• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sexo na Obra de Tolkien

Em relação à pergunta do Haran, se não me engano o Leis e Costumes diz que os elfos sabiam exatamente como e quando fazer sexo para terem filhos. "Tabelinha", digamos. E diz-se também que eles tendiam a ser fisicamente mais próximos nos primeiros séculos de casamento, e depois o desejo ia dando uma decaída. Até aí, nada muito diferente do que se vê entre humanos, hehehe... mas em nenhum momento se diz explicitamente que a relação é obrigatoriamente apenas para procriação.

Best,
 
haran, eu não citei estas coisas como algo possível de suceder entre os elfos, pelo menos não ao que diz respeito à perversões, estupro, traição (entre homem e mulher), etc...

Houve um caso de estupro entre os elfos sim. Implícito, mas houve. Afinal, diz-se que Ëol tomou Aredhel como esposa á força.

Não seria isso um eufemismo ?
 
Houve um caso de estupro entre os elfos sim. Implícito, mas houve. Afinal, diz-se que Ëol tomou Aredhel como esposa á força.

Não seria isso um eufemismo ?

Estupro implícito?Bom usar feitiçarias para levá-la a sua casa e tomá-la como esposa.Pra amim não foi isso,foi Conseguir-o-quer-da-forma-que-bem-achar-melhor.
 
bem, vou colocar minha opinião sobre isso, depois entro na discussão
acho que Tolkien era bem puritano, e acho que coisas obvias assim não "precisavam da discrição um pouco detalhista dele". Ele, por ser um grande escritor, pra mim, fugiu tanto da polêmica que tal descrição haveria na época (não sei como ele escreveria, mas posso imaginar... acho que nao iria agradar a certas pessoas na época) e também porque pra ele isso não era essencial (na obra, não estou fazendo alusão a vida pessoal dele ok?). Acho que além de tudo (como a Izze. já citou atrás) isso foi muito bom, porque assim fugiu as clichês atuais de "mocinho beija a mocinha no fim, ou em algum momento inesperado/inusitado". Acho que é obra já é perfeita assim, e foi uma boa escolha a dele (seja consciente ou inconsciente, não sei) de manter esse tipo de coisa fora da sua obra.
 
verdade, vylia...
nisso eu concordo com vc...
e é isso mesmo: tolkien abordava em seu mundo virtudes essenciais à todos nós, e que, apesar do mundo estar como está, ou de como foi, elas devem ser os estandardes de nossas vidas... e o sexo, nesse caso, estaria vinculado ao amor.
simples, lindo e perfeito!
porém... como os homens têm dificuldade de se bastarem com isto... a avidez, a ganância e a sede de possuir cada vez mais virou uma patologia...
 
Estupro implícito?Bom usar feitiçarias para levá-la a sua casa e tomá-la como esposa.Pra amim não foi isso,foi Conseguir-o-quer-da-forma-que-bem-achar-melhor.

Realmente thorin,escudodecarvalho. Eu andei dando uma estudada aqui de ontem pra hoje e esse lance del Aredhel ter sido tomada á força pertence á rascunhos originais dO Silmarillion (feitos na juventude de Tolkien). Anos mais tarde ele revisou e usou o artifício dos "encantamentos".
 
Última edição:
Eu acho que os elfos eram mais "frios" em relação á essas coisas...a não ser Fëanor hahahahah

E em relação á Tolkien tem muita coisa sobre sexo nas obras que estão "escondidas", na verdade, é descrito com certas palavras "poéticas" até, para não chocar as pessoas da época...Tolkien era um escritor á frente de seu tempo como eu já disse antes em outro tópico, ele era "ousadao" para época.
E eu gosto,é bem mais agradável ler certas coisas com palavras poéticas, preincipalemente se tratando de sexo, se fosse explícito não ia combinar com Tolkien.
 
Última edição:
Tolkien, ao projetar certo grau de idealização nos elfos, inevitavelmente os influenciou com o que achava ser o ideal. E o ideal para Tolkien era fortemente influenciado pelos valores cristãos.

Às vezes me pergunto se seria algo ruim, uma limitação, a obra de Tolkien pecar em aspectos como esse, levando-a longe da realidade. Por outro lado, talvez por ser influenciado pela magia e experência quase sensual que Tolkein exerce sobre mim, acabo por respeitar a ausência destes aspectos e a vendo a obra com certa pureza. Seria isto um erro?
 
Um vez a Valinor fez uma versão desse texto em pdf, toda bonitona para imprimir. Alguém viu por aí??
 
Acho que o sexo nas obras de Tolkien sempre teve um papel secundários por vários fatores. Além da religiosidade do professor, do conservadorismo da época, tem, como várias pessoas citaram, a falta de necessidade de que isso fosse mencionado. Nós vemos a obra de Tolkien como uma coisa grande, cheia de histórias e tramas, mas creio que na época que a escreveu o professor se preocupava mais com os fatos importantes, as guerras, o desenrolar das tramas do que com esse detalhes.
Está claro que sexo havia, já que ele sempre cita o nome do pai ao citar o do filho. Mas creio que o professor não parou para analisar friamente todos os poréns relacionados a reprodução e relações sexuais entre elfos, anões, humanos e outras raças. Acho que para ele ficou subentendido na época, como que para seus leitores tb.
As pessoas ficam horrorizadas em pensar em Aragorn casando virgem com 80 anos...mas dai analisam a coisa pela visão que temos hoje, onde isso seria ridículo. Eu não consigo conceber um rei de Gondor, o Herdeiro de Isildur, se deitando com outras mulheres antes de Arwen. Acho que o desencanta e o torna mundano por demais. Acho que Tolkien quis demonstrar que tudo isso é menos importante que a honra, que o amor, que a entrega, que o compromisso...Se Aragorn casou virgem...e já era velho, na visão de hoje, Arwen entonces? Vcs conseguem imaginar a filha de Elrond se agarrando com outras pessoas?
Acho que o professor foi muito idealista quando se trata das relações amorosas em suas obras. Ele acreditava no casamento, no amor eterno...e por isso mesmo não podia deixar a entender que seus personagens fossem promíscuos...
 
Eu acho que os elfos eram mais "frios" em relação á essas coisas...a não ser Fëanor hahahahah

E em relação á Tolkien tem muita coisa sobre sexo nas obras que estão "escondidas", na verdade, é descrito com certas palavras "poéticas" até, para não chocar as pessoas da época...Tolkien era um escritor á frente de seu tempo como eu já disse antes em outro tópico, ele era "ousadao" para época.
E eu gosto,é bem mais agradável ler certas coisas com palavras poéticas, preincipalemente se tratando de sexo, se fosse explícito não ia combinar com Tolkien.

é, de ter mesmo, coisas bem sutis... para nao serem muito reparadas na época pelas pessoas. E concordo com voce (acho que todos corcondam) que Tolkien Era um escritor a frente de sua época, isso por causa do estilo de suas obras...
 
A única referência explicita a sexo foi quando Luthien está diante de Morgoth e se oferece para cantar diante dele como um menestrel. Fica claro que ele a desejou e se pudesse a teria violentado:

"E Morgoth, ao ver a sua beleza, concebeu no seu pensamento um desígnio mais negro do que qualquer outro que entrara no seu coração desde que fugira de Valinor."
 
Bem,esse não era o ponto em que Tolkien gostaria de abordar em suas obras de modo explícito,mais,se formos pelo lado tanto afetivo quanto literário dos seres acho que namoravam sim,eram crituras complexas.Tolkien as criou cada uma individualmente, não custa nada imaginar tais emoções e sentimentos afetivos.
 
Eärendil, ótima a referência a Lúthien e Morgoth.

Leia-se: "Naquele momento, uma vasta e sombria ereção, como ele não a tinha desde o princípio de Arda, apoderou-se das partes baixas do Senhor do Escuro" :lol:

Mas, falando sério, acho que não tem essa de "ler nas entrelinhas" não. Tolkien simplesmente não queria que seus personagens "do bem" fizessem sexo antes do casamento. E nem tinha essa de não querer chocar a cultura da época. Tolkien provavelmente era MAIS CONSERVADOR em termos sociais e políticos que 90% dos escritores do começo do século 20.

Abração,
 
Acho que em relação à vida fetiva e sexual os povos de Tolkien eram bastante parecidos conosco. Creio que ele simplesmente não abordou esses assuntos mais a fundo pois não os considerou relevantes. Elfos, se não me engano, costumavam ter um grande amor para a vida toda. Anões em geral não se casavam primeiramente pois o número de Anãs diminuia constantemente e também pq não sentiam muita necessidade de companheiras. Não acho que Aragorn tenha se casado virgem, simplesmente pq ele é muito velho pra ser virgem.

Morgomir, o fato dele ter se casado com quase noventa anos, para a época, não significa o mesmo que para nós. Não podemos esquecer que mesmo na Idade Média as pessoas procuravam casar virgens para não corromper a pureza da cerimônia.

Agora...com quem Aragorn poderia ter tido relações, se o grande amor da vida dele desde sua juventude era Arwen? Eles até poderiam ter tentado algo antes de casar...hehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo