• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Olimpíadas Beijing 2008] Phelps realmente ganhou por 0.01s?

TT1

Dilbert
Vi isso no Omedi e achei bem interessante pq realmente o frame a frame não mente. Será, será?

Foi criado um site que alega uma conspiração em relação à vitória de Michael Phelps na prova final dos 100 metros borboleta contra Milorad Cavic, com uma diferença de 0,01 segundo.

Alguns fatos apresentados:
• Cavic venceu Phelps em todas as provas qualificativas.
• Phelps é patrocinado pela OMEGA, a empresa que marca os tempos de todas as provas da Olimpíada de Pequim, desde 2004.
• As regras do nado borboleta pedem que ambas as mãos toquem a parede na chegada.
• A FINA (Federação Internacional de Natação e Esportes Aquáticos) se recusou a liberar um filme que mostra a chegada da prova, gravada pela OMEGA.
Clique aqui e veja a chegada da prova frame-a-frame. Entre fatos e conspirações, o sujeito venceu outras sete provas sem deixar dúvidas.

Por mim, já é bizarro a Omega patrocinar um atleta, sendo ela quem mede o tempo.
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Ver frame a frame não significa nada pra mim, porque a outra imagem já aparece os dois com as mãos na chegada. Eu lembro que quando vi o vídeo dessa perspectiva por baixo, o Phelps tinha batido antes realmente.

A piscina tem dois cronômetros que funcionam simultaneamente. Ambos haviam dado o mesmo tempo e acusado a mesma chegada. Mas é difícil perceber mesmo, pô, 0,01s é 16 vezes mais rápido que um piscar de olhos!

O que ajudou e muito o Phelps foi que a última braçada dele foi pertíssimo da raia, que deu um impulso final pra ele, enquanto o Cavic deu a braçada antes e veio deslizando.
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Vendo no Sportv uma reportagem do Phelps, ele tava falando que a chegada é um dos fundamentos mais importantes na natação e os nadadores pensam nesse fundamento durante a prova inteira, para chegarem exatamente com a uma braçada de distância da borda. Então o cara que chegou em segundo falhou nesse fundamento e por isso perdeu a prova
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

No frame a frame pra mim ficou claro que o Phelps perdeu
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Eu vi as fotos e não dá pra dizer nada. Estavam em momentos diferentes da braçada, um acelando e outro desacelerando. Então quem estava mais perto estava mais lento e quem estava mais longe estava mais rápido... a diferença foi de 0,01s o que é um nada, no final das contas - se fossem pra roubar roubavam por um tico a mais, pra garantir que não existissem controvérsias.

Eu não vi nada nas fotos e por isso mesmo o que vale é a sensibilidade do equipamento eletrônico. Não é o primeiro nem o último que perdeu uma prova no toque de chegada e reclamou.
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

o que vale é a sensibilidade do equipamento eletrônico. Não é o primeiro nem o último que perdeu uma prova no toque de chegada e reclamou.

Ok, mas o equipamento eletrônico que mede é o que patrocina o vencedor :eek:
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

De boa, diferença de 0,01s só na máquina mermo. Pelo frame não dá pra ver se a mão tocou mesmo ou se não tá a 1nm de tocar e tal.

Mas não adianta, Phelps levou os 8 e acabou. Ele é mito mesmo. Afinal, tem um diferencial que ninguém mais tem:

 
Última edição por um moderador:
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Na foto em que os dois aparecem com tocando na chegada, o Phelps ta com uma parte maior da mão tocando lá, então acho, IMHO, que ele ganhou sim.
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Ok, mas o equipamento eletrônico que mede é o que patrocina o vencedor :eek:

Certo, e estão achando que o patrocinador dele configurou os equipamentos de forma que se o Phelps sempre ganhasse? E eu duvido que seja ofabricante do equipamento que o manipula durante as provas

Mas as teorias de conspiração são sempre mais interessantes, eu concordo :g:
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Ganhando ou não ele fez um verdadeiro milagre, nos frames mostra o outro cara pelo menos um braço na frente já chegando no fim, como conseguiu perder? Só ele e o Náutico pra conseguir perder umas tão ganhas assim...
 
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Muito, muito difícil de dizer com certeza. Mesmo depois de ver esse vídeo umas 20 vezes não dá pra condenar ninguém.

 
Última edição por um moderador:
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Esse eu acho o melhor vídeo.

E eu vejo as mãos do Phelps batendo primeiro por cima d'água.
Mas é meio impossível saber.
 
Última edição por um moderador:
Re: Phelps realmente ganhou por 0.01s?

Ganhando ou não ele fez um verdadeiro milagre, nos frames mostra o outro cara pelo menos um braço na frente já chegando no fim, como conseguiu perder? Só ele e o Náutico pra conseguir perder umas tão ganhas assim...

Então, eu acho que é justamente por ter errado que ele perdeu: ele adiantou a braçada e no final só deslizou (portanto estava desacelerando) enquanto o Phelps estava dando a última braçada naquele momento (portanto acelerando).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo