• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Círculo da Lei

Status
Fechado para novas mensagens.

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
TRIBUNAL DE ARDA

O que é: Um tribunal mesmo. Escolheremos o Juri, dois promotores, dois advogados de defesa, um Juiz, e um réu (personagem das Obras) polêmico
Como funcionará:
a)O Júri- Escolheremos 4 ou 6 Jurados, e eles, após lerem os argumentos de ambas as partes, decidirão (por MP, sempre) se o réu é culpado ou inocente. A decisão será da maioria, caso dê Empate, a decisão fica na mão do Juíz.
b)Promotoria- Dois usuários assumirão a Promotoria. Eles terão a missão de fazer com queo Personagem acusado seja considerado CULPADO. Podem se comunicar por MP, ou por onde quiserem.
c)Defesa- Dois usuários terão de defender o acusado. Assim como a promotoria, poderão argumentar sempre com base nas obras. Vencem se conseguirem inocentar o culpado.
d)Réu- Um personagem da Obra. Podemos dividr em grupos.
Exemplo:
Vilões- Sarumam, Melkor, Sauron, Espectros, Gollun- São personagens claramente malvados. Fáceis para acusar, mas muito dificil para a defesa
Incógnitas- Turin, Fëanor, Maedhros, Isildur - Personagens que, para alguns foram grandes heróis, e para outros, vilões. Bem interessante, para ambos os lados
Heróis- Eru, Thingol, Frodo - personagens "bonzinhos", mas que falharam (para alguns) em alguma situação importante.
_________________________________________________
Exemplos>
Gollun- Acusado pelo crime de tentativa de assassinato.
DEFESA- Alegamos que ele não estava em sã consciência
PROMOTORIA- Ele sabia MUITO bem o que estava fazendo. E é reiscidente, já matou Déagol, e muitos outros seres.
Júri- Dois votos a favor da condenação; dois votos a favor da liberdade.
Juíz (voto de Minerva)- Verecdito: CULPADO.
Logicamente, seriam BEM MAIS posts acusando ou defendendo, mas a idéia é mais ou menos essa.
_________________________________________________


Personagens com acusações:
Melkor= Acusado de, bem, desfigurar Arda por maldade;
Sauron=Servo de Melkor, grande mal durante Eras e eras. Acusade de crime contra a Humanidade e Elficidade;
Gollun=Assassinato, Furto, tentativa de assassinato, conspiração;
Sarumam= Acusado de Alta traição e sequestro;
Espectros=Assassinato, crimes de Guerra;
Túrin=Acusado de ser o responsável pela Queda de Nargothrond, Incesto e assassinato.
Fëanor= Assassinato, fuga(?) do Exílio
Maedhros=Assassinato de centenas de elfos inocentes
Isildur=Acusado de ser um dos culpados pela volta de Sauron
Eru=Acusado por ser o criador de Melkor (:lol: tem gente que odeia ele, e põe a culpa toda no cara)
Thingol=Arrogância acima da média (:lol:), prisão da própria filha, ameaça de morte;
Frodo=Falhou na destruição do Um.
ETC= Cada um dá uma sugestão, ok?
 
Re: Projeto-Tribunal

Tá... isso já tá definido?
Quem será quem?

Como será a escolha de cada um dos "personagens desse tribunal"?
 
Re: Projeto-Tribunal

CALMA! É só uma idéia. Aqui discutiremos se é viável. Assim que decidido, o primeiro post se tornará um Tópico no "Fã para Fã" e a cada rodada, o povo se candidata aos cargos disponíveis.
O Julgamento terá prazo, tipo: Dois dias para a Defesa, dois dias para a acusação, um dia para discurso final de cada um, e no outro, o Veredicto. No total, 6 dias. No sétimo dia (plano), sortearemos o próximo personagem, após a escolha dos integrantes novamente. O Personagem a ser julgado só será escolhido após a definição dos cargos.
O usuário mão poderá repetir seu cargo. Se for Promotor na primeira, na segunda terá de ser outra coisa, entende? Pra não viciar muito em uma função.

Estamos TOTALMENTE abertos a opiniões e mudanças. Isso postado até aqui é só o rascunho.
 
Re: Projeto-Tribunal

Muito interessante. Acho que as acusações poderiam ficar a cargo da acusação mesmo, há cada coisa bizarra que dá para se enventar e tal :D
 
Re: Projeto-Tribunal

Ahhh sim
Gostei da idéia.
Só tem que achar um jeito de ficar dinâmico e não burocrático demais...

Tinha um tópico em algum lugar que tinha alguma coisa parecida.
Se eu achar posto aqui...

E o Olórin e Tapio têm que se decidir, CD ou DB? :think:

Achei! :yep:

Mahtalë Tyarwion (Batalha das Razões)

Um exemplo: [Mahtalë Tyarwion] Quarta Batalha - Finwë x Ingwë x Elwë

Se prestarmos atenção nos exemplos vamos notar que foi uma boa idéia, mas por alguma coisa não "vingou".
Espero que não aconteça os mesmo aqui... :roll:
 
Última edição:
Re: Projeto-Tribunal

É diferente. Esse aí eram Duelos.

E não vingou pelo fato de poucas pessoas irem postar. Mas, se continuasse, eu estava em primeiro :lol:
 
Re: Projeto-Tribunal

Ah, mas no caso, teriamos pessoas fixas e a plateia dando palpites, então sempre poderiamos manter a discussão.
 
Re: Projeto-Tribunal

É diferente sim, isso eu já sabia, mas há de concordar que são semelhantes as idéias...
Talvez isso possa dar uma esquentada com tópicos fortes na AT.
 
Re: Projeto-Tribunal

É diferente sim, isso eu já sabia, mas há de concordar que são semelhantes as idéias...
Talvez isso possa dar uma esquentada com tópicos fortes na AT.

Especialmente porque a defesa e a acusação terão que fuçar os tópicos para checar as idéias e os argumentos do povo :D

Na verdade, acho que a defesa e a acusação poderiam ser grupos, não pessoas.
 
Re: Projeto-Tribunal

Mas aí ia depender uma participação em massa.
E sendo poucos, e daqui de dentro ajuda um pouco, pq saberemos de quem cobrar hahaha
 
Re: Projeto-Tribunal

Melkor da muito, muito pano pra manga!

O Personagem a ser julgado só será escolhido após a definição dos cargos.

Vc acha jogo que os papeis sejam escolhidos antes do personagem a ser julgado?
Entendo que assim fica mais desafioante e menos passional, mas sera que ao contrario não incetivaria mais as pessoas a participarem?
 
Re: Projeto-Tribunal

gostei muito dá ideáia, vai ser bem divertido

acho que é fundamental, ter os envolvidos fixos pois ajudara na organização e qualidade dos julgamentos , afinal a cada processo haverá um aprendizado

quero participar
 
Re: Projeto-Tribunal

outra coisa complexa do projeto é que o julgamento devera se basear meramente em leis morais, ja que não existe propiamente dito um codigo de leis tolkinianas.

mas dai vai da craitividade e competencia de embate filosofico dos participantes...

mas acaba que coisas como beneficio da duvida e outros recursos nem sempre tão aceitos da lei ficara bem a cargo pessoal...
 
Re: Projeto-Tribunal

Eu acho que devem ser dois dias pra se preparar o embate(defesa e acusação), o que representa esclarecer bem fatos e provas basicos pros dois pra se montar a tese, dai segue a sequencia, um dia pra defesa, um dia pra acusação, um dia pra considerações finais e veredicto. 5 dias total.
o problema disto é que consome 5 dias, os participantes teria de ter tempo pra disponibilizar 5 dias...

dai entra umas questões:

5 dias seguidos ou 5 dias com data marcada?

5 dias seguidos aumenta a dinamica e tempo entre um julgamento e outro, mas requer tempo de dedicação ao forum, enquanto dias marcados aumenta a disponibilidade mas leva muito mais tempo.

sou a favor de os dois dias do julgamento em dias seguidos, feitos pelo menos dois dias apos a abertura da montagem das teses(que seria feito fora do topico. no caso da montagem da teste), e o dia da decisão marcado depois, pra dar tempo do juri ler com calma e analisar o caso( ja que ai envolve mais gente, no caso o juri e o juiz)

exemplo: topico proposto na terça, julgamento marcado pro fim de semana, sabado e domingo. dai de terça até domingo seria o tempo para se preparar as teses. o dia final seria marcado pro sabado seguinte. um exemplo, não precisa levar tanto tempo.

Outra ideia que pode ser legal mas não sei se é aplicavel, é a escolha do juri.

Eu acho que assim como na vida real ela deveria ser feita aleatoriamente entre os usuario com uma certa atividade, seja na area tolkien ou não(só pro caso do juri), via convite MP.

vantagens: mais proximo do real, mesmo que a pessoa não conheça tolkien(o que seria legal, pois ela só teria a visão do tribunal sem se influienciar pela obra como um todo), alem de incentivar pra caramba o envolvimento com a area tolkien, e até mesmo com a brincadeira..

desvantagem: requer a colaboração e dedicação de tempo pelo menos no dia final e a leitura do julgamento, de pessoas que a principio não estariam participando da brincadeira.
 
Última edição:
Re: Projeto-Tribunal

gostei dessa distribuição de tempo.

só acho que deveria antes do veredito um dia de folga, assimilar e repensar as informações.
 
Re: Projeto-Tribunal

Ou ainda poderia ser mais simples e mais dinâmico.
Seguindo o exemplo da Batalha das Razões que eu citei aqui.

Por exemplo, a acusão vai lá e acusa de tais ações.
Cada ação na acusação vale 1 ponto para a acusação.

Aí em contra partida, a defesa terá de tentar justificar, defender.
Cada justificativa válida (a ser julgada válida ou não pelo júri) soma 1 ponto para a defesa.

(aí talvez mais uma rodada de acusações/defesas)
E o Júri, dá o veredito.
Caso chegue num empate de pontos de acusação/defesa, passa a bola pro juíz.

Pode ser assim...
 
Re: Projeto-Tribunal

Concordo...
Mas acho que o povo deveria escolher de olhos abertos. Tipo, se eu for defender alguém, desanimo muito com alguns personagens. Acho que ficaria melhor as pessoas escolherem mesmo.
Tipo, anunciamos um julgamento, e as pessoas se oferecem para os cargos (menos o juri, o juri deveria ser sorteado mesmo). Escolhemos o indivíduo que parece mais apto.

Não sei quanto a distribuição do tempo. Poderia ser algo menos regrado, estilo discussão do forum mesmo. Afinal, um julgamento tem também as partes da acusação e da defesa e tudo. E nem todo mundo tem tempo para manter quase um bate-papo em tempo real.
 
Re: Projeto-Tribunal

Ou ainda poderia ser mais simples e mais dinâmico.
Seguindo o exemplo da Batalha das Razões que eu citei aqui.

Por exemplo, a acusão vai lá e acusa de tais ações.
Cada ação na acusação vale 1 ponto para a acusação.

Aí em contra partida, a defesa terá de tentar justificar, defender.
Cada justificativa válida (a ser julgada válida ou não pelo júri) soma 1 ponto para a defesa.

(aí talvez mais uma rodada de acusações/defesas)
E o Júri, dá o veredito.
Caso chegue num empate de pontos de acusação/defesa, passa a bola pro juíz.

Pode ser assim...

Não sei se precisa dessa coisa de pontos. Pode-se deixar a cargo do juri mesmo.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo