• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil e Mestre Yoda

Nihilus

Usuário
Parece estranho, mas os dois tem uma certa semelhança, não em aparencia lógico, mas em seus papéis nas histórias e por não terem sua origem confirmada em lugar algum, apenas deduzida. Será que George Lucas o criou com algum intuito de ter um "Bombadil" em sua história, um ser poderoso que fica entre os bastidores e ninguém sabe sua origem?

Independente se é besteira oque estou postando ou não, gostaria de que me esclarecem se puderem ou dessem sua opinião a respeito.
 
Cara sinceramente eu acho que não.

Q interesse o George Lucas teria em fazer uma cópia verde e feia do Tom Bombadil?
 
O que é o Bombadil, de que raça ele é, é uma incógnita que instiga os leitores até hoje.
Já o Yoda não instiga por esse lado, já que é de se esperar, no universo criado por Lucas, que exista um ser verde e pequeno e sábio.
A figura do Bombadil não se parece em nada com o Yoda - não tem como imaginar o mestre jedi pulando e cantando e se casando.
Em termos de função mesmo, as duas funções dos dois nas histórias são bem diferentes.
Não vejo no que Bombadil seria uma inspiração pro mestre Yoda.
 
Talvez uma semelhança entre ambos personagens provenha do fato de que os dois são orientadores sábios, misteriosos e excêntricos. No entanto, essa é uma característica antiga do imaginário. O homem velho e sábio, que tem seus motivos, métodos e natureza ocultos do herói. Seja na literatura, seja em acontecimentos mitológicos.

Um exemplo são as divindades míticas que orientavam seus protegidos na busca em que estes deveriam empreender (Atena a Odisseu e Têlemaco, Odin a Sigmund, etc.). Entretanto, por algum motivo não revelavam a eles sua identidade nem os porquês de os estarem ajudando. O caso parece ser então, mais uma coisa de identificação com o imaginário arquetípico.

E se tornou comum o do comportamento excêntrico e incomum do gênio e do sábio, como uma característica de um período da história ocidental em que a figura do gênio que se sobressai tenha uma forma de agir inabitual, tão desconhecida e original quanto o que ele pensa. Ou talvez não seja isso, e seja só um alívio cômico que os dois proporcionam...
 
Não acho o Tom nem um pouco parecido com o Yoda. =B
Por isso acho que não há inspiração alguma aí.
 
Tem razão, mas comparar em aparencia com certeza são completamente diferentes, e que o Bombadil, como qualquer coisa de SdA, nos instigam a procurar saber as coisas mais do que SW, que tem boa parte da história falha.

O Yoda tem um limite em sua força como foi visto no episódio III, mas o Bombadil nós não sabemos o tamanho de sua força, e vagamente como ela é. Mas achei que a influencia que George Lucas tem pelo Tolkien talvez tenham formado Yoda para ter esse senso de mistério igual ao de Bombadil, mas claro, isso dificilmente alguém conseguiria transmitir.
 
Bombaldil nao me interresou muito por isso nunca parei para pensar nisso mas acho que bombaldil nao é assim tao interessante, o que me deixou curioso é a sua mulher, procurei no livro e nao nada a dizer que ela era elfa mas ficaram a dizer que ela era uma elfa.
 
Bombaldil nao me interresou muito por isso nunca parei para pensar nisso mas acho que bombaldil nao é assim tao interessante, o que me deixou curioso é a sua mulher, procurei no livro e nao nada a dizer que ela era elfa mas ficaram a dizer que ela era uma elfa.

Bombadil é tão imterresante quanto sua mulher,só em pensar que lee pe o sem pai,que estava desde antes das arvores, montes e etc.
 
Acho que a única coisa que Tom Bombadil tem em comum com Yoda é a cauda.
 
Bombadil e Yoda? Mesmo depois do que foi exposto, não vejo nenhuma semelhança entre os dois, porque Tom nunca foi um mentor aos meus olhos. Aliás, pelo que sei, esse título estaria mais próximo de Gandalf do que de Tom Bombadil.

Ãh?O Yoda tem cauda ,ou eu não entendí a piada?
Nenhum dos dois tem :sacou:
 
Yoda ajudava ativamente os jedis (pelo menos antes da corrupção de Anakin), não é muito parecido com Bombadil.
 
O trocadilho da cauda foi ótimo :lol:


Agora que você falou ele lembra um pouco, e beeeeem pouco o Yoda durante a trilogia clássica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo