• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

bom isso é um fato.

quem tem QI alto tenta acreditar, tenta principalmente quando são publicadas pesquisas que quem acredita em Deus vive mais.

mas realmente é dificil.
 
Precisa ter quanto de QI pra acreditar em coisas tipo essas?:

attachment.php


attachment.php
 

Anexos

  • 119833340210.jpg
    119833340210.jpg
    89,4 KB · Visualizações: 185
  • What Christians Actually Believe.jpg
    What Christians Actually Believe.jpg
    147,9 KB · Visualizações: 185
é mais ai é outra coisa.

a noticia não fala de representações biblicas e sim de da presença de um ser superior ( Deus)

Antigo Testamento não vale nem comentar
 
Querendo ou não, tudo leva a Bíblia.
Quem crê em Deus, geralmente crê em Jesus, logo a pessoa acredita em um cara que renasceu e saiu andando pela água.
 
Precisa ter quanto de QI pra acreditar em coisas tipo essas?:

attachment.php


attachment.php

Querendo ou não, tudo leva a Bíblia.
Quem crê em Deus, geralmente crê em Jesus, logo a pessoa acredita em um cara que renasceu e saiu andando pela água.

Não querendo ser chato, mas já sendo, acho que não dá pra generalizar. Tem bastante gente que acredita em Deus, e mesmo assim, vê certas passagens da bíblia muito mais como metafóricas do qualquer outra coisa, além de reconhecer que a bíblia está sujeita a inflluência do homem e das culturas locais onde ela foi escrita.

Também vale dizer que a pesquisa deve ser tratada no máximo como um indicativo de algo, já que é bem complicado medir algo que represente o grau de inteligência de uma pessoa.
Mas uma coisa eu concordo, muita gente se torna ateísta pelo fato de estudar bastante e utilizar os conhecimentos de história e ciência para questionar dogmas. Isso é fato e pode estar correlacionado com um maior grau de inteligência.
 
Mas que barbaridade!

Lynn admitiu à BBC Brasil que os resultados apontam para uma "generalização" e que há pessoas com QI alto que têm crenças religiosas fortes.

Segundo ele, há vários fatores, como influência familiar ou pressão social, que influenciam a religiosidade das pessoas.

"Nós temos que diferenciar a situação hoje com outros períodos da história. As pessoas tendem a adotar uma atitude de acordo com a sociedade em que vivem. Hoje em dia, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, não há tanta pressão da sociedade para que você acredite em Deus", afirma.

Ele mesmo ofereceu a prova para que toda a pesquisa dele caia em descrédito: contexto histórico-cultural.

Haverá maior incidência de ateus ou crentes onde esses comportamentos forem mais ou menos aceitos na sociedade. Num país historicamente com uma tradição religiosa forte, como é o caso do Brasil, é bastante plausível que a porcentagem de ateus gire em torno de 1%. Isso independe da inteligência.

E selecionar por QI é bem ridículo. Como medir um nível de inteligência inato quando já há toda uma vivência educacional? E se o QI mede o trajeto de aprendizagem individual, a inteligência possuída por alguém não depende tanto dela mesma, mas da educação que ela recebeu.

De acordo com Wells, vários estudos já demonstraram que pessoas com níveis de QI altos tendem a ter níveis de educação mais altos.

"E quanto mais educação as pessoas têm, é mais provável que elas tenham acesso a teorias alternativas de criação do mundo, por exemplo", afirma Wells.

Exatamente. Quanto mais alto o nível educacional, maiores são as chances de alguém receber informações e opções. Ao final do que será apenas uma questão de escolha entre se decidir qual é o melhor argumento: teísta ou ateísta.
 
Última edição:
Querendo ou não, tudo leva a Bíblia.
Quem crê em Deus, geralmente crê em Jesus, logo a pessoa acredita em um cara que renasceu e saiu andando pela água.

não não.

budismo não leva a biblia, nem islamismo

acho que tu quis dizer : cristianismo leva a biblia, ou mesmo judaismo leva a biblia ( antigo testamento)
 
Mas que barbaridade!



Ele mesmo ofereceu a prova para que toda a pesquisa dele caia em descrédito: contexto histórico-cultural.

Haverá maior incidência de ateus ou crentes onde esses comportamentos forem mais ou menos aceitos na sociedade. Num país historicamente com uma tradição religiosa forte, como é o caso do Brasil, é bastante plausível que a porcentagem de ateus gire em torno de 1%. Isso independe da inteligência.

E selecionar por QI é bem ridículo. Como medir um nível de inteligência inato quando já há toda uma vivência educacional? E se o QI mede o trajeto de aprendizagem individual, a inteligência possuída por alguém não depende tanto dela mesma, mas da educação que ela recebeu.



Exatamente. Quanto mais alto o nível educacional, maiores são as chances de alguém receber informações e opções. Ao final do que será apenas uma questão de escolha entre se decidir qual é o melhor argumento: teísta ou ateísta.

Bem, mas não é de se parar pra pensar que se a população brasileira tivesse mais acesso e aprofundamentos nos estudos, esse índice de ateísmo tenderia a crescer?

Além do mais, eu não vejo problema com o fato do autor da pesquisa ter feito tais ressalvas. Em assuntos como esses não dá pra realizar uma pesquisa que resulte em algo definitivo. No máximo dá pra sacar certas tendências. E ainda que eu concorde com vc quanto ao fato dos testes de QI serem falhos, mesmo assim, acredito que essa pesquisa revela uma tendência de pessoas questionadoras a respeito de dogmas religiosos serem mais inteligentes.
É claro que isso não é uma regra, mas eu pelo menos considero a seguinte hipótese: uma pessoa que tenha conhecimentos de diversos assuntos de ciências naturais e humanas têm alguma idéia acerca do funcionamento do Universo observável e do modo como os homens se comportam. Assim, em geral, ela tem mais meios de questionar a veracidade das informações passadas pelos religiosos e se é necessário seguir religião.
Se existir correlação de pessoas que possuam tais conhecimentos (ou pelo menos interesse) com um alto QI , o que é algo questionável mas não improvável, então é lógico pensar que o índice de ateísmo será mais alto em pessoas que tenham QI mais alto...

Enfim, qual o motivo da sua indignação?
 
Essa pesquisa diz mais sobre a psicologia humana do que sobre QI e religião.

A maioria das pessoas tem QI baixo e tende mais a aceitar o senso comum do que ter opiniões próprias. As que saem um pouco acima da média tendem a questionar a religião, o que pode levar ao ateísmo.

As opiniões são pouco fundamentadas nos dois casos: no primeiro a base é a confiança na tradição, no segundo é a confiança no próprio raciocínio, que em média é obsoleto por falta de conhecimento e reflexão sobre o assunto (ver posts do Demon Wizard e Shazan).

Isso prova que não existe uma relação entre QI médio e capacidade de julgar a existência de Deus.
 
bem eu axo que tenho qi (nao sou burra que nem uma porta)
e acredito
acho que não há barreira que impeça se alguem quiser realmente acreditar
 
Eu suponho que Tolkien tinha um Qi alto, não? E era um católico convicto. Não acredito que uma coisa esteja relacionada a outra. E pelo que eu sei determinação de QI não é o método mais adequado de aferir a capacidade intelectual de uma pessoa.
 
Bem, mas não é de se parar pra pensar que se a população brasileira tivesse mais acesso e aprofundamentos nos estudos, esse índice de ateísmo tenderia a crescer?

Com certeza. Como eu disse, educação leva informação, que por sua vez te dá opções de escolha. Alguém com mais estudo teria maior acesso e capacidade de fazer escolhas entre argumentos contraditórios. Isso não é questão de inteligência, é questão de oportunidade.

E ainda que eu concorde com vc quanto ao fato dos testes de QI serem falhos, mesmo assim, acredito que essa pesquisa revela uma tendência de pessoas questionadoras a respeito de dogmas religiosos serem mais inteligentes.

Essa é uma maneira de definir "inteligência". Mas não sei se é a mais correta. Sequer sei se é possível definir qual é a quantidade de inteligência que alguém possui. Afinal, o que usaremos como padrão de correlação? Quais serão os parâmetros?

Se existir correlação de pessoas que possuam tais conhecimentos (ou pelo menos interesse) com um alto QI , o que é algo questionável mas não improvável, então é lógico pensar que o índice de ateísmo será mais alto em pessoas que tenham QI mais alto...

Enfim, qual o motivo da sua indignação?

A conclusão que a pesquisa leva é mais ou menos a de que ser religioso é burrice, falta de inteligência. Ou que a falta de inteligência da população em geral estariam ligadas ao acreditar em Deus/divindades/etc. O que não concordo.

Penso que ser religioso ou não é uma questão de contexto cultural e trajetória ideológica individual. Se alguém é ateu, muito provavelmente o seja porque leu livros de ateus, ou participou de debates sobre o assunto, ou que for. De alguma forma, o "inteligente" foi tão influenciado a ser ateu, quanto o "ignorante" a ser teísta. São processos de vida distintos que podem dar origem a concepções distintas acerca de religião.
 
sobre os testes de QI :

acredito que é praticamente impossivel medir com precisão a inteligência de uma pessoas, mas existem alguns padrões que são obvios. por exemplo :

3, 9, 27, ? .......

quem não entende uma sequencia dessas com certeza é burro.

J , F , M , A , M , ?

quem descobre uma sequencia dessas é um pouco mais inteligente

e quem desenvolve a lógica dos numeros primos é gênio.
 
sobre os testes de QI :

acredito que é praticamente impossivel medir com precisão a inteligência de uma pessoas, mas existem alguns padrões que são obvios. por exemplo :

3, 9, 27, ? .......

quem não entende uma sequencia dessas com certeza é burro.

J , F , M , A , M , ?

quem descobre uma sequencia dessas é um pouco mais inteligente

e quem desenvolve a lógica dos numeros primos é gênio.

Alguém só vai descobrir essas seqüências se antes ela tiver sido ensinada como chegar a essas conclusões. Se ela tiver sido apresentada aos meios da solução.
 
Eu suponho que Tolkien tinha um Qi alto, não? E era um católico convicto. Não acredito que uma coisa esteja relacionada a outra. E pelo que eu sei determinação de QI não é o método mais adequado de aferir a capacidade intelectual de uma pessoa.

concordooo!
hauhauhaha
e eu tb sou
 
Alguém só vai descobrir essas seqüências se antes ela tiver sido ensinada como chegar a essas conclusões. Se ela tiver sido apresentada aos meios da solução.

Você sabe tanto quanto eu que você está errado.

Até gêmeos siameses têm temperamento, pesonalidade e Q.I diferentes e, acredite, eles não tiveram como não ter acesso à mesma informação ao longo da vida. :D

Pq um é calmo e o outro irritado? Pq um gosta de chocolate e o outro odeia? Pq um consegue resolver uma conta facilmente e o outro não? Pq um pinta bem e o outro não consegue desenhar um boneco direito?

Inteligências. Q.I.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo