• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Midgard,Middel Erthe e TM

Vejam só,a fantástiuca Terra-Média[middle earth] teve seu nome derivado do ingles médio Middel erthe,que era como os europeus chamavam sua região muitos centenas de anos atras.

Mas tb pode-se derivar de Midgard.
<!-- / message --><!-- sig -->
 
Hmmm interessante isso!

Mas e as fontes Thorin? Onde viu isso?
Esse tipo de informação daria credibilidade a sua afirmação.
Ajudaria a saber se é canônico ou se é suposição de fãs/estudiosos...
 
Oi Elson,

É superhiperultracanônico. Tolkien menciona a relação explicitamente nas Cartas.

É um jeito de dizer que a Terra-média era apenas a nossa própria Terra num passado mítico e distante.

Terra-média = a região que está no meio do Grande Mar. Lembrem-se de que os antigos só conheciam a Eurásia e a África, que formam uma única grande massa de terra, então fazia sentido imaginar que ela estava isolada no meio do Oceano.

Abraços,
 
Sou do grupo dos desinformados... sempre gosto de ver esse tipo de tópico.
Imrahil foi bem esclarecedor :yep:
 
Não, não é mesmo. Só temos mapas canônicos da Primeira Era (incompleto), Segunda Era (só Númenor) e Terceira Era. Nada de Quarta Era.

Abraços,
 
eu já li o livro do david colbert,é bem interessante,apesar de não acrescentar muita coisa sobre Arda mas contem varias curiosidades sobre Tolkien que são bem legais de ficar sabendo

e no livro o mundo de sofia há uma parte em que se fala de midgard,utgard e asgard.Quando li o livro acabei deduzindo que havia uma relação com a obra de Tolkien
 
eu já li o livro do david colbert,é bem interessante,apesar de não acrescentar muita coisa sobre Arda mas contem varias curiosidades sobre Tolkien que são bem legais de ficar sabendo

e no livro o mundo de sofia há uma parte em que se fala de midgard,utgard e asgard.Quando li o livro acabei deduzindo que havia uma relação com a obra de Tolkien

A relação com Tolkien é porque Midgard (a Terra), Asgard ("morada dos deuses") e Utgard (a morada dos inimigos dos deuses e criaturas más), fazem parte da mitologia escandinava (ou nórdica, como preferir). Foram fontes de onde Tolkien se serviu.
 
Hmmm interessante isso!

Mas e as fontes Thorin? Onde viu isso?
Esse tipo de informação daria credibilidade a sua afirmação.
Ajudaria a saber se é canônico ou se é suposição de fãs/estudiosos...

Olhe a fonte aí:

Carta 165 do Tolkien:

Terra-média, a propósito, não é um nome de uma terra imaginária sem relação com o mundo no qual vivemos (como o Mercúrio de Eddison, Nota 4). É apenas um uso da palavra middel-erde (ou erthe) do inglês médio, alterada a partir da palavra Middangeard do inglês antigo: o nome para as terras habitadas dos Homens entre os mares. E embora eu não tenha tentado relacionar o formato das montanhas e das massas de terra com o que os geólogos podem dizer ou conjeturar sobre o passado mais próximo, imaginativamente presume-se que essa história ocorra em um período do verdadeiro Velho Mundo deste planeta.

Olha, não é nada com você não, mas eu iria gostar muito se todo mundo que pedisse "fontes" e "fontes"* de duas uma: comprasse e lesse as Cartas do Tolkien ( que existem em português em livro) ou lesse as FAQs escritas pra esclarecer esse tipo de coisa onde as cartas são citadas e numeradas. Infelizmente, parece que ainda é o caso da célebre Metafaq em inglês não ter recebido nenhuma tradução em português e por isso a gente fica nessa situação.Taí um bom projeto de tradução a ser feita aqui na Valinor ou na Duvendor. Eu achava que já tinha tradução de alguma das FAQs.

Um começo de tradução pode ser achado aí

Perguntas frequentes

*o mantra de alguns fãs tolkienianos do Orkut que nunca usam o google pra procurar a resposta por conta própria mesmo quando tem seções da Valinor e da Duvendor onde pessoas ralaram durante anos pra responder as questões e traduzir cartas como a linkada acima. Se esse pessoal googasse mais e perguntasse menos por fontes os textos das cartas iriam aparecer com mais frequência na busca do Google e todo mundo se comunicaria mais fácil)

FAQs fazem uma tremenda falta porque, inclusive, tem gente, por exemplo no já mencionado Orkut, que responde perguntas só lendo FAQs ( decoram as respostas da FAQ em inglês e costumam fazer uso dela quotando-a sem citar a fonte e que (percebe-se) há muito tempo não lê mais os livros ( se é que já leram, o que é duvidoso em alguns casos, para você ter idéia do drama). Daí que acontece que quando a FAQ está desatualizada ou a pergunta feita implica em concatenar informação que não está lá esse pessoal costuma meter os pés pelas mãos e pessoas acabam ficando bastante confusas no meio do processo.

Se todo mundo lesse as FAQs iria ficar fácil pra todo mundo diferenciar quem sabe extrapolar em dedução em cima do que está mesmo nos livros e quem só decora o que já é o "mastigado" das Perguntas Frequentes que, óbvio, nem sempre dão conta de responder todas as dúvidas que emergem por aí. Inclusive um problema aí é que as FAQs já estão desatualizadas em vários pontos há mais de 10 anos.

Eu digo isso porque muita gente que faz pedidos de "fontes" como você, quando conseguem as respostas ( principalmente respostas onde mais de uma fonte é usada), ficam é reclamando do tamanho longo dos posts feitos pra responder a pergunta. E, tempos depois, sempre tem outro que vem perguntar a mesma coisa e assim por diante , Ad Infinitum.

E imagina como é quando você vai ter que responder alguma coisa em que pra cada afirmação tem uma "fonte" encontrada numa carta ou texto diferente que muitas vezes não existe em português... Aí ou os trechos todos são incluídos ou tome toneladas de notas das cartas citadas, o que acaba transformando a sua resposta num ensaio ou monografia.

Eu sei que é meio que a natureza das coisas, nem é culpa de ninguém porque todo mundo tem que começar de algum ponto mesmo, mas, mesmo assim, acho que é questão de se repensar em como começar...

Tecnicamente, como já disseram, Midgard, A Terra da Mitologia nórdica, e Middangeard do antigo inglês são formas variantes da mesma palavra, ambas significando Terra Média que é middel-erde no inglês médio. As línguas e as mitologias eram aparentadas e extremamente similares uma à outra.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo