• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nasceu a tecnologia para jogar videogame com o poder da mente

Raphael S

Desperto
Eis que finalmente chegou parte da tecnologia que eu tenho esperado a minha vida inteira para ver nascer. Só falta agora isso ser aperfeiçoado e juntado aos hologramas que é a outra parte que eu espero.

JOGANDO COM O PODER DA MENTE
47361.gif

O homem sempre teve o desejo de interagir com o mundo pela força de sua mente. Nos anos 70 e 80, eram comuns pessoas que diziam entortar garfos e consertar relógios apenas com incríveis poderes mentais. Isso já ficou mais do que comprovado que não é possível, pelo menos, no mundo real, mas no virtual esse sonho já está se tornando realidade.
A Emotiv, empresa americana especializada em interfaces de computadores, anunciou nesta semana a criação do EPOC headset. A novidade é capaz de controlar ações e reproduzir, na tela do computador, as expressões faciais e comandos de pensamento de quem estiver usando um capacete especial.
O produto, que será disponibilizado para venda nos EUA no fim deste ano, custará cerca de 300 dólares e promete revolucionar a forma como nós interagimos com os jogos de computador.


O motivo de tamanha revolução?
Com o slogan “sabemos o que você está pensando”, a Emotiv criou um software que permite o controle de jogos através da “força do pensamento”.
O novo “brinquedinho” inclui um capacete com sensores sensíveis às ondas elétricas produzidas pelo cérebro, um jogo com essa espécie de “robô virtual” que vemos na imagem de capa e uma plataforma através da qual em pouco tempo será possível interagir com jogos como o Second Life sem dar um click no mouse.
Achou pouco? Ainda tem mais: de acordo com o fabricante, a ferramenta também consegue identificar as emoções do usuário para realizar mudanças compatíveis no jogo exclusivo. De acordo com o humor de quem joga, a densidade das cores pode variar, assim como o volume da música de fundo.


Tecnologia inovadora
A questão que povoa nossas mentes é: como um computador pode detectar alterações de humor em um ser humano?
A explicação não é das mais simples, mas vale a pena saber. A tecnologia usada é a eletroencefalografia, algo muito parecido com a usada dos exames médicos do córtex cerebral (eletroencefalograma). Através da “leitura” das ondas emitidas pelo cérebro de voluntários na pesquisa, foi realizado um mapeamento dos sinais enviados de cada região do cérebro. Assim, mesmo que um sinal emane do mesmo lugar que outro, o EPOC é capaz de diferencia-los.
Com toda essa tecnologia, fica difícil não se divertir com esse jogo já que ele é capaz até de criar mais vilões se perceber que o jogador está entediado!
Ficou curioso sobre como a novidade funciona? Assista ao video de demonstração (em inglês).
http://emotiv.com/INDS_2/inds_2_1.html


O Primeiro experimento bem sucedido
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1306506-6174,00.html

Dois Anos depois o vídeo mais evoluído criação da Empresa Californiana Emotiv. Assistam esta reportagem, em português
http://video.msn.com/video.aspx?mkt...-4c4e-9808-8490591365e9&fg=rss&from=imbot_all

Encontrei esse protótipo para Wii mas não sei se é fake
http://www.hitechlive.com.br/archives/nintendo-wii-controlado-pela-mente/

Fonte da notícia
http://aprendendo.ig.com.br/artigos/acontece/jogando-com-o-poder-da-mente.html

Mas tem uma coisa também... Agora imagine... Um computador conseguindo detectar as mudanças de humor do ser humano e criando inimigos mais poderosos para o humano. É um pequeno componente para as máquinas um dia se rebelarem contra os humanos. E eu acredito que se isso acontecer não vai ter final de filme não. Pra mim é extermínio total. Mas no momento só quero pros jogos mesmo.

By Raphael S
 
Última edição:
:eek:

8-O

O prototipo parece reagir de maneira bem lenta. Mas o simples fato de reagir é fenomenal.

Nota: Um pesquisador brasileiro, Miguel Nicolelis, foi a primeira pessoa no mundo a ter sucesso nessa área. http://natalneuroscience.com/ é a homepage do instituto brasileiro criado por ele que estuda esse assunto.
 
Essa tecnologia pode ser perigosa no futuro, realmente. Tomara que não pensem em fabricar armas inteligentes, quando a tecnologia estiver mais desenvolvida.
 
Nos anos 70 e 80, eram comuns pessoas que diziam entortar garfos e consertar relógios apenas com incríveis poderes mentais. Isso já ficou mais do que comprovado que não é possível, pelo menos, no mundo real, mas no virtual esse sonho já está se tornando realidade.
Isso é uma completa besteira!

Se é possível executar qualquer comando "virtualmente" por um evento de força da mente, entao é possível, indiretamente, fazer uma máquina interagir com o mundo real pro que quer que seja ... entortar garfos, consertar relógios, disparar tiros ou o que quer que seja. Máquinas abrem portas, e se passarmos a enviar este comando "abra porta" por força do pensamento, bingo. Vai ser um Mundo 2.0.

Interessante demais. Eu estava pensando nisso muito muito nesses últimos dias, e me deparei agora com esse tópico.
Como eu gostaria de jogar Championship Manager apenas com a força da mente! Seria perfeito demais!
Nao existem mesmo limites pro ser humano + tecnologia. Mal dá pra imaginar o que vai acontecer, pra bom ou pra mal.
 
Última edição:
Deus me livre...nenhuma máquina vai saber o que estou pensando.
Não me curvarei diante desse tipo de video-game.
 
Acho estranho.
É uma tecnologia fenomenal, e me faz pensar bastante no anime de MMORPG .hack, pq eu sempre quis poder jogar um jogo daquela maneira.

Mas realmente, é algo que vêm cheio de receios, né?
 
todos viraram uma espécie de "Xavier" da vida... huahauhuaha

Eu curti a idéia e será inevitável a tecnologia chegar a este ponto.
Já me imagino no canto da sala chorando:
"O que ela esta fazendo?"
"Ah... jogando Fatal Frame!"
uhauahuahuah
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo