudar a entender isso? Seria Nenya tão poderoso a ponto de conseguir a luz de Eärendil, cobiçada até mesmo por Yavanna?
Ou seria um pouco de água restante dos poços de água e luz, criados por Varda em Valinor, com a luz das árvores? Como Galadriel a conseguiu?
 
Taí uma coisa que nunca entendi também. Qual a origem do frasco de Galadriel?!

Mas corrigindo algo que você disse, Sauron, as Silmarilli não têm elementos. Ambas as 3 são idênticas. Por decisão do destino é que elas foram divididas dessa forma: uma jogada no oceano, outra elevada aos ares e outra jogada nas entranhas da terra.
Não existe essa de que uma é do elemento ar, outra água etc...
 
Snaga, mas está escrito em algum lugar do Silma, que as silmarils, quando foram para o oceano, o fogo e o ar, que elas voltaram aos lugares de onde tinham vindo, então associei isto com a palavra elemento...
 
Vamos por partes, como diria Jack...

Sobre o Espelho de Galadriel:
... With water from the stream Galadriel filled the basin to the brim and breathed on it, and when the water was still again, she spoke.--FotR, "The Mirror of Galadriel"
(Fonte)

... Com água da correnteza Galadriel encheu o recipiente até a borda e soprou sobre ela, e quando a água ficou imóvel, ela disse... SdA, "O Espekho de Galadriel"

Acredito que o Espelho e Nenya não tenham nada em comum além do fato de pertencerem à mesma pessoa.

Sobre os poderes de Nenya:
Nenya's power was preservation e protection... However, the fact that Orcs from Moria entered Lórien after the Fellowship of the Ring entered the forest and Lórien itself had suffered previous attacks from Sauron's Orcs sent from Dol Guldor suggests the power of the ring did not constitute military prowess.

(Fonte - Wikipedia)

O poder de Nenya era preservação e proteção... entretanto, o fato de os Orcs de Moria terem entrado em Lórien após a Sociedade do Anel ter adentrado a floresta e Lórien ter sofrido ataques anteriores dos Orcs de Sauron enviados de Dol Guldur, sugere que o poder do anel não era próprio para o uso militar.

Mais uma razão para acreditar que o Espelho não depende de Nenya, pelo menos não diretamente.


Sobre o Frasco com a Luz de Eärendil:
"In this phial," she said, "is caught the light of Earendil's star, set amid the waters of my fountain. It will shine still brighter when night is about you. May it be a light to you in dark places, when all other lights go out. Remember Galadriel and her Mirror!"
(Pois é... não guardei o link do site onde eu vi isso)

"Neste frasco", disse ela, "está a luz da estrela de Eärendil, misturada nas águas da minha fonte. Vai brilhar ainda mais brilhante quando a noite esiver sobre você. Que ela seja uma luz para você em locais escuros, quando todas as outras luzes se apagarem. Lembre Galadriel e seu espelho!"

Agora... como ela conseguiu captar a luz da estrela de Eärendil nas águas da fonte dela, é uma coisa que vai demandar uma busca mais elaborada... porém acredito que não haverá resposta definitiva para isso.
 
  • Curtir
Reactions: Edu
Snaga, mas está escrito em algum lugar do Silma, que as silmarils, quando foram para o oceano, o fogo e o ar, que elas voltaram aos lugares de onde tinham vindo, então associei isto com a palavra elemento...
Sim, isso é dito. Mas entenda que estes elementos foram usados para a forja das Silmarilli.
Não que uma tenha o poder do elemento fogo, outra o poder da água e outra o poder do ar. Elas repousam cada qual em seu lugar por mero acaso.
As três são idênticas!

Sobre o Frasco com a Luz de Eärendil:
"In this phial," she said, "is caught the light of Earendil's star, set amid the waters of my fountain. It will shine still brighter when night is about you. May it be a light to you in dark places, when all other lights go out. Remember Galadriel and her Mirror!"
(Pois é... não guardei o link do site onde eu vi isso)

"Neste frasco", disse ela, "está a luz da estrela de Eärendil, misturada nas águas da minha fonte. Vai brilhar ainda mais brilhante quando a noite esiver sobre você. Que ela seja uma luz para você em locais escuros, quando todas as outras luzes se apagarem. Lembre Galadriel e seu espelho!"

Agora... como ela conseguiu captar a luz da estrela de Eärendil nas águas da fonte dela, é uma coisa que vai demandar uma busca mais elaborada... porém acredito que não haverá resposta definitiva para isso.
Dedução minha:

Tanto a água do espelho quanto a água do frasco vêem da fonte de Galadriel. Assim como ela consegue capitar imagens na água do espelho, ela também capta a luz no frasco!

:joy:
 
Sim, isso é dito. Mas entenda que estes elementos foram usados para a forja das Silmarilli.
Não que uma tenha o poder do elemento fogo, outra o poder da água e outra o poder do ar. Elas repousam cada qual em seu lugar por mero acaso.
As três são idênticas!


Cara, eu não quis dizer que elas tem poderes, mas quis dizer que a única característica específica dada da Silmaril de Eärendil é que ela é "do ar". Mas é que eu também associei as Silmarils "do fogo", "do ar" e "da água", com os três anéis élficos.
Quanto ao fato de as três serem idênticas me diz: onde está escrito isso que eu não me lembro?
 
A discussão sobre os poderes dos Três anéis élficos é extensa. O consenso é que todos os três dividem alguns poderes comuns: poderes de preservação (proteção pode ser entendida também como preservação). O que não é consenso é sobre as possíveis diferenças entre os Três.

As principais hipóteses sobre as diferenças entre os anéis:

1) Os Três são feitos de materiais diferentes, possuem pedras diferentes, mas seus poderes são exatamente idênticos: poderes de preservação. Não há diferença entre o poder deles;

2) Os três são feitos de materiais diferentes, possuem pedras diferentes e contêm a essência de elementos diferentes, mas seus poderes são exatamente idênticos: poderes de preservação. Não há diferença entre o poder dos Três;

3) Os Três são feitos de materiais diferentes, possuem pedras diferentes e contêm a essência de elementos diferentes. Dividem alguns poderes comuns, que são os de preservação, mas há significativa diferença no que tange a manipulação dos elementos. Cada um dos Três confere de maneira particular, caso quem o use seja suficientemente poderoso, algumas facilidades na manipulação do respectivo elemento.

Na última hipótese, Gandalf teria usado de maneira crucial o "Fogo de Anor" (seria uma referência a Narya) no duelo contra o Balrog, Galadriel teria se utilizado do anel tanto no caso do espelho quanto no caso do frasco e Elrond teria uma ligação facilitada com o elemento ar, e por esse motivo teria poderes até certo ponto premonitórios, essas premonições nada mais seriam do que inspirações (mensagens) do próprio Manwë ou dos seus emissários.

Ainda na última hipótese, agora rebatendo, Gandalf não precisou do anel para enfrentar o Balrog e "Fogo de Anor" não é uma referência a Narya, Galadriel, apesar de possuir um dos Três, não o usou em quaisquer questões ligadas ao elpelho ou ao frasco e Elrond já tinha poderes premonitórios justamente por ser um Elfo, esses poderes eram premonitórios aos olhos de um homem, mas bastente comuns (mesmo que numa escala menor) nos outros elfos.
 
Última edição:
Discutiremos sobre os Anéis de Poder na semana que vêm, no Salão de Fogo =]
Ficou pronta a tradução do "FAQ of the Rings" que o Deriel estava fazendo? Seria legal ampliar o númeoro de pessoas que já o leram, uma versão em português ia ajudar a popularizá-lo.

É interessante que na parte sobre os Três está enfatizado o poder comum mas é meio reticente quanto aos outros poderes.
 
Bom, se a luz de Eärendil e o espelho de Galadriel vieram da fonte de Galadriel, de onde veio a tal fonte? Pensei em três coisas: Nenya, poços de Varda e Ulmo. Todas são improváveis, e se tivesse que adotar alguma, adotaria Nenya. Se tiverem outra explicação, favor me informar.
 
Bom, se a luz de Eärendil e o espelho de Galadriel vieram da fonte de Galadriel, de onde veio a tal fonte? Pensei em três coisas: Nenya, poços de Varda e Ulmo. Todas são improváveis, e se tivesse que adotar alguma, adotaria Nenya. Se tiverem outra explicação, favor me informar.


Sauron, a resposta para isso é um pouco complexa, mas se tratando da idade e origem de Galadriel não seria impossível que o espelho tivesse sua origem relacionada aos Valar ( porém ainda assim seria improvável ). Acho que deveriamos tratar o espelho como simples extensão dos poderes subcriativos élficos?

E bom, falando do frasco ( AKA: Silmarill do Paraguai ) podemos dizer que ele talvez nem tivesse relação com Eärendil, sendo apenas uma imitação barata mesmo. Claro que é bem inconclusivo mas...

A propósito, também acho que o parágrafo 3 parece mais correto. :yep:
 
Bom, se não era a luz de Eärendil então era algo de poder semelhante, pois Laracna não era um nada: ela era a maior das aranhas de seu tempo, a última filha de Ungoliant, e o frasco a espantou e cegou por determinado tempo.
 
Nunca tinha questionado muito com relação a esse tipo de coisa, principalmente no que diz respeito à luz do frasco. Como não há uma explicação tcham, prefiro pensar que há influência dos poderes subcriativos dos elfos, no caso, Galadriel para com o frasco. Não sei, mas vejo alguma relação com a porta oeste de Moria. É necessário que se diga uma palavra que, ouvida por sei lá quem ou o quê, faz com que aquilo se manifeste e a porta se abra. Foi necessário que Frodo dissesse palavras que desconhecia, pois a situação o fez pronunciá-las, para que a luz se acendesse.
 
Boa! Não tinha pensado nas palavras: para mim eram uma simples inspiração do frasco.
Muito bom; agora já tenho pontos de vista suficientes para que possa adotar o meu definitivamente. Mas ainda estou indeciso em qual adotar... XD
 
Um argumento muito forte contra aquela terceira hipótese que eu postei é bem nesse sentido, Tuor. Não há como confirmar o uso de nenhum dos Três (com relação a qualquer coisa diferente de preservação) justamente por conta do poder subcriativo dos Maiar e dos Eldar, eles possivelmente eram capazes de executar aquelas tarefas (enfrentar o Balrog, os fogos de artifício, o espelho, o frasco e a clarividência) sem o advento dos anéis.

O argumento mais forte a favor dos Três anéis terem poderes diferentes é que Tolkien fez questão de relacionar três dos elementos a cada um deles e de dar-nos exemplos dos elementos manipulados.

Mais o principal é que os Três eram mantidos em segredo absoluto e pouco nos foi revelado sobre os seus poderes. Podemos argumentar que os poderes de preservação são os únicos, pois são os únicos poderes explicitamente revelados. Por outro lado, podemos argumentar que os poderes de preservação dificilmente seriam os únicos já que jamais seria revelado tudo a respeito dos Três, justamente por serem guardados em segredo total e aqui ficaria uma brecha para aquela terceira hipótese novamente.
 
Mas em nenhum lugar está escrito que ela usou do poder daquele anel com relação ao espelho e ao frasco (e também não está excluídada essa hipótese). O que temos certeza é que ela usava Nenya para preservar Lothlórien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo