• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Remédio dos Uruk Hai

Lord Khamûl

Usuário
No livro as Duas Torres é dito que Pipin foi ajudado por Úgluk, pois o hobbit estava muito mal, machucado, cansado dos joelhos e tornozelos.


Úgluk deu a ele um pouco de um líquido ardente e com isso, sentiu uma forte quentura passar pelo corpo, e logo em seguida, a dor que ele tinha e o cansaço sumiu.
Depois o Uruk hai esfregou no ferimento de Merry alguma coisa escura que tinha retirado de uma caixa de madeira. E logo em seguida o hobbit estava curado.

Então, aí vem a questão:

Esses apetrechos e remédios como forma de cura seria algo oriundo do conhecimento dos elfos que os orcs herdaram, ou algo desenvolvido pelos próprios orcs ao longo dos milhares de anos?

Outra questão:
Vocês acham que os orcs possuía alguma característica de elfos, ou seja, inerentes a ambos?
 
Última edição:
No livro as Duas Torres é dito que Pipin foi ajudado por Úgluk, pois o hobbit estava muito mal, machucado, cansado dos joelhos e tornozelos.


Úgluk deu a ele um pouco de um líquido ardente e com isso, sentiu uma forte quentura passar pelo corpo, e logo em seguida, a dor que ele tinha e o cansaço sumiu.
Depois o Uruk hai esfregou no ferimento de Merry alguma coisa escura que tinha retirado de uma caixa de madeira. E logo em seguida o hobbit estava curado.

Então, aí vem a questão:

Esses apetrechos e remédios como forma de cura seria algo oriundo do conhecimento dos elfos que os orcs herdaram, ou algo desenvolvido pelos próprios orcs ao longo dos milhares de anos?

Outra questão:
Vocês acham que os orcs possuía alguma característica de elfos, ou seja, inerentes a ambos?

Bem, suponho que os apetrechos seriam algo desenvolvido pelos próprios orcs, afinal eles sobreviveram por muito tempo por aí. Por outro lado, eles mal conservaram vestígios da natureza élfica, imagine conservarem conhecimentos e tecnologias.

Possivelmente, pode ser algo que eles aprenderam com Morgoth/servos deste. Naquelas, para manter os soldados em ordem.

Caracteristica inerente a ambos: orelhas pontudas :P
 
Sobre os remédios, é comum que um povo tenha um certo desenvolvimento próprio de cultura, o que inclui culinária e farmácia. Pode se tratar de um item desenvolvido a partir de outra cultura, como os muitos remédios caseiros que conhecemos, ou algo estudado pelos próprios orcs, de alguma maneira. Pode se tratar de alguma variante do Miruvor de Imladris, mas eu acredito que não, que tenha sido desenvolvido pelos próprios orcs, já que:

"Úgluk deu a ele um pouco de um líquido ardente e com isso, sentiu uma forte quentura passar pelo corpo, e logo em seguida, a dor que ele tinha e o cansaço sumiu.", e essa não era a sensação descrita do Miruvor.

Outras sociedades também desenvolviam artigos próprios, e isso é descrito várias vezes, como os segredos de forja dos anões e dos noldor, ou o lembas élfico e o Cram dos homens de Valle.

E, se era uma derivação de algum outro povo, acredito que tenha um pouco da influência de Saruman na produção.


Quanto à outra questão, não tenho uma opinião formada. Vou pensar no assunto e depois volto a postar aqui.
 
Acho que todos os orcs sabiam fazer esses remédios. No Retorno do Rei Frodo diz que acordou e tinha a sensação de que bebera algo ardente, que queimava sua garganta, logo, os orcs de Mordor também sabiam preparar a coisa
Momento zueira: A bebida não poderia ser algo parecido com cachaça, poderia?:lol::lol:
 
Última edição:
O pior é que poderia. Suponho que seja alguma espécie de liquor, ou algo macerado... Enfim, uma bebida alcoolica.
E o efeito é semelhante a alguns tônicos à base de álcool.
 
Creio que essa característica tenha sido desenvolvida dentro da cultura dos orcs mesmo. Com ela poderiam usá-lo sempre que fizessem longas marchas. Se odiavam os elfos, duvido muito que perdurariam no uso de um líquido forte com fórmulas criadas pelos mesmos.

E pelo que se percebe, isso era mais comum para os orcs do que se imagina, pois Luis-Rohirrim bem lembrou que o mesmo líquido fora dado para Frodo na Torre de Cirith Ungol. Parece então que Saruman não tem nenhuma ligação com isso e com os orcs de Cirith Ungol (pelo menos não aparentemente).

De qualquer forma eu sempre tive uma idéia de que fosse algo mais alcoólico do que medicinal.
 
Acredito que os próprios orcs tenham desenvolvido esse remédio. Apesar de tudo, eles tinham sua própria cultura e iriam evoluir normalmente.

E acredito que o líquido citado pode ser uma espécie de bebida forte, ou álcoolica, pois como é dito no trecho: "sentiu uma forte quentura passar pelo corpo".
 
Como todos já disseram, com certeza o conhecimento provinha dos próprios orcs. Afinal eram uma raça tão antiga quanto os homens. Apesar de rudes, tinha lá seus conhecimentos.

Com relação ao remédio que foi passado na feriada de Pippin, não dá pra saber ao certo, mas talvez apenas alguma erva com propriedades cicatrizantes.

Já quanto à bebida, sempre imaginei como bebida alcoólica. Um conhaque talvez. No século XIX (e antes), era comum receitarem bebidas alcoólica (principalmente aguardente e conhaque) como estimulante para o corpo. Basta lerem livros daquela época (Sherlock é um bom exemplo) para verem isso.
E Tolkien, apesar de viver do no Séc. XX, conhecia bem essas tradições!
 
Momento zueira: A bebida não poderia ser algo parecido com cachaça, poderia?:lol::lol:

E você ainda diz que isso é besteira, né?:hanhan:

Talvez esse conhecimento de cura tenha mesmo sido passado por Morgoth, mas imagino que tenha sido roubado ou copiado dos elfos que estiveram presos nas masmorras.
Agora fica a pergunta: -Alguem ainda acredita que os orcs fossem burros? Eu não! Pois transformar um remédio de ervas em cachaça é uma tremenda façanha!!:mrgreen:
 
Mathan disse:
-Alguem ainda acredita que os orcs fossem burros? Eu não! Pois transformar um remédio de ervas em cachaça é uma tremenda façanha!!
Burros eles não eram, mas que possuem um menor conhecimento que os elfos em muitos aspectos, não tem como negar.

Apesar de serem rudes e tudo o mais, acredito que eles possuíam bons conhecimentos em várias áreas, como metalurgia, medicina, ....
 
Bom, é bem a cara do Morgoth copiar alguns dos remédios élficos e acrescentar suas próprias malignidades
 
Na certa é uma cópia maligna daquele remédio pra revigorar que o Elrond dá ao Gandalf antes da comitiva partir de Imladris
E Saitor: Como eu ia saber que a minha zuação ia virar coisa séria?:lol:
 
Os Orcs possuem uma sociedade voltada para fins bélicos, tudo nela gira em torno da guerra e quando não há em andamento eles geralmente passam a lutar uns contra os outros, numa insana guerra entre as várias tribos e "etnias" de Orcs ou em outras instâncias, também dentro destas divisões. É comentado n'O Senhor dos Anéis, que até mesmo Sauron tinha dificuldades para manter a ordem entre as tropas de Orcs e Humanos e entre os próprios Orcs, devido a esta característica eles se mantém em um estado de "paz" entre si muito instavel.

Se Orcs demonstram tal caráter belicista, é de se imaginar que desenvolvam-se tecnologicamente em torno disto também. Tolkien ressalta est aspecto, quando cita o fato de que Orcs tem grande atração por máquinas, explosivos, e afins, como as bestas usadas ao invés de arcos. É provável portanto, que eles tivessem buscado conhecimentos (até memso roubado de elfos, anões e homens em maio aos seus muitos prisioneiros desde o início de seus cruéis feitos) justamente para o fim de ter um melhor desempenho nas batalhas. Estes drogas poderiam ser parte de equipamento (como um quit de primeiros socorros) levado pelos capitães para manter de pé seus subordiandos após estes terem sido feridos em batalha.

É portanto, devido a natureza dos Orcs, extremante justificavel o fato de carregarem tais substâncias de cura consigo, mesmo que pareça que por serem Orcs, eles prefiram abandonar os demais e continar a marchar sem se iportar, memso assim, seu objetiv maior ainda é a guerra e devemos supor que para ganha-la eles seriam capazes de deixar de lado até mesmo sua personalidade individualista, afim de manter em pé, não um companheiro, mas uma das espadas que vão matar seus inimigos.

Outra hipótese, é a de que este tipo de substâncias provenha de seus mestres, como Sauron e Saruman, que as podem ter criado para o mesmo fim que os orcs teriam feito ou adquirido este conhecimento de outros povos como os Haradrim (que deviam sem dúvida ter algo do tipo), e repassaram para as demais tropas (incuindo os Orcs).
 
Eu apoio o rogério magno, pelo teor da bebida creio que seria muito complexa para que orcs a fizessem, pois pipin e frodod rapidaemnte ficaram bons, creio que Saruman ensinou a eles para que estes usassem caso fosse necessário.
 
Mas os orcs eram engenhosos, está n'O Hobbbit! Eles fizeram muitas coisas, tinham habilidades que rivalizavam com as dos Primogênitos. A diferença é que o que faziam nunca saía agradável ou bonito. Se os elfos fizeram um licor delicado, eles fazem uma cachaça!
 
Eu também estou com o Rogério Magno. Não é surpresa os orcs portarem substâcias cura, já que viviam em batalhas.

Já quanto a origem dessas substâcias eu acho que podem ser muitas: pode ser um conhecimento herdado de Morgoth, pode ter sido roubado de outras raças, pode ser algo desenvolvido por eles ao longo de muito tempo e, no caso dos Uruk-hai, pode ter o dedo de Saruman.

E sobre as características élficas presentes nos orcs, eu acho que são quase, se não nulas. E como um argumento, pesso a vocês que tentem listá-las, mas apenas características boas ( e não umas bobas ). Porque foi o que eu fiz e não achei nehuma satisfatória. :lol:
 
Creo que não existam mais características elfícas nos Orcs, eles não teriam capacidade de desenvolver essas substâncias de cura sozinhos. Creio que esses "remédios" foram feitos por Saruman e dados à eles para poderem se fortificar em batalhas, já que os Uruk Hai eram de propriedade de Saruman. Não creio que tenham sido ensinados a fazerem essas substâncias por Morgoth, já que esse nem ligava se seus Orcs eram mortos ou não, ele podia criar outros sempre...
Saruman deve ser o responsavel por essas substâncias curativas!!
 
Eu também acho que os orcs não herdaram quase nada dos élficos, mas eles foram criando suas características próprias, esse remédio e/ou bebida alcoolica que eles dão para Pippin e Frodo, acredito que seja uma "descoberta" dos orcs e pode sim ser um tipo de cachaça como estão falando, mas isso é uma coisa que não dá pra se ter certeza.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo