• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Início da Guerra do Anel.

Tuor

dei um rolê em Vinyamar
O tópico pode parecer idiota, mas me ocorreu uma dúvida e eu gostaria de saná-la. Se eu tenho essa dúvida à toa, quero dizer, se já há uma resposta, gostaria que fosse colocada aqui. Começarei.

Primeiramente eu gostaria que fossem observadas as duas imagens abaixo. Ambas foram retiradas do The Encyclopedia of Arda. É o desenho de linhas do tempo em que o ocorrido está em marrom:

attachment.php


attachment.php


A primeira diz respeito ao período em que ocorreu o Conselho Branco, ou seja, de 2463 a 2953 da Terceira Era (de acordo com o que está nos Apêndices de O Retorno do Rei). A segunda diz respeito ao período da Guerra do Anel, ou seja, algum tempo depois de já terminado o Conselho Branco. Será?

Tudo começou no Adivinhe Quem Eu Sou. Eu estava liderando o jogo, e me perguntaram se o indivíduo em questão havia lutado na Guerra do Anel. Eu pensava em Arador, pai de Arathorn, avô de Aragorn Elessar. A questão é: Arador lutou na Guerra do Anel? Afinal, quando teve início a dita guerra? Veja a linha do tempo de Arador, observando com menos relevância para a questão do tópico em si:

attachment.php


Vou colocar o que escrevi no tópico com algumas edições ínfimas:

----------

Para mim, a Guerra do Anel poderia se iniciar em 2951. Veja o que está escrito nos Apêndices do Retorno do Rei sobre tudo o que ocorreu nesse ano. Colchetes em itálico, nas citações, grifo meu:

2951 - Sauron declara-se abertamente e concentra seu poder em Mordor. Começa a reconstrução de Barad-dûr. Gollum volta-se na direção de Mordor. Sauron envia três dos Nazgûl para que reocupem Dol Guldur. Elrond revela a "Estel" [Aragorn] seu verdadeiro nome e linhagem, e lhe entrega os fragmentos de Narsil. Arwen, recém-chegada de Lórien, encontra Aragorn na floresta de Imladris. Aragorn parte para as Terras Ermas.

Faria mais sentido dizer que a Guerra do Anel se iniciou nesta data, mas há um problema. Por exemplo, observando os desenhos que coloquei, há um espaço de tempo entre o fim do Conselho Branco e o início da Guerra do Anel. E em 2953, dois anos depois, foi o ano em que ocorreu, pela última vez, o Conselho Branco. Veja:

2953 - Última reunião do Conselho Branco. Debatem sobre os Anéis. Saruman finge que descobriu que o Um Anel desceu pelo Anduin na direção do Mar. Saruman se retira para Isengard [mudando de assunto, percebe-se que o Conselho não ocorreu em Orthanc], que toma como sua e fortifica. Sentindo ciúme e medo de Gandalf, coloca espiões para vigiar todos os seus movimentos, e percebe o seu interesse pelo Condado. Logo começa a manter agentes em Bri e na Quarta Sul.

Seguindo o raciocínio da linha do tempo nos desenhos postados acima, com o espaço de tempo que há entre o fim do Conselho Branco e o início da Guerra do Anel, então esta não se iniciou nem em 2951 nem em 2953. Teríamos uma terceira opção, em 2954, um ano depois:

2954 - A Montanha da Perdição volta a explodir em chamas. Os últimos habitantes de Ithilien fogem pelo Anduin.

Obtemos três hipóteses para decidir quando de fato iniciou-se a Guerra do Anel. Se fôssemos seguir as tirinhas, 2954 seria a mais plausível.

Mas há aqueles que dizem que se inicia, na verdade, quando Sauron foge de Dol Guldur. Veja o que ocorreu em 2941, alguns anos antes de todas as hipóteses até agora:

2941 - Thorin Escudo de Carvalho e Gandalf visitam Bilbo no Condado. Bilbo encontra Sméagol-Gollum e acha o Anel. O Conselho Branco se reúne [esta foi a penúltima vez. A última, em 2953]; Saruman concorda em atacar Dol Guldur, já que agora quer impedir que Sauron vasculhe o Rio. Sauron, já tendo feito seus planos, abandona Dol Guldur. Batalha dos Cinco Exércitos em Valle. Morte de Thorin II. Bard de Esgaroth mata Smaug. Dáin, das Colinas de Ferro, torna-se Rei-sob-a-Montanha (Dáin II).

Até faria sentido porque foi nesse ano que Sauron se mandou de Dol Guldur. Mas perceba que foi nesse ano que Bilbo encontrou o Anel. Não faz sentido, já que subentende-se que Bilbo usara o Anel diversas vezes, e nunca ocorreu de Sauron perceber o Um e mandar servos seus atrás do hobbit.

Faria pouco sentido ainda, voltando mais no tempo, acreditar que a Guerra do Anel se iniciou quando Gandalf "descobre que o mestre ali [em Dol Guldur] é realmente Sauron, que está reunindo todos os Anéis e procurando notícias do Um e do Herdeiro de Isildur", em 2850. Veja que neste momento Sauron já procurava pelo Anel. Faz pouco sentido, mas algum.

Enfim, mesmo que haja possibilidades mínimas, no caso das últimas citações de 2941 e 2850, as mais plausíveis são as dos anos 2951, 2953 e 2954. De qualquer forma, ainda tenho minhas dúvidas. Desculpe o post enorme, mas espero que eu consiga passar essa minha dúvida e que esta seja respondida.
 
Última edição:
Eu acredito que a Guerra começou em 2951, época que Sauron se declara, pronto para luta.

A hipótese de ser 2941 também não acho "viável", não porque Bilbo não sentiu nada, mas porque Sauron não estava preparado para guerra e não tinha servos capazes de sair em busca do Um (servos eficientes como os Nazgûl, por exemplo) acho que sua mente estava mais preocupado com sua proteção, forças etc. Mesmo assim é estranho, o Anel quanto mais perto de Sauron mais em poder o Anel se demostra ao atual portador, mas isso é outra estória que não entra nesse tópico (o fato do Anel apenas conceder invisibilidade no portador no livro The Hobbit é uma resposta)

Sobre 2953, não acho que seja um Ano em que se pode dizer que a Guerra começou, se fossemos levar em consideração as ações do Conselho Branco seria melhor dizer que a guerra começou em 2941, foi a 1ª ação do oeste contra a Sauron em pessoa.

E sobre 2954, acredito que não. Em minha opinião, acho que deveriamos considerar o início da Guerra do Anel no momento em que o próprio Senhor dos Anéis se declara dizendo, o pau vai quebrar!
 
Última edição:
No artigo do Wikipédia, War of the Ring, tal guerra inicia-se em 3018 e acaba em 3019 da Terceira Era.

Em O Silmarillion aparece apenas uma vez o termo "Guerra do Anel", e parece se referir aos eventos que envolvem o aparecimento de Aragorn, etc.

Há um trecho nos apêndices de O Senhor dos Anéis, em "os regentes":

"Assim foi-se aproximando a época da Guerra do Anel, e os filhos de Denethor tornaram-se adultos".​

Sabendo que Boromir nasce em 2978, a guerra não pode ter acontecido antes desse ano.

Outros trechos:

[após ser dito que Frodo atingira a Encruzilhada e tomaram o caminho rumo a Minas Morgul, o que ocorre em março de 3019] "Então Sauron enviou seu primeiro exército, liderado pelo Rei Negro dos expectros do anel: a Guerra do Anel começara".​

[após a narração da despedida entre Aragorn e Gilraen e posterior morte desta em 3007] "Assim se aproximaram os anos da Guerra do Anel, sobre a qual se conta mais em outro lugar".​

O segundo trecho dá a entender que a Guerra do Anel inicia-se em 3019, e não em 3018 (onde inicia-se "os grandes anos"), como diz o Wikipédia. É o texto da sinopse de O Retorno do Rei, não sei se foi escrito por Tolkien, mas creio que sim. O que é um pouco estranho, pois assim a Guerra do Anel só incluiria as batalhas que ocorrem durante e posteriormente a invasão de Pelennor, o que inclui ataques a Lórien, Florestas das Trevas, etc, mas não batalhas anteriores, como a que ocorre em Helm ou nos vaus de Isen. Mas talvez faça sentido, pois tais batalhas envolvem Saruman, e não Sauron, mesmo que embora este quisesse o anel.

Mesmo assim contraria o senso comum quando ouve-se "Guerra do Anel" - coisa que eu particularmente sempre associei a tudo que relacionava-se ao livro O Senhor dos Anéis, mas não antes da saída de Frodo do Condado - ou mesmo o sentido que davamos ao termo no jogo do Adivinhe.
 
Última edição:
Para mim faz sentido ela ter começado em 2951, pois declarando-se abertamente, Sauron praticamente declara guerra aos Povos Livres da Terra-Média.
 
A guerra sem si parece começar mesmo em 3018.

Mas o ano de 2951 marca talvez o início de um período pré-guerra, por isso se diz em alguns lugares que a guerra começou nesse ano, acho que é isso.
 
Mas, quando se iniciou a caçada dos Nazgûl para achar Frodo, é dito que Sauron enviou uma força para Osgiliath para testar as defesas de Gondor. Isso já é guerra, pra mim.
 
Acho que a Guerra começa em 2951, pois Sauron se declara, deixando toda TM em estado de guerra. É a partir dessa época que os povos começam a se preparar. (Arrumando as peças no tabuleiro para poder começar o ataque.)
Mas as batalhas "mais importante", pode-se dizer, acho, começam em 3018.
 
Talvez a Guerra do Anel seja encarada, por Tolkien, como uma Guerra distinta da ocorrida na segunda era e no início da terceira.

E, quanto a batalhas anteriores, como Luis citara, Tolkien pudesse considerar como batalhas precedentes a Guerra, e não a guerra em si.
 
Bom, concordo com a colocação do Haran e estou adotando esse "padrão". Amanhã vou responder o jogo no adivinhe baseado nessas citações. Se alguém discordar, por favor me avise apropriadamente, ou peça ajuda ao Caranthir.
 
Olha Arrum, embora existam várias fontes de datas eu entendo que a Guerra do Anel começou muito antes desde aquela época onde a Floresta Verde torna-se a Mirkwood, a Floresta das Trevas no ano de 1050 da Terceira Era. Tem-se então o entendimento e o descobrimento dos magos sobr a construção de Dol Goldur no ano 1100. Percebe-se que seria a presençade algum nazgul, talvez Khamûl bem como outras criaturas obscuras, servos de Sauron, orcs, trolls, talvez lobisomens e etc. Percebe-se que o nazgul estava obedecendo as ordens de Sauron, mas este estando fraco, "aparentemente derrotado" e em um sono constante, mas como o espectro estava sob a maldição dos anéis, estava agindo sob a vontade de Sauron. A Guerra do Anel possui a ponta do iceberg neste evento que citei.
 
Acho que um jeito simples de pensarmos sobre essa questão é analisar a Guerra do Anel sob dois aspectos:

  1. A Guerra do Anel como uma época: sob essa óptica, a Guerra do Anel não é um comflito único entre Sauron, seus servos e os Povos Livres. Ela é uma sucessão de acontecimentos que antecedem o conflito em si. Aqui podemos incluir os eventos citados por Lord Khâmul e os eventos do ano de 2951 TE, quando Sauron se revela para o Oeste. É quando ambas as forças estão se preparando de todas as formas possíves, de modo que até pequenos conflitos ocorrem.
  2. A Guerra do Anel como um conflito aberto: sob essa óptica, a Guerra do Anel é realmente uma guerra. Apesar de Sauron "ter declarado guerra" em 2951 TE, os grandes conflitos abertos só ocorrem de verdade após 3018 TE. Não é uma fase de preparação. É quando uam fase de ataques e conquistas. E isso é mostrado no texto citado por Haran Alkarin.
É uma analogia simples da situação, porém acho que ela permiti uma visão mais completa, que visa multiplos aspectos do conflito como um todo. Enão apenas suas fases e eventos isolados.
 
Acho que um jeito simples de pensarmos sobre essa questão é analisar a Guerra do Anel sob dois aspectos:

  1. A Guerra do Anel como uma época: sob essa óptica, a Guerra do Anel não é um comflito único entre Sauron, seus servos e os Povos Livres. Ela é uma sucessão de acontecimentos que antecedem o conflito em si. Aqui podemos incluir os eventos citados por Lord Khâmul e os eventos do ano de 2951 TE, quando Sauron se revela para o Oeste. É quando ambas as forças estão se preparando de todas as formas possíves, de modo que até pequenos conflitos ocorrem.
  2. A Guerra do Anel como um conflito aberto: sob essa óptica, a Guerra do Anel é realmente uma guerra. Apesar de Sauron "ter declarado guerra" em 2951 TE, os grandes conflitos abertos só ocorrem de verdade após 3018 TE. Não é uma fase de preparação. É quando uam fase de ataques e conquistas. E isso é mostrado no texto citado por Haran Alkarin.
É uma analogia simples da situação, porém acho que ela permiti uma visão mais completa, que visa multiplos aspectos do conflito como um todo. Enão apenas suas fases e eventos isolados.

Concordo com o que vc disse Fëahin. Não podemos ver a Guerra do Anel com algumas batalhas isoladas. Mesmo porque o nome já diz, guerra..um conjunto de batalhas. Ao meu ver ela começa ainda em 2951, quando Sauron se revela a todos. O que se segue a isso são alguns anos de observação mútua, quando tanto os povos livres, quanto o Senhor do Escuro se preparam para as batalhas que serão travadas.
Elrond sente o perigo e revela a Aragorn quem ele realmente é. A montanha da perdição explode em chamas, deixando ainda mais clara a ameaça de Sauron, que aos poucos vai expandindo seu poder, chegando a iludir Saruman, que já estava fortificando Isengard. E Gandalf, vendo o ressurgir da Sombra, procura Gollum por toda parte, a fim de encontrar o Um antes de Sauron.
Quanto aos Grandes Anos, os vejo com o ápice dos acontecimentos do período. Quando as coisas deixam de ser observadas e partisse para a ação e conflitos reais. Os nazgul entram em ação, as batalhas dos vaus de isen, a comitiva partindo de Valfenda...Pellenor, a batalha de Valle, frodo em mordor...e todos os outro acontecimentos...foram o auge de um processo que tinha começado muito tempo antes...ao meu ver quando Sauron se ergueu o suficiente para lutar novamente...buscar o UM e assim ameaçar a todos...
 
É, faz muito sentido todas as idéias, mas agora, depois de ler todo o tópico, creio que a de Haran seja mais correta, até porque há a frase sobre os filhos de Denethor, nos Apêndices:

"Assim foi-se aproximando a época da Guerra do Anel, e os filhos de Denethor tornaram-se adultos."

A questão é que, se olharmos por esse ângulo, a Guerra do Anel não durou muita coisa, levando em consideração o nome que carrega. Por "Guerra do Anel" denota-se algo grandioso, uma luta duradoura contra o grande Inimigo. Mas realmente, o que fica estranho é subentender que outras batalhas anteriores àquelas ocorridas antes de Frodo chegar à Encruzilhada, como por exemplo, a do Abismo de Helm, não estejam inseridas, ou não aparentem estar.

Ainda assim, as outras citações e datas deixam algum mistério no ar, pois entendia-se que a tal guerra iniciava-se quando Sauron efetivamente começaria a focá-lo, procurando-o (o Anel), fazendo com que quem o usasse, fosse encontrado. De qualquer forma, observando melhor, de fato Sauron só começa a procurá-lo mesmo, de fato, quando Frodo já está em posse do Um. :think:
 
Última edição:
Olha Arrum, embora existam várias fontes de datas eu entendo que a Guerra do Anel começou muito antes desde aquela época onde a Floresta Verde torna-se a Mirkwood, a Floresta das Trevas no ano de 1050 da Terceira Era. Tem-se então o entendimento e o descobrimento dos magos sobr a construção de Dol Goldur no ano 1100. Percebe-se que seria a presençade algum nazgul, talvez Khamûl bem como outras criaturas obscuras, servos de Sauron, orcs, trolls, talvez lobisomens e etc. Percebe-se que o nazgul estava obedecendo as ordens de Sauron, mas este estando fraco, "aparentemente derrotado" e em um sono constante, mas como o espectro estava sob a maldição dos anéis, estava agindo sob a vontade de Sauron. A Guerra do Anel possui a ponta do iceberg neste evento que citei.

O quê Lord Khamul disse também faz sentido uma vez que, quando a Floresta Verde foi tranformada na Floresta das Trevas percebe-se que não foi à toa, mas sim com um objetivo de neutralizar as forças dos elfos e homens de Rhovanion e colocar uma base de apoio estratégica na região e para isso teve o apoio dos nazgul e entendo que o princípio da Guerra do Anel foi quando da formação de Dol Goldur e da Floresta das Trevas, e da vinda dos magos que foi mais ou menos no mesmo período.
 
Eu concordo com o Feahin. A Guerra do Anel se dividiu em um período de Guerra Aberta e em um período de preparação, mesmo que o período de preparação tenha sido marcado pela declaração de guerra por Sauron.
Eu acredito que a guerra efetivamente começou em 3018, que foi o período de guerra aberta. O período que antecedeu esse ano foi só uma preparação, um aumento dos ânimos que culminaram na guerra.
 
Enfim, mesmo que haja possibilidades mínimas, no caso das últimas citações de 2941 e 2850, as mais plausíveis são as dos anos 2951, 2953 e 2954. De qualquer forma, ainda tenho minhas dúvidas. Desculpe o post enorme, mas espero que eu consiga passar essa minha dúvida e que esta seja respondida.

Eu ainda tenho minhas precauções em dizer em qual ano começou oficialmente a Guerra do Anel.

Mas eu continuo a afirmar que os eventos ocorridos na Floresta Verde por volta do ano mil e tanto, com a transformação em Mirkwood bem como a criação de Dol Goldur com a vinda dos nazgul e outros seres fizeram com que houvesse o pré-início da Guerra do Anel.:hanhan:
 
Bom, no caso da Primeira e Segunda Guerra Mundial, houve diversos conflitos, lutas, etc, que precederam o período historicamente conhecido como Primeira e Segunda Guerra Mundial, geralmente conflitos iniciais e localizados. Talvez Guerra do Anel tenha um sentido de "guerra global" dentro do cenário da Terra-Média, onde todos locais importantes iniciaram e participaram de conflitos simultaneamente (Lórien, Floresta das Trevas, Montanha Solitária, Valle, Rohan, Gondor, Mordor, povos corrompidos do Sul e Leste, etc etc etc), independente de conflitos localizados que houveram antes desse período. Para mim está claro que é esse sentido que Tolkien quis dar ao termo “Guerra do Anel”.
 
Bom, no caso da Primeira e Segunda Guerra Mundial, houve diversos conflitos, lutas, etc, que precederam o período historicamente conhecido como Primeira e Segunda Guerra Mundial, geralmente conflitos iniciais e localizados. Talvez Guerra do Anel tenha um sentido de "guerra global" dentro do cenário da Terra-Média, onde todos locais importantes iniciaram e participaram de conflitos simultaneamente (Lórien, Floresta das Trevas, Montanha Solitária, Valle, Rohan, Gondor, Mordor, povos corrompidos do Sul e Leste, etc etc etc), independente de conflitos localizados que houveram antes desse período. Para mim está claro que é esse sentido que Tolkien quis dar ao termo “Guerra do Anel”.

Sim é verdade. Concordo plenamente Haran. :yep:

E ao meu ver essa grande guerra global, se inicia desde que um dso lados fez seu primeiro movimento em direção ao conclito maior, que começa realmente em 3018 TE. Talvez essa movimente seja o evento na Floresta Verde, citado por Lord Khâmul. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo