• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Leitura Dirigida

Status
Fechado para novas mensagens.

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Segue abaixo um pré-pré-pré esboço do Projeto de Leitura Dirigida. Adoraria comentários de vocês.
--------------------------------------------------------------------------



PROJETO: Leitura Dirigida

OBJETIVOS:

a) Trazer à discussão temas pouco abordados ou desconhecidos aos usuários do fórum sobre o Legendário Tolkieniano.
b) Levar os usuários a se aprofundarem nos assuntos tratados no Legendário.
c) Enriquecer as discussões gerais e abertas, ligadas diretamente ou indiretamente ao Legendário.


O QUE É? A leitura Dirigida consiste em uma leitura individual de um texto predefinido, sob a supervisão de um Orientador.


COMO FUNCIONARÁ: Será colocado aos usuários do fórum um texto relacionado ao Legendário Tolkieniano. Esse texto será levado à discussão pelo Orientador de Discussão através de perguntas/comentários que gerem respostas a partir de fatos apresentados no texto, ou de conjecturas feitas a partir da análise do texto e por meio de juízos de valor.

REGRAS GERAIS:
a)O projeto de Leitura Dirigida será executado a partir de Tópico criado na área Tolkien.
b)O tópico da Leitura Dirigida em andamento será “fixado” em Subforum, e continuará assim até término dos trabalhos do orientador.
c)A Leitura Dirigida terá prazo definido de início e fim. Mas o tópico continuará aberto após término do trabalho do orientador, porém sem estar fixo no fórum.
d)Haverá para cada texto discutido apenas um orientador.
e)Não haverá início de nova Leitura Dirigida, sem o término da anterior.
f)Qualquer usuário poderá participar, a qualquer tempo, da Leitura Dirigida, tendo apenas com pré-requisito a leitura do texto proposto.
g)Qualquer usuário poderá propor temas ou textos para o projeto de Leitura Dirigida.
h)A proposta de temas ou textos deverá ser enviada ao V’TBBC através de MP ao Chefe do Grupo de História e Costumes.
i)A escolha do tema/texto da Leitura Dirigida ficará a cargo do Chefe do Grupo de História e Costumes do V’TBBC ou correrá de acordo com regras estabelecidas por ele.
j)Qualquer usuário poderá orientar discussões de Leitura Dirigida, desde que atenda aos (a pelo menos X dos) pré-requisitos citados abaixo:
  • Número de posts;
  • Participação/Avaliação positiva no programa Mestres e Alunos da Valinor;
  • Participação na Área Tolkien;
  • Notório domínio sobre a obra (No caso de usuário propor tema/texto e também se candidatar à orientador, deverá ao menos demonstrar domínio total sobre o texto proposto)

[FONT=&quot]
[/FONT] MONTANDO O TÓPICO (passo a passo):

  1. Criar tópico dentro do Subfórum J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre).
  2. O tópico criado deverá ser marcado com o tag: [LEITURA DIRIGIDA] e seguido ao tag deverá constar o título do texto a ser discutido.
  3. O corpo do post de abertura deverá conter:
    1. Título do texto a ser lido;
    2. Nome do orientador responsável pela discussão, com link para seu perfil.
    3. Apresentação do texto (com um breve sumário da história e contextualização)
    4. Link para o texto integral
    5. Pergunta geral
A partir do lançamento da pergunta geral. O tópico ficará aberto para os comentários dos participantes. Depois que o Orientador coletar as primeiras impressões gerais dos usuários, lançará novas perguntas. Essas perguntas acompanharão o curso natural das discussões, mas também deverão ser colocadas no post de abertura (através de atualizações). Ao término do trabalho do Orientador todas as perguntas dirigidas deverão está no tópico de abertura e dverá ser colocado no título do tópico a tag entre parênteses (ORIENTAÇÕES ENCERRADAS).

Ex: [LEITURA DIRIGIDA]Leis e Costumes entre os Eldar (ORIENTAÇÕES ENCERRADAS)


AOS ORIENTADORES:
Aquele que se dispuser a ser orientador de uma discussão deverá ter em mente que o objetivo do projeto não é esgotar o assunto tratado na discussão, mas pôr os usuários a par dele e incentivá-los a buscar outros textos que levem ao aprofundamento do assunto e consequente enriquecimento das discussões no fórum.


Para a elaboração das questões ou comentários que serão lançados aos usuários espera-se que o orientador tenha em mente que essas questões deverão levar os usuários participantes a analisar, discutir e conectar o tema do texto com outras partes/assuntos do legendário.


Abaixo segue um roteiro básico de orientação para a elaboração das questões dirigidas:

  1. Pergunta geral inicial: A pergunta geral é uma questão introdutiva sobre o texto, considerado na sua globalidade. Com esta questão inicial espera-se obter a impressão geral dos participantes sobre o texto lido.
  2. Perguntas Subjacentes: São questões que deverão exigir dos usuários uma elaboração mental complexa visando a “leituras nas entrelinhas”, a dedução de informação, a captação de estados emocionais, ou o que mais se aplicar ao texto.
  3. Perguntas Projetivas: esse tipo de pergunta deverá requerer do usuário a integração de dados do texto com o seu próprio conhecimento já adquirido ou experiência pessoal.
 
Última edição:
Excelente, Shanti! O que estamos esperando para começar? :D

Você ainda precisa de ajuda para elaborar algo?
 
Se precisa de ajuda, pode contar comigo!
Quer levantar alguns textos prévios?

Gostei muito desse aqui, dinâmico e empolgante! :D
 
Queria opiniões de vocês sobre os pontos em vermelho, especialmente. O levantamento de alguns textos seriam interessantes, e claro um orientador voluntário pra nosso primeiro teste.
 
bom concordo que qualquer usuário - a qualquer tempo- tendo feito a leitura tenha o direito de participar da discussão. acredito que não é bom restringir a participação, afinal pessoas que possuem o conhecimento e que poderiam acrescentar a discussões estariam sendo "desperdiçadas".

orientador voluntária para primeira discussão , eu já tenho a minha candidata : Shantideva.

ninguem melhor para começar.

:yep:
 
A regra F, por mim, tá ótima. Agora, J.i eu acho que poderia ser revista ou descartada...
 
Estou totalmente de acordo. Acho que 100 posts já tá mais do que bom pro individuo poder "mestrar" (eu TINHA que usar a palavra mestrar)
 
Eu gosto da idéia.
Mas temos que tomar cuidado com qqer tipo de limitações que se possa fazer.

Isso inibe, espanta, e com o tempo afasta as pessoas.
Se ficarmos pensando sempre em selecionar por isso, ou por aquilo, vamos acabar criando um projeto elitista, logo, não popular.
 
Eu gosto da idéia.
Mas temos que tomar cuidado com qqer tipo de limitações que se possa fazer.

Isso inibe, espanta, e com o tempo afasta as pessoas.
Se ficarmos pensando sempre em selecionar por isso, ou por aquilo, vamos acabar criando um projeto elitista, logo, não popular.


Talvez, mas também pode ser útil pra levar textos menos conhecidos direto pra At. Aumentando, assim, a cultura geral.
 
Dúvidas:
a) O número de posts deve influir na escolha do Orientador? Pq?
b) O orientador deve ser obrigatoriamente participar do Programa de Mestres e Alunos?

Sobre o fato sobre o domínio do tema do texto, isso é necessário. Pq se colocarmos alguém que não tenha ao menos o domínio sobre o texto a ser discutido, essa pessoa pode levar aos participantes informações erradas, incompletas ou à levá-los a cometer erros de análise.

Isso que o Elson falou é importante. Não é interessante travar as coisas ou inibir as pessoas. Se é pra diminuir as regras para o orientador, eu tiraria todas as outras, mão não dispensaria a do notório domínio da obra/texto(isso ficaria melhor: domínio do texto/tema). Pois acho que é essencial para a qualidade das discussões. Não sei de que forma um orientador sem domínio do texto poderia levar os usuários à um aprofundamento das discussões.
 
Última edição:
Eu acho que o número de posts não é tão relevante. Porque só poruqe uma pessoa tem poucos posts, não quer dizer que ela tenha pouca cultura Tolkien ou que é incapacitada para a tarefa. Quer dizer apenas que a pessoa é membra da Valinor a pouco tampo. :obiggraz: Porém se a pessoa tiver um número baixo, poruqe não posta com freqüêcia é outra coisa. :mrgreen:
 
Eu acho que se o Orientador estiver participando do programa de mestres e alunos já resolve o problema. Além de que é melhor estabelecer um mínimo de Tyellë do que de posts.
 
Concordo com o Morgomir, tyellë é uma refrêica mas completa.

acho uma avaliação meio simplista.

vou dar o meu exemplo :

acredito que tenho um bom conhecimento das obras e em determinado texto teria a condição de orientar. mas veja bem, sou relativamente novo no Fórum e não tenho noylon no momento, logo meu tyellë é baixo.

isso é um exemplo pessoal, mas a acredito que se encaixa com o perfil de muitas usuários. estariamos perdendo oportunidades de boas discussões.
 
Sim, eu mesmo também me encaixo nesse perfil, Fingolfin. Mas para não deixarmos qualquer um ser Orientador talvez nós tenhamos que fazer alguns sacrifícios. Mas também não é válido colocar um mínimo de Tyellë muito alto....
 
O critério do tyellë tem seus fracos, mas ainda é melhor que número deposts. Já o critério de formatura, eu acho que também não muito bom. Porque apesar de mostrar que a pessoa tem um tempo de fórum, posta e tudo mais, também exclui pessoas capacitadas que às vezes são membros novos.

Talvez possamos desenvolver um critério de avaliação interno, que seja simples mas que de uma referêcia sobre a capacidade do canditado.
 
Vale lembrar que o critério de Tyellë conta o número de posts, não a qualidade dos mesmos. Até alguém que posta lá na AT "NoOOoOoOxXxXXxaaAaAAahHhHH EeeEEUUuuUu AaAhHhhMuUuUUu uUu LeGoLaAaAaSsSs" deve estar ganhando pontos por ter postado essa esquizofrenice em um fórum Tolkien.

EDIT. Btw, eu acho que o sistema de avaliação funciona assim, por quantidade de posts, porquê é muito inviável pra Administação fazê-lo de outra maneira (qualidade dos mesmos, por exemplo).
 
Última edição:
Talvez possamos desenvolver um critério de avaliação interno, que seja simples mas que de uma referêcia sobre a capacidade do canditado.

Isso seria o ideal. A proposição que fiz no post de abertura foi apenas uma idéia inicial. No fim das contas a avaliação da escolha de orientador deverá ser feita caso a caso, mas temos ter referências, tanto para nos guiar quanto para o informar ao candidato como ele será avaliado.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo