• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vegetarianismo

Pam EQA

Usuário
Faz uns quatro anos que não me alimento de cadáveres, isso me proporciona um sincero alívio. Gostaria de conhecer pessoas da Valinor que tem uma consciência próxima a minha quanto a esse assunto, ou que pelo menos se interessam e se importam com os animais não-humanos. Eu realmente amo a natureza e sinto que faço parte dela, gostaria de compartilhar esse maravilhoso sentimento com outras pessoas...

Fiquem a vontade quanto aos comentários...

Escrevam suas opiniões, experiências, dúvidas...podemos até trocar receitas aqui!

Afinal...o assunto é bem abrangente:

VEGETARIANISMO.
 
Uma dúvida. Você realmente acredita que as pessoas que não comem carne, ou cadáveres como você erroneamente coloca, não se importam com os animais não-humanos? Você sabia que existem leis que garantem aos animais de açougue uma morte rápida, digna e sem sofrimento? Eu sou veterinário e me importo tremendamente com o sofrimento animal, mas não deixo de comer carne (não cadáveres) desde que o animal que forneça essa carne seja abatido da forma mais humanitária possível e dentro dos padrões de higiene. Nada contra os vegetarianos, mas a carne é um alimento de extrema importância nutricional, sobretudo para crianças em idade escolar: a carne, o peixe, o ovo ou o leite, alimentos de origem animal importantíssimos para o desenvolvimento.
 
eu até já pensei sobre isso...
mas não sei se conseguiria...
odeio legumes, então o que é que eu vou comer???
=)
 
Esclarecendo as colocações de Tiberius...
Não afirmei que os que comem carne não se importam com os animais, se foi isso que deu a entender...quanto às "leis que garantem aos animais de açougue uma morte rápida, digna e sem sofrimento" bem...não são 100% cumpridas e não anulam o fato de que uma vida está sendo tirada, nem que aquele corpo passará a estar morto, um cadáver. Devo dizer que quando escrevi o tópico realmente achei que poderia chocar com esse termo...desculpem, mas é a verdade.
Sim, realmente, a carne tem grande importância na dieta da maioria das pessoas, mas já está mais que comprovado que ela não é indispensável, há muitas maneiras de se alimentar bem, sem ingerir carne.
Leiam algo de Peter Singer, ou assistam ao documentário "A Carne é Fraca" se quiserem ter noção do quão grave é a situação...embora pouco comentada. Indico também os seguintes sites:

www.vegetarianismo.com.br

www.svb.com.br

quando souber de mais material, colocarei aqui...e quem souber de mais informações, fique a vontade.

Ah..Tiberius...meu pai também é veterinário, embora trabalhe na área de vendas(nutrição e farmacologia)
 
Você poderia ter usado alguns outros argumentos válidos para justificar o vegetarianismo, mas este de "crueldade com os animais" não é válido. Primeiro porque, como já foi falado, de uma maneira geral os animais para alimentação são criados para isso e abatidos de uma maneira rápida e indolor. Nem sempre ocorre, mas isso não é o problema, pois o principal motivo pelo qual não é uma crueldade é que esses animais estão sendo mortos é para satisfazer uma necessidade fundamental humana: se alimentar. Não estão sendo mortos por esporte, por competição, por nada assim, mas para garantir a nossa sobrevivência.

Por esse seu argumento, um leão é um animal muito cruel por perseguir as gazelas na savana e devorá-las? Ou os nossos antepassados quando começaram a caçar e matavam o que conseguiam do jeito que conseguiam?

Sem falar que isso leva ao "Dilema do Prato do Dia" (acabei de inventar o nome, homenageando Douglas Adams): se criássemos um animal que quisesse ser comido, seria válido fazê-lo?

Outra falha no seu argumento é quando você diz "uma vida está sendo tirada" ao matarmos um animal para comer carne. Bom, isso é verdade, mas o que você come, então, se não quer comer nada que envolva tirar uma vida? Pedras? Terra? Pois vegetais são seres vivos assim como os animais, então se você tira uma cenoura da terra para comer, está matando essa cenoura. Nunca vi ninguém se importar com a morte de uma cenoura (ou um brócolis, etc.), mas se é para usar o argumento de "tirar a vida", deveriam levar em consideração que vegetais são seres vivos. OK, eles não gritam, e creio que nem sequer sentem nada, mas se a questão é a vida, eles são seres vivos.

Aliás, isso leva a um segundo dilema, esse bem mais realizável: se modificássemos animais de forma que eles não sintam mais dor, seria justo matá-los para comer?
 
  • Curtir
Reactions: Edu
Tenho conhecimento de que uma minoria de pessoas apoia o vegetarianismo, mas meu objetivo nesse tópico não era levantar polêmica...queria apenas encontrar alguns vegetarianos por aqui (até agora não encontei nenhum)...me alegro ao menos por descobrir amantes dos animais.

Sou vegetariana porque cheguei a conclusão de que não precisava ingerir carne de outros animais e que ela não me faria nenhuma falta. Depois disso é que comeceia ler mais sobre a causa vegetariana propriamente dita. Não vou me estander relatando as várias causas e argumentos em que acredito. Esse não é meu objetivo aqui. Mas devo lembrar que é da natureza do leão perseguir as gazelas, é seu instinto. O ser humano não necessita mais disso, há tempos que deixou de ser um animal selvagem.
Em verdade só citei uma das inúmeras formas de crueldade animal. Me entristeço com as caças predatórias, o tráfico ilegal, a crueldade dos laboratórios, o abandono e mais uma infinidade de disparates de que o ser humano é capaz.
 
Eu não como cadáveres faz uns meses, mas não discuto isso com ninguém. Tentar argumentar neste fórum então é quase um suicídio. Deixe quieto, assim você evita aborrecimentos desnecessários. E de qualquer forma, não sou vegetariano pelos animais, de modo que não estou nem aí para o que os outros comem.
 
Eu ainda não entendo pq as pessoas ainda comem carne. É um alimento (se é que podemos chamar de alimento) cheio de impurezas da carne. Além de me alimentar apenas de vegetais orgânicos, eu tenho vários cristais em casa, para ajudar na minha alimentação espiritual.

Delta Cadmus
 
Encontrou sim! :dente:

Eu sou vegetariana, há bem pouco tempo, mas sou.
Minha família é daquelas que come carne todo dia, e não se vê sem tal cadável no prato.

Sinceramente, não me importa que os métodos utilizados hoje para matar os animais causam dor ou não, mas eu (em minha sã consciência) não consigo ingerir carne sabendo que aquilo lá é uma tira de um boi que um dia estava tão sereno num pasto se alimentando de capim...

E outra... nem adianta dizer que carne é importante para alimentação de crianças porque meu irmão de cinco anos se mantém forte e saudável, sem precisar de carne. Para substituí-la, comemos soja...que segundo estudos, têm as proteínas da carne e mais algumas. :obiggraz:

Em minha família, todos estão se habituando aos poucos. O único que ainda come carne é meu pai (e os parentes mais distantes), mas meus dois irmãos, meus avós, e eu, estamos satisfeitos com a nossa alimentação à base de frutas e vegetais nestes 7 meses de abstinência.

E pelos resultados, acho muito difícil alguém deixar o vegetarianismo de lado. Porque em todos estes anos de consumo das mais diversas carnes, nós nunca dormimos tão bem quanto agora.

Quantos de vocês acordam com vontade de levantar?
Eu lembro que antes de mudar o hábito alimentar, eu só sentia essa vontade quando era criança.

Eu acredito que as pessoas as quais nem pelo menos tentam passar alguns dias se alimentando corretamente sem consumir carne, não o fazem por comodismo. Porque é bem verdade que a maioria não conhecem as milhares de receitas que se encaixam no mundo dos vegan.

:superupa: Pam! Vai ser bom conversar com vc!
 
Última edição:
Sou vegetariano há algum tempo tbm.
Fui parando de forma gradativa até chegar no estágio que estou hoje.

Aqui em geral é muito difícil conseguir uma posição confortável em uma discussão tão polêmica quanto essa.
É quase como discutir religião, saca?

Mas se procurava mais gente, encontrou =)

--

Mas é importante ressaltar que cada um faz sua escolhas e as pessoas devem respeitá-las.

Se quiser entrar numa briga e tentar "converter" outras pessoas, terá de preparar outros argumentos.
Fotos e vídeos costumam ajudar.

Falar sobre a higiene e a degradação ambiental tbm ajuda... :joinha:
 
Última edição:
Legal...
Eu bem que quero me tornar vegetariano, mas não tenho conseguido. Muitas vezes, por falta de tempo, tenho comigo em Fast Food, o que eu não gosto muito de fazer. Mas estou cortando a carne vermelha, porque andei lendo algumas coisas (que eu já sabia, pra falar a verdade) e fiquei meio impressionado. Só acho que comer carne não é maldade alguma, pois a vida é assim: alguns elementos servem de degrau para outros, e, por mais que pareça errado dizer isso, os animais (a natureza em geral) são nossos degraus, agora só precisamos aprender a cuidar bem deles afim de viver de uma forma que possa garantir a existência dos dois (homens e animais).
 
Pois é Bentus.
Mas o ser humano é egoísta e tudo vira dinheiro.

Talvez para que possamos continuar usando a natureza como degrau, temos de adotar algumas posturas.

Para quem acredita que não há sofrimento, dêem uma procurada por aí.
Vão encontrar receitas que escaldam animais, cozinham-nos vivos etc...
 
Legal!!!

Agora gostei!

Ao abrir o tópico minha intenção não era confrontar os hábitos de ninguém!!!
Não estava buscando briga...:roll:

Ufa...ainda bem que achei outros vegetarianos...
 
Pois é Bentus.
Mas o ser humano é egoísta e tudo vira dinheiro.

Talvez para que possamos continuar usando a natureza como degrau, temos de adotar algumas posturas.

Para quem acredita que não há sofrimento, dêem uma procurada por aí.
Vão encontrar receitas que escaldam animais, cozinham-nos vivos etc...


Caro Elson, mas nesse caso tu está citando a exceção querendo confirmar a regra. Quem faz esse tipo de coisa tem sérios problemas de convivência em sociedade e quem consome animais abatidos dessa forma é criminoso, pelo menos na minha opinião. Eu defendo o consumo de animais criados de forma ética e abatidos sem sofrimento. Vocês sabiam que dentro dos frigoríficos existem médicos veterinários federais, ou estaduais ou municipais (dependendo de cada caso) que tem entre suas diversas atribuições o controle do chamado "abate humanitário", uma série de normas que garantem aos animais um abate digno e sem sofrimento. Aliás, uma das principais exigências das missões extengeiras que vem fiscalizar a nossa carne que será importada é que os animais que serão abatidos sejam tratados com dignidade. Eu, como veterinário do setor público, já acompanhei várias dessas missões e sei que isso é cobrado com extremo rigor.
Mas fora isso eu concordo que a relação homem-animal ainda tem que progredir muito e há muita coisa a ser melhorada.

Abraços!!!
 
Tá mas não é só isso que me fez mudar os hábitos alimentares.

A forma com a maior parte da criação é feita tbm me incomoda.
Em proporções gigantescas a indústria da carne passou a criar monstros em laboratórios... Criando animais de 7 anos em 2, as vezes até um ano, o animal já tem porte de adulto e pronto pro abate. Em decorrência disso, florestas vêm sendo dizimadas... E no ritmo que tá o próximo passo será a clonagem de animais para alimentação.
 
...degradação ambiental...

É lógico que a pecuária polui rios, desmata, etc, mas eu poderia também citar trilhões de malefícios da agricultura, e se for comparar as monoculturas são mais danosas que a pecuária. E é só olhar para o prato de um não vegetariano, é certo que tem mais vegetal que carne lá.
 
Tá mas não é só isso que me fez mudar os hábitos alimentares.

A forma com a maior parte da criação é feita tbm me incomoda.
Em proporções gigantescas a indústria da carne passou a criar monstros em laboratórios... Criando animais de 7 anos em 2, as vezes até um ano, o animal já tem porte de adulto e pronto pro abate. Em decorrência disso, florestas vêm sendo dizimadas... E no ritmo que tá o próximo passo será a clonagem de animais para alimentação.


Não e não, com todo o respeito. As novas técnicas de laboratório são coisas recentes. Na verdade o que foi feito em cima das espécies usadas para alimentação foi o melhoramento genético clássico, através do cruzamentos dos mehores animais do rebanho e fixação de características desejáveis em sua progênie. Em uma população sempre haverá animais mais precoces do que os outros. O que resta ao melhorador e selecionar esses animais e cruza-los fazendo com que eles sejam pais da próxima geração e isso em milhares e milhars de animais até que se consiga a fixação de uma característica desejada, tal como maior ganho de peso ou maior produção leiteira. A engenharia genética propriamente dita é o próximo passo e por enquanto ainda é utilizada em pequena escala. É claro que foram cometidos abusos, pois quem conduz esse processo são seres humanos e passíveis de erro...
 
Não, não é seleção natural.
Voc`^e como veterinário deve saber isso.
A indústria de alimentos criou áreas específicas para isso. Exemplo a zootecnica.

Eles são estimulados através de produtos nada naturais a crescer, cada vez mais rápido!
A Inglaterrra por exemplo, tinha um dos maiores rebanhos do mundo, apesar de seu limitado território...

Enfim... os animais não são selecionados, são estimulados e modificados geneticamente sim! E os planos são cada vez piores...
 
Não, não é seleção natural.
Voc`^e como veterinário deve saber isso.
A indústria de alimentos criou áreas específicas para isso. Exemplo a zootecnica.

Eles são estimulados através de produtos nada naturais a crescer, cada vez mais rápido!
A Inglaterrra por exemplo, tinha um dos maiores rebanhos do mundo, apesar de seu limitado território...

Enfim... os animais não são selecionados, são estimulados e modificados geneticamente sim! E os planos são cada vez piores...


Se tu te referes a hormonios de crescimento (anabolizantes)eu te digo que atualmente a sua utilização é proibida no Brasil e a fiscalização é rigorosíssima. No Brasil a criação de Bovinos é feita basicamente "a pasto". E a comunidade Európeia atualmente faz um controle quase paranóico de qualquer substância considerada proibida e o produtor que não quer perder esse mercado acaba se policiando mais, não por que seja bonzinho,mas sim por que tem interesses econômicos a zelar. E cabe também a população cumprir o seu papel e fiscalizar, exigindo que os produtos que ela consome sejam de qualidade.

P.S Enfim um verdadeiro debate.:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo