• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ilustradores Brasileiros

_Eldariel_

Usuário
Nós geralmente por hábito, buscamos nossas referências e preferências em lugares distantes; ás vezes por não conhecer ou por que o que vem "de fora" nos é vendido como mercadoria mais interessante.

Contrário a isso muitos são os artistas que fazem sucesso lá fora e não são valorizados aqui... Quero a opinião de vocês sobre o dado assunto e indico um conhecido meu a quem muito prestigio: www.felipemassaferaart.blogspot.com
 
Infelizmente existe esse preconceito de que o que é nacional é ruim, principalmente no que se diz de quarinhos e talz. Mas o que o pessoal não percebe é que desvalorizando seu país eles estão se desvalorizando. Sei que existem muitos ilustradores, quadrinistas e escritores nacionais bons, mas o mercado nacional não está maduro o bastante ainda. Aqui no Brasil quadrinhos ainda são considerados "coisas de nerd" ou "coisa de criança", o que dificulta no Brasil sair algo além de turma da mônica. Se formos comparar com os EUA ou até mesmo o Japão ainda estamos engatinhando no ramo, e não vai melhorar se não houver menos analfabetismo e mais hábito de leitura no país, e se essa mentalidade e preconceito não mudar.

Essa é a minha humilde opinião ^^'
 
Se houvessem editoras interessadas em investir..., não adianta. O mercado brasileiro de quadrinhos é irrisório se colocado ao lado de grandes mercados europeus, americano e asiático. Nem adianta tentar por aqui.

Seu amigo Felipe Massafera está de parabéns! O cara desenha demais! Tá parelho com os traços do Alex Ross. Se eu chegar na metade do traço dele, já vou com tudo apresentar um portfólio nas gringas!

Parabéns mesmo, Felipe! :clap: é o reconhecimento de um ilustrador bem amador.
 
Pois é Victor, sei que publicar em larga escala uma edição nova aqui no Brasil é suicídio de vendas, mas me refiro principalmente ao público avisado, nós nerds, que damos valor á arte mas não prestigiamos obras de amigos que conhecemos.
A razão disso acontecer se dá ao fato de analisarmos uma obra final, um trabalho de uma vida toda muitas vezes, e não acompanhamos o "vir a ser" de um artista... Ou esperamos seu sucesso no exterior.

Enfim, minha contibuição aí está: www.felipemassaferaart.blogspot.com

Elring, obrigada pelos parabéns encaminharei ao Felipe!!!!
 
Fantásticos, não?!



O cara manda muito...
Ser como ele na técnica de desenho, nem se eu nascesse e morresse algumas 1000 vezes...


então somos 2...^^
Mas eu quero e vou cada vez mais subir essa escada e quem sabe um dia poder falar para o barba...xD
Eu tbm sei desenhar!...\o/
xP~~
Mas axo que meus traços ainda são muito "crus" para essa façanha...^^:obiggraz:
 
Infelizmente existe esse preconceito de que o que é nacional é ruim, principalmente no que se diz de quarinhos e talz. Mas o que o pessoal não percebe é que desvalorizando seu país eles estão se desvalorizando. Sei que existem muitos ilustradores, quadrinistas e escritores nacionais bons, mas o mercado nacional não está maduro o bastante ainda. Aqui no Brasil quadrinhos ainda são considerados "coisas de nerd" ou "coisa de criança", o que dificulta no Brasil sair algo além de turma da mônica. Se formos comparar com os EUA ou até mesmo o Japão ainda estamos engatinhando no ramo, e não vai melhorar se não houver menos analfabetismo e mais hábito de leitura no país, e se essa mentalidade e preconceito não mudar.

Acho que não se resume a isso.. muitos artistas e escritores nacionais se utilizam de estilos e fórmulas que obtiveram sucesso no exterior, ao invés de criar algo com uma identidade própria. Copiam mangás e o estilo americano de HQs ao desenhar, por exemplo. Turma da Mônica é um exemplo de sucesso bastante citado justamente por não ser semelhante a HQs estrangeiras, inclusive sendo uma das poucas "exportadas" e editadas em vários idiomas.
 
Isso depende muito do meio onde o ilustrador mais se projeta. No design gráfico, por exemplo (essa é minha área), o Will Murai manda muito bem, além da Elisa Kwon, que são da nova geração do estilo mangá.

De outros estilos, há o Mike Deodato, que ilustra HQs americanas, o Júlio Shimamoto que faz um estilo Frank Miller, dentre tantos outros...

Todos brazucas. Infelizmente, a maioria é mais conhecida lá fora do que aqui no Brasil, porque a coisa aqui simplesmente não dá grana, não tem valor... Quem é ilustrador sabe: todo mundo baba o maior ovo, mas na hora de falar em valores, a frase começa com "veja bem...". :seibem:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo