• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Valar estavam cientes da traição de Saruman?

Lórien Leaf

Usuário
Primeiramente, peço desculpas se este tópico é ridículo e/ou por falta de atenção com os livros...:roll:

Mas gostaria de saber se por exemplo, os Valar estavam cientes da traição de Saruman bem antes dele aprisionar Gandalf em Isengard.

Se Saruman e os outros magos foram enviados pelos poderosos das Terras Imortais, eles tinham poderes sobrenaturais para ler e interpretar as mentes dos magos?

Os valar sabiam dos destino dos outros magos?

Radagast tinha vida eterna? Ele poderia voltar para as Terras Imortais?

Bom, é isso...
:abraco:
 
Bem, acho que a resposta é sim para a maioria das perguntas (menos a de ler a mente).
Mas os Valar não eram muito de interferir nos negócios dos outros.
 
Olha, Ayanna, Tolkien quase não menciona os Valar na Terceira Era, acho que eles interferiram muito pouco. É bem possível que eles soubessem da traição de Saruman, mas eu não me lembro de Tolkien comentar isso em nenhum lugar, quem já leu os HOMEs pode te responder melhor (eu ainda tô no terceiro).
Radagast era imortal, assim como Gandalf e Saruman. Curioso, agora que você falou que eu lembrei que Tolkien não fala dele indo pro Oeste... vou ver se eu consigo desobrir algo.
 
Quando Saruman chegou a T-M era um bom rapaz.
Foi se corrompendo conforme foi estudando os anéis do poder.

O Valar viam e sabiam de sua traição. MAs uma vez na T-M os Valar não iriam interferir no rumo que as coisas estavam levando.
 
Eles ficaram cientes quando todos também ficaram. Aquela altura do campeonato, não tinham como fazer mais nada, mesmo se quisessem.
 
Radagast podia voltar para as Terras Imortais, mas eu acredito que ele não quis. Como diz um amigo meu, ele foi o primeiro hippie da história ahuahuahuahuahuahuahuahua
 
Radagast podia voltar para as Terras Imortais, mas eu acredito que ele não quis. Como diz um amigo meu, ele foi o primeiro hippie da história ahuahuahuahuahuahuahuahua

Então Radagast ficou na Terra Média para sempre mesmo depois de todos os elfos e outros seres terem desaparecido da Terra Média? :think:

E se caso ele quisesse voltar para Aman, os Valar o receberiam mesmo ele não tendo cumprido totalmente sua principal função que era combater Sauron juntamente com Gandalf? :think:
 
Mandos sabia, mas ele não dizia nada, pelo menos diretamente.

Então eles tinham plenos poderes vamos dizer "espirituais" para ter conhecimento do que ocorria na Terra Média, mesmo eles não interferindo diretamente né!

Eles interferiram enviando os magos para ajudar os povos livres a lutarem contra Sauron.
 
Não só espirituais, mas de visão mesmo. Manwë enxergava longe, e com Varda sua visão se ampliava. Ele devia descer os olhos para a Terra-Média constantemente, vendo tudo o que acontecia.

Com Sauron sendo o inimigo da Terra-Média, os Valar enviaram os Istari, com suas limitações, em corpos de homens idosos, para ajudarem os povos livres a derrotarem o Inimigo.

Shantideva disse:
Mandos sabia, mas ele não dizia nada, pelo menos diretamente.

É até estranho Mandos saber do que ia acontecer e não fazer nada, mas é por aí mesmo.
 
Como foi dito, quando Saruman foi mandado para a TM ele ainda era bom. Porém aos poucos ele foi se corronpendo. Provavelmente os Valar não souberam muito antes do resto das pessoas, mas se souberam não fizeram nada. Simplesmente pelo fato, de que como é dito no Silmarrillion, eles "cortaram conexoês" com o Leste. Porém eu acho que isso poderia entrar no campode provações para os Povos Livres enfrentare. Por exemplo´se Eru é tão bom, porque permitia e existêcia de Morgoth ou de Sauron ? Eu penso que é mais oumesnos por aí. :mrgreen:
 
Não só espirituais, mas de visão mesmo. Manwë enxergava longe, e com Varda sua visão se ampliava. Ele devia descer os olhos para a Terra-Média constantemente, vendo tudo o que acontecia.

Com Sauron sendo o inimigo da Terra-Média, os Valar enviaram os Istari, com suas limitações, em corpos de homens idosos, para ajudarem os povos livres a derrotarem o Inimigo.



É até estranho Mandos saber do que ia acontecer e não fazer nada, mas é por aí mesmo.

Ah, o mandos em todas as épocas parecia ser o cara que fica só na dele, sabe de tudo e fica assistindo do camarote.
 
De fato os Valar sabiam da traição de Saruman, tanto que pós expurgo do condado seu espirito se eleva e volta sua atenção para o oeste, mas seu retorno é negado, acho que Radagast teria permissão para voltar às Terras Imortais, pois não desviou totalmente de sua função ao ajudar Gandalf a escapar de Orthanc, dos Azuis pouco se sabe, o único que de fato retornou ao oeste foi Gandalf.
 
Na verdade, eu acredito que os Valar sabe de quae tudo, mas eles não se interferem talvez pelo fato de que os serves viventes têm suas escolhas e por essas escolhas elas tbm têm de pagar...
 
Olha eu acho que eles estavam quando Saruman começou com sua inveja e interesse pelo Um.

Por Manwë ve tudo que acontece nos céus.

Porém não podiam fazer nada.

E acho que a chance que deram para Gandalf foi a falha deles enquanto a Saruman na Terra Média.
 
Para os Valar, todos os Istaris eram bons, tanto que mandaram seus representante/escolhidos entre os seus preferidos. Foram assim, devido a preferência dos Valar por seus serviços entre eles. Saruman/Curunir, começou a sentir ciumes/inveja de OLorin/Gandalf desde o momento em que Manwë o espera chegar de viajem e o indica para a missão. Acontece coisa parecida entre eles em Valfenda, sendo que os líderes elficos preferiam Gandalf para ser o chefe do Conselho...

Quanto aos outros Istari, Radagast ficou pela TM, após ser usado por Saruman. Os outros Istari, Tolkien não define o que acontece com eles, mas dizem que se perderam em territórios sulistas...

Quanto aos Valar e Saruman, eles não poderiam imaginar que Saruman/Curunir viria a se bandear para o lado escuro.

E por falar nisso, Aulë é péssimo para escolher criados e amigos, não é mesmo??
 
Eles interferiram enviando os magos para ajudar os povos livres a lutarem contra Sauron.

Infelizmente nem todas as escolhas deles foram boas.

Mas eu acho que os Valar só tomaram consciência da traição de Saruman quando ela ocorreu. Ok, o Mandos poderia saber por prever o futuro, mas acho que os outros Valar não poderiam prever isso. Você não consegue ler o pensamento das coisas/pessoas que você cria:joinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo