• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi Tom Bombadil???

era o boneco de casaco azul e botas amarelas que pertencia ao ingles michael .
bom, tom nao se enquadra em nenhuma raça existente no mundo de tolkien so se sabe que ele era antigo e poderoso .
a algumas hipóteses ou seja varias
algumas dizem que ele seria eru vestido de uma forma humanoide para visitar suas criaçoes outros dizem que ele seria um maia a a hipótese mais aceita pelos leitores de tolkien outros ja dizem que ele seria um valar mas realmente e um misterio nao consta em nenhuma obra de tolkien ,alguma data nada que revele quem foi tom mas realmente esse era um misterio que tolkien deseja que ninguem soubesse
entao amiguinhuu tom pode ser qualquer criatura na obra de tolkien
''
E UM MISTERIO '''''
 
Tom Bombadil é o maior mistério da obra de Tolkien.

A única coisa que podemos lhe dizer é que ele não se encaixa na obra. Caiu ali de para-quedas e ficou.

Há especulações, claro, mas nenhuma real. Dizem que ele é um Ainu, que é o próprio Eru ou mesmo que é o auter ego de Tolkien dentro de sua própria obra. Mas como eu disse, tudo isso é apenas especulação. Nada é real.

A verdade mais próxima é esta que a CPM22 disse aí em cima: Tom era um boneco que pertencia a um dos filhos de Tolkien. Quando o garoto perdeu o boneco (deixando cair dentro do vaso sanitário), Tolkien inventou uma historinha sobre Tom para distrair e acalmar o filho. Tom Bombadil acabou virando um personagem e, sabe-se lá por qual motivo, o Professor o introduziu em SdA.

E não deixe de ler o artigo linkado pelo Elring!

No fim das contas, Tom Bombadil é bem descrito pela Fruta d'Ouro. Ela diz: "Tom Bombadil é." E fim de papo!
 
Última edição:
:rofl:

Esse deve ser o quinquagésimo tópico sobre o assunto :yep:

O Tom deve ter sentido para alguém. Tolkien não o colocaria lá sem algum propósito (mesmo que não pareça ter). Alguém que talvez possa dar algumas pistas seria o Christopher Tolkien.
 
De novo essa discussão?

Ngm nunca vai saber o que ele foi mesmo...to cansada de ver tantos tópicos sobre isso aqui...
 
Eu acho a teoria do Tom ser uma espécie de personificação do próprio Tolkien bem bacana, apesar de ser apenas uma teoria. Está claro que é proposital todo o mistério que gira em torno do personagem. E que mistério diga-se de passagem!
 
Li em algum lugar que Tom é o "eco dos valar" seja lá o que isso signifique.

Na minha opinião Tom é muito anão. Se ele fosse um deus não seria Eru ou o próprio Tolkien, mas Mahal (Aüle), criador dos anões. E se ele fosse um eco seria o eco de Mahal.
 
Tom Bombadil é o mais misterioso ser da Terra Média, os elfos chamam-lhe o Mais Velho e Sem Pai, ninguém sabe de qe raça é, e até dizem qe não foi criado por Eru. Ele é aparentemente imune ao Um Anel. No Conselho de Valfenda é demonstrada a intenção de o Um Anel ficar com ele...
 
Tom Bombadil é o mais misterioso ser da Terra Média, os elfos chamam-lhe o Mais Velho e Sem Pai, ninguém sabe de qe raça é, e até dizem qe não foi criado por Eru. Ele é aparentemente imune ao Um Anel. No Conselho de Valfenda é demonstrada a intenção de o Um Anel ficar com ele...

Tom só é imune ao Anel pois é a um ser que não cobiça,para ele o anel não seria abosolutamente nada de importante,por isso não se sente atrido por ele,e como o própio conselho disse ele poderia jogá-lo fora.

Obs:Foi uma reaparecida breve,agora to meio sem tempo,mas encontrei um tempinho pra reviver a Valinor!!!Fui!!!
 
Bom, Tom é imortal, estava em Arda antes mesmo de Melkor, não dá a mínima pra nada que não esteja dentro de sua propriedade, e parece ter um certo controle sobre as coisas, geralmente exercendo-o cantando para essas coisas. Ele É, e acho que é só o que vamos saber de concreto sobre Tom Bombadil: Ele é. Os Valar se preocupavam com o mundo, e ele não, então acho que ele nada tem a ver com os Valar. Como Eärendil falou, (eu acho) uma vez, talvez ele só seja uma personificação das coisas boas de Arda.
 
Eu acho bem provável que ele seja um Maia mas, o jeito como ele "brincou" com anel e o jeito como o Salgueiro-Homem e as Criaturas Tumulares "obdecem" ele é muito estranho...ele bem que poderia ser Ilúvatar mas existem partes que falam dele que me fazem descartar essa idéia de cara, como as coisas que ele fala por exemplo.
Certamente o maior mistério das obras de Tolkien é esse: quem é Tom Bombadil?
 
Tom Bombadil tem como destaque sua canção altamente persuasiva e sua aparência tanto humilde quanto imponente.

Pode ser até um desfoque o que farei, mas ao consultarmos obras de C.S. Lewis, principalmente em Nárnia, e a própria bíblia podemos encontrar algo estranhamente coincidente.

Jesus foi um grande líder espiritual em sua época por seus inebriantes discursos e aspecto divinal e foi denominado O Leão de Judá posteriormente. Também foi chamado de Filho de Deus.

Aslam, o Leão, perosnagem da obra Nárnia de Lewis criou o mundo Nárnia através de seu canto, o que pode ser observado no livro "O sobrinho do mago", e seu rugido era mais poderoso que terremotos. Ele é Filho do Imperador de além do mar (interpretado como Deus).

Tom Bombadil é um dos personagens mais complexos da obra de Tolkien, ou até o mais complexo. Tendo como referência os dois últimos parágrafos acima, vemos alguns pontos de coincidências tais como a voz e ser filhos de um deus.

Tolkien e Lewis escreveram quase que no mesmo período e ambos eram cristãos. Confirma-se isto nos seguintes links, da Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Ronald_Reuel_Tolkien -> A FAMÍLIA TOLKIEN, 1º PARÁGRAFO, 2ª LINHA DEBAIXO PARA CIMA.

http://pt.wikipedia.org/wiki/C.S._Lewis#Nascimento.2C_inf.C3.A2ncia_e_adolesc.C3.AAncia -> NA PRÓPRIA INTRODUÇÃO, SALIENTA-SE QUE LEWIS TEVE COMO UMA DE SUAS PRINCIPAIS TEMÁTICAS APOLOGÉTICA CRISTÃ

Conclusão: Há a probalidade, de acordo com meus argumentos, de Tom Bombadil ser uma referência a um Ainu, Maia ou ser o próprio Eru.
 
Última edição:
Eu gosto do seu post e gosto da teoria de que Tom é Eru... mas ambos não se sustém, infelizmente :| O próprio Tolkien afirma que Tom Bom não é Eru nas Cartas e, embroa Lewis e Tolkien tenham sido cristãos um era protestante e outro católico - um turbilhão de diferenças.

E há algo de herético em afirma que Tom Bom, com sua esposa, seria Eru :think:
 
Eu gosto do seu post e gosto da teoria de que Tom é Eru... mas ambos não se sustém, infelizmente :| O próprio Tolkien afirma que Tom Bom não é Eru nas Cartas e, embroa Lewis e Tolkien tenham sido cristãos um era protestante e outro católico - um turbilhão de diferenças.

E há algo de herético em afirma que Tom Bom, com sua esposa, seria Eru :think:

Sim, realmente concordo que a carta acaba invalidando uma das opções, porém o fato dos escritores serem de subdivisões diferentes do cristinismo nao os afasta tanto, até mesmo por que a parte citada encaixa-se justamente na intersecção entre as subdivisões: a crença em Jesus.

Porém, a história de Tom Bombadil, como já até havia dito, é muito complexa e pode ser explorada por várias ângulos...

Enfim, para concluir minha opinião: ainu ou maia ou algo do tipo "radical livre do mundo".
 
"Radical livre" é uma ótima designação. Mas eu ainda prefiro pensar que ele é um apêndice, é alguém que não faz parte da obra, mas que está presente nela.

Ele está ali e nós devemos aceitar isso.

Afinal, Tom Bombadil é um bom camarada!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo