• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dior era mesmo fodão?!

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal,

Fico matutando as 2h da manhã: os três filhos de Fëanor cujos nomes começam com C foram mortos por Dior no ataque a Doriath. Isso sempre me soou como uma edição mal-feita, arremendada, do CT. Essa minha impressão está correta ou Dior era mesmo fodão? Afinal, personagem de tão pouco destaque, e ao que parece um humano (que, alias, reinaria num reino elfo!).

Opinem.
 
Meio-elfo é um mortal com tendências élficas, como Galador, antepassado de Imrahil, príncipe de Dol Amroth. E talvez nem isso ele seja, afinal Lúthien já era mortal quando teve Dior.
 
Meio-elfo é um mortal com tendências élficas, como Galador, antepassado de Imrahil, príncipe de Dol Amroth. E talvez nem isso ele seja, afinal Lúthien já era mortal quando teve Dior.

Verdade esquecí disso,mas afinal thingol foi morto,e ele era então herdeiro do trono,pelo visto foi uma belo reinado com uma Silmaril no meio de tudo.
 
Vocês estão esquecendo de uma coisa...tantos homens fizeram mais do que ele (Húrin) e não tinham sangue élfico. Mas tb pode ser que os filhos de Fëanor (os 3 C) não fossem grande coisa...


Resumindo, não acho que Dior era fodão, ele era simplismente, normal.
 
Meio-elfo é um mortal com tendências élficas, como Galador, antepassado de Imrahil, príncipe de Dol Amroth. E talvez nem isso ele seja, afinal Lúthien já era mortal quando teve Dior.


Assim como Elrond já tinha escolhido ser elfo quando Arwen nasceu. E não podemos esquecer que nessa época o destino dos meios-elfos ainda não estava totalmente definido, se houvesse havido tempo certamente Dior teria que ter feito a escolha imposta aos meio-elfos.
 
Vocês estão esquecendo de uma coisa...tantos homens fizeram mais do que ele (Húrin) e não tinham sangue élfico. Mas tb pode ser que os filhos de Fëanor (os 3 C) não fossem grande coisa...

O Húrin matara algum elfo de alta estirpe?

Assim como Elrond já tinha escolhido ser elfo quando Arwen nasceu. E não podemos esquecer que nessa época o destino dos meios-elfos ainda não estava totalmente definido, se houvesse havido tempo certamente Dior teria que ter feito a escolha imposta aos meio-elfos.

Sim, Elrond escolheu ser elfo e passou a escolha para seus descendentes, o que não acontecera com Elros, que escolheu ser mortal. Lúthien assemelha-se mais com Elros do que com Elrond.

De qualquer forma, a descendência de Earendil era exceção, e só a eles cabia a escolha, os restantes meio-elfos permaneciam mortais, como Galador, e o mesmo ocorreria com Dior mesmo se Lúthien permanecesse imortal.

Dior é, a meu ver, um humano com traços élficos, sendo que tais traços permanecem com Lúthien mesmo depois de tornar-se mortal.


Minha pergunta continua: Dior matara os três elfos, nas versões mais tardias do legendário?
 
Última edição:
O Húrin matara algum elfo de alta estirpe?

Não...eu quis dizer que, Húrin era um Homem e conseguiu ferir 70 trolls (isso pq ele era um Homem), ou seja, não era difícil pra Dior (que tinha sangue dos elfo, homens e dos maiar) matar 3 elfos!
E o fato de eles serem da nobreza não influencia em nada...não é pq é da estirpe que não possam ser derrotados.
 
Eu acho que era mais difícil matar 3 grandes elfos do que 70 trolls, no ponto de vista tolkienriano.

E em nenhum momento eu disse que elfos de alta estirpe não são derrotados, mas tendem a ser mais poderosos e hábeis, logo mais difícil para um humano matar no mano-a-mano, como parece que ocorreu.
 
E por que os três não eram grande coisa? O que me pareceu-me é que a pequenez deles residia no caráter, e não em habilidade ou poder.

O que me pareceu no incidente de Húrin é que a luta não cobrava de Húrin muita habilidade, pois trolls, se comparável ao nível dos grandes homens da Terra-Média e aos elfos, não eram habilidosos em luta, muito menos concentrados. A grande cobrança de Hurin foi simplesmente resistir ao cansaço, o que ele fez até certo ponto.

Na luta com elfos, creio que o cansaço não é fator primordial, e sim a habilidade e agilidade na luta. A luta acaba quando a habilidade do perdedor falha e ele é entregue ao fio da espada. Húrin é um homem vigoroso, o que lhe permitiu aquela proeza, mas duvido que seja habilidoso o bastante para resistir numa luta do calibre dos altos noldor, pois, mais do que cansaço, é preciso grande habilidade. E habilidade aqui não é empregue no conceito cotidiano do termo, e sim no conceito tolkienriano, que é um tanto idealizado. Independente de Hurin ser capaz ou não, para mim parece óbvio que são duas lutas completamente diferente, e que a segunda cobra mais do que a primeira, especialmente numa luta entre dois “humanóides” de alto nível.

E por que Dior não é humano? Parece-me o mesmo erro de dizer que Lúthien não é uma elfa por causa de sua mãe Melian.
 
Se está escrito no CT, de acordo com o que eu entendi do seu primeiro post, Haran, então é possível que Dior fosse esse "fodão". O que fiquei em dúvida agora, e é a mesma dúvida que você mostrou ter, é como ele pôde ter derrotado três elfos poderosos.

Só se imagina que isso ocorreu porque os C's deveriam estar com tanta fúria que não raciocinaram direito na forma de lutar, se concentrando, e então perderam a luta. Isso de vez em quando acontece quando alguém muito habilidoso com seja-lá-o-que-for está tomado de raiva, sem pensar. Se não foi por isso, então foi porque Dior foi sortudo. Ou então porque Dior é "fodão" mesmo.
 
Eu devia estar chapado quando escrevi esse título. :eek:

E não entendi, Arrum, o que você quis dizer com "se está escrito no CT". Eu estava me referindo ao filho do Tolkien, cujo nome não sei escrever.
 
Hum, foi mal, to falando besteira. :dente:

De qualquer forma, não faz sentido Dior ter conseguido matar os três, pois eram poderosos. Creio que entre matar os 70 Trolls e matar os 3 Elfos, a coisa meio que se igualaria. Isso porque Trolls são mais fortes do que habilidosos e ágeis, e elfos são o contrário disso. Enfim, mesmo eu tendo dito que os C's poderiam estar em fúria e não pensariam muito na luta, dando vantagem para Dior, ainda assim, são três bons lutadores contra um que aparentemente vivia pacatamente no sudeste de Beleriand.
 
Também não podemos esquecer da ascendência familiar de Dior, que devia contar alguma coisa, apesar dele ser mortal. Afinal de contas não é qualquer um que pode dizer que é neto de Melian e Thingol, uma maia e um dos três primogenitos, e filho Luthien, a maior entre todas as Eldar e filho Beren, um dos maiores Edain depois de Hurin e Turin. Se isso não nos dá indício que ele seria um guerreiro poderosíssimo então não sei mais nada...
 
Eu penso assim: os três C's juntos podem, por uma aproximação, serem equivalentes a Glorfindel, que por sua vez era equivalente ao balrog. Falar que os três C's são equivalente a 70 trolls, significa que 70 trolls são equivalente a um balrog, e que Húrin daria conta de um balrog, absurdo, a meu ver.

Eita mal de quem faz exatas. :dente:


Enfim, é claro que, no mundo real, matar 70 trolls que por sua vez querem te matar (nem precisamos ir longe, 15 está bom) é mais difícil do que matar 3 pessoas, sejam elas quem forem. Precisa ver se no mundo de Tolkien é assim, isto é, o que importa são os atributos físicos e táticos, ou se há um atributo inerente a própria raça ou ordem do lutador.

Por exemplo, será que Glorfindel matara o balrog porque treinara técnicas de luta, e que um homem qualquer que treinasse faria o mesmo? Eu acho meio difícil de acreditar.

Pode ser que a raça/ordem do indíviduo favoreca seu treinamento, mas não necessariamente seja fonte de sua força. Tulkas e Melkor, sendo da mesma ordem, Tulkas leva a melhor por ser gostar e treinar mais aspectos de luta. Mesmo que Melkor seja mais poderoso em termos de poder sub-criativo.

Há, talvez, exceções, como no caso de Huan e Sauron, mas Huan fora um animal feito para caçar, lutar e imobilizar, o que supere mesmo a alta ordem de Sauron. Fingolfin, em sua fúria, pensou que poderia ser uma exceção ao lutar com Melkor, mas não fora.



O problema é que Dior não matou um, mas três elfos de alta estirpe. Mesmo que talvez o forte dos três C's não fosse a luta, isso parece-me muito. É o mesmo que um elfo matar três maiar de pouco poder.

Se isso de fato aconteceu, eu não consigo me lembrar de um duelo mais difícil por parte de um mortal. O que é estranho, já que pouco é falado sobre Dior e o evento, o que mo soa a edição mal feia.
 
Última edição:
Também não podemos esquecer da ascendência familiar de Dior, que devia contar alguma coisa, apesar dele ser mortal. Afinal de contas não é qualquer um que pode dizer que é neto de Melian e Thingol, uma maia e um dos três primogenitos, e filho Luthien, a maior entre todas as Eldar e filho Beren, um dos maiores Edain depois de Hurin e Turin. Se isso não nos dá indício que ele seria um guerreiro poderosíssimo então não sei mais nada...

É exatamente isso que estou dizendo!


E por que os três não eram grande coisa? O que me pareceu-me é que a pequenez deles residia no caráter, e não em habilidade ou poder.

O que me pareceu no incidente de Húrin é que a luta não cobrava de Húrin muita habilidade, pois trolls, se comparável ao nível dos grandes homens da Terra-Média e aos elfos, não eram habilidosos em luta, muito menos concentrados. A grande cobrança de Hurin foi simplesmente resistir ao cansaço, o que ele fez até certo ponto.

E por que Dior não é humano? Parece-me o mesmo erro de dizer que Lúthien não é uma elfa por causa de sua mãe Melian.

Mas ele não enfrentou os 3 de uma só vez!
Pois é não cpbrava habilidade mas e o cansaço? Isso mostra que quem tinha muita habilidade era ele, ou seja, menos sendo apenas um homem ele tinha esse "fôlego"...

Dior não era um humano, ele era um meio-elfo e ainda tinha sangue Maia, já Lúthien era uma meia-elfa...lógico que não a chamavam assim mas o sangue não nega, e é mais importante do que o nome ou o título!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo