• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Tolkien fosse brasileiro...

Edu

Draper Inc.
Pesquisando sobre a visão política de Tolkien encontrei aqui o seguinte texto (que não tem nada de político, btw):
Se Tolkien fosse brasileiro

Se Tolkien fosse brasileiro seria publicado pela José Olympio e estudado por Antonio Candido, que o compararia a Murilo Rubião e José J. Veiga. Iria aos sabadoyles, sairia pra rua de chinelo comprar pão, se filiaria à CUT, escreveria um livro sobre o Palmeiras. Frodo se chamaria Anhangaquara, Saruman se chamaria Cupuaçã. A Terra Média seria uma alegoria mal-disfarçada do Brasil sob a ditadura e Dias Gomes faria uma novela sobre isso, O Coronel dos Anéis, com música dos Secos e Molhados e Mário Gomes no papel do guerreiro Zé Aragão. Não é o tempo que estraga tudo, é o Brasil.

Aí me veio essa pergunta na cabeça (e ela é séria, a despeito do conteúdo do post :mrgreen:): se Tolkien tivesse nascido mesmo no Brasil, o que o Legendarium teria de diferente, ou será que seria a mesma coisa?

Então, qual a opinião de vocês?
 
O Coronel dos Anéis???:lol: Cupuaçã??:lol:

Ai meu Deus, mas eu acho que se ele fosse brasileiro não mudaria muito não... afinal, o que vale é o gosto (ele já era "diferente" por gostar de fantasia lá na Inglaterra)...Então eu acho que não mudaria, acho que ele continuaria se baseando em mitologia nórdica etc...

Afinal, olha só nosso exemplo, nós somos brasileiros mas muitos aqui adoram esse mundo mitológico.Eu por exemplo prefiro mil vezes isso do que cultura brasileira.:yep:
 
Pra mim a história mais chata que se pode estudar é a do Brasil(Grécia rulez:lol:)Então acho que Tolkien ainda seria excêntrico mesmo sendo brasileiro
 
:lol:

Acredito que ele como pessoa, seria diferente sim.. claro. Mas nas obras acho que não veriamos uma mudança grande não.
 
Respondendo à pergunta inicial, se Tolkien tivesse nascido aqui as chances de ele criar algo como descrito no primeiro post seriam realmente grandes, independente do tom cômico.

Ele simplesmente não escreveria o que escreveu, pois toda as influências que ele teve na Inglaterra - as culturais, principalmente - não existiriam, seriam substituídas por outras mais próximas. Ele não teria lido os Eddas, Beowulf e o Kalevala, obras que o influenciaram de maneira definitiva.

Ele seria completamente outro autor, assim como sua obra.
 
Eu acho que seria diferente, pelos motivos que Harlock citou.

Claro que ele poderia ser excêntrico, gostar de fantasia... Mas as fantasias brasileiras e as inglesas são bem diferentes uma das outras. Ele até poderia conhecer algo da cultura nórdica, mas vale lembrar que, na sua época, não havia o grande intercâmbio de culturas que há hoje.
 
Com certeza se ele fosse brasileiro, talvez nem tivesse escrito os livros
a cultura brasileira por muitas vezes não incentiva certas áreas...
acho que escritor no Brasil tem menos oportunidades que lá fora
(até porque, dependendo de como ele nascesse financeiramente, tivesse que trabalhar duro e muito pra viver, e ficaria sem tempo pra escrever)
e se ele tivesse nascido aqui, talvez recebesse 'influencias' diferentes
e nunca imaginaria em criar as histórias que ele criou
 
Viajando um pouco na História, Tolkien poderia ter nascido por aqui, se a Inglaterra tivesse tomado de Portugal suas colônias. Daí que na última década do séc. XIX, o pai de Tolkien foi transferido para a África do Sul, então colônia britânica, onde trabalhou como bancário. Lá, em Bloemfontein, nasceu o bebê John R.R. Tolkien. Se o Brasil fosse colônia na época, os pais do professor poderiam ter vindo pra cá, quem sabe.
 
Primeiramente, eu acho que ele não faria tanto sucesso assim. É só você ver o sucesso que o excelentíssimo Machado de Assis tem lá fora: muito pequeno apesar de ser um dos melhores escritores que eu já tive o prazer de ler.

Segundo, eu acho que a obra dele seria totalmente diferente. Ele não teria diversas influências que ele teve por ter vivido na Inglaterra. E seria totalmente influenciado não só pela história brasileira, mas também por sua cultura, o que faria com que a obra dele fosse outra:joinha:
 
Se Tolkien fosse brasileiro, teria que ralar muito para colocar feijão e arroz no prato...kakakkakakakakkaka, hauhauahuahua, rsrsrrsrsrsrsrrsrsr & hehehehehhehehehe:D
 
Pesquisando sobre a visão política de Tolkien encontrei aqui o seguinte texto (que não tem nada de político, btw):


Aí me veio essa pergunta na cabeça (e ela é séria, a despeito do conteúdo do post :mrgreen:): se Tolkien tivesse nascido mesmo no Brasil, o que o Legendarium teria de diferente, ou será que seria a mesma coisa?

Então, qual a opinião de vocês?

Eu adorei isso :lol: muito bom, acho que se Tolkien fosse brasileiro seria assim mesmo. ai, meu Eru, o Coronel dos Anéis é ótimo:)
Se ele fosse brasileiro não haveria fóruns de discussão sobre ele...
Escritor brasileiro não faz muito sucesso.
é como se alguém aqui no Brasil tivesse escrito uma história como a de Harry Potter... nunca faria o mesmo sucesso que a Rowling fez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo