• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Entre os elfos na Terra Média, quem é o mais velho?

Lothlórian

Usuário
Bom gente, estou com umas dúvidas: Quem é mais velho(a), Galadriel ou Celeborn? Sei que Galadriel é filha de Finarfin e neta de Finwë, um dos primeiros líderes dos elfos que os conduziu de Cuiviénen para o oeste. Celeborn foi príncipe de Doriath e, portanto, imagino que era filho de Thingol e Melian (mas tenho dúvidas já que nas histórias fala-se muito mais da filha Lúthien). Imagino que Galadriel seja mais velha, pois demorou muito tempo pra que Thingol e Melian tivessem filhos depois q se encontraram, mas não sei...
Outra coisa, Galadriel nasceu antes ou depois que os elfos chegaram a Valinor? porque se foi depois, significa que Círdan é ainda mais velho q ela e foi então o mais velho de todos na Terra Média, ou não? já que os teleri foram os últimos a migrarem de Cuiviénen para o oeste?
Ahhh por favor me ajudem a matar a curiosidade =D
 
Galadriel nasceu nas Terras Imortais por volta de 1362

independete da real origem de Celeborn ( que ainda é discutida ), Galadriel é mais velha

mas o mais Antigo é Cirdan, pois nem viajou a Aman, logo mais velho que a filha de Finarfin.
 
Celeborn não é e nem nunca foi Filho de Thingol. E sobre sua origem, existem esboços que citam que ele era um dos Linda (tá certo?) de Amam.

E mesmo que Celeborn seja de Doriath, ele pode SIM ser mais velho que Galadriel. Pois, ambos nasceram na Era das Árvores, mas em nenhum lugar diz quem nasceu primeiro. Pois o reino de Doritah foI "criado" na mesma época que Finarfin e os príncipes dos Noldor nasceram.

Em uma das versões que Tolkien escreveu, Celeborn seria de Aqualondë (quase certeza), e fugiu com Galadriel para a TM ANTES do fraticídio. É outra hipótese. Mas, creio mais na teoria de que ele era um principe dos Sindar de Beleriand, um dos Grandes de Doriath, parente de Thingol. E, se fosse isso mesmo, ele pode ser SIM mais velho que Galadriel.
E digo mais: Celeborn pode ser até mais velho que Círdan, já que ambos eram Eldar que estavam em Beleriand antes da chegada de Morgoth. Círdan era Senhor dos Falas, mas Celeborn vivia com seu rei Thingol. É uma possibildiade também.

Enfim, só dá posso dizer com 100% de certeza, que Círdan era mais velho que Galadriel. Mas, entre Círdan e Celeborn, não posso dizer quem é mais velho dentre os dois.
 
E digo mais: Celeborn pode ser até mais velho que Círdan, já que ambos eram Eldar que estavam em Beleriand antes da chegada de Morgoth. Círdan era Senhor dos Falas, mas Celeborn vivia com seu rei Thingol. É uma possibildiade também.

Enfim, só dá posso dizer com 100% de certeza, que Círdan era mais velho que Galadriel. Mas, entre Círdan e Celeborn, não posso dizer quem é mais velho dentre os dois.

Círdan participou da Grande Viagem dos elfos, enquanto que o Thingol só veio a governar Beleriand muito tempo depois da viagem ter acabado, e é provável que Círdan seja mais velho que Celeborn. Mesmo que seja considerado Celeborn como sendo de Alqualondë, já que a maioria dos príncipes élficos nasceram nas Eras das Árvores, Círdan ainda seria o mais velho dos dois.
 
Creio que Círdan seja mais velho que Celeborn, visto que o 1° já tinha uma longa barba quando frodo o viu no final de SdA :P
 
Eu entrei no tópico quase já digitando Círdan, mas o pessoal aqui tá afiado e mais rápido que eu.

Neithan, acho que o certo é Lindar, mas não tenho certeza.
 
Sigo o Inominado. Círdan.

Provavelmente mais de dez mil anos, agora eu não sei onde está escrito isto.

Eu não sei... Elrond falou alguma coisa a respeito se não me falhe a memória, algo mais ou menos assim: que após dez mil anos os elfos começam a cansar - isso mesmo envelhecer -, ou que mesmo após dez mil anos sei lá... eu tenho esse número de algum lugar! Eu vi alguma coisa na obra que me levou a pensar isto, eu tenho certeza de que não tirei isto do nada... Alguém ai tem algo semelhante ? É alguma coisa do tipo. Puts agora fiquei encucado...To relendo SdA e quem sabe eu acho.

Com base nisto observamos que Círdan esteve sempre lá, inclusive apresentava barba e cabelos grisalhos por passagem de tempo... ou seja... elfos envelhecem quase que infinitamente mais que o resto mas ainda assim eles cansam.. envelhecem.

GR
 
No Silma também descreve que os elfos só se cansam depois de 10.000 anos, ou quando sofrem demais (Celébrian)
 
Círdan participou da Grande Viagem dos elfos, enquanto que o Thingol só veio a governar Beleriand muito tempo depois da viagem ter acabado, e é provável que Círdan seja mais velho que Celeborn. Mesmo que seja considerado Celeborn como sendo de Alqualondë, já que a maioria dos príncipes élficos nasceram nas Eras das Árvores, Círdan ainda seria o mais velho dos dois.

Thingol também participou da viagem. Aliás, ele foi antes de todos, junto com Finwë e Ingwë para Amam, lembra? Thingol e Círdan deveriam ter quase a mesma idade. E Celeborn, pra ser um dos príncipes de Doriath, não deveria ser tão mais novo assim. Ainda aposto que Celeborn é da mesma época que Círdan.

Cirdam era o mais velho. Está escrito no Silma.

Em qual capítulo?

Eu não sei... Elrond falou alguma coisa a respeito se não me falhe a memória, algo mais ou menos assim: que após dez mil anos os elfos começam a cansar - isso mesmo envelhecer -, ou que mesmo após dez mil anos sei lá... eu tenho esse número de algum lugar! Eu vi alguma coisa na obra que me levou a pensar isto, eu tenho certeza de que não tirei isto do nada... Alguém ai tem algo semelhante ? É alguma coisa do tipo. Puts agora fiquei encucado...To relendo SdA e quem sabe eu acho.

Com base nisto observamos que Círdan esteve sempre lá, inclusive apresentava barba e cabelos grisalhos por passagem de tempo... ou seja... elfos envelhecem quase que infinitamente mais que o resto mas ainda assim eles cansam.. envelhecem.

Interessante. Mas, Celeborn já tinha cabelos claros:lol:

E, Círdan é o único elfo a ser citado com barbas. E, os elfos são "Imberbes"(tá certo?). Por isso talvez, que não vemos barba em Celeborn, só cabelos claros...o que acha?
 
E, Círdan é o único elfo a ser citado com barbas. E, os elfos são "Imberbes"(tá certo?). Por isso talvez, que não vemos barba em Celeborn, só cabelos claros...o que acha?

Acho que ele é um Saruman-wannabe :mrgreen:

Mas para um elfo chegar a ter barba, o cara tinha que ser um Matusalém total!
 
Círdan era mais velho...Segundo o Contos Inacabados, Celeborn era filho de Galadhon que era filho de Elmo, irmão mais novo de Thingol e Olwë...ou seja, ele era mais novo que Círdan mas não sei se era mais novo que Galadriel.

Círdan não era o único elfo a ter barba, Mahtan pai de Nerdanel, sogro de Fëanor tb tinha barba...
 
Não tem como crer só nessa parte do CI. Um trecho diz isso, assim como outros dizem sobre ele ser do povo dos Nandor, e outra ainda dizer que ele é um dos Teleri de Amam.
 
De acordo com os livros que li, eu entendo que Cirdam seria o mais velho.
Não tenho certeza, mas é essa a impressão que eu tenho.
 
Não tem como crer só nessa parte do CI. Um trecho diz isso, assim como outros dizem sobre ele ser do povo dos Nandor, e outra ainda dizer que ele é um dos Teleri de Amam.

Sim mas, creio que ele ser um Sinda era o certo...

Ripo, existem vários pais para Gil-Galad mas o que é considerado certo pra Tolkien é a última versão...ele era filho de Orodreth

Acho que com Celeborn acontece o mesmo, Tolkien escreveu várias hipósetes mas no final considerou só uma delas certa...a de que ele é um Sinda :yep:
 
Assim... eu sempre penso em Celebron como Sinda.
Mas sobre a Idade, creio que Círdan por ser o que vê mais longe e tals, seja o que tem mais tempo de conhecimento do mundo.

Quanto à Galadriel, acredito que ela seja a pivete das 3... =)

IMO

Até pq os argumentos acerca das idades dos 3 já foram mais que ditos aqui.
 
Em qual capítulo?

Em qual capítulo o quê :roll:?

Com relação ao que eu disse?!!!

Isso vai da compreensão e do modo como os leitores lidam com os fatos:

Diante do que eu li sobre os eventos em Arda relatados no Silmarillion, SDA e C.I. e que tem ligação direta ou indireta com o elfo, eu entendo (no meu ponto de vista) que Círdan seria o mais velho. Posso até estar enganado; mas é assim que eu vejo e compreendo.

Não existe um capítulo específico como você quis apontar com relação ao que eu disse anteriomente...:think:
 
Última edição:
Entre os eldar que AINDA continuam na T-m, sem dúvida é Círdan. Agora, qual era o mais antigo entre todos, o negócio complica; já que, em Cuiviéne os quendi despertaram em pares com alguns anos (ou século) de intervalo. E por ter sido reconhecido entre todos os clãs como o Rei Supremo dos elfos, é de Ingwë o título de "patriarca" dos eldar.
 
Círdan é o mais velho vivente sem dúvida. Seu nome é citado mesmo antes dos primeiros elfos irem pra Valinor no Silmarillion. E pra um elfo ter barba é um Venerável Ancião:lol::lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo