• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A respeito de Gundabad

Olá companheiros tudo bem!

É o meu primeiro dia aqui no fórum e já tenho uma curiosidade (dúvida) sobre uma região da Terra Média.

Eu procurei algum tópico com este nome nesta sala mas não encontrei e assim, resolvi criar...

Algúem sabe me dizer sobre o Monte Gundabad, a sua origem, quais foram os reinos que lá habitaram durante todas as eras de Arda? :think:

A única coisa que sei é que o Monte Gundabad durante um certo tempo ficou sob controle dos orcs das Montanhas Sombrias, que Bolg era de lá.

Mas agora, existem outras informações sobre a fortaleza orc e tudo mais?

Obrigado e um abraço!
 
Última edição:
Seja bem vindo!

Olha, não existe muito informação sobre a montanha, mas é uma montanha que se encontra ao norte das Montanhas Sombrias, era antigamente um reduto ou fortaleza dos Goblins e era o lar de Bolg, filho de Azog.

Era uma espécie de capital norte dos orcs, um local estratégico para os inimigos dos homens e elfos e foi lá que eles fizeram um conselho para decidir se iriam ou não atacar a Montanha Solitária, e após a Batalha dos 5 Exércitos, restou muito poucos orcs lá e durante um certo tempo houve paz naquela região.

Dê uma entrada neste link:
http://www.glyphweb.com/arda/m/mountgundabad.html
 
É como o ex-Impronunciável (:lol:) disse: não há tantas informações. Mas é de se imaginar que aquele local não era muito bom. Mesmo a proximidade com a região em que antigos dragões viviam antes de descerem mais (um em especial é Smaug), e por estar ao lado de Angmar não faziam daquele monte e arredores um local seguro.

E como no próprio site que Khamûl colocou é dito que "it was here that the Orcs of the northern world had their capital", imagina-se que o local seria definitivamente um antro de orcs, cheio de malefícios.
 
Hmmm agora você me pegou, Guardião. Porque eu estava lendo os trechos traduzidos das HoME (que tem na Dúvendor, inclusive. Leia, porque faz toda a diferença do mundo), e em algum deles mencionava o monte Gundabad.

Se eu não me engano [ou se minha memória não me abandona], o Gundabad pode ter sido um dos locais em que os homens despertaram e lá ficaram amigos dos anões [por volta da 2a era, antes dos Numenorianos chegarem à Terra-Média], ou então um dos locais de vivência dos anões.

Se alguém souber ou lembrar mais do que eu, favor me corrigir!
 
Hmmm agora você me pegou, Guardião. Porque eu estava lendo os trechos traduzidos das HoME (que tem na Dúvendor, inclusive. Leia, porque faz toda a diferença do mundo), e em algum deles mencionava o monte Gundabad.

Se eu não me engano [ou se minha memória não me abandona], o Gundabad pode ter sido um dos locais em que os homens despertaram e lá ficaram amigos dos anões [por volta da 2a era, antes dos Numenorianos chegarem à Terra-Média], ou então um dos locais de vivência dos anões.

Se alguém souber ou lembrar mais do que eu, favor me corrigir!


Sim, eu também acho que vi isso em algum lugar tipo os homens e anões próximos a Gundabad.
 
Ayanna Anfalas disse:
Sim, eu também acho que vi isso em algum lugar tipo os homens e anões próximos a Gundabad.

Eorl e companhia eram os homens que viviam naquela região perto de Gundabad antes de descerem para viver no Calenardhon quando Cirion lhes deu aquelas terras. Ou então estou enganado e na verdade eles viviam mais abaixo.
 
Complementando o que o Khâmul (ah, bem melhor o nick) postou. Os Montes Gran e Gundabad eram antigas moradas dos Anões na Primeira Era, antes que Sauron os expulsasse completamente das Montanhas Sombrias.

Se não me engano, foram construídas no tempo de Durin, o Imortal. Naquela época, o império dos naugrim era amplo, partindo das Montanhas de Ferro (atuais Colinas de Ferro), por Erebor, Urzal Seco, Khazâd-dum até as Ered Luin; onde ficavam as cidadelas de Nogrod e Belegost.
 
Complementando o que o Khâmul (ah, bem melhor o nick) postou. Os Montes Gran e Gundabad eram antigas moradas dos Anões na Primeira Era, antes que Sauron os expulsasse completamente das Montanhas Sombrias.

Se não me engano, foram construídas no tempo de Durin, o Imortal. Naquela época, o império dos naugrim era amplo, partindo das Montanhas de Ferro (atuais Colinas de Ferro), por Erebor, Urzal Seco, Khazâd-dum até as Ered Luin; onde ficavam as cidadelas de Nogrod e Belegost.


Então quer dizer que meu nick ficou melhor? Realmente ficou mesmo hehehe...

Elring, eu não me lembro extamente onde isso está escrito, se é no Silma ou Contos Icacabados, estou dando uma folheada aqui nos livros, mas não estou econtrando esse informação nem à reza, putz grila!!!!:osigh: tá osso viu.... onde que tá isso? :mrgreen:
 
Então quer dizer que meu nick ficou melhor? Realmente ficou mesmo hehehe...

Elring, eu não me lembro extamente onde isso está escrito, se é no Silma ou Contos Icacabados, estou dando uma folheada aqui nos livros, mas não estou econtrando esse informação nem à reza, putz grila!!!!:osigh: tá osso viu.... onde que tá isso? :mrgreen:


E não vai achar :mrgreen:

Está no livro que acompanha o Atlas da Terra-média vol. 1. E fala de Rudhaur, Cardolan e Fornost também.
 
E não vai achar :mrgreen:

Está no livro que acompanha o Atlas da Terra-média vol. 1. E fala de Rudhaur, Cardolan e Fornost também.

E como se chama este livro, editora e etc mais etc?

Porque no Silmarillion não tem nada e nos Contos também a respeito de Gundabad.
 
Bem, eu li essas informações nos textos traduzidos das HoME, como falei acima, q têm disponiveis na Duvendor.

Quanto ao Atlas da TM, acho que a editora é a Martins Fontes, nao?? Vi esse livro outro dia lá...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo