• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a verdadeira função do Um Anel?

E sempre tive dúvida sobre a função do Um. Quando lemos o Silmarillion, temos a idéia de que o Um apenas controla os anéis inferiores.
<o:p> </o:p>
Em segredo, porém Sauron fez Um Anel para governar todos os outros; e o poder dos outros estava vinculado ao dele, de modo a submeter-se totalmente a ele e a durar somente enquanto ele durasse. E grande parte da força e vontade de Sauron foi transmitida àquele Um Anel. Pois o poder dos anéis élficos era enorme, e aquele que deveria governá-los deveria ser um objeto de potência extraordinária. E Sauron o forjou na Montanha de Fogo na Terra da Sombra. E, enquanto usava o Um Anel, ele conseguia perceber tudo o que era feito pelos anéis subalternos, e ler e controlar até mesmo os pensamentos daqueles que os usavam.
(Silmarillion – Dos Anéis do Poder e da Terceira Era)
<o:p> </o:p>
E quantas vezes eu vi usuários dizer que sua única função era ser um celular (o Um Anel). Se isso fosse verdade, então não há lógica na busca pelo Um Anel no final da Terceira Era, Porque se ele recuperasse o que era seu, de nada valeria, já que os 3 guardiões esconderiam seus anéis. Mas quem ler o que acabei de dizer, diz o seguinte.

- Ninguém pode afirmar com veemência o que você disse, as suas próprias palavras confirma o a citação do Silmarillion, o trecho E grande parte da força e da vontade de Sauron foi transmitida àquele Um Anel. E é por esse motivo que a busca pelo Um é importante, enquanto o Anel sobrevivesse Sauron voltaria quantas vezes fosse necessário , só há uma maneira de acabar com esse mal, destruindo o Anel.
<o:p> </o:p>
Mesmo assim, eu ainda acho que o Um Anel tem muito mais a oferecer do que simplismente dominar os anéis subalternos. E não há livro melhor do que o Senhor dos anéis para arranjar respostas, onde o foco é a própria Guerra do Anel, então, vamos às citações e trechos.
<o:p> </o:p>
Elrond - Não podemos usar o Anel Governante. Disso sabemos muito bem. Ele pertence a Sauron e foi feito exclusivamente por ele, e é totalmente maligno. A força que tem Boromir, é grande demais para qualquer um controlar por sua própria vontade, com exceção daqueles que já têm um grande poder próprio. Mas para estes, o Anel representava um perigo ainda mais fatal. Apenas desejá-lo já corrompe o coração. Considere Saruman. Se algum dos sábios derrotasse com esse Anel o Senhor de Mordor, usando as próprias artes, então se colocaria no trono de Sauron, e um outro Senhor do Escuro surgeria.
(A Sociedade do Anel – O Conselho de Elrond)
<o:p> </o:p>
Vamos imaginar que o Conselho aceite Gandalf usar o Anel para derrotar Sauron. Ora, Como ele faria isso se o Anel tem o poder de apenas controlar os outros portadores? Em minha opinião, é óbvio que o Anel não tem apenas essa função.

Vamos lar, é importante notar que em apenas dois usos do Anel, Frodo ficou com a audição e a visão mais aguçada. Por favor, não vão ficar imaginando coisas, achando que ele tem uma visão melhor que um elfo, eu disse que ele “adquiriu uma perspicácia a mais” através do Anel. Um bom exemplo é o próprio Gollum, para um hobbit suas habilidades são estranha mas foram essenciais para atravessar os Pântanos Mortos, onde olhos e pés hábeis poderiam traçar caminhos errantes. E outro trecho sobre Frodo.
<o:p> </o:p>
Percebeu meus pensamentos muito melhor que várias pessoas consideradas sábias
(A sociedade do Anel – O espelho de Galadriel – Galadriel conversando com Frodo a respeito do Anel)
<o:p> </o:p>
Continuando com as habilidades que o Anel pode passar, há um trecho em que confirma isso.
<o:p> </o:p>
Ficou com os olhos perspicazes e ouvidos aguçados para tudo que fosse pernicioso. O Anel tinha lhe dado poderes de acordo com sua estatura.
(A Sociedade do Anel – A sombra do passado – Gandalf explicando para Frodo a história do Um Anel)
<o:p> </o:p>
Nessa citação além de confirmar de que o Anel lhe da habilidades, notem a parte sublinhada (por mim). Esse é outro ponto importante. O Anel agir de forma diferente em cada pessoa. Isso pode ser confirmado em outro capitulo.
<o:p> </o:p>
Gandalf não lhe disse que os anéis concedem poderes de acordo com a capacidade de cada um que os possui?
(A Sociedade do Anel – O Espelho de Galadriel)
<o:p> </o:p>
E para terminar, vamos para As Duas Torres.


[FONT=&quot]Ele (Sauron)ainda não percebeu nosso propósito claramente, supõe que todos nós estamos indo para Minas Tirith, pois isso é o que ele próprio faria se estivesse em nosso lugar. E de acordo com a sua sabedoria isso seria um golpe forte contra seu poder. Na verdade, está sentido um grande medo, sem saber que pessoa poderosa poderia de repente aparecer, controlando o Anel e ameaçando-o com guerra, tentando destruí-lo e tomar seu lugar. Que poderíamos desejar destruí-lo e não colocar ninguém em seu lugar é um pensamento que não lhe ocorre. Que possamos tentar destruir o próprio Anel é algo que não entrou nem em seus sonhos mais escuros. Nisso, sem dúvida, vocês verão nossa boa sorte e nossa esperança.
[/FONT]
(As Duas Torres – O Cavaleiro Branco – Gandalf conversando com Aragorn, Legolas e Gimli na Floresta de Fangorn)


Observamos que ninguém mais do que Sauron, sabia que o Anel não apenas governava os outros anéis.
Eu não descarto a citação do Silmarillion, eu acredito que no inicio Sauron ajudou a criar os anéis de Poder para que através desse artifício pudessem controlar os elfos.


Mas por muito tempo disfarçou seu pensamento e ocultou os desígnios sinistros que elaborava no seu coração.
<o:p> </o:p>
Sauron descobriu que os homens eram os mais fáceis de influenciar dentre todos os povos da Terra; mas por muito tempo procurou convencer os elfos a lhe prestarem serviço, pois sabia que os Primogênitos tinham maior poder
(Silmarillion – Dos Anéis do Poder e da Terceira Era)
<o:p> </o:p>
Ora, a maioria dos grandes anéis tem poder sobre a matéria de Arda. Por que justamente o Um Anel, o principal, o mais poderoso, teria apenas a função de controlar os anéis subalternos?

Se alguém tem a opinião diferente, fique a vontade.
 
Última edição:
Acho que Sauron confiou muito em escravizar os portadores dos anéis que pensou que não precisava dar ao Um outras funções que os outros anéis já tinham, já que pensava que seria muito fácil escravizar os portadores.
 
O plano de Sauron dependia dos outros pra funcionar.

Nesse,o Um Anel saberia o que os portadores estevam pensando,Sauron teria conhecimento das fraquezas dos inimigos e força para derrotá-los.

MAS os elfos esconderam os 3,os anões são duros com pedra,mas os homens foram facilmente enganados.

Além de que Sauron depositou grande parte do seu poder no Um anel.
 
Última edição:
Parabéns pela sua brilhante esplicação, isso na verdade virou até um artigo e se eu fosse você encaminha ele para a Admin da Valinor, você ganharia até créditos com isso.

Pelo que eu entendo, o Um Anel acima de tudo era demoníaco, e havia nele um poder espiritual muito grande proveniente do Maia (Sauron). Este poder se manifestava a meu ver de várias formas, deixava a pessoa mais forte fisicamente, com mais habilidades nos sentidos, tanto na visão quanto na escuta e acima de tudo quem o tinha, talvez a aparencia física mudava o que poderia levar a outras pessoas até a temerem ao ver quem o usava. Ao mesmo tempo, dependendo da pessoa, ele poderia ter um maior poder de persuasão, poder de manipulação e etc.

Sauron precisava dele para poder recuperar toda a sua força de outrora, como na época da Guerra da Ultima Aliança e também ele tinha consciência de que dependendo da pessoa que o utilizasse, esta pessoa poderia adquirir grande poder fisicamente, como no que diz respeito à liderança de outros povos, fazendo-se assim, super poderoso.
Uma coisa era Gollum usar o Um Anel e outra coisa Seria Boromir usando o Um Anel. Boromir usando o Um Anel era bem mais perigoso e ameaçador do que Gollum, porque o filho de Denethor era um "regente" responsavel por exercitos e etc, vc entendeu a diferença e o porque do medo de Sauron com relação a pessoa que iria utilizá-lo?
Ja imaginou Aragorn então? Sauron tremeria nas bases, mesmo o Um Anel sendo traidor e perigoso, mas se estivesse em mãos poderosas a situação de Mordor complicaria.

O Um Anel não tinha apenas poder de influenciar os aneis e sim as pessoas de varias formas, e ao mesmo tempo que os homens são mais fáceis de se enganar e manipular, ele são mais perigosos do que os elfos se estivessem com ele nas mãos. Esse era o grande temor de Sauron.
Bom, eu acho que é isso. :roll:
 
A função essencial do um anel e dominar todos os outros e subjugar as raças da terra média... mas penso que ha algo mais... Sauron depositou nele toda a sua crueldade, e o anel tinha pensamento proprio...
 
O plano de Sauron dependia dos outros pra funcionar.

Nesse,o Um Anel saberia o que os portadores estevam pensando,Sauron teria conhecimento das fraquezas dos inimigos e força para derrotá-los.

MAS os elfos esconderam os 3,os anões são duros com pedra,mas os homens foram facilmente enganados.

Além de que Sauron depositou grande parte do seu poder no Um anel.

Por isso que ele precisava tanto recurá-lo,pois continha grande parte da sua força,alpém do que foi uma manobra inteligente,se Sauron fosse destruido o anel aidna sobreviveria e este poderia recompor-se<!-- / message --><!-- sig -->
 
Parabéns pela sua brilhante esplicação, isso na verdade virou até um artigo e se eu fosse você encaminha ele para a Admin da Valinor, você ganharia até créditos com isso.

Pelo que eu entendo, o Um Anel acima de tudo era demoníaco, e havia nele um poder espiritual muito grande proveniente do Maia (Sauron). Este poder se manifestava a meu ver de várias formas, deixava a pessoa mais forte fisicamente, com mais habilidades nos sentidos, tanto na visão quanto na escuta e acima de tudo quem o tinha, talvez a aparencia física mudava o que poderia levar a outras pessoas até a temerem ao ver quem o usava. Ao mesmo tempo, dependendo da pessoa, ele poderia ter um maior poder de persuasão, poder de manipulação e etc.

Sauron precisava dele para poder recuperar toda a sua força de outrora, como na época da Guerra da Ultima Aliança e também ele tinha consciência de que dependendo da pessoa que o utilizasse, esta pessoa poderia adquirir grande poder fisicamente, como no que diz respeito à liderança de outros povos, fazendo-se assim, super poderoso.
Uma coisa era Gollum usar o Um Anel e outra coisa Seria Boromir usando o Um Anel. Boromir usando o Um Anel era bem mais perigoso e ameaçador do que Gollum, porque o filho de Denethor era um "regente" responsavel por exercitos e etc, vc entendeu a diferença e o porque do medo de Sauron com relação a pessoa que iria utilizá-lo?
Ja imaginou Aragorn então? Sauron tremeria nas bases, mesmo o Um Anel sendo traidor e perigoso, mas se estivesse em mãos poderosas a situação de Mordor complicaria.

O Um Anel não tinha apenas poder de influenciar os aneis e sim as pessoas de varias formas, e ao mesmo tempo que os homens são mais fáceis de se enganar e manipular, ele são mais perigosos do que os elfos se estivessem com ele nas mãos. Esse era o grande temor de Sauron.
Bom, eu acho que é isso. :roll:


Exatamente Ayanna, sabemos que o Anel agir de forma diferente de acordo com a capacidade de cada um. Gollum* era mesquinho demais para se tornar algo poderoso, outro bom exemplo é o Bilbo, não há registros sobre nada de anormal no hobbit, a não ser pela idade avançada. O Anel não fez outro efeito nele a não ser na sua idade (sem falar do constante preocupação que os portadores tem com o Precioso).

Não sabemos que efeito teria um desses Grandes Anéis de poder em um imortal, a não ser o próprio Sauron. Não acho que um elfo ficaria invisível. por causa desse trecho.

"Um mortal Frodo, que possuir um dos Grandes Anéis não morre, mas também não se desenvolve ou obtém mais vida, simplismente continua."
(A Sociedade do Anel - A sombra do passado - Gandalf)

Outro ponto que deve ser obeservado.

"Para o Inimigo falta apenas uma coisa que lhe dê força e sabedoria para derrotar todas as resistências, quebrar todas as defesas e cobrir todas as terras com uma segunda escuridão. Ele precisa do Um."

(A Sociedade do Anel - A sombra do passado - Gandalf)

Há alguma coisa nesse Anel capaz de influenciar a massa.


*Tanto Gollum como Bilbo nunca fizeram idéia (a não ser mais tarde) do que o Anel realmente era ou representava, esse é um motivo que nenhum dos dois tenha tentado usar o Anel sobre os outros. Para os dois o Anel não passava de um obejeto que os tornavam invisíveis.
 
Última edição:
Eu acredito que o anel em si não guardava outras funções..
Como é dito, Sauron forjou o anel e depositou nele grande parte de sua própria força. Penso que o Anel foi elaborado com o único propósito de dominar os outros anéis. Dessa forma, é possível que quando Sauron o usasse, ele só tivesse utilidade para o propósito a qual foi feito, porém, com outros seres ele desempenhava outras funções devido ao poder de Sauron que estava no anel..
Então, pra mim, quando vejo um Frodo, Gollum, etc, usando o anel, estariam, então, esperimentando o poder de Sauron, e não o Anel.. e isso provavelmente iria ocorrer com qualquer outro que o utilizasse.

Elrond - Não podemos usar o Anel Governante. Disso sabemos muito bem. Ele pertence a Sauron e foi feito exclusivamente para ele,
e é totalmente maligno. ... é grande demais para qualquer um controlar por sua própria vontade, com exceção daqueles que já têm um grande poder próprio."
(A Sociedade do Anel – O Conselho de Elrond)

Talvez aqueles que já tenham um grande poder próprio pudessem usar o anel o mais próximo do propósito para o qual ele foi construído..
Enfim, é só uma teoria.
 
Última edição:
A função que Sauron planejou foi de fato uma.

De certo que o poder contido no Anel proporcionava-lhe diversas aplicações, mas todas elas com uma raiz comum, os planos do seu criador. E mais, está claro nos textos que não era apenas o Anel, havia um componente externo, dependia de quem o usasse.
 
A função que Sauron planejou foi de fato uma.

De certo que o poder contido no Anel proporcionava-lhe diversas aplicações, mas todas elas com uma raiz comum, os planos do seu criador. E mais, está claro nos textos que não era apenas o Anel, havia um componente externo, dependia de quem o usasse.

Extao,o anel foi feito justamente para o plano de seu mestre,ou seja qeu os outros fossem bobos e ussasem os anéis,dessa forma ele saberia a fraquezad e cada raça,teria conhecimento e fporça para destruir e sdominar tudo.
 
Isso remonta a espada de Eöl, e todas obras de elfos ou ainur, onde o objeto contém parte de seu criador. O mesmo ocorre com anel, contendo parte do ser de Sauron, seus poderes e até mesmo intenções. É natural que, tendo um grande poder inserido no objeto, tais poderes só fossem acessíveis para aqueles que tivessem uma "estatura" suficiente, e aqueles que não a tem não acessariam o poder completo do objeto. É o que ocorre com Frodo, mas não com Gandalf, que contém a capacidade de dominar todo o poder contido no anel. Alias, corrigindo, creio que este só tem o poder de dominar parcialmente, pois seria corrompido: quem tem o poder de dominá-lo completamente seria apenas os valar, ou talvez valar mais poderosos, como Eonwë e Ossë.

Eu sempre tive a impressão, embora não lembro disso estar contido na obra, que o anel de Sauron fosse um "guardião" da energia de seu mestre, que sempre resistiria após a morte. Afinal, o poderes doss ainur não era infinito, parecia serem dissipados - o que ocorre com a incapacidade de Yavanna criar as Duas Árvores, ou até mesmo de Fëanor criar novas obras tão grandiosas quanto as silmarilli. Também eram dissipados após mortes sucessivas, Morgoth e Sauron perderem o poder de permanecerem belos, sendo encarnados em hröar. Porém, se Sauron resguardar seu poder no anel, tal poder ficaria resguardado caso o anel não fosse destruído, mantendo sua energia mais ou menos estável com o decorrer de mortes, e não em permanente decadência.

Como o anel tem parte de seu criador, o anel parece ter, a sua maneira, a mesma lábia de Sauron. O mesmo poder de sedução. Ninguém na Terra-Média teria poder de destruí-lo, afinal, caso chegasse a Montanha, se negaria a fazê-lo, desejando a ficar com ele. Assim a "energia" estaria resguardada.
 
Uma coisa que eu realmente não entendi: durante toda a história, qualquer um que colocasse o bendito anel no dedo ficava invisível (exceto para Sauron e os Espectros do Anel). Isso não me faz muito sentido, se Sauron usando o anel era perfeitamente visível à todos... ta certo que apenas Bilbo e Frodo que usaram o anel, mas apesar de serem 'hobbitses' e parentes, são duas pessoas totalmente diferentes. Portanto creio que qualquer um que usasse o Um ficaria, também, invisível. Fico totalmente confuso com isso :think:

Além disso também concordo que o anel traga outras habilidades e aprimoramentos para seu usuário, senão não faria sentido Boromir querer tanto usar o anel para guerrear.
 
Para mim a invisibilidade faz lá tanto sentido, e só há em O Senhor dos Anéis porque havia no anel que Bilbo achara em O Hobbit, anel até então inofensivo. Na verdade a própria história dos anéis surge com a tentavia de uma continuação de O Hobbit, por isso são uma idéia mais estranha se comparada ao legendário de O Silmarillion, na minha opinião.

Pode-se argumentar que isso deve-se a necromancia, capacidade de Sauron de ligar-se ao "mundo invisível" e comunicar-se com os mortos... Escrevi sobre isso, em 2004, no tópico As dimensões de Arda: "seen" e "unseen".
 
Para mim a invisibilidade faz lá tanto sentido, e só há em O Senhor dos Anéis porque havia no anel que Bilbo achara em O Hobbit, anel até então inofensivo. Na verdade a própria história dos anéis surge com a tentavia de uma continuação de O Hobbit, por isso são uma idéia mais estranha se comparada ao legendário de O Silmarillion, na minha opinião.

Eu não acho que a invisibilidade existe apenas pra dar continuidade ao que aconteceu em O Hobbit não. Não vejo Tolkien, que fez uma obra belíssima e extremamente rica em detalhes, fazer a invisibilidade aparecer em O Senhor dos Anéis somente "porque havia no anel que Bilbo achara em O Hobbit".
 
Então qual é a lógica desse objeto apresentar esse atributo, dentro de todo contexto tolkienriano? :jornal:
 
O Alkarin está certo. O Um Anel em O Hobbit era apenas um anelzinho de invisibilidade. Na sua continuação O Senhor dos Anéis foi que o anelzinho virou algo mais...

Compreende-se o esforço, mas no fundo o Um Anel é apenas... um ponto fraco de Sauron.
 
minha opinião:

o anel tinha uma parte de Sauron, seja ela energia, parte da sua vida, de alma (falando nisso acho que até sei da onde a Rowling tirou a idéia de Horcrux, mas isso é irrelevante nesse tópico) seja o que for que havia naquele anel, era uma parte de Sauron, por isso havia nele a vontade de Sauron, os desejos e planos do seu mestre. Eu me lembro que há uma fala, ou alguma coisa do tipo, que diz que Um Anel tem vontade própria, justamente por isso, por ter em si os desejos de seu mestre.

Porque o Um Anel traiu alguns de seus donos? Para tentar, sempre, voltar a mãos de seu mestre, de conseguir chegar até Sauron, e justamente porque Sauron queria também que o Um retornasse a sua posse.
Então, pra mim pelo menos, havia uma ligação (até pela parte que diz que Sauron o fez "E grande parte da força e vontade de Sauron foi transmitida àquele Um Anel.")

Com isso chego nas funções do Um.

Para mim, quando Sauron o criou, foi para controlar os outros anéis que foram dados a outras espécies. Os que tivessem em sua posse um anel, de certa forma ficariam ligados a Sauron, pelos anéis, e que permitiria a Sauron um certo controle e possuir um certo conhecimento. Não era tipo um celular... mas havia uma ligação. E também era uma forma de sauron aumentar seu poder, não sei, algo similar. E também uma forma de se assegurar, pois enquanto o Um existisse não seria possivel derrotar-lo.
Talvez haja alguma outra função, mas se por acaso houvesse somente Sauron teria acesso total e irrestrito, assim como tinha sobre o anel.

Com relação a outras raças que o usassem, bem, acho que com grande força própria (ex: Gandalf), se tivessem acesso a ele, teriam sob seu controle grande parte de seu poder, mas não o poder total, esse só era acessível a Sauron. Quanto a Frodo e Bilbo, o anel era apenas um anel que os deixava invisíveis por causa da falta de "maldade" (pois não além de nao terem conhecimento, não queriam dominar tudo, e o Um para mim, era um objeto maligno, igual ao seu mestre), mas que, usando-o, acabavam tendo seus sentidos aguçados, pois o Um influia sobre eles, e de tão poderoso eles não saiam "ilesos" (intocados e não modificados) após seu uso.

Muitas coisas que eu disse batem com o que o Fingon disse (está bem completo o primeiro post dele), mas quis tentar escrever com minhas próprias palavras completando alguns pontos. Enfim, é só uma teoria. E com certeza há muito mais a acrescentar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo