• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Power Sources

Ka Bral o Negro

Tchokwe Pós-Moderno
Ouvi dizer que serão quatro classes pra cada fonte de poder - e são OITO fontes. Fico curioso de onde vão tirar tantas classes...


Já temos:

As quatro marciais - guerreiro, ladino, ranger e warlord;

Duas divinas - paladino e clérigo;

Duas arcanas - mago e warlock


Arrisco que as outras duas divinas serão o xamã e de repente o chosen one.

Duas primais serão o bárbaro e o druida. Não imagino quais sejam as outras.

A fonte da sombra será o necromante mais três de que não faço idéia.

Os psiônicos serão o psion e psion warrior. Quais os outros dois?

Ki será monge e...?


E quais serão os quatro elementais?!
 
Other Power Sources: Additional power sources and
techniques provide characters of different classes with
powers and abilities. These will appear in future Player’s
Handbook volumes. For example, barbarians and druids
draw on the primal forces of nature, monks harness the
power of their soul energy (or ki), and psions call upon the
mind to generate psionic powers. Future power sources
include elemental, ki, primal, psionic, and shadow.

Bom as novas fontes que foram faladas são elemental, primal, ki, psionic e shadow.


Vamos a lista do que eu acho provavel.
Martial: Fighter,Ranger, Rogue, Warlord,
Divine: Cleric, Paladin
Arcane: Warlock, Wizard

Elemental: Bard?Sorcer? penso que talvez esse dois se encachem como tipo de magia natural e as fontes arcanas seriam do tipo conhecimento de livros, é só uma idéia.
Primal: Druid, Barbarian
Ki: monk
Psionic: psions
Shadow: Necromancer?
 
Pelo que eu tenho lido nos blogs dos desenvolvedores:

Martial: Fighter,Ranger, Rogue, Warlord,
Divine: Cleric, Paladin, shugenja
Arcane: Warlock, Wizard

Elemental: ?
Primal: Druid, Barbarian, Sorcerer (especulação minha: summonner)
Ki: monk, samurai (especulação minha)
Psionic: psions
Shadow: Necromancer, bard, illusionists

O grande lance do shadow é que envolve morte e decepção (no sentido de enganar, iludir).

É também a intenção deles criar pelo menos uma classe pra cada papel dentro de uma power source.
 
Hoje saiu a matéria 2 pra conversão de classes lá no D&D insider

http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/4dnd/20080620a

Como citaram o ninja, não duvido nada de colocarem ele como KI ou algo do tipo.


Faz bastante sentido o que vc falou Skywalker a respeito das classes, mas o que raios vai ser elemental?
 
Última edição:
Já saiu um boato de que o PHB II vai ter 8 classes, sendo que só 3 delas já existiam antes (e pelo jeito vai ser o Druida o Bardo e mais um).

No livro de Forgotten vai ter o Swordmage, que provavelmente será um defender arcano. Apesar de que eu não me surpreenderia se fosse um controler marcial. Isso por causa da história da classe em forgotten, que já saiu num preview. Eles teoricamente começaram como membros dos War Wizards of Cormyr que, depois da spellplague, tiveram que treinar com os Purple Dragon Knights.
 
Summoner acho dificílimo, já que ficar conjurando bicho na batalha só atrasava o jogo, e o mote desta nova edição é mais simplicidade.
Já eu acho válido. Provavelmente tornariam instantâneas a maioria das summons - tal como ocorre em videogames como Final Fantasy.


E quais serão as quatro classes da fonte elemental...?


Não imaginava ilusionista e bardo para a fonte das sombras - e perfeitamente dedutível, se considerássemos aquelas novas classes para fontes alternativas de magia do... perdão, esqueci o nome daquele livro da edição 3.5


Acho válido e interessante.
 
Interessante essa divisão. E pelo que haviam dito do samurai ele será realmente um usuário de ki? Pode dar uma proposta boa pois adoro aventuras orientais apesar de nunca ter achado alguém que jogasse. :think:
 
:rofl: :rofl: :rofl:




Outras fontes minhas têm revelado que o feiticeiro será um controller elemental. Considero mais lógica essa possibilidade. Parece que o swordmage será o defensor arcano.
 
Eu ouvi dizer que o feiticeiro seria primal, mas eu acho elementalista um pouco mais provável (a fonte primal seria mais "natureza"). Se bem que, com primal sendo mais "instinto" e ferocidade (bárbaro), não dá para ter certeza. O que o Sky disse sobre o feiticeiro já é notícia velha, do Races and Classes (quando ainda cogitavam gnomos para o PHB), então não é 100%, mas eu acho provável. Ficaria legal.
A primeira classe que eu pensei para o ki, mais que o monge, foi o ninja - na 3.5 ele já tinha sua ki pool, e eu acho ele infinitamente mais interessante que o monge, sobretudo com os poderes da 4ª edição... O samurai é possível.
A fonte shadow eu acho que seria pouco provável que tenha bardo. Ilusionista, talvez, mas se formos ter essa classe provavelmente o bardo se tornaria mais suporte que enganador (ao contrário do que eles tinham falado, que ele ia ser mais ilusionista). O bardo eu acho que seria um líder arcano, embora eu defenda que ele tenha a sua própria fonte de poder: Power Source Lyric, com o Bardo (suporte), o Menestrel (enganação - controler), e o Dançarino das Sombras (stryker). Para a fonte shadow, acho que o shadowcaster do Tome of Magic é o mais provável. Lembrando que agora FR não tem mais a Trama, mas tem a Shadow Weave de Shar...
Psiônicos parecem que vão ser completamente reformulados, mas ainda deve ter um psion e um psi warrior. O que mais, eu não faço nem idéia...
Elementais seria Elementalista, talvez um guerreiro com poderes elementais, talvez um Geomante ou o que o valha... Mas, sendo 4, não vejo como não pensar nos 4 elementos. Pouco provável, mas dá para fazer pensar.

Mas e as classes que faltaram? Swashbuckler não é completamente coberto por guerreiro nem ladino (e dava para caprichar mais na classe... fazer um cara mais teatral, mais scoundrel, ao invés de só um cara que ataca com precisão ao invés de força). E o Truenamer?
 
Além dos Power Sources não podemos esquecer do Role, que é mais enfatizado do que o Power Source nos Livros Básicos.

Simplesmente dizer que será "ki" ou "primal" não diz muita coisa - na verdade quase nada. Legal saber o Role dele dentro do esquema. Bárbaro será um Striker ou um Defender? Sorcerer serám um Controller ou Striker? Bardo deve ser um Leader, quase sem dúvida. Vou ser sincero: acho que a Wizards vai manter o número de Controllers bem, mas bem baixo mesmo... Wizard e tvz Elemental. Tvz.

Eu acho que na nova edição o Role diz muito, muito (muito mesmo!) mais do que o Power Source.
 
Além dos Power Sources não podemos esquecer do Role, que é mais enfatizado do que o Power Source nos Livros Básicos.

Simplesmente dizer que será "ki" ou "primal" não diz muita coisa - na verdade quase nada. Legal saber o Role dele dentro do esquema. Bárbaro será um Striker ou um Defender? Sorcerer serám um Controller ou Striker? Bardo deve ser um Leader, quase sem dúvida. Vou ser sincero: acho que a Wizards vai manter o número de Controllers bem, mas bem baixo mesmo... Wizard e tvz Elemental. Tvz.

Eu acho que na nova edição o Role diz muito, muito (muito mesmo!) mais do que o Power Source.

Certamente que sim. As maiores diferenças entre os sources é mais teatral que qualquer coisa. É só comparar as semalhanças entre o ranger e ladino e o worlock.

Mas também tem o fato de que eles disseram que haverá classes com mais de um role. Dificilmente um que possa ser os quatro, mas certamente algumas que assumirão dois. Parece que o druida vai ser assim. Imagino ele como um controler/striker. E o bárbaro seria um striker/defender.

O bardo vai ser leader. Eles falaram isso no preview sobre o bardo que teve. Mas repito o que falaram em um dos previews: só 3 das 8 classes do PHB II já será conhecida. As outras 5 são classes inéditas. Isso tá no último vídeo do Gamer Zero. Então não adianta muito ficar especulando.

Eu só me pergunto como eles vão fazer um controler marcial (se é que vão fazer).
 
Vou ser sincero: acho que a Wizards vai manter o número de Controllers bem, mas bem baixo mesmo... Wizard e tvz Elemental. Tvz.

Não sei, cara. Eu já acho que vai ser possível jogar com um grupo inteiro da mesma power source com todos os roles preenchidos.
 
Eles já falaram que não pretendem completar todos os power sources com todos os roles, tipo albúm de figuirinha.

Acho que não sai controler arcano e dificilmente sai um striker divino... Acho que um dos power sources que eles vão completar vai ser o Arcano, com o Bardo como leader e o Swordmage como defender. Apesar de que pode ser que eles desencanem do defender arcano pra colocar o swordmage como controler marcial. Mas é um ou outro.
 
Não sei, cara. Eu já acho que vai ser possível jogar com um grupo inteiro da mesma power source com todos os roles preenchidos.

Queria saber quem é o Controller da Power Source Marcial, por exemplo :g: Eu acho que esse negócio de rigidez extrema (ao menos uma classe de cada Role para cada Power Source) uma besteira. Controller tem que ter um mínimo mesmo.
 
Controler marcial, foi o que eu quis dizer... A noite de sábado não tá boa pra ninguém.
 
Ouvi dizer por aí que o controller marcial seria uma espécie de armadilheiro... Me falaram que viram uma matéria de kobolds a respeito.

Mas enfim, apenas especulações.


Também não faço nenhuma questão de ter todos os roles completando as sources como se fosse "álbum de figurinha".


Um controller marcial seria ou um armadilheiro ou algum inventor maluco. Afinal podemos considerar mundano o dano causado por bombas e engenhocas; sim, se considerarmos a fonte marcial como dano mundano, é possível pensarmos num controller arcano.


Então, a diferença entre as fontes é meramente teatral, como já foi dito. É só um tempero interessante e nada mais - além de talvez ser determinante para algumas criaturas vulneráveis a certas fontes, quem sabe...?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo