• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ai Ai!!! Grond, como ele chegou até os portões de Gondor?

Lórien Leaf

Usuário
Estou curiosa com algo que veio a ser uma dúvida até cruel por minha parte.

Grond era um grande aríete com mais de trinta metros de comprimento e grandes e muitas criaturas além dos trolls o puxavam para diante dos portões de Gondor.

Eu sei também que o aríete foi forjado nas ferrarias de Mordor, mas aí é que está minha dúvida:

Como foi a vinda de Grond? Será que ele veio direto de Mordor ou estava guardado em Minas Mórgul?
Além disso, se eu não estiver enganada, as pontes de osgiliath estavam derrubadas e como que ele atravessou o rio? por alguma ponte improvisada? Acho que não, porque Grond era gigante, pesava super e super toneladas e não entendo o processo da passagem dele pelo Anduin. Tinha que ser uma super ponte para aguentar as milhares de toneladas do aríete. Como que os orcs iriam construir uma boa e forte ponte que aguentasse seus pesos?

Outra coisa: Se ele era muito grande, como que ninguém antes o tinha visto vindo de Mordor, porque atravessar todos os terrenos da região em poucos dias não dava né.

Ó dúvida cruel, mas fazer o que né! Dúvidas são dúvidas.
 
Acho que era algo parecido com aqueles engenhos dos orcs, por exemplo, ninguém constroi uma cataputa e sai levando ela como se fosse um carrinho não, não, não você monta esses tipos de engenhos no campo de batalha.:joinha:
 
Provavelmente o engenho tenha sido pré-prabricado e levado em partes até a orla do campo de batalha, onde então era finalmente montado e preparado para o combate.

Abraços.
 
Geralmente, estas espécies de máquinas de sítio são montadas próximo a área a ser atacada...

Ele deve ter vindo desmontado.
 
Tudo bem, a hipotese de pré-montagem é até palpavel para catapultas e tribuchês, que são armas de cerco mais simples, mas o Grond nao era só uma arma de cerco, era um aríete de cerca de 30 metros e tinha lá suas toneladas...Além disso era carregado de maldiçoes, magias poderosas para ruína dos homens, então nao acredito que orcs tivessem competencia para monta-lo assim, tao perto do campo e do momento da batalha...Muito embora eu nao tenho uma contra-proposta para responder a essa pergunta, continuo a nao acreditar em uma montagem às portas de Minas Tirith!
 
A montagem dele no campo de batalha é uma hipótese muito possível sim, alias, sobre as magias, o Rei Bruxo, Sonhor dos Nazgûl estava lá, e se não fora ele que lançou as magias, ele pode apenas ter reativado magias antes feitas por Sauron ou algo do tipo.

Ademais, o primeiro Grond era um martelo empunhado pelo próprio Morgoth, se por acaso a testa do aríete fosse a cabeça do Grond de outrora já seria carregado de magio o suficiente. Alias, mesmo que não fosse a mesma, Saouron poderia ter carregado apenas essa parte, isso já seria o suficiente.
 
Eu também concordo os colegas em relação à provavel montagem de Grond próximo ao campo de batalha. Na idade média as armas de cerco eram transportadas em partes e depois eram montadas no acampamento próximo ao campo de batalha. Mesmo na Primeira Guerra Mundial, gigantescas peças de artilharia para atacar fortificações e que pesavam várias toneladas eram transportadas em partes e montadas apenas no campo de batalha.

Pode ser que Grond foi transportado em várias partes e montado em Osgiliath antes do ataque final à Minas Tirith. Isso explicaria como ele atravessou o Anduin. De Osgiliath até Minas Tirith seria mais fácil o transporte pelos Campos de Pellenor.
 
tbém concordo com o pessoal aí de cima: Grond provavelmente foi pré fabricado próximo a algum atalho próximo a Osgiliath... não podemos esquecer que todos os exércitos montam estratégias de guerra, portanto, acho bem provável que, além de pré fabricarem e montarem grond próximo a osgiliath, tbém acharam e traçaram caminhos de mais fácil acesso, dependendo de onde estivesse. tudo muito estratégico. planos de batalha são planos de batalha!
 
Ao que parece o Grond era uma peça única de metal... sendo assim, somente a estrutura em que ficava pendurado poderia ter sido montada no campo de batalha... mas no final das contas esse questão é mesmo muito curiosa. Eu não acredito que tenha sido montado no campo, já expliquei o motivo, o que faz surgir em mim uma pontinha de desconfiança de que esse detalhe tenha escapado ao Tolkien e acabou ficando assim... sem explicação!

Como muitas outras coisas, nunca saberemos, pois são o tipo de material de criação que fica somente no cabeça do autor... só mesmo recuperando a memória do Tolkien ao escrever essa parte (e tantas outras)... ahhh sim! Aí seria fantástico!

;)
 
Pois é!

Eu perguntei isso, porque talvez mesmo Grond sendo montado no Pelennor, ele era um monstro de tão grande, tanto é que várias bestas além dos trolls o puxavam em direção ao portão de Gondor e o Rei Bruxo não puxou o aríete, ele simplismente comandava seus soldados a arremasá-lo contra o portão e fazia truques diabolicos e tal.

Mas como eu disse, fica algo no ar porque mesmo Grond sendo uma espécie de "lego" as suas partes eram muito grandes e cada parte também pesavam várias toneladas.

E tem mais (se não estiver enganada) as pontes de osghiliath não estavam destruidas? Eu acho que as tropas de Minas Mórgul atravessaram os Anduin até a outra margem por barcos e talvez algumas pequenas passarelas que fizeram de improviso e muito rápido.

Tem mais, e as outras bestas que puxavam o Grond? Vieram nadando? Voando? Me parece que o Anduin é um rio fundo nas proximidades de osghiliath se não fosse, talvez as forças de Mordor já tinham atravessado aquele ponto bem antes da invasão de Pelennor.

Fica algo que no ar, e tem mais? Grond deveria estar em Minas Mórgul e não dentro de Mordor, até porque até aquele momento, todas as forças vieram da cidade do Bruxo e não de Barad Dûr, porque as forças dentro de Mordor estavam lá até a saída para a Batalha do Morannon. Então Grond como sendo grande suas partes como veio carregado de Minas Mórgul é algo dificil de entender...
 
Pois é!

Eu perguntei isso, porque talvez mesmo Grond sendo montado no Pelennor, ele era um monstro de tão grande, tanto é que várias bestas além dos trolls o puxavam em direção ao portão de Gondor e o Rei Bruxo não puxou o aríete, ele simplismente comandava seus soldados a arremasá-lo contra o portão e fazia truques diabolicos e tal.

Mas como eu disse, fica algo no ar porque mesmo Grond sendo uma espécie de "lego" as suas partes eram muito grandes e cada parte também pesavam várias toneladas.

E tem mais (se não estiver enganada) as pontes de osghiliath não estavam destruidas? Eu acho que as tropas de Minas Mórgul atravessaram os Anduin até a outra margem por barcos e talvez algumas pequenas passarelas que fizeram de improviso e muito rápido.

Tem mais, e as outras bestas que puxavam o Grond? Vieram nadando? Voando? Me parece que o Anduin é um rio fundo nas proximidades de osghiliath se não fosse, talvez as forças de Mordor já tinham atravessado aquele ponto bem antes da invasão de Pelennor.

Fica algo que no ar, e tem mais? Grond deveria estar em Minas Mórgul e não dentro de Mordor, até porque até aquele momento, todas as forças vieram da cidade do Bruxo e não de Barad Dûr, porque as forças dentro de Mordor estavam lá até a saída para a Batalha do Morannon. Então Grond como sendo grande suas partes como veio carregado de Minas Mórgul é algo dificil de entender...


Existe uma incógnita na questão de Grond.
É realmente difícil saber como ele foi trazido, e se foi montado, também não sei, porque ele era algo muito monstruoso e como que em pouco tempo iriam montar este aríete, realmente não sei.

Grond veio de Minas Mórgul mesmo, embora tenha sido feito em Mordor. Durante a Batalha de Pelennor não veio ninguém de Udum, Gorgoroth ou Barad dûr, com exceção dos nazgul.

Não há resposta para saber como Grond atravessou o Anduin e nem mesmo das grandes bestas feras, com exceção das bestas aladas que vieram voando e dos trolls que eram menores.
 
o belegûr tem razão: talvez tenha sido um "deslize" de tolkien... ele mesmo, no prefácio, diz que algumas coisas, talvez imperceptíveis para os leitores, estavam descoordenadas, enfim...

mas de qq forma, vcs não acreditam que talvez grond tenha sido trazido até os campos de pelennor por um outro caminho?
 
o belegûr tem razão: talvez tenha sido um "deslize" de tolkien... ele mesmo, no prefácio, diz que algumas coisas, talvez imperceptíveis para os leitores, estavam descoordenadas, enfim...

mas de qq forma, vcs não acreditam que talvez grond tenha sido trazido até os campos de pelennor por um outro caminho?


Eu não acredito nessa hipótese, e é como eu disse, seria uma incógnita e como belegur também disse: um "deslize".

Agora, se existisse outra hipótese, eu defenderia a idéia de que Grond foi trazido inteiro junto com as bestas feras, trolls dentro de um grande navio vindo da região de Cair Andros, e depois desembarcado na margem ocidental do Anduin, até porque a região de Cair Andros estava invadida por orcs de Mordor...
 
Última edição:
Agora, se existisse outra hipótese, eu defenderia a idéia de que Grond foi trazido inteiro junto com as bestas feras, trolls dentro de um grande navio vindo da região de Cair Andros, e depois desembarcado na margem ocidental do Anduin, até porque a região de Cair Andros estava invadida por orcs de Mordor...

Essa seria uma boa hipótese, uma vez que, realmente Cair Andros estava sob controle de Mordor, e talvez, não sei, Grond veio puxado pelas bestas até a margem leste do Anduin e vindo por navio até Osghiliath, na margem oeste.

Eu já acho que Grond foi trazido pelo ar, por meio das bestas aladas dos Nazgul...

Acho que não, seria inviável.
 
É... tb creio que foi um procedimento da engenharia orc,... levá-lo em grandes peças e juntá-lo como quebra-cabeça.
 
Se for levada em questão a hipótese de que ele foi trazido inteiro, os Orcs são bons o suficiente e em núme ro suficiente pra derrubar boa parte de Ithilien se preciso com o fim de fazer uma balsa, já que foi assim que o e xército passou.

Havia madeira próxima e em quantidade, se uma balsa podia carregar uma quantidade consideravel de Orcs usando armaduras pesadas, e levando armas pesadas, provavelmente uma balsa com o tamanho adequado poderia levar o Grond, seja inteiro ou apenas a testa do Aríete, levando as aprtes acessórias separadas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo