• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Utumno foi realmente destruída?

Lord Khamûl

Usuário
Eu fiz uma leitura do Silma, capítulo da CHEGADA DOS ELFOS E DO CATIVEIRO DE MELKOR e lá está escrito o seguinte:

(...) os portões de Utumno foram arrombados, e seus salões, destelhados(...)

(...) os Valar não desobriram todas as poderosas masmorras e cavernas, ocultas com estúcia muito abaixo das fortelezas de Angband e Utumno. Muitos seres malignos ainda ali permaneceram (...)


Com relação a essa fala de Tolkien, me veio uma dúvida.
Não me lembro de outra referência sobre Utumno com relação a sua destruição. Se alguém tiver, por gentileza me mostre novamente. :ahn?:

Pergunta:

Utumno foi realmente destruída? Esta fortaleza geograficamente estava muito longe de Angband. :ahn?:

Angband estava em Beleriand e Utumno não estava nesta região. :ahn?:

Será que eu interpretei errado?
 
Eu estive há uns dias atrás vendo o Atlas da Terra-Média e, segundo os mapas que lá constam, Angband está em Beleriand, mas não vejo nenhuma referência sobre Utumno nestes mapas. Acho que Utumno foi destruída antes de Arda tomar forma. Além disso, creio que coms as mudanças na Terra-Média nos fins da 1ª e 2ª Eras, Angband também sumiu do continente.

Me desculpe pela possível imprecisão, mas o único material que eu tenho para consulta no momento é o Atlas. Não tenho acesso aos meus livros (Silmarillion e a Trilogia de Anel) por enquanto.
 
Última edição:
Fala Lord Khamûl! Se não estou errado, Utumno ficava na região onde está localizado a baía de Forodwaith, o Extremo Norte. É bem possível, e de Morgoth pode-se esperar tudo, que o Vala tenha escavado inúmeras ramificações que se espraiasem por todo o norte a partir da grande fortaleza. Ele conhecia muito bem seus inimigos, então é quase certo de que algum salão subterrâneo escapasse da ira dos Ainur.
 
(...) os portões de Utumno foram arrombados, e seus salões, destelhados(...)
Fugindo um pouco do tema do tópico...

Já repararam no verdadeiro significado dessa frase citada acima?

Pensem: Utumno (assim como Angband) era uma fortaleza escavada nas raízes de montanhas. "Destelhar" seus salões, seriam, de uma maneira literal, arrancar fora as montanhas que a cobriam. Isso deixa transparecer um pouco a grandiosidade da guerra dos Valar contra Melkor!
 
Ele conhecia muito bem seus inimigos, então é quase certo de que algum salão subterrâneo escapasse da ira dos Ainur.
A fortaleza em si foi destruída. Sobre ramificações subterrâneas de Utumno é certeza que muita coisa sobrou. Inclusive especula-se que uma dessas ramificações esquecidas foi desenterrada pelos anões em Moria e a conseqüência todos conhecemos.
 
Fugindo um pouco do tema do tópico...

Já repararam no verdadeiro significado dessa frase citada acima?

Pensem: Utumno (assim como Angband) era uma fortaleza escavada nas raízes de montanhas. "Destelhar" seus salões, seriam, de uma maneira literal, arrancar fora as montanhas que a cobriam. Isso deixa transparecer um pouco a grandiosidade da guerra dos Valar contra Melkor!

É verdade! O que leva a possibilidade de que Melkor tenha escavado inúmeras masmorras abaixo de Beleriand, não se limitando as Montanhas de Hithlum. E era em Angband que centenas ou milhares de Dragões habitavam.

A fortaleza em si foi destruída. Sobre ramificações subterrâneas de Utumno é certeza que muita coisa sobrou. Inclusive especula-se que uma dessas ramificações esquecidas foi desenterrada pelos anões em Moria e a conseqüência todos conhecemos.

A única dúvida seria: que tipo de criatura escapou ou foi mantida oculta da vigilância dos Valar? E já que as mais poderosas criaturas de Morgoth tombaram na Guerra da Ira e seu Capitão Sauron caiu na Terceira Era, não deve ter sobrado muitas opções para as Eras posteriores.
 
Estava relendo o Atlas da Terra-Média e achei alguns trechos interessantes:

Durante o cerco de Utumno não foram apenas os mares que se alteraram, mas também as terras. Diz-se que as terras altas centrais de Dorthonion e Hithlun foram erguidas - especificamente, as "Montanhas de Ferro 'foram partidas e distorcidas em sua extremidade oeste [...], e as Montanhas de Ferro curvavam-se em direção ao norte' ".

Este trecho acima confirma o que o Snaga disse. O poder dos Valar contra Melkor foi muito destrutivo em termos de estruturas geológicas.

Este próximo trecho confirma o que eu disse anteriormente sobre Utumno não estar no continente durante boa parte da 1ª Era:

Os Valar por fim derrotaram Utumno e destelharam seus salões - mas apenas em parte. As enormes Ered Engrin, que outrora haviam se erguido como uma muralha predominante através da Terra-média setentrional, não foram mencionadas nem mapeadas por Tolkien após a Primeira Era. A porção ocidental, perto de Angband, ficou de pé até a Terceira Grande Batalha (a Guerra da Ira), ao final da Era. Não se sabe se o restante da cordilheira foi destruído durante o Cerco, durante a queda de Beleriand ou se ainda existia na Terceira Era. [...] supõe-se que as montanhas foram alteradas apenas em parte durante o destelhamento de Utumno, e que a destruição final de tudo, a não ser por uns poucos resquícios, deve ter ocorrido mais tarde, possivelmente na Guerra da Ira.

Fonte: FONSTAD, Karen Wynn - O Atlas da Terra-média, pág 2; Martins Fontes
 
Última edição:
Pergunta difícil!

Mas afinal, o que havia ao norte de Forodwaith? Era onde Utumno mais ou menos de localizava não?

Pode ser que tenha sobra alguma ramificação de Utumno com outras regiões da Tera média, até porque, como no próprio livro diz, algumas ficaram ocultas do Valar.

Utumno, destruído 100%? Acho que não!

Acho que uns 98 ou 99% sim.
 
Mas eu tenho uma dúvida.

Utumno estava longe de Angband, não estava em Beleriand e sim do outro lado da Terra média.

A região de Utumno continuou a existir ou ela foi afundada pelas águas? Eu não encontrei nenhuma informação que diz que todo aquele norte da TM foi para debaixo das águas.

O que eu sei é que a guerra ocorrida ali foi monstruosa e tudo mais, onde a região foi destruida. Então significa que se alguém quisesse ir lá para ver os destroços de Utumno poderia fazer isso não?
 
Eu fiz uma leitura do Silma, capítulo da CHEGADA DOS ELFOS E DO CATIVEIRO DE MELKOR e lá está escrito o seguinte:

(...) os portões de Utumno foram arrombados, e seus salões, destelhados(...)

(...) os Valar não desobriram todas as poderosas masmorras e cavernas, ocultas com estúcia muito abaixo das fortelezas de Angband e Utumno. Muitos seres malignos ainda ali permaneceram (...)


Com relação a essa fala de Tolkien, me veio uma dúvida.
Não me lembro de outra referência sobre Utumno com relação a sua destruição. Se alguém tiver, por gentileza me mostre novamente. :ahn?:

Pergunta:

Utumno foi realmente destruída? Esta fortaleza geograficamente estava muito longe de Angband. :ahn?:

Angband estava em Beleriand e Utumno não estava nesta região. :ahn?:

Será que eu interpretei errado?

É pelo que sei também Angband e Utumno era duas fortalezas de Melkor, após Utumno cair ele migrou para Angband que Sauron cuidara antes.

Mais sobre Utumno e até mesmo Angband estarem destruídas completamente nesta era e até o fim eu duvido.

Ainda consta alguma malícia naquelas masmorras horentas, um mal nunca visto que nos dias de hoje se libertado provocaria um caos imenso comparado a antigamente.

A baixo do solo guardam muitos segredos, e acho que Tolkien deixou isto em aberto para deixar seus fãs loucos em curiosidades e continuarem a sua demanda no SdA. Pois se juntar todas as partes que poderiam ter uma continuação a história nunca acaba.

É muito interessante ficar imaginando o que teria lá, pois os Valar não exploraram suas cavernas e deixaram ela lá até o fim, e as criaturas de Morgoth para lá fugiram e se esconderam até um dia resolverem saírem ou então alguém as acordarem.
 
Mas eu tenho uma dúvida.

Utumno estava longe de Angband, não estava em Beleriand e sim do outro lado da Terra média.

A região de Utumno continuou a existir ou ela foi afundada pelas águas? Eu não encontrei nenhuma informação que diz que todo aquele norte da TM foi para debaixo das águas.

O que eu sei é que a guerra ocorrida ali foi monstruosa e tudo mais, onde a região foi destruida. Então significa que se alguém quisesse ir lá para ver os destroços de Utumno poderia fazer isso não?

Grande parte de Utumno foi destruída durante o Cerco de Utumno, na 1ª Era. Com exceção de Angband e os salões não conhecidos pelo Valar, o resto foi destruído. (eu até postaria uns mapas, mas não tenho scaner... :osigh:)
 
Utumno foi realmente destruída? Esta fortaleza geograficamente estava muito longe de Angband. :ahn?:

Acredito que tenha sido. Pelo menos boa parte sim. Mas concordo que alguma coisa, como túneis que não foram destruídos pelos Valar devem ter perdurado.

Utumno era muito longe de Angband? Eu já vi diversos mapas que mostravam Utumno em diversas localidades, e em sua maioria o antigo reino de Melkor estava ao norte de Eriador, lá para Forodwaith, no gelo. Se não me engano, há algum trecho que diz que Sauron foge juntamente com alguns dos servos de seu senhor pelo subterrâneo, até chegar em Angband.

Vilya disse:
Inclusive especula-se que uma dessas ramificações esquecidas foi desenterrada pelos anões em Moria e a conseqüência todos conhecemos.

Não me recordo de ter lido isso em algum dos livros. Interessante. Aparece lá? Gostaria de ver. =]
 
Acredito que tenha sido. Pelo menos boa parte sim. Mas concordo que alguma coisa, como túneis que não foram destruídos pelos Valar devem ter perdurado.

Utumno era muito longe de Angband? Eu já vi diversos mapas que mostravam Utumno em diversas localidades, e em sua maioria o antigo reino de Melkor estava ao norte de Eriador, lá para Forodwaith, no gelo. Se não me engano, há algum trecho que diz que Sauron foge juntamente com alguns dos servos de seu senhor pelo subterrâneo, até chegar em Angband.



Não me recordo de ter lido isso em algum dos livros. Interessante. Aparece lá? Gostaria de ver. =]


Também não lembro disso. Mais no Silma fala, se não em engano, que Melkor tem alguns Balrogs ao seu lado quando Beren e Luthien roubam a Silmaril e também que Melkor criou esses seres. Então dá para pensar logicamente e concluir que alguns Balrogs se esconder em algum salão secreto de Utumno e sobreviveram até a época em que os anões os desenterraram
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo