• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Thingou não ajudou?

Espero que não seja uma pergunta idiota!

Eu não consigo entender por que Thingol e nenhum momento ajudou os noldor nas guerras (vamos deixar isso claro, eu disse, nas guerras)?

Seu reino não era indestrutível, sem o cerco dos noldor o que seria de Doriath?

Depois das Nirnaeth Arnoediad sua fronteira noroeste vivia sobre ataque, tudo bem, tem o Cinturião de Melian, mas não duvido que Morgoth daria um jeito de "bular seu sistema".

Ninguém mais do que Menlian devia saber que sem ajudar dos noldor, o que é uma ajuda pequena, mas é uma ajuda, com pequena esperança*, mas é uma ajuda, seus reino não duraria, não tinham força para enfrentar sozinhos o poder de Melkor.

Alguém consegue me explicar?

*Pequena esperança, a verdaderia esperança vinha do oeste.
 
Última edição:
Acho que Thingol meio que não se importava muito em ajudá-los porque, se não me engano, há trechos que dizem que o Rei de Doriath, digamos, acusava (foi a única palavra que encontrei para isso) os noldor de ter trazido aquele mal; e também ele não via por que se meter naquilo. Não há de se negar que com a ajuda dos noldor, seu reino se manteve mais "protegido", mas não há de se negar que sem Morgoth e Noldor seu reino continuaria protegido.

Tem o outro fator também que ele descobriu que Fëanor esteve envolvido na morte de seus parentes e parte de seu povo que seguiu Olwë. A partir daí quis manter distância dos filhos de Fëanor, e somente aceitou os filhos de Finarfin porque este era casado com uma do povo de seu irmão e tals.
 
Além de tudo isso, Melian sabia que a esperança viria do Mar, então com ou sem Noldor Thingol não tinha porque se preocupar com o mundo exterior. Entretanto, como todo rei, sempre deseja mais terras, e esse povo chegando iria precisar de novos territórios para viver, o que impediria uma eventual expansão de Doriath.

E, como dito acima, para Elwë Morgoth era um problema noldorin, e eles que resolvessem tal pepino.
 
Hm... Sim...

Thingol fazia tudo que Melian o recomendava. E ela estava certa.

Seria em vão ajudar os Noldor para Thingol, no caso, isto no máximo poderia atrasar a destruição de Doriath.

Mais acho que Thingol estava ciente disso já, e quis preservar o seu povo até o fim só protegendo seus domínios.
 
NA verdade eu acho que o grande motivo que levou Thingol a não lutar foi a magoa que este guardava pela matança de seus parentes no fratricídio. Mas se ele tivesse disposto a ajudar od Noldor talvez Morgoth não tivesse se fortalecido tanto. Mas como já foi dito a verdadeira ajuda vinha do mar.
 
É como o Tiberius disse, a grande mágoa pelo passado horrível que sofreu me faz entender que Thingol não faria.
O grande braço ou pé de apoio...from the sea comes de help!
 
Pelo rancor que guardava do Fratricídio, por culpar os Noldor por trazerem aquele mal sem precedentes e por medo de expor seu reino à uma guerra que não era sua, já que a esperança não viria diretamente de seu reino.
 
Última edição:
os altos Elfos eram especialistas em soberba e extremo egocentrismo.

junte isso com a morte de familiares pelos noldor e usurpacao de suas terras ( assim considerava algumas areas de Beleriand) .
 
É isso qua não entendo, a causa de tanto sofrimento no final da resposta é a Silmarils, então por que ficar com ela. Ta certo que o Livro (Silm) diz que ele ficou com ela (a joia) por causa do sofrimento de Beren. Mas isso não soa meio hipócrita?
 
Também não podemos esquecer do grande valor que Thingol dava aos conselhos de Melian, que com certeza foi um de seus conselheiros mais sábios. E ela sempre aconselhou que ele tivesse cautela com os filhos de Feanor, devido à sua violência e atos impensados. Provavelmente isso tornava ele muito cauteloso no que diz respeito a ajudá-los.
 
Thingol sempre foi avisado por Melian, muitos milênios antes de Fëanor nascer, que a Bem-Aventurança de Valinor estava no fim e que Melkor retornaria. Então, ao longo dos séculos, Thingol preparou seu povo para o pior e somente a intervenção dos Valar poderia confrontar o poderio de Angband e Utumno. Quando os noldor chegaram, os sindar e seu Rei pensaram que era o auxílio enviado pelos Poderes. E foi só muito tempo depois que Elwë Singollo soube do Fraticídio. Aí era tarde, os príncipes noldorim estavam com seus domínios estabelecidos. Só restando a Thingol aguardar o resultado do infrutífero cerco à Morgoth.
 
Mas pq será que não fora avisado por Melian sobre o perigo acerca das Silmarils?
Ou se foi alertado, pq não aceitou os avisos?

Se sabia de tudo isso antes, com certeza sabia das Silmarils. :think:
 
Mas pq será que não fora avisado por Melian sobre o perigo acerca das Silmarils?
Ou se foi alertado, pq não aceitou os avisos?

Se sabia de tudo isso antes, com certeza sabia das Silmarils. :think:

Deve ter sido por causa da maldição associada as Silmarills. Ela tornava qualquer elfo cego de cobiça, não só os Noldor. Provavelmente se ele tivesse entregue a pedra aos Filhos de Feanor os males teriam sido ainda maiores.
 
Pelo que me lembro a maldição nas Silmarill era a de que todos que as tocassem estariam sujeitos a ira de Fëanor e seus filhos e suas mãos seriam queimadas e tals. Acho que Thingol foi acometido pela cobiça mesmo.

Para mim Melian sabia que não adiantaria falar com o rei pois ele estava cego de ganância pela beleza das jóias.
 
Pelo que me lembro a maldição nas Silmarill era a de que todos que as tocassem estariam sujeitos a ira de Fëanor e seus filhos e suas mãos seriam queimadas e tals. Acho que Thingol foi acometido pela cobiça mesmo.

Para mim Melian sabia que não adiantaria falar com o rei pois ele estava cego de ganância pela beleza das jóias.


Eu já acho que a maldição era mais abrangente. Despertava a cobiça, a traição entre os elfos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo