• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sméagol

E o Mestre, como o grande filólogo que era, não deixaria de utilizar seu conhecimento, mesmo em coisas tão pequenas:joinha:
Muito legal, não sabia disso.
 
Os Hobbits sempre teem um nome sujestivo, tipo Samwise Jardineiro, Bolseiro, e assim por diante. Talvez o Smeagol ja fosse um desses nomes "específicos".
Mas eu realmente não sabia desse significado. Interressante!
 
Última edição:
A sim, sobre o Gollum, o nome deriva das palavras "Gull" ou "Goll" que significa tesouro, presioso, ou anel!
Bem sujestivo!:lol:
 
Nossa, bem observado e bem encaixado Smeagol.

O de Gollum é ainda mais preciso pois tem como referência a personalidade que o anel instalou no possuidor.

Caso saibam mais palavras, exponha-as. Vou tentar achar algumas, se encontrar edito o post.
 
Interessante sim!!! Apesar de nem um pouco surpreendente em se tratando de Tolkien, né?! :)
Obs.:de onde vocês encontram o significado de Sméagol e Gollum? Qual a fonte?
 
Todos os nomes da obra de Tolkien possuem significados. TODOS!!!

Alguns têm significados dentro das próprias línguas tolkienianas, outros dentro de algumas línguas européias. Não é de se assustra que Sméagol tivesse um significado relacionado ao seu personagem.

Vocês podem prestar atenção que todos os nomes dos Rohirrin possuem "eo" que significa cavalo: Éomer, Eorl, Theoden, Éowyn etc.

Nomes élficos, como Fëanor, são junções duas ou mais palavras: Fëa = Espíritor, Nar = Fogo, ou seja, Espírito de Fogo.

Além disso existem nomes tirados de outras histórias, como Frodo e Gandalf, personagens já existentes na Mitologia Nórdica.

Gollum não só significa "precioso" ou "tesouro", como também é uma onomatopéia que tem relação com seus soluços constantes.

Tolkien era um filólogo. Toda a sua obra gira em torno dos idiomas. Realmente não é de se espantar achar significados nos nomes. Tudo na obra do Professor se baseia nisso. É realmente digno de admiração, mas não de espanto!
 
Nos nomes de alguns Reis da Terra dos Cavaleiros tem "wine" também, como em Folcwine. Não lembro o que significa, mas li isso nos livros.
 
Eu sei que as letras "khz" significa "relacionado aos anões", por exemplo, a língua secreta dos anões se chama "khuzdûl" e o nome que os anões deram ao seu reino que é chamado pelos elfos de "Minas de Moria", foi "Khazad-dûm", que significa "A Mansão dos Anões".

É galerinha, sendo o nosso professor um linguista, não é de se estranhar que os nomes na TM estão cheios de significados, como no mundo real, a nossa língua, por exemplo, está cheia de interferência do latim e do grego antigo. Legal é?
 
Não lembro,mas parece que havia isso lido isso em SDA, parece que é por que ficava Gorgulejando.

Déagol-Secreto(seu assasinato foi um segredo)


É pelo som que ele emitia depois de se "transformar" naquela criaturinha feia e fedida. Soa mais ou menos como "gollum, gollum..." :yep:
 
como o snaga disse o nome Gollum vem do som involuntario que ele faz com a sua garganta... voce pode ver isso, se não me engano, naqela cena de as duas torres em qe o faramir esta a falar com gollum naqela gruta em ithilien...
 
Não lembro,mas parece que havia isso lido isso em SDA, parece que é por que ficava Gorgulejando.

Déagol-Secreto(seu assasinato foi um segredo)

Quanto ao nome Sméagol o significado está OK :fossador, cavador.

Mas quanto ao nome Déagol: Secreto, Thorin fez uma associação ao seu assassinato, mas Déagol não passou a ser chamado de Déagol apos seu assassinato, portanto o significado de seu nome não deve ter relação à sua morte mas a algum outro fato acontecido...:think:... ah... e provavelmente ante dele nascer é claro!!!:yep:<!-- / message -->
 
Bom Smeagol é cavador,fossador,tudo bem.
Então será que o nome dele foi dado por acaso ou destino?que o destino dele oa ser se esconder em rochas??ou um apelido por ele gostar de se infiltrar em cavernas,antes de ser possúido pelo anel?:think:
Mais uma para Conspirações do mundo Tokeniano.
 
WOW!
Pequeno tópico, mas interessante.

Sabia o significado de Gollum, mas não de Smeagol. Mas faz todo o sentido :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo