• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Façamos Nós Mesmos

Você aprova esse projeto?


  • Total de votantes
    9
Status
Fechado para novas mensagens.

Edu

Draper Inc.
A idéia é reunir tolkiendilli na Área Tolkien para escrever artigos, fan-fics, poemas, etc., de uma maneira não tão usual.

COMO FAZER? O usuário que tiver uma idéia de elaborar algo com outros fãs de Tolkien precisa apenas postar lá na AT descrevendo o que está pensando. Logo depois, é só ele começar a escrever a coisa.

A diferença desse projeto para outro que tem o intuito de reunir gente pra produzir conteúdo é só que tudo o que for feito nos moldes dele deve obedecer à seguinte regra:
Cada usuário pode postar apenas 1 parágrafo ou 1 estrofe de um texto ou poema por vez, não podendo postar seguidamente. Funciona mais ou menos como o "continue a história", mas em uma versão mais séria e funcional.
O motivo desse projeto ser idealizado assim e não de outra maneira é apenas para que os usuários se interessem mais por ele. É uma maneira dinâmica e fácil de se produzir algo.

Quando o texto estiver pronto, é só o propositor dele reunir os parágrafos e/ou estrofes e, caso tenha interesse em enviá-lo à Valinor (para ser publicado no portal, algo assim) tudo o que precisará ser feito é uma correção da coisa e adaptação de alguns trechos para fins de coesão (o que poderá ser feito pela equipe produtora mesmo).

Podemos negociar com a Administração dar alguns pontos de colaboração a quem participou do projeto (sei lá, de 2 à 5 pontos para cada parágrafo de um usuário...).


COMO DEVE SER APRESENTADO NA ÁREA TOLKIEN? Simplesmente, a pessoa deverá comunicar:

a) qual o título do texto (poderá ser definido depois);
b) qual o objetivo do texto;
c) qual o tipo de texto (artigo, narrativa, poema, música, etc.);
d) limite de pessoas na equipe (pode ser sem limite, também), devendo por também no primeiro post quem fizer parte dela;
e) prazo para término do trabalho (não necessário, apenas para orientação do pessoal que estiver escrevendo).


Exemplo:
Título: De Melkor e Manwë

Equipe: Varda, Ulmo e Mandos
Tipo de texto: Artigo

[Post de Varda¹] No início Melkor foi o maior dos Ainu. Ele dividia poder com Manwë, mas se ressentia com a preferência que Ilúvatar dava a seu irmão. Manwë, entretanto, era mais próximo dos pensamentos de Ilúvatar, enquanto que Melkor não conseguia trabalhar no esquema prescrito por Eru, o Único. Quando os Ainu fizeram a Grande Música, Melkor introduziu a dissonância, e foi severamente repreendido por Eru Ilúvatar.

[Post de Ulmo¹] Melkor desejava ser onipotente e criar de acordo com seus próprios desejos, e não de acordo com a visão de Ilúvatar. Como Aulë, Melkor amava fazer coisas e deleitava-se com a adoração que recebia por suas obras. Mas foi mais longe que Aulë e, depois de entrar em Eä, ele abertamente se rebelou. Abandonando seu compromisso com Ilúvatar, Melkor se tornou um Vala caído e seu nome não é proferido. Ele é conhecido como Morgoth, "o Sinistro Inimigo do Mundo", nome que foi dado por Fëanor quando foi levado a julgamento perante a Mandos.

[Post e Mandos¹] Melkor, em sua existência nas fortalezas de Utumno e Angband, corrompeu diversos seres, e espalhou sua maldade por toda a Terra-média, além de ter matado aquela considerada uma das maiores obras dos Valar: as Duas Árvores de Valinor.
Sua participação principal na história de O Silmarillion é em relação às próprias Silmarils. As três ele roubou do cofre de Fëanor e as engastou em sua coroa de ferro, que embora lhe pesasse muitíssimo, ele não tirava. Em torno das Silmarils desenvolve-se todo o Quenta Silmarillion, que conta como elas foram roubadas, e a sua história até seu fim.


[...]

Nota
¹ Não é necessária essa identificação de "Post de fulano", só usei aqui pra ficar mais fácil a leitura. Apenas se o pessoal desejar enviar o artigo à Valinor eles deverão identificar qual parágrafo é de quem, caso haja distribuição de pontos de colaboração.
(O texto acima foi retirado deste artigo da Wikipédia em português)
 
completamente a favor.

projeto de fácil realização, que gerará muito assunto mesmo.

se o pessoal for a favor quero começar.

já tenho algumas idéias.
 
Aeeee gostei desse, dinâmico!

:clap:
coitado de quem for juntar as peças...
Passar tudo pro mesmo padrão de escrita... tsc tsc tsc heuheuehuehue
 
Gostei do projeto também. Mas, quanto aos usuários escritores, vai ter uma inscrição do tipo "ah, gostei desse tema e quero ajudar a escrever" ou o autor do tópico escolhe os participantes?
 
Gostei do projeto também. Mas, quanto aos usuários escritores, vai ter uma inscrição do tipo "ah, gostei desse tema e quero ajudar a escrever" ou o autor do tópico escolhe os participantes?
Bem, como você acha que deve ser?
 
Acho que todos poderiam participar, desde que não façam merda. Digamos, se um usuário começar a bagunçar a coisa toda, poderá ser excluido da equipe.
E escrever versos assim é muito divertido.

Lembrei de uma brincadeira da escola. Juntavamos umas 4-5 pessoas. Pegávamos uma folha. A primeira pessoa escrevia um trecho da história, e passava pro próximo: este escrevia uma continuação e depois dobrava o papel de forma que só o que ele mesmo escreveu ficasse visível. Passava pra próxima pessoa, e assim por diante, até encher a folha.
Com um pouco de prática, as histórias ficavam bastante divertidas (os iniciantes costumam escrever nonsense demais, fica exageradamente sem nexo).
 
Eu também fazia isso no colégio, nas aulas de português. É uma idéia ótima mesmo, poemas seriam bem legais também.
 
Isso me faz lembrar que uma vez juntei com um amigo e ficamos falando nomes próprios do Legendarium, letra por letra do alfabeto. Que ficava sem um nome perdia pontos....
 
A favor de ser aberto à todos =)
E com um moderador (no caso o proponente) que ficasse de olho na grafia, no formato, do tipo de material...

Pra tomar cuidado se um texto narrativo num vira um descritivo se forma "não-natural" etc...
 
Ok, fiz as regras segundo a sugestão de vocês. Fica assim:

1) O autor da proposta de texto decide se qualquer um poderá participar da sua elaboração livremente, se terá de obter aprovação dele para entrar ou se o texto será escrito apenas por um grupo fechado (pessoas que ele indicar).

2) O autor da proposta e/ou outro participante que se dispuser a fazê-lo fica responsável a formatar o texto caso deseje enviá-lo à Valinor. Vale lembar que essa formatação diz respeito apenas à junção de parágrafos/estrofes, correções ortográficas e gramaticais, etc. O proponente não deve fazer alterações no que foi escrito pelos outros participantes sem autorização dos mesmos.

3) Cabe apenas à Administração ou àqueles à quem ela designar essa função julgar se o texto produzido deve ou não ser publicado como um artigo no Portal.

4) Os autores do texto serão todos os que tiverem, no mínimo, um parágrafo ou estrofe seu nele. Consideraremos parágrafo todo o escrito que possuir mais de três linhas (na formatação de um post do Fórum).
 
eu também gostei da idéia ! É fácil e divertido. Porém vocês não acham que se fosse aberto a todos poderia virar uma bagunça ? Poderíamos fazer assim: alguém abre um tópico com um post que poderia ser ou o primeiro trecho da história, ou uma introdução da mesma , ou apenas falando o que pretende. Aí quem se intereçasse, poderia se inscrever em um praso. Acho que assim pelo menos ficaria mais organizado. :mrgreen:
 
eu também gostei da idéia ! É fácil e divertido. Porém vocês não acham que se fosse aberto a todos poderia virar uma bagunça ? Poderíamos fazer assim: alguém abre um tópico com um post que poderia ser ou o primeiro trecho da história, ou uma introdução da mesma , ou apenas falando o que pretende. Aí quem se intereçasse, poderia se inscrever em um praso. Acho que assim pelo menos ficaria mais organizado. :mrgreen:

Mas foi isso que o Caranthir colocou no post anterior. :eek:
 
Ah, só uma coisa: o nome. Eu usei "Façamos Nós Mesmos" provisoriamente. Alguém tem alguma idéia de nome melhor?

Só mais uma outra coisa: eu pensei em colocar esse projeto no Fã Que Faz.
 
A diferença do meu post é que nele eu propunha que fosse livre mas com um prazo, e não moderada, apenas para dar mais chances de todos participarem. :mrgreen:

Mas para mim as regras do Caranthir também ficaram boas e o projeto já poderia ser lançado com elas.

E sobre o nome, eu gosto do atual !
 
Eu acho que se conseguíssimos pensar em um nome Tolkien seria melhor. O que acham ? E eu achei legal a idéia do Morgomir. Porém se o praso aperatr e ainda não tivermos nada, o nome atual também é bom. :mrgreen:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo