• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bard, o Matador de Smaug, quem era ele?

Uma coisa que me deixa curiosos, desde a primeira vez que eu li O hobbit, é o passado de Bard. O pouco que se revela sobre o passado del é pra deixar o leitor bem curioso. Por exemplo: o fato de ele ser soturno, está sempre prevendo desastres, a flecha negra. Sem fala na antiga ligaçã dele com Valle. Alguém tem alguma informação, suposição, fofoca , etc sobre ele??
Agradeço desde já a atenção.
 
Olá, Bard... Vamos ver, na Enciclopédia da Valinor temos uma entrada sobre ele:
Descendente de Girion, Senhor de Valle, viveu em Esgaroth sua vida toda até que Smaug atacou a cidade e a destruiu; então matou o dragão com sua flecha negra. Lembrou-se da riqueza de Girion, que estava misturada ao tesouro de Thror e agora sem guardião (pois estava com Smaug), e partiu com o exército de Esgaroth e dos elfos da Floresta das Trevas, que se aliaram a eles, em direção à Montanha Solitária, morada de Smaug. Lutou na Batalha dos Cinco Exércitos e reconstruiu Valle.

Quando em dúvidas, Enciclopédia da Valinor.

Espero ter ajudado, nem que tenha sido só um pouquinho.
 
Obrigado pela atenção. E a intenção... mas tudo que você postou da eciclopédia, tem no livro O Hobbit. O que eu queria saber era algo mais. Se é que é possível saber. Por exemplo, por que ele é tão misterioso?? Tem como erança uma flecha negra??? Será que ele tinha alguma relação com Mordor???
É isso...
Mas em todo caso vlw
 
Suspeito que ele tivesse alguma profunda conexão com os elfos... Mas não sei especificar qual com exatidão... Com Mordor, (interessante, mas qual sería???). No entanto parece que não existe uma resposta definitiva a tal questão, este é um dos personagens mais misteriosos, (e intrigantes, de fato), que o Tolkien colocou nas páginas da sua obra...
 
Bard, tom bombadil, ungoliant, boca de saurom, os magos azuis, radaghast o castanho... entre outros misterios de tolkien...
 
Bard, tom bombadil, ungoliant, boca de saurom, os magos azuis, radaghast o castanho... entre outros misterios de tolkien...

Exatamente... como afirmei antes: "UM" dos grandes misterios tolkenianos... :loser:
Não "o único misterio"...)
 
Última edição:
Agradeço todas as respostas.
E puxa quantos mistérios!!!
Eu acho é que o própio Tolkien "mal-acostumou" seus leitores. Por dar tantas explicações, e "concretizar" tanto seu mundo imaginários. Que algumas coisas que não são explicadas muito bem nos deixam confusos.
 
Agradeço todas as respostas.
E puxa quantos mistérios!!!
Eu acho é que o própio Tolkien "mal-acostumou" seus leitores. Por dar tantas explicações, e "concretizar" tanto seu mundo imaginários. Que algumas coisas que não são explicadas muito bem nos deixam confusos.

Quando Tolkien foi perguntado sobre a razão para tantos mistérios, ele respondeu:

Tolkien na Carta 25 disse:
"Mas isso não seria um tanto injusto para com os estudantes de pesquisa? Poupá-los dos problemas é lhes tirar qualquer desculpa para existirem."

Logo, ele fez de propósito, só para nos deixar confusos.
 
Bard, tom bombadil, ungoliant, boca de saurom, os magos azuis, radaghast o castanho... entre outros misterios de tolkien...

Ralmente Bard fora um grande mistério nas obras de Tolkien, assim como seu ancestral, Girion, dentre outros como Tom Bombadil, Os magos azuis e etc.

Agora me veio uma dúvida: o povo de Valle é descendente de qual povo ancestral? Eles são remanescentes dos antigos povos humanos que no passado habitaram Beleriand ou então, eles são provenientes de Hildórien? :think:
 
Os Bardings são do mesmo tronco étnico e lingüístico dos Rohirrim. São Homens do Norte, como se diz. É bem provável que eles fossem originalmente aparentados às tribos que migraram para Beleriand na Primeira Era, e talvez mais próximos do povo de Hador, assim como os Rohirrim também o eram. E, no auge do poder de Gondor, eles certamente tiveram contato com os Dúnedain, com os elfos (em menor grau) e com os anões.

Abraços,
 
Os Bardings são do mesmo tronco étnico e lingüístico dos Rohirrim. São Homens do Norte, como se diz. É bem provável que eles fossem originalmente aparentados às tribos que migraram para Beleriand na Primeira Era, e talvez mais próximos do povo de Hador, assim como os Rohirrim também o eram. E, no auge do poder de Gondor, eles certamente tiveram contato com os Dúnedain, com os elfos (em menor grau) e com os anões.

Abraços,

Excelente colocação Imrahil!

Bard e Girion são personagens incógnitos dentro do reino de Valle que a meu ver é uma Terra Incógnita dentro do mundo Tolkien terra-mediano; se assim posso dizer.
 
Bard, Tom Bombadil, Ungoliant, Boca de Saurom, Radaghast e os magos azuis deviam se reunir toda sexta-feira 13, à noite, para tomar uns drinks e jogar pôquer... :lol:
 
legal imharil!
não sabia do passado de bard, apesar que ainda fiquei mais curiosa ainda no que diz respeito à vida dele, não só as suas origens.

:think:
 
Os Bardings são do mesmo tronco étnico e lingüístico dos Rohirrim. São Homens do Norte, como se diz. É bem provável que eles fossem originalmente aparentados às tribos que migraram para Beleriand na Primeira Era, e talvez mais próximos do povo de Hador, assim como os Rohirrim também o eram. E, no auge do poder de Gondor, eles certamente tiveram contato com os Dúnedain, com os elfos (em menor grau) e com os anões.

Abraços,

Mas, sabe que analisando a descrição fisionômica de Bard n'O Hobbit, lembrei bastante do povo de Haleth que habitavam Nan Elmoth. Taciturnos e aguerridos. É só impressão.
 
Quanto a vida de Bard: Eu acredito que era o modo que Tolkien descrevia descendentes de reis. Notem as semelhanças entre Aragorn e Bard e ambos eram descendentes de casas reais, mas como Aragorn foi alvo principal de três livros, o passado dele ficou mais conhecido que o de Bard...
Ao meu ver, a flecha negra é algo semelhante ao que já foi discutido em outro tópico aqui no Forum: As mãos de um rei são as mãos de um curador. Ao passo que a descendência que comprovava a herança de Aragorn ao trono de Gondor era a sua capacidade de cura, a que comprovava a herança de Bard era a flecha negra...
Notem também como ambos os personagens possuem personalidades compatíveis: Caráter fechado e muito misteriosos. Sem contar que o destino de ambos os reinos recaiu sobre as mãos deles: Gondor na de Aragorn, Valle na de Bard.
Ou será tudo uma grande coincidência?
 
Quanto a vida de Bard: Eu acredito que era o modo que Tolkien descrevia descendentes de reis. Notem as semelhanças entre Aragorn e Bard e ambos eram descendentes de casas reais, mas como Aragorn foi alvo principal de três livros, o passado dele ficou mais conhecido que o de Bard...
Ao meu ver, a flecha negra é algo semelhante ao que já foi discutido em outro tópico aqui no Forum: As mãos de um rei são as mãos de um curador. Ao passo que a descendência que comprovava a herança de Aragorn ao trono de Gondor era a sua capacidade de cura, a que comprovava a herança de Bard era a flecha negra...
Notem também como ambos os personagens possuem personalidades compatíveis: Caráter fechado e muito misteriosos. Sem contar que o destino de ambos os reinos recaiu sobre as mãos deles: Gondor na de Aragorn, Valle na de Bard.
Ou será tudo uma grande coincidência?

Sim, é verdade!

Aragorn e Bard se analisarmos por essa vertente existem caracaterísticas comuns a eles, bem lembrado.

A diferença é que o reino de Dale não foi muito detalhado como o reino de Gondor.

Eu ainda fico torecendo para que outro livro de Tolkien possa ser publicado. Eu acredito que devem haver muitas outras obras que trazem mais detalhes sobre o mundo da Terra Média, e que podem tirar várias de nossas dúvidas; mas a família Tolkien talvez não tenha interesse de colocar esses materiais para publicação e acesso público.
 
Iydkmigthtky, infelizmente todo o material narrativo já está provavelmente disponível na série History.

Especialmente no caso de Bard, acho dificilímo que mais informações venham à tona, já que o foco de interesse do Tolkien após o SdA foi mesmo a Primeira Era.

Abração,
 
Iydkmigthtky, infelizmente todo o material narrativo já está provavelmente disponível na série History.

Especialmente no caso de Bard, acho dificilímo que mais informações venham à tona, já que o foco de interesse do Tolkien após o SdA foi mesmo a Primeira Era.

Abração,


Você tem razão Imrahil!

Eu disse aquilo mais por especulação própria :mrgreen:.

Mas, de certo modo, eu me expressei assim devido ao fato do que está escrito no prefácio do Silmarillion, quando o Christopher disse que fez uma junção dos principais e mais fatos escritos em rascunhos das três eras passadas. Então, as vezes eu fico me perguntando:

Será que tudo que Tolkien escreveu foi realmente publicado pela sua família? É outra especulação minha :mrgreen:.

Obrigado!!!!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo