• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf mais fraco q elfos??

Terminei de ler O Silmarillion a pouco tempo, e lah são apresentadas algumas batalhas entre balrogs e elfos, onde os balrogs são derrotados porém os elfos q os derrotam também perecem. Isso sem falar no Fëanos que enfrentou Gothmog e os outros balrogs.
Aih fica a minha dúvida, se akeles elfos eram capazes de enfrentar e derrotar balrogs teoricamente Gandalf (um Istari, um Maiar, mais podereso q os elfos) deveria derrotá-los com mais facilidade... pelo menos sem perder a vida para fazer isso.
 
Bom, na Guerra da Ira havia tanto Maiar quanto Eldar (elfos, principalmente vanyar e teleri). Os elfos provavelmente lutaram contra os homens servos de Morgoth (como os que rondavam a casa de Túrin e que tomaram posse de Aerin) e os maiar contra os balrogs(que são maiar corrompidos, o Silmarrillion diz isso apesar de muita gente achar que nao), dragões, etc...
 
Não foi bem assim... o único Ainu mencionado a fazer parte da Guerra da Ira é o Eönwë. Os principais Balrogs (senão todos com exceção do de Moria) foram mortos por senhores élficos mesmo. E para um elfo não era impossível matar um Balrog. Agora naquela situação em Moria, Gandalf estava relativamente fraco, além de preso à sua forma física e preocupado com a segurança da Sociedade. Lembre-se que os dois Maiar tinham acabado de cair de um abismo e estavam lutando a dias. É natural que no final os dois estavam bem fracos e cansados. Mas o que pegou mesmo pro Gandalf foi que quando ele soltou o feitiço dele no Balrog, este caiu no lado da montanha e o pico todo desmoronou, com Gandalf e tudo, aí a forma física dele foi destruída.
 
Mas a Guerra da Ira só vem no final da Primeira Era. Os elfos da Primeira Era era muito poderosos, e deles, os mais poderosos eram os Noldor, e foram todos elfos noldor que fizeram essas proezas. Acontece que esses elfos que enfrentaram balrogs eram elfos excepcionais: Fëanor, Fingon (que não destruiu Gothmog por causa de outro balrog que lhe atacou pela retaguarda), Ecthelion, Glorfindel. Em momentos excepcionais. Fortalecidos pela adrenalina, o ódio e a angústia contra aquela criatura, serva do Inimigo do Mundo. Tão especiais eram esses momentos que tomaram suas vidas.

Quanto a Gandalf, vale lembrar que, no corpo de Gandalf, o Cinzento, o espírito Maia de Olórin era contido e não podia utilizar toda sua força. Mas vale lembrar também que Gandalf sempre temeu Sauron, e provavelmente Morgoth e seus servos mais poderosos (os balrogs). Provavelmente Olórin (Gandalf) não esteve na Guerra da Ira; mas o que vale é ter isso em mente: Gandalf estava num corpo que limitava seu poder. Mesmo assim, numa luta de Maia X Maia os dois podem morrer, já que seus poderes se equivalem, em teoria. Se formos analisar bem, Gandalf derrotou o balrog num momento especial, de grande força e sacrifício, assim como os elfos que batalharam contra essas criaturas no passado.
 
Gandalf estava limitado por um corpo, corpo esse velho. E esses elfos venceram sim os balrogs, mas quantos lutaram antes e morreram? E nada garante que ganhariam em qualquer outro momento. Não é tão simples assim, poder não é o único determinante em uma luta, se A vence B e B vence C, não quer dizer que A vence C. Além disso Gandalf estava exausto.
 
Esse tipo de relação, Avarsiwë, não é tão simples.

Os elfos que derrotaram balrogs eram muito poderosos, elfos que viveram em Valinor sob a Luz das Árvores, e mesmo para eles derrotar um maia era um feito heróico e de auto-superação, por isso é celebrado em canções e lembrado com tristeza.

Gandalf era um istar, um maia enviado para a Terra Média para auxiliar os Povos Livres na luta contra Sauron. Esse auxílio não deveria ser em forma de luta direta, eles não foram mandados como guerreiros, mas como sábios para instruir elfos, homens e anões na luta. Por isso eles vieram em corpos físicos e limitados, como os nossos; dessa forma não poderiam manifestar seu poder pleno.
Os balrogs usavam apenas uma "vestimenta" para seu espírito, um corpo que poderia ser morto, mas permitia que ele se revelasse em seu poder total.
 
Exato, em um corpo humano Gandalf jamais poderia usar todo o poder do seu espírito, alem de claro estar cansado, tem tb uma citação muitissimo feliz do maglor d q ele mandado para auxiliar , orientar caso contrario teria sido mandado como um maia e naum em um corpo humano... E os elfos q mataram são todos da primeira era os mais poderososo dentre os elfos , bom e mesmo assim eram batalhas bem ferrenhas , creio eu q após a luta com um Balrog o elfo deveria exausto, e além disso nem todos os elfos da primeira era q confrontaram um balrog sairam vitoriosos , tipow o Glorfindel ele era um elfo muito poderoso e mesmo assim perceu lutando contra um balrog [mas ele levou o balrog junto :twisted: ] e eh claro depende muito das circunstancias... agora quanto a sua citação Avarsiwë_Hiei de que Os elfos seriam mais fortes q Gandalf , eu discordo totalmente , acho q elfo nenhum, em época alguma jamais superou gandalf em algum ponto , afinal ele era uma maia e o mais forto dos istari a vir p/ a TM
 
Tipo, eu acho qui o Gandalf, o cinzento poderia muito bem ser mais fraco que um elfo... Era uma forma fisica muito fragil aquela que ele estava. Mas como O Branco, ele bem capaz de se igualar em poder aos grandes elfos da TM (Na 3º era pelo menos). Naquela 1º reaparição dele para gimli, legolas e aragorn ele fala que nehuma daquelas armas poderia feri-lo. Sem falar qui ele tb diz que só iriam ver inimigo mais poderoso que ele se fossem levados ao proprio Sauron.

Os elfos seriam mais fortes q Gandalf , eu discordo totalmente , acho q elfo nenhum, em época alguma jamais superou gandalf em algum ponto , afinal ele era uma maia e o mais forto dos istari a vir p/ a TM

Hmmm.... eu acredito que, de inicio, Saruman era mesmo o mais forte e mais sabio. Mas com a sua decadencia (e a "elevação" de gandalf) ele ficou mais fraco que gandalf.
 
O fato se resume que gandalf estava preso em um corpo físico e mesmo que forte ou fraco um balrog era de mesma linhagem que ele... Um elfo com Feanor ou Glorfindel eram poderos e conseguiram matar balrogs... o que custou suas vidas...
 
Feanor não matou, e isso pq foi contra todos ao mesmo tempo. Ele era o maior phodaum de Arda, e mataria um por um, se eles não tivessem sido covardes.

Mas os elfos eram muito poderosos naquela época (Legolas correria do balrog facinho) e Gandalf estava preso ao seu corpo mortal. Ele mataria três se estivesse em plena forma!
 
Hmmm.... eu acredito que, de inicio, Saruman era mesmo o mais forte e mais sabio. Mas com a sua decadencia (e a "elevação" de gandalf) ele ficou mais fraco que gandalf.

Bom, como eu disse noutro post, em O Silmarilion já era claro que Olórin (Gandalf) era o mais sábio entre os maiar. Saruman era de maior nobreza na hierarquia e poder, e havia estudado mais profundamente sobre a história do anel e artefatos, como era de se esperar de Curumo, outrora um maia de Aulë.


Quanto ao tema do tópico, bom... sim e não... Gandalf era um maiar, tecnicamente mais poderoso q qq eldar, mas confinado a um corpo mortal e sujeito as limitações da carne e do tempo... Gandalf o Branco provavelmente era mais forte que qualquer elfo na terceira era, e provavelmente comparável a poucos na primeira. Disse ele a Aragorn, Legolas e Gimli que só encontrariam adversário igual ou mais forte somente no Senhor do Escuro. :D
 
O fato se resume que gandalf estava preso em um corpo físico e mesmo que forte ou fraco um balrog era de mesma linhagem que ele... Um elfo com Feanor ou Glorfindel eram poderos e conseguiram matar balrogs... o que custou suas vidas...


Concordo plenamente... gandalf era um maiar enfraquecido... isso esta na enciclopedia de valinor
 
os istari eram superiores aos elfos, sim...
muito mais!
eles eram maiar!

qq um poderia enfrentar um balrog, mas a probabilidade de homens ou elfos morrerem em função disso é muito grande.

até os istari! o que entendo é que, se eles forem derrotados, e se suas funções ainda não foram totalmente cumpridas, eles retornam...

resta saber onde eles se recuperam... os elfos vão para a casa de mandos até voltarem em outro corpo... os istari, completada suas tarefas, não voltam mais...

bom... eu entendo assim...
 
Mas esse tópico foi iniciado baseado somente no filme, né?! :think:
Pq até onde sei, nos livros falam sobre a origem dos Istari, e de sua destituição de poderes, o que pode explicar a limitação e a dificuldade de Gandalf...
 
Não podemos tambem destacar que, assim como os Elfos não são iguais uns aos outros, os Balrogs tambem não são!
Havia Gothmog, o senhor dos Balrogs, tambem o mais poderoso... Se há um mais poderoso, haviam outros mais fracos! Glorfindel pode ter enfrentado um Balrog mais poderoso, enquanto Fëanor, vários mais fracos (o que não reduz o feito dele).
O mesmo pode ter ocorrido com Gandalf, com o poder limitado, enfrentou um Balrog mais poderoso!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo