• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Olimpíadas Beijing 2008] Verde e AMARELÃO

ombudsman

O Eto'o brasileiro
Crio este tópico para todos aqueles que se sentem envergonhados com o despreparo da delegacao brasileira em competicoes internacionais.

Em primeiro lugar, porque é ridiculo o pais nao ser capaz de disputar um lugar entre os 15 primeiros, amargando sempre uma posicão medonha depois da vigésima colocaçao. Cacete, nao exijo desempenho de pais desenvolvido e que resolveu problemas ainda enfrentados pelo Brasil na area social - de fato, investimento em esporte é secundário em relacao a fome por exemplo - mas o que fazemos no esporte de alto nivel é simplesmente patético.

Mas embora ache isso, nao queria discutir exatamente sobre o direcionamento da politica esportiva nacional, embora voces estejam convidados a faze-lo. Queria falar sobre nossos atletas de ponta: aqueles que superaram a barreira da falta de oportunidades e sao a nata da nossa delegacao. A turma da Ginastica, Volei etc, que possuem uma estrutura capaz de criar condicoes reais de medalha em competicoes de alto nivel.

O que diabos tem na cabeça dessa turma? Porque sempre chegamos perto e amarelamos? O favoritismo sempre opera verdadeiro desastre na hora-do-vamo-ve.

Nomes nao faltam. Só nessa olimpiada já presenciei 4.
 
Re: Verde e AMARELAO

E pior do que isso.. Esportes como o BASQUETE que já foi o mais badalado (só perdendo obviamente pro futebol) onde o Brasil tem muita história e tradição de ser campeão mundial tanto no masculino e no feminino simplesmente está em estado de completo abandono e falência, sob risco do pais não conseguir mandar nenhuma das duas seleções na proxima olimpiada. Uma verdadeira tragédia.

O avanço do vôlei e da ginástica que são os pouquissimos esportes que de fato possuem centro de excelência próprios nem de longe compensa o retrocesso e a falta de investimento nas outras modalidades. Lamentavelmente usam esses esportes pra mascarar uma psedo evolução geral que simplesmente não existe.

Infelizmente o que pega é que não há como mudar tão cedo a mentalidade dos nossos governantes que já há uns 10 anos priorizam a politica do pão e circo alegando que sediar um evento desses nosso pais vai avançar 30 anos em 7 (By Martha Suplicy por exemplo).
 
Última edição:
Re: Verde e AMARELAO

Crio este tópico para todos aqueles que se sentem envergonhados com o despreparo da delegacao brasileira em competicoes internacionais.

Em primeiro lugar, porque é ridiculo o pais nao ser capaz de disputar um lugar entre os 15 primeiros, amargando sempre uma posicão medonha depois da vigésima colocaçao. Cacete, nao exijo desempenho de pais desenvolvido e que resolveu problemas ainda enfrentados pelo Brasil na area social - de fato, investimento em esporte é secundário em relacao a fome por exemplo - mas o que fazemos no esporte de alto nivel é simplesmente patético.
Eu não concordo com o que você disse. Vamos ser claros, no Brasil você conta nos dedos da mão do Lula os esportes que realmente temos chances.

Suponhamos: futebol, vôlei, vôlei de praia e quem sabe vela. Só isso. A ginástica foi algo que nunca havia acontecido antes. Enfim, mesmo sendo de ponta, não há garantia de nada, porque isso é o esporte, oras. Se fosse assim, os campeões mundiais poderiam já pegar suas medalhas de ouro, não? Eu acho engraçado essa comoção toda em torno do desempenho, se nós só temos chances em poucas modalidades. Praticamente toda Olimpíada é assim.

O segredo da China foi investir em esportes menos "nobres" que dão muitas medalhas. Se for assim, vamos investir pesado então no trampolim, no tiro e no levantamento de peso, conseguir umas 4 ou 5 medalhas de ouro nisso, ficar entre os 15 primeiros e tudo vai estar bem. Por favor gente :roll:
 
Re: Verde e AMARELAO

Ah, né. Cobramos resultados de quatro em quatro anos, o resto mal sabemos o que cada atleta faz ou como é o preparo (para não falar da falta de patrocínio e etc. etc. etc.). Assim também é complicado. Não quero "defender" nossa delegação, mas acho que o gosto amargo fica porque para a maior parte dos atletas estar lá já é uma vitória e para nós esse papo de estar lá ser uma vitória soa como uma mediocridade tremenda.
 
Re: Verde e AMARELAO

Pra cobrarmos muito dos atletas precisamos antes cobrar daqueles que estão no poder do país. Enquanto não tivermos investimento e comprometimento DE VERDADE com o esporte, seremos reféns de atletas que surgem aqui e ali com bastante talento superando todas as adversidades.

Como a Ana disse, o investimento no esporte precisa ser contínuo e não um pouco a cada 4 anos, assim não é possível formar atletas competitivos nem grandes escolas nos diversos esportes.
 
Re: Verde e AMARELAO

O Hypólito pediu desculpas ao Brasil pelo erro. Desculpas porra nenhuma! O que o Brasil fez por ele, além de fazer uma pressão absurda e aumentando as chances dele ficar nervoso e errar?
 
Re: Verde e AMARELAO

Putz. Que chocolate! Que vergonha! Que lixo! Maaaais uma vez o nosso ouro no futebol é adiado. Até quando?

Que merda!
 
Re: Verde e AMARELAO

Futebol é o único esporte do Brasil que eu considero que você pode cair em cima de criticas pesadas. Talvez volei e basquete eu cobre mais também.
O resto eu relevo.

Afinal, brasileiro costuma cobrar muito das pessoas sem ter dado nada pra que elas evoluissem. Estilo aproveitadores da situação.
 
Re: Verde e AMARELAO

não concordo com o sentimento de vergonha.

olhe os países abaixo da linha do equador , apenas Austrália tem um bom desempenho.

existem muitas coisas mais importantes para o governo investir ao invés de esporte de alto rendimento.

os brasileiros fazem o que podem e o fato de os esportes coletivos no Brasil terem bom rendimento mostra a qualidade dos nossos atletas , para o individual falta o investimento mesmo.
 
Re: Verde e AMARELAO

não concordo com o sentimento de vergonha.

olhe os países abaixo da linha do equador , apenas Austrália tem um bom desempenho.

existem muitas coisas mais importantes para o governo investir ao invés de esporte de alto rendimento.

os brasileiros fazem o que podem e o fato de os esportes coletivos no Brasil terem bom rendimento mostra a qualidade dos nossos atletas , para o individual falta o investimento mesmo.
É exatamente isso que eu tô tentando dizer. Nos especializamos em esportes coletivos. E eu não acho isso um problema. Não adianta o Brasil investir em uns 20 caras que levantem peso e daí ficamos entre os 15 no quadro de medalhas, eu acho isso uma aberração.

Agora, o Diego sentiu a pressão ou não, paciência, ele errou, igual à equivalente dele feminina no solo (se não me engano chinesa ou americana), que cometeu o mesmo erro e ficou sem medalha, mas era favorita. Isso acontece. Não sinto vergonha dele por isso. Se tem alguém que deveria pedir desculpas pra nação, se é que deveria existir isso de pedir desculpas, seriam os jogadores de futebol masculino.
 
Re: Verde e AMARELAO

É exatamente isso que eu tô tentando dizer. Nos especializamos em esportes coletivos. E eu não acho isso um problema. Não adianta o Brasil investir em uns 20 caras que levantem peso e daí ficamos entre os 15 no quadro de medalhas, eu acho isso uma aberração.

Agora, o Diego sentiu a pressão ou não, paciência, ele errou, igual à equivalente dele feminina no solo (se não me engano chinesa ou americana), que cometeu o mesmo erro e ficou sem medalha, mas era favorita. Isso acontece. Não sinto vergonha dele por isso. Se tem alguém que deveria pedir desculpas pra nação, se é que deveria existir isso de pedir desculpas, seriam os jogadores de futebol masculino.


exato.

mas descobriram que roubou a vara da Fabiana , o Diego Hipólito.

:lol:
 
Re: Verde e AMARELAO

Eu estive revendo o quadro de medalhas.

E apesar de descontente com a atuação do Brasil, bem diferente do que esperávamos, principalmente depois do Pan, notei que à frente (em geral) são os países que já são referência de alguma forma e sempre conquistam medalhas.

Tirando zebras como Zimbábue, por exemplo...

Mas que a China tá dominando, tá. :yep:

--

E derrotas como as de hoje no futebol, decepcionam mais ainda.
Acho que mesmo que fosse a seleção principal, não passaríamos dessa fase.

Se enfrentasse a Nigéria então... rs
 

Anexos

  • quadro_18_08_2008.xls
    33,5 KB · Visualizações: 26
Re: Verde e AMARELAO

Tirando zebras como Zimbábue, por exemplo...
Não é zebra, tem que contextualizar as medalhas. Todas as 4 do Zimbábue foram da nadadora Coventry, que já havia batido vários recordes no mundial no início do ano. Ela inclusive treina na mesma univerdade que o Cielo. E eu já vi gente ironizando o fato da "potência do Zimbábue" estar na frente do Brasil :roll:
 
Re: Verde e AMARELAO

Não é zebra, tem que contextualizar as medalhas. Todas as 4 do Zimbábue foram da nadadora Coventry, que já havia batido vários recordes no mundial no início do ano. Ela inclusive treina na mesma univerdade que o Cielo. E eu já vi gente ironizando o fato da "potência do Zimbábue" estar na frente do Brasil :roll:

Pois é, é o que tentei colocar a respeito do Reino Unido em outro tópico que depois de 1 século está conseguindo ficar bem no quadro de medalhas, dando uma aparente impressão de potência, mas que nos esportes coletivos são zero a esquerda.

País pra ser potência tem que mostrar força e competência nos dois e ainda assim com a maior variedade possivel.
 
Re: Verde e AMARELAO

ok, vou compartilhar com pouco na descrença do ombudsman...mesmo sabendo de tudo o que falamos acima, o Brasil é triste além da conta em olimpíadas. Pode ser o favorito que se ganhar vai ser no sufoco, não consegue se impor como atletas de ponta de outros países fazem. Não me lembro de vitórias fáceis para nós como vemos com Phelps, o Bolt, aquela russa do salto com vara, etc.
 
Re: Verde e AMARELAO

Não é zebra, tem que contextualizar as medalhas. Todas as 4 do Zimbábue foram da nadadora Coventry, que já havia batido vários recordes no mundial no início do ano. Ela inclusive treina na mesma univerdade que o Cielo. E eu já vi gente ironizando o fato da "potência do Zimbábue" estar na frente do Brasil :roll:

Cara, tudo tem que contextualizar.
Se for comparar, o Brasil é dos países com uma delegação mais diversificada. Tinha atleta em tudo quanto era modalidade.

Por mais que saiba que o Brasil num era favorito na maioria, e por algum infortnúnio tem perdido em tudo que tem favoritismo tbm, são coisas que realmente acontecem.

Mas o que acontece é que a maioria chega perto, dá uma pontinha de esperança e perde. Esportes como Futebol (M/F), Volei de praia, todo mundo esperava mais. E não eram só os brasileiros que esperavam mais não.

Mas vê no handebol, num conquistou nada. Só que perdeu em jogos emocionantes disputados, e com muita garra do início ao fim...

E muitas vezes parece faltar um pouco dessa garra. O que o brasileiro queria ver era medalha com ou sem contexto... E se sente amargurado por não ter tantas assim, e estar atrás do Zimbabue faz-se uma ironia dentro dessa falta de contexto.
 
Última edição:
Re: Verde e AMARELAO

Mais uma prata na conta..
Depois de uma longa sequência de bronzes pelo visto a tendência agora ficar só nessa cor. A essa altura não ficarei surpreso se terminarmos só com o ouro do Cielo

Nessas horas nem o CQC da vida tá lá pra encher o saco do Nuzman e tentar arrancar uma palavra dele sobre este desempenho.
 
Re: Verde e AMARELAO

ok, vou compartilhar com pouco na descrença do ombudsman...mesmo sabendo de tudo o que falamos acima, o Brasil é triste além da conta em olimpíadas. Pode ser o favorito que se ganhar vai ser no sufoco, não consegue se impor como atletas de ponta de outros países fazem. Não me lembro de vitórias fáceis para nós como vemos com Phelps, o Bolt, aquela russa do salto com vara, etc.
Concordo que na maioria das vezes os brasileiros sofrem com favoritismos.

Mas também não são todos, né?
Eu lembro do volei de praia feminino em 96 ganhando fácil. O Ricardo e Emanuel em 2004 ganhando fácil. O Cielo dessa olimpíada ganhou fácil, bem longe do segundo colocado para uma competição de velocidade.

E você compara com competidores que serão lendas.
A Isinbayeva é o Bubka feminino. O Phelps é o maior nadador de todos os tempos. O Bolt é um monstro.
Não são apenas favoritos, talvez sejam os melhores de todos os tempos em seus esportes.
Acho que o único brasileiro que pode ser colocado como melhor de todos os tempos em seu esporte (excluindo futebol) é o Scheidt.
 
Última edição:
Re: Verde e AMARELÃO

Cara... ainda não consigo entender como um atleta brasileiro entra bem no jogo, começa perdendo, vai lá e busca o resultado e na hora do "vamos ver" perde o controle rs...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo