• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primeiras Dúvidas

lonnewolf

Humano de Ponente
Olá pessoal,

como disse no fórum de apresentações, comecei a me aprofundar mais nas obras do Tolkien e resolvi fazer parte do fórum como uma maneira de aprender mais. Então, se preparam, que vou aperriar vocês um pouco (hehe).

Eu queria começar com umas dúvidas (algumas devem ser bem bobas) e ficarei bem feliz se elas forem respondidas:

1- Quais livros tratam com mais detalhes da Segunda Era e da Última Aliança? Os relatos desta era estão restritos ao Akallabêth? Eu sou particularmente interessado nessa Era.

2- Durante o Conselho de Elrond, é dito que Tom Bombadil será o último "assim como foi o primeiro". No entanto, em outro trecho é dito que Barbárvore é o ser mais antigo da Terra Média. Quem é mais velho? A chegada deles a Arda coincide com o despertar dos quendi?

3- Se a destruição do Um anel implicava a destruição dos poderes dos demais anéis, qual o sentido dos sábios utilizarem os Três após a destruição do Um? Apenas estético?

4- Quem conhecia a ascendência de Aragorn antes de sua revelação?

5- Nunca entendi muito bem o que aconteceu em Moria. Ela foi fechada na Segunda Era, reaberta no começo da Terceira e devastada novamente?

6- Vale a pena comprar a trilogia em inglês pra minhas futuras releituras? O ganho é grande?

Vou ficar por aqui, que já estou dando trabalho demais.
Abraços!
 
Olá pessoal,

como disse no fórum de apresentações, comecei a me aprofundar mais nas obras do Tolkien e resolvi fazer parte do fórum como uma maneira de aprender mais. Então, se preparam, que vou aperriar vocês um pouco (hehe).
Seja bem vindo :D
Não posso responder tods as suas dúvidas de cabeça, algumas deles requerem que eu dê uma pesquisada. Aqui vão algumas coisas que talvez possam ajudar.

1- Quais livros tratam com mais detalhes da Segunda Era e da Última Aliança? Os relatos desta era estão restritos ao Akallabêth? Eu sou particularmente interessado nessa Era.
O principal conto dessa era é o Akallabêth (queda de Númenor), que está no Silmarillion, mas há outras passagens dessa época tanto no Contos Incabados quanto nos HoME (estes ainda não disponíveis em português do Brasil).
2- Durante o Conselho de Elrond, é dito que Tom Bombadil será o último "assim como foi o primeiro". No entanto, em outro trecho é dito que Barbárvore é o ser mais antigo da Terra Média. Quem é mais velho? A chegada deles a Arda coincide com o despertar dos quendi?
Sobre Tom recomendo que você comece por um dos inúmeros tópicos ao seu respeito e se seu inglês for bom, então dê uma lida no material que há na enciclopédia de ARDA http://www.glyphweb.com/ARDA/t/tombombadil.html

Tom e Barbárvore são seres de espécie difrente, talvez daí a confusão.

4- Quem conhecia a ascendência de Aragorn antes de sua revelação?
Elrond certamente era um dos conhecedores. Creio que Gandalf também. Não me recordo de nenhum outro agora, mas é bem possível que haja mais gente.

6- Vale a pena comprar a trilogia em inglês pra minhas futuras releituras? O ganho é grande?
Vale a pena comprar tudo no original se o seu inglês permitir. Há erros grosseiros na tradução brasileira, incluindo a omissão de parágrafos inteiros.
 
Última edição:
Quanto à pergunta sobre o ser mais velho da Terra-Média, creio que Gandalf referia-se a seres oriundos da Terra-Média, seres naturais do lugar. Pois os próprios istari (os magos – nos quais se incluía o próprio Gandalf) eram mais velhos que Barbárvore, e Gandalf sabia disso. E deveria haver outros espíritos ainur espalhados por aí. Mesmo Bombadil não sendo um ainu, é certo que ele seja, de alguma forma, um ser ancestral, por isso não proveniente da Terra-Média.

Os espíritos que posteriormente seriam os ents foram convocados por Yavanna (espécie de "deusa da natureza") na mesma época que o Despertar dos Elfos (provavelmente pouco depois), e é provável que foi nessa época que Barbárvore tornou-se o que é. Já a vinda de Bombadil remete a muito antes, antes do que qualquer outro ter vindo a Eä. Eu particularmente acho que Bombadil é uma reação a criação de Eä, coisa que expliquei nesse post. Mas é uma teoria de caráter mais subjetivo. O que sabe-se é que Tom não faz parte de nenhuma das classes ou raças conhecidas em Arda.

Quanto ao O Senhor dos Anéis em inglês, já tive uma dúvida parecida e criara um tópico: O Senhor dos Anéis em inglês. Particularmente, essa é uma edição que tenho muita vontade de comprar, mas custa os olhos da cara.
 
3- Se a destruição do Um anel implicava a destruição dos poderes dos demais anéis, qual o sentido dos sábios utilizarem os Três após a destruição do Um? Apenas estético?

Talvez eles usassem como alguma lembrança do que os Anéis significaram para seu povo.


5- Nunca entendi muito bem o que aconteceu em Moria. Ela foi fechada na Segunda Era, reaberta no começo da Terceira e devastada novamente?

Quando Moria foi fechada na 2ª Era, ela não foi devastada. Os Anões fecharam os Portões foram fechados para impedir a entrada das forças de Sauron, que haviam devastado Eregion, aliada de Moria.

Na 3ª Era, por conseqüência da constante ganância por mithril, os Anões cavaram cada vez mais fundo, e em 1980 eles acabam por encontrar o Balrog de Moria. O Balrog, furioso, começou a devastar o reino dos Anões. No mesmo ano ele mata o Rei Durin VI (e por isso torna-se conhecido também por Ruída de Durin), e no ano seguinte quem é morto é Náin I, filho de Durin.

Devido a isso, os anões decidem abandonar Moria. Cerca de 5 séculos após isso, Moria começa a ser habitada por Orcs e Trolls, enviados para lá por Sauron.

No ano 2989, Balin e uma força de anões parte de Erebor no intuito de recolonizar Moria, mas fracassa após curto período de tempo: em 2994 ele é morto junto com seus companheiros.
 
Pessoal, obrigado pelas respostas.

Vilya, quais volumes do HoME cobrem a Segunda Era? A partir do Return of the Shadow eles já cobrem a Terceira Era, pelo que li na Amazon. E os primeiros volumes parecem ser mais focados em mitologia, geografia... ou eu estou enganado? Eu achei o Akallabêth tão pequeno pra uma Era tão importante, principalmente comparar com a primeira parte do Silmarillion. É realmente instigante (ao menos pra mim) que os dúnedain não soubessem que, entre eles, estava o herdeiro de Isildur.

Haran, eu estou pensando em comprar essa edição do LoTR da Houghton Mifflin de 2002. Ela é capa dura (deve durar mais que minha edição nacional da Martins Fontes) e os volumes são separados. Não sabia dessa omissão de parágrafos o_O

Fëanor (nossa, quanta gente importante por aqui), na última parte do Silmarillion, tem um trecho que diz:

E com efeito foi isso o que aconteceu desde então: o Um, os Sete e os Nove foram destruídos; e os Três se acabaram.
O que acabou foram os anéis, com o passar do tempo, ou o poder deles?
 
O que acabou foram os anéis, com o passar do tempo, ou o poder deles?

O que acabou foi o Poder deles. Os Três foram feitos por Celebrimbor, em segredo (apesar de que Sauron acabou descobrindo depois) e não sofreram interferência direta de Sauron. No entanto, o poder dos mesmos, estando ligado ao Um, cessa de existir com o fim deste. Mas a forma física dos Anéis não.
 
Foi o que eu imaginei. Mas essa passagem foi mal escrita, ao menos na tradução. Não sei como está no original.
 
No original está da seguinte forma:

And so indeed it has since befallen: the One and the Seven and the Nine are destroyed; and the Three have passed away

Então é como se os Três de fato "morressem": eles perdem sua força vital, ainda que fisicamente existam.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo