• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bilbo ficaria igual ao Sméagol?

Arcavius

Ezio Auditore da Firenze
No SdA, não se fala no tempo exato que Sméagol ficou com o Um. Ao que parece, foram centenas de anos, e a ação do anel foi atroz sobre ele. A pergunta é: com o tempo, se Bilbo ficasse com o anel, ele se tornaria parecido com o Gollum, ou a ação do anel foi particular? E não só Bilbo. Isildur ficaria decrepto também, se não fosse atacado e o anel se perdesse no rio?

Outra: se a resposta é "não", o anel seria um "amplificador" da personalidade, tornando o mau mais corrompido mais rapidamente, ou sua ação só se deve à força de vontade do portador?
 
A longevidade concedida pelo anel sempre me intrigou. Retardar a chegada da morte, de uma maneira artificial e tão drástica, irremediavelmente deixaria máculas no corpo de Bilbo. Se ele não ficasse parecido com Gollum certamente ficaria decrépto (o termo foi muito bem colocado no seu post) a sua própria maneira. Não esperaria nada belo proveniente do efeito da ação do Um, principalmente de uma ação por exposição prolongada.
 
Última edição:
Também acho que Bilbo ficaria como Sméagol. Na própria obra percebe-se isso quando Gandalf comenta algo com Bilbo sobre sua aparência jovem apesar de terem se passado muitos anos desde os eventos d'O Hobbit. Depois que Bilbo deixa o Condado ele envelhece muito rápido em um período muito curto de tempo. No final de O Senhor dos Anéis percebemos a mesma coisa: seu rápido envelhecimento em um curto espaço de tempo. Daí tenho essa idéia de que o Um Anel conceda sim algum tipo de longevidade se exposto demasiadamente a alguém.

Não esperaria nada belo proveniente do efeito da ação do Um, principalmente de uma ação por exposição prolongada.

Nem eu!!:lol:
 
No SdA, não se fala no tempo exato que Sméagol ficou com o Um. Ao que parece, foram centenas de anos, e a ação do anel foi atroz sobre ele. A pergunta é: com o tempo, se Bilbo ficasse com o anel, ele se tornaria parecido com o Gollum, ou a ação do anel foi particular? E não só Bilbo. Isildur ficaria decrepto também, se não fosse atacado e o anel se perdesse no rio?
Foram bem mais que centenas de anos. Talvez um milênio já tivesse se passado desde que Gollum achou o Anel.

De qualquer forma, sim, o anel prolongava a vida do seu portador, isso fato. E muito provavelmente, Bilbo ficaria igual a Gollum, mas isso levaria séculos. Uma mutação é algo muito lento de se acontecer.

Tal como Gollum (ou Bilbo, já citado), Isildur teria o mesmo destino.

Mas uma longevidade que não valia a pena, pois, como disse o Vilya, era algo artificial. Ou ainda, nas palavras do próprio Bilbo, era como se ele fosse um pedaço de manteiga espalhado numa fatia muito grande de pão.

Outra: se a resposta é "não", o anel seria um "amplificador" da personalidade, tornando o mau mais corrompido mais rapidamente, ou sua ação só se deve à força de vontade do portador?
A ação do Um se deve à força de vontade do portador, mas não só. Além disso, seus efeitos sofrem influência da maneira de pensar do portador. Frodo ou Bilbo não tinham ambições, por isso o Anel não os corrompeu tão fácil (e o mesmo aconteceu com Sam).

Em contra-partida, aquele que tivesse tendências ao poder, como Boromir que queria apenas vencer o Inimigo, ou Gollum, que já não tinha uma boa reputação entre sua família, ou ainda Saruman, que queria dominar a TM juntamente com Sauron... esses seriam facilmente corrompidos e levados para o "lado negro da força" com grande facilidade. Seriam escravos da vontade de Sauron, contralariam seus exércitos, controlariam até mesmo os Nazgul. Porém estariam apenas fazendo as vontades de Sauron, mesmo que involuntariamente.

A longevidade concedida pelo anel sempre me intrigou. Retardar a chegada da morte, de uma maneira artificial e tão drástica, irremediavelmente deixaria máculas no corpo de Bilbo. Se ele não ficasse parecido com Gollum certamente ficaria decrépto (o termo foi muito bem colocado no seu post) a sua própria maneira. Não esperaria nada belo proveniente do efeito da ação do Um, principalmente de uma ação por exposição prolongada.
Sim, Vilya, a questão da longevidade proporcionada pelo Anel é realmente interessante e intrigante.
O que consigo entender, é que o Anel, nesse sentido, influenciava o corpo, a carne, ou seja, mantinha seu portador jovem, mas não lhe recompensava com a felicidade dessa juventude eterna.

E devemos levar em consideração o fato de Tolkien considerar a vida longa cansativa. Os próprios elfos consideravam suas vidas, depois de um tempo, enfadonhas e invejavam a mortalidade humana. O efeito do Anel seria para humanos e hobbits o mesmo que os elfos já conheciam naturalmente.


[ual, agora sim eu estou me sentindo realmente que voltei à Valinor! :mrgreen:]
 
Última edição:
como já explicaram muitas coisas aqui eu só vou fazer uma observação.

No primeiro filme de SdA quando Frodo vai à Valfenda e lá encontra seu tio Bilbo que,dá ao seu sobrinho querido dois presentes magníficos de suas aventuras (presentes dos quais ele conseguiu na aventura com os treze anões, como conta olivro "o hobbit") A espada élfica Ferroada e a cota de Mythril. Quando Frodo tira sua vestimenta de viagem para por a armadura por baixo Bilbo vê o anel pinjentado numa corrente ao redor do pescoço de Frodo. Então começa uma conversa e lá lá lá e quando Bilbo quase pega o anel de Frodo. É nesse instante que ele estende a mão bruscamente e dá um grito de desespero e ódio. pausem nesse instante do filme e vocês verão que sua feição se torna um pouco "gollunesca", então na opnião do diretor do filme Bilbo se trasnformaria em algo parecido com o Gollum. Se com isso eu provar pouca coisa vejam também que Frodo no segundo filme conversa com Gollum e diz que Gandalf certa vez disse à ele que "Gollum era uma criatura que vivia à beira do Beirágua, e que antigamente assemelhava-se com um Hobbit" LEMBREM-SE !

Nesse argumento eu demonstro a visão do Um Anel pelo ponto de vista do DIRETOR DO FILME. E não do escritor J.R.R. Tolkien, que não podemos afirmar se Bilbo se tornaria ou não uma criatura semelhante à Gollum
 
como já explicaram muitas coisas aqui eu só vou fazer uma observação.

No primeiro filme de SdA quando Frodo vai à Valfenda e lá encontra seu tio Bilbo que,dá ao seu sobrinho querido dois presentes magníficos de suas aventuras (presentes dos quais ele conseguiu na aventura com os treze anões, como conta olivro "o hobbit") A espada élfica Ferroada e a cota de Mythril. Quando Frodo tira sua vestimenta de viagem para por a armadura por baixo Bilbo vê o anel pinjentado numa corrente ao redor do pescoço de Frodo. Então começa uma conversa e lá lá lá e quando Bilbo quase pega o anel de Frodo. É nesse instante que ele estende a mão bruscamente e dá um grito de desespero e ódio. pausem nesse instante do filme e vocês verão que sua feição se torna um pouco "gollunesca", então na opnião do diretor do filme Bilbo se trasnformaria em algo parecido com o Gollum. Se com isso eu provar pouca coisa vejam também que Frodo no segundo filme conversa com Gollum e diz que Gandalf certa vez disse à ele que "Gollum era uma criatura que vivia à beira do Beirágua, e que antigamente assemelhava-se com um Hobbit" LEMBREM-SE !

Nesse argumento eu demonstro a visão do Um Anel pelo ponto de vista do DIRETOR DO FILME. E não do escritor J.R.R. Tolkien, que não podemos afirmar se Bilbo se tornaria ou não uma criatura semelhante à Gollum
Sem querer ser chato, Nearinger, mas os filmes não servem como base para essa discussão.

Na cena de Valfenda citada por você, na qual Bilbo se desfigura ao ver o Anel, é apenas a interpretação do Diretor adaptada para a tela.
Essa cena também aparece no livro e é bem diferente.
No livro, não é Bilbo que se transforma, mas Frodo o que vê daquela forma. Aquilo que você vê no filme é o que Frodo enxerga. Ele fica com medo de Bilbo, com medo de Bilbo lhe roubar o Anel e, num pequeno instante, ele esquece todo amor e carinho que tinha por Bilbo e o vê como um ser desprezível que apenas lhe queria roubar.

E sobre o segundo comentário seu, esse sim faz sentido. Como é bem explicado nos livros, Gollum, no passado, era Sméagol, um hobbit que vivia à beira do Anduim (naõ do Beirágua).
 
Eu acho que sim, que Bilbo acabaria se assemelhando ao Gollum. Mas eu acho que a personalidade anterior do Gollum pode ter apressado esse processo (ele já era meio perturbado, por assim dizer), assim como o fato de ele se isolar e viver sozinho, coisa que não aconteceu com o Bilbo, que sempre manteve um ciclo de relacionamentos.

Uma dúvida que eu sempre tive foi a seguinte: logo antes do Gollum perder o anel ele mantinha sua aparência de antes? Porque o anel faz isso, mas quando vemos o Gollum ele já está todo degenerado.
 
Uma dúvida que eu sempre tive foi a seguinte: logo antes do Gollum perder o anel ele mantinha sua aparência de antes? Porque o anel faz isso, mas quando vemos o Gollum ele já está todo degenerado.
Deixa ver se entendi a questão.
Se, tal como Bilbo envelheceu rapidamente após ter deixado o Anel, com Gollum teria acontecido o mesmo. É isso?

Acredito que Gollum tenha envelhecido sim, mas não tanto quanto Bilbo. Gollum já havia se tornado um apêndice do Anel, um ser deturpado pelos vários séculos como portador. Vivia agora a mercê do Um, independente da idade que já possuia.

Mas posso estar equivocado. Pelo menos ninguém nunca falou nada sobre isso, nem Gandalf ou Aragorn que já conheciam Gollum de antes.
 
É isso mesmo.
Porque o que eu penso é o seguinte: se o anel mantém a aparência física da pessoa apesar da idade, apesar das degenerações (quase como acontece com Dorian Gray no Retrato de Dorian Gray), antes de perder o anel ele deveria ter a mesma aparência que tinha logo que roubou adquiriu o anel, mas quando o Bilbo encontra ele, ele já está todo do jeito que ele é atualmente. Isso poderia já ser um efeito de ele ter perdido o anel, embora eu não creia que o envelhecimento aconteça tão rapidamente.
 
É provável que sim, no caso de o Um não sair das mãos de Bilbo.
Vendo pelo lado de que o filme é um tanto fantasioso, diferentemente do livro que discreve a verdadeira face de gollum, que portou o Um por durante centenas de anos.
Mas é preciso levar em conta que Sméagol já era um tanto perturbado, e que ao ver o Um já o queria para si, querer esse que o levou a matar seu amigo.
Com relação a Bilbo é dificil dizer com 100% de certeza se ele ficaria ou não igual ao Gollum, ao passo de que ele ficou com o Um por alguns anos e isso não causou tanta mudança. Mas já se leva em conta a diferença de anos.
 
Como foi dito pelo Snaga, Bilbo ficaria como Gollum, assim como Isildur. Mas como os dois últimos tinham sede pelo poder o anel, de alguma forma, afetaria mais por "se apoderar" dessa vontade de dominar.
Já Bilbo era simples, por isso demoraria mais para o anel lhe transformar.
 
smeagol ficou com o anel durante 5 seculos
nas cavernas em baixo das montanhas .o anel ficou com smeagol por muito tempo ele foi consumido pelo poder do anel mas como o anel tem vontade propria ficou este tempo todo com smeagol pq sabia que ainda nao era a hora de voltar para seu mesntre assim por sua vontade chegou ate bilbo e ficou com ele durante 80 anos por este motivo acho que bilbo nao chegaria a ficar como smeagol (ta certo que smeagol ficou com ele 5 seculos) .
mas da msm forma o anel nao tinha a vontade de ficar muito tempo com bilbo assim ele foi passado para frodo ...
(acho que esta nao era bem a vontade do anel)
mas ..... com a ajudinha de gandalf tudo foi como haviam planejado os povos da terra media:yep:
 
smeagol ficou com o anel durante 5 seculos
nas cavernas em baixo das montanhas

Curiosidade: de onde foi tirado esse tempo de cinco séculos?

Eu acho que o envelhecimento do Gollum não foi detectado porque ele ficou somente um ano sem o Um, enquanto Bilbo ficou sem ele quase vinte anos. Se a hipótese de que o Gollum se tornou um apêndice do anel é correta, implica dizer que ele se ligou a Sauron (afinal, o Um era a materialização do poder de Sauron), o que eu acho pouco provável, uma vez que nenhuma cooperação ou mudança de atitude ou caráter de Sméagol pode ser detectada no SdA.
 
Não existiu uma ligação entre Sauron e Gollum, porém eles tinham um mesmo desejo, possuir o Um.

Gollum se vicia tanto no Um que é como se ele fizesse parte do próprio Gollum. Por isso disse apêndice, mas admito que foi uma má colocação.
 
Não igual, não poderia haver dois Gollum....

Mas, se houvesse tempo, poderia ficar parecido...

O Anel o controlaria de alguma forma, o deixaria totalmente dependente e o tornaria desgraçado como Sméagol, mas essa não era sua vontade, porém também não era sua vontade "voltar" para a Montanha da Perdição..ou era?

O Anel em sua essência era imprevisível, suas vontades, obscuras. Assim é difícil saber o que aconteceria com Bilbo se este pudesse ficar com o Anel por mais tempo.
 
De acordo com o Silmarillion, o Um foi tirado do Anduin antes que os Reis desaparecessem em Gondor. Como o último Rei da linhagem de Anárion foi Eärnur, que morreu no ano 2050 da Terceira Era e Bilbo parte com os anões no ano de 2941, Gollum ficou com o Um por, pelo menos, 900 anos.
 
Não, não tanto. Foram cerca de cinco séculos... ele aparece no Conto dos Anos como tendo assassinado Déagol aproximadamente em 2463. Apêndice do SdA, portanto fonte canônica.
 
Há controvérsias, pra falar a verdade :think: Mas não entremos nesses méritos.

Você poderia postar a citação do Silmarillion que você utilizou. A do SdA é muito simples de encontrar.
 
Sim, é isso mesmo Deriel, foram cerca de 550 anos, lembro que fiz essas contas nos apendices a muito tempo. Vejam bem, o anél é imbuído de trevas, tenho uma pequena teoria de que o seu portador está chamando toda essa escuridão para sí ficando envolto em uma espécie de cortina que o separa do mundo 'normal'. Essa cortina o mantém aparentemente jovém, pois está cada vez mais imerso no mundo de trevas e menos no nosso, o que acarreta no envelhecimento retardado, mas a longo prazo, seu corpo se torna parte integrante dos resticios do poder de Morgoth que está disperso pelo mundo e foi o que aconteceu com Gollum, se tornando uma criatura medonha.

Acredito que poderia acontecer o mesmo com Bilbo caso ele ficasse muito mais tempo com o anél e também com Isildur, o que acham?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo