• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quantos Elfos vivem na Terra-Média

Falcão Branco

Sacrifiquei um
Após ler o Sillmarilion, fiquei curioso sobre a quantidade de Elfos que habitam a Terra-Média. Tolkien nunca foi expecifico em relação a numeros, e fica dificil para mim ter alguma noção de quantidade nessa questão. Básicamente quantos Elfos viviam em uma cidade grande como Gondolin? E quantos em média restarm no inicio da quarta éra. Grato pela atenção.
 
Na Guerra das Lágrimas Incontáveis, quando Húrin foi preso, Gondolin contava com um exército de 10 mil guerreiros. Sendo assim, creio que sua população era bem grande. Talvez 10 vezes mais que isso.

Eu também não sei ao certo, mas acho que, na Terra-média toda, passa-se fácil de uma dezena de milhão de elfos.
 
Então basicamente no inicio da quarta era, os "poucos Elfos" que lá viviam deviam ser algo em torno 10.000 ou mais?
 
Acredito que bem mais.

Existiam elfos em Valfenda, Lórien, Floresta das Trevas e nos Portos Cinzentos.

Os Portos e Valfenda talvez fossem pequenos, mas Lórien era grandinha e o Reino da Floresta era bem grandão! Creio que existiam bem mais de 100 mil elfos ainda na TM.
 
Mais de 100 mil. Ainda assim, em se tratando de uma "Nação elfica" (e quando digo nação me refiro a Valfenda, Lórien, Floresta das Trevas, Portos Cinzentos e etc. juntos), não é muito pouco? Elfos, por serem imortais (e, não indestrutíveis, já que por algum motivo ou outro eles morriam), poderiam povoar toda Terra-média. E não falo do final da Terceira Era, mas sim de todas as Eras em que habitaram a TM, desde sua época de ouro. O que explicaria esse "contole de natalidade" elfico? Seria o próprio fato de serem imortais?
 
Mais de 100 mil. Ainda assim, em se tratando de uma "Nação elfica" (e quando digo nação me refiro a Valfenda, Lórien, Floresta das Trevas, Portos Cinzentos e etc. juntos), não é muito pouco? Elfos, por serem imortais (e, não indestrutíveis, já que por algum motivo ou outro eles morriam), poderiam povoar toda Terra-média. E não falo do final da Terceira Era, mas sim de todas as Eras em que habitaram a TM, desde sua época de ouro. O que explicaria esse "contole de natalidade" elfico? Seria o próprio fato de serem imortais?

Eu penso que o que impediu os Elfos de se prosperarem mais na Terra-Média durante a Segunda e Terceira Era foi o grande poderio de Sauron e os males que ele causou. Muitos Elfos abandonaram a Terra-Média após o fim da Primeira Era por causa dos conflitos lá existentes e, no caso da Segunda e Terceira Era, esses conflitos foram causados pelo poder malígno de Sauron. Não sei se esse "controle de natalidade" que você diz, Eädsohn, pode também ter sido influenciado pelo caos na Terra-Média, mas é uma hipótese.
 
E que no livro dá a entender que eles quase entraram em extinção... Em relação ao controle de natalidade, acho que pelo fato de serem seres nobres e imortais, não ficam tendo filhos lá e acolá. Mas ainda acho que se eles quizessem, dominariam a Terra-Média em "pouco tempo".
 
E que no livro dá a entender que eles quase entraram em extinção... Em relação ao controle de natalidade, acho que pelo fato de serem seres nobres e imortais, não ficam tendo filhos lá e acolá. Mas ainda acho que se eles quizessem, dominariam a Terra-Média em "pouco tempo".


Então, é mais ou menos por aí que eu entendo a questão (mas posso, ou podemos, estar errado). O fato da imortalidade os impediria de sentir tanta necessidade da procriação.
 
Mais de 100 mil. Ainda assim, em se tratando de uma "Nação elfica" (e quando digo nação me refiro a Valfenda, Lórien, Floresta das Trevas, Portos Cinzentos e etc. juntos), não é muito pouco? Elfos, por serem imortais (e, não indestrutíveis, já que por algum motivo ou outro eles morriam), poderiam povoar toda Terra-média. E não falo do final da Terceira Era, mas sim de todas as Eras em que habitaram a TM, desde sua época de ouro. O que explicaria esse "contole de natalidade" elfico? Seria o próprio fato de serem imortais?
Durante a Primeira Era os elfos dominaram e povoaram toda Beleriand (que tinha quase o tamanho de Eriador).

Mas aí entram dois fatores:

1) Guerras: milhões de elfos morreram nas guerras constantes contra Morgoth durante todo o decorrer da PE. Foi praticamente um extermínio; e

2) Natalidade: o que você disse sobre o controle de natalidade é real. Não acreditam que eles faziam isso concientemente, eles simplesmente não sentiam necessidade de procriação.

Claro que existem excessões, como o pai de Fëanor (esqueci o nome dele) e o próprio Fëanor. Mas temos vários exemplos de filhos únicos, como Lúthien e Idril. Elrond teve apenas 3 filhos e já contava com milênios de idade.

E, sim, como você disse, ao fim da TE os elfos estava quase extintos na TM. Pode-se notar isso pelos diálogos entre Frodo e Sam no início da Sociedade.
 
Exatamente 139.479 Elfos. Se não acredita em mim pode contar.

Acho que deveria ter uma tabela com a quantidade de cada raça, ou ao menos um gráfico. Mas por outro lado é muito detalhe para a cabeça de um escritor não acham?

By Raphael S
 
JPHanke disse:
Eu penso que o que impediu os Elfos de se prosperarem mais na Terra-Média durante a Segunda e Terceira Era foi o grande poderio de Sauron e os males que ele causou.

Concordo. Eles já tinham um sentimento de que aquele local não era mais para eles. Mas foi também porque eles tinham essa idéia de não procriação em demasia.

Falcão de Luz disse:
Mas ainda acho que se eles quizessem, dominariam a Terra-Média em "pouco tempo".

Com certeza. E o pior é que Arda se tornaria muito povoada, pois como os elfos perduram enquanto o mundo perdurar, com muitos filhos, estes que não morrem (exceto por outros fatores relacionados ao hröa) teriam mais filhos, e assim por diante.

De qualquer forma, estive pensando que, se elfos continuassem vivendo na Terra-Média sem Sauron para perturbá-los, e tendo poucos filhos como tinham, de uma forma ou de outra um dia o local se encheria, pois "de grão em grão a galinha enche o papo". :lol:

E me pergunto mais: Aman não se encheria até o final dos tempos? :think:
 
Não há como saber mesmo, infelizmente.

A única coisa que eu posso afirmar é que durante a primiera era haviam milhoes de elfos tanto é que as maiores batalhas com numeros altos de contingentes ocorreram em Beleriand.

Com relação a Batalha das Lágrimas Incontáveis há uma parte que citam 10,000 guerreiros, mas era apenas uma pequena parte do total de guerreiros envolvidos.

Durante a Terceira Era o numero de elfos era muito baixo em comparação com o passado.
Mas com certeza não eram gatos pingados, mas estavam na casa dos milhares.

Haviam milhares em Lórien, Lindon, Rivendell e Floresta das Trevas.
 
Exatamente 139.479 Elfos. Se não acredita em mim pode contar.

Acho que deveria ter uma tabela com a quantidade de cada raça, ou ao menos um gráfico. Mas por outro lado é muito detalhe para a cabeça de um escritor não acham?

By Raphael S


Concordo... imagina a dor de cabeça que seria fazer um estudo ao estilo do IBGE na TM e com várias raças além dos humanos? :omfg: Mas pelo menos uma estimativa de população já ajudaria bastante o leitor pois senão coisas como a população das cidades ou perdas de guerras ficam muito abstratas.
 
eu acho que nao dá pra saber, pelos livros que li (SdA e O Hobbit, naoi consigo achar outras pra ler aqui, e nao dá pra comprar)
porém, acho que se não é citado, não era importante para o desenvolvimento e decorrer da história, não é?
apesar de ser um fato que me deixou curiosa... ^^

ótima pergunta moço
 
Esse estudo do Elfos em números é impressionante.

Eu tenho uma dúvida, desculpem minha ignorãncia nesta parte, mas elfos podiam ter filhos com humanos também? Queria saber da possibilidade de elfos mestiços no universo de tolkien.

By Raphael S
 
Esse estudo do Elfos em números é impressionante.

Eu tenho uma dúvida, desculpem minha ignorãncia nesta parte, mas elfos podiam ter filhos com humanos também? Queria saber da possibilidade de elfos mestiços no universo de tolkien.

By Raphael S

Sim temos exemplos claro disso, Elros e Elrond são gerados a partir da união de um homem e uma elfa.

Eldarion é filho de Arwen com Aragorn.:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo