• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celegorm era loiro?

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal,

Em O Silmarillion traduzido, Celegorm é descrito como "o loiro", e a expressão original é "the fair", que também pode significar "o claro" ou algo do tipo.

fair
fair
nPoet mulher formosa. • vt+vi 1 Mech acabar (uma peça). 2 fazer ou tornar-se propício. 3 aclarar, desanuviar-se (tempo). • adj 1 regular, satisfatório. 2 uniforme, suave. 3 proporcionado, formoso, belo. 4 claro, límpido. 5 claro, louro (cabelo, face). 6 limpo, íntegro. 7 desimpedido. 8 sereno (céu). 9 bom, favorável (vento). he is in a fair way to succeed/ele tem boas perspectivas de êxito. 10 prometedor, auspicioso. 11 cortês, amável, agradável. 12 oportuno, plausível. 13 sólido, com base (esperança). 14 considerável, amplo. 15 nítido, legível (letra). 16 legítimo, justo. he has a fair chance/ele tem uma oportunidade justa. 17 honesto, franco (jogo, luta). • adv 1 de modo justo, favorável.they played fair / eles jogaram honestamente. the wind sits fair / o vento está favorável. 2 em cheio. 3 diretamente. a fair share uma parte justa. by fair means por bem, sem violência. by fair means or foul de um modo ou de outro. fair and softly goes afar devagar se vai ao longe. fair and square honesto, justo. fair field and no favour possibilidades iguais para todos. fair water água límpida. fair wear and tear Tech desgaste justo: dano ou desgaste causado aos bens em conseqüência de uso normal. the belly is not filled with fair words palavras bonitas não enchem barriga. the stone hit him fair in the head a pedra caiu-lhe diretamente na cabeça. to bid fair to prometer, ser auspicioso. to give someone fair warning avisar em tempo. to have a fair livelihood ter para viver comodamente. to stand fair for ter esperanças. to stand fair with a person estar em bons entendimentos com alguém.
UOL - Michaelis - Moderno Dicionário Inglês

Afinal, poderia ser ele loiro, sem qualquer ascendência entre os vanyar?

Pode ser que ele tenha os cabelos castanhos, uma mistura mais exótica entre o ruivo de Nerdanel e o negro de Fëanor (e esse tipo de mistura não é novo: é dito que o cabelo de Galadriel combinava o ouro de seu pai e a prata de sua mãe, sendo comparada com a luz das duas árvores).

O claro pode referir-se a sua pele, ou a seu caráter. Enfim...

O que vocês acham? Alguém tem alguma informação a respeito?
 
Eu nunca dei muita atenção pra cor do cabelo, pele ou sei lá o que dos personagens. Não consigo decorar os atributos físicos deles. Só sei que elfos são altos e bonitões, anões baixinhos e barbudos e hobbits são mais baixos ainda e com pés peludos... =B

Acho que não tem porquê ele não ser loiro. Há tantos tons de cabelo existentes, poderia ser apenas uma expressão, alguém que não sabia o nome certo da juba dele e tascou-lhe um "loiro".
 
Eu também não ligo muito, tenho muita dificuldade de imaginar convincentemente a parte física dos personagens, e eles acabam sempre se parecendo muito iguais. Só agora comecei dar atenção aos cabelos, pois eles mostram bem a estirpe de cada personagem.

Um contra exemplo é Thranduil, que era loiro, mas tal descrição fora feita em O Hobbit, onde o professor não tinha a preocupação para tomar cuidado com esse tipo de detalhe. Porém, pode ser que Oropher, pai de Thranduil, tenha se juntado a uma elfa noldorin de ascendência vanyar, do povo de Finarfin. Tal povo era bem-vindo em Doriath, pois Finarfin era filho da sobrinha de Thingol e ele próprio era loiro devido a sua ascendência vanyar.
 
É, o engraçado é que o pareamento entre Celegorm the fair e Caranthir the dark.

Tenho dificuldade pra imaginar um noldo de pele mais escura (no caso do Caranthir), embora o Eöl aparentemente fosse amorenado. Acho difícil que a dicotomia seja entre "Celegorm, o de pele clara" e "Caranthir, o de pele morena".

Pela dicotomia, tb tendo a inferir que o Celegorm era louro mesmo. Talvez seja mais um daqueles casos que uma inconsistência passou após infindas revisões.

Abração,
 
Eu também duvido que seja algo relacionado à pele, mas não consigo imaginá-lo loiro. Minha aposta é nos cabelos castanhos: Celegorm e Caranthir, quando vistos lado a lado, poderiam ter ressaltado alguma diferença na tonalidade dos cabelos.

PS: vejo agora que "the dark" é traduzido como "o moreno", que muitas vezes refere-se a tonalidade de pele.
 
Haran Alkarin disse:
PS: vejo agora que "the dark" é traduzido como "o moreno", que muitas vezes refere-se a tonalidade de pele.

Pode ser que esse "o moreno" não tenha relação alguma com a cor da pele, mas sim com o cabelo. Isso porque muitos costumam dizer que a pessoa de pele clara com cabelos escuros é morena. Talvez seja essa a relação.
 
Concordo com o Alisson(Arrum[Pum]) quanto à "morenice" do Caranthir, mas

O claro pode referir-se a sua pele, ou a seu caráter.
eu duvido. Ele era todo esquentado, respondia a qualquer tipo de insulto(ou o que julgava insulto) com violência. Não me passa de forma alguma uma impressão "fair".
 
Bem, também acho que não há motivos para nao considerá-lo loiro.
Pelo que me lembro, Celegorm nao teve filhos e fica difícil mesmo de definir.

Mas, como disse a Izze, são muitos tons de cabelo. E a expressão "fair" dá a entender que é uma pessoa alva, de pele e cabelos claros. Loiro, já não sei.
Mas porque não castanho claro? Ou loiro escuro-quase-castanho? :lol:
 
Pois é. Sendo Celegorn filho de Fëanor e Nerdanel (ambos de ascendência noldorim), a cor clara ou loira entre os noldor deveria ser algo muito raro. Acredito que deveria ser de uma tonalidade clara ou descolorida, nada que se parecesse com os cabelos de Finarfin e Galadriel, estes sim dourados de fazer inveja no outros. Até porque, os elfos tem uma queda e tanto por cabelos (que o diga Fëanor :hanhan:) e os de Celegorn deveriam ser bem sem graça. Nada que valesse uma outra conferida e um sonoro "Oooohhhh".
 
Pode ser que esse "o moreno" não tenha relação alguma com a cor da pele, mas sim com o cabelo. Isso porque muitos costumam dizer que a pessoa de pele clara com cabelos escuros é morena. Talvez seja essa a relação.

Pele clara no sentido de pele branca (em oposição a amarelo, negro ou vermelho), ou pele clara no sentido de tendendo ao pálido? Moreno, que eu saiba, é o ser humano branco que tem cabelos negros, ou gente de pele escura. Em Tolkien, creio que o segundo é mais usado (homens morenos, Eöl, etc). E no inglês o original é "the dark", e que eu sabia "dark", isoladamente, não é um adjetivo para cabelos (diferente de blond). Mas pode ser que Caranthir fosse moreno, devido a seus cabelos negros. Mas assim Fëanor, Maedhros e Curufin também seriam...

Para mim são duas as principais possibilidades: Caranthir, o de pele escura e Celegorm, o de pele clara, ou Caranthir, o de cabelos negros, e Celegorm, o de cabelos claros. Ambos os cabelos deveriam ser uma particularidade desses elfos, e uma particularidade positiva (por isso duvido que seja um cabelo sem graça, como Elring falou). Aposto no castanho mesmo.

eu duvido. Ele era todo esquentado, respondia a qualquer tipo de insulto(ou o que julgava insulto) com violência. Não me passa de forma alguma uma impressão "fair".

Bom, o nome é dado na infância, não? E antes do juramento ele parecia ser considerado uma pessoa comum. Mas duvido que seja isso, de qualquer forma, por conta do paralelo com "Caranthir, the dark". E os nomes geralmente acertam.

Talvez ele tenha sido loiro...é bem possível.E não era só os vanyar que eram loiros...

Eu acho que a "loirisse" era, inicialmente, um atributo unicamente deles, tanto é que o significado de "vanya" é loiro, e tal nome fora dado pelos noldor. Não faz sentido os noldor chamarem os vanyar desse nome, se havia entre eles noldor loiros. E duvido a existência de anomalias ou até mesmo exceções, e, mesmo se existisse, Celegorm não parece ser tido como uma delas.

É claro que, com a mistura entre os elfos, surgiu noldor loiros, mas sempre com ascendência vanyarin. Aqui estão incluídos Finarfin e filhos, descendentes de Indis, Idril, descendente de Elenwë, possivelmente Glorfindel (e aparentemente estes eram raros, pois até a casa de Glorfindel faz referencia a seu cabelo dourado). A única dificuldade é Thranduil, mas nem tanto.
 
cara eu acho q era loiro eu to lendo silmariliom e até agora ñ falo só falo q eles tinha pele clara olhos verdes mais na maioria eles tinham cabelos loiros
 
Você quer dizer os Noldor. E poderia escrever certo também
Enfim, é difícil dizer a aparência dos elfos. Mas eu sempre imagino eles com cabelo loiro ou preto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo