• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão sobre Sauron *Annatar*

Sauron

Usuário
Todos sabemos que Sauron conseguiu ludibriar Celebrimbor e seu povo, conseguindo passar da forma que lhe era conveniente conhecimento suficiente para a forja dos Anéis do Poder, já que foi Maia de Aulë. Pois bem, após forjar O Um Anél, Sauron conseguiu grande parte dos anéis do poder que foram forjados com sua indicação, com exceção de Narya, Vilya e Nenya, esses que por sua vez não foram feitos com o auxílio de Sauron, mas sim diretamente por Celebrimbor, será que mesmo que Sauron os usurpasse seria capaz de dominar outros seres com estes ou apenas aumentaria seus poderes de alguma forma?
 
hmmm boa pergunta. Eu acho que pelo que ele cobiçava os anéis élficos, eles o dariam algum ipo de poder sobre os elfos, sim.
 
Creio que obetendo os anéis de poder élficos, se tornaria mais forte e teria domínio sobre os eldar sim.
 
Eu acho que Elfos são enganáveis, não domináveis. Mas creio que os Anéis Élfico não fariam tanta diferença no poder de Sauron, os propósitos dele são bem diferentes dos dos Anéis.
 
Os anéis élficos são forjados para intentos específicos, e apenas para algumas coisas poderiam ser usados, tal como Galadriel usa para ralentar a morte das plantas e da "flor-de-lórien", mas eles foram feitos por elfos e para elfos, se Sauron os obtivesse, ele apenas tiraria o poder deles, mas usaria-os para que?!
O poder élfico não é uma forma de "energia" que passa de uns para os outros, Sauron domina muito do que Melkor fez, mas não absorve poder do mesmo. Desta forma Sauron não teria poder para sucumbir os elfos.

Abraços.
 
Acho que Sauron cobiçava tanto assim os Três porque só queria tirar o poder dos Senhores-Élficos, já que não poderia usar os anéis pra nada
 
Todos os anéis permitem algum tipo de poder.
Caso Anatar tivesse conseguido acessar esses objetos, sua forma horrenda teria submetido esses anéis ao Um, logo, ao seu controle. E teria então teria muitas chances de conseguir dominar os seres que o usassem, elfos, homens, anões ou até mesmo Maiar.
 
De modo ultra-resumido: os "poderes" de cada um dos Grandes Anéis (3, 7 e 9) foram feitos não como um FIM mas como um MEIO, o objetivo final era que uma vez na posse de um desses anéis o portador se tornaria SEM CHANCE DE LUTA dominado por Sauron. (Tolkien deixa bem claro que numa disputa mental NINGUÉM na TM da 3ª Era seua capaz de derrotar Sauron!)

O Um não tinha nenhum "Poder" no sentido estrito, a não ser o de conectar a mente de Sauron diretamente a mente do portador de um dos outros anéis. Via de regra parece meio chato isso, mas basta uma análise mais atenta pra se perceber a genialidade da ação e o porquê da criação do Um.

Aconselho a lerem textos aqui da Valinor sobre os Anéis e seus "poderes"; será bem elucidativo.
 
Perfeito Rama.

E só para complementar, não haveria como Sauron controlar o poder dos três anéis elficos porque ele não participou de sua criação.

Se ele os forjasse outra vez até poderia mas ai não seriam o mesmo anel.
 
Só pra complementar o que o Rama e o Mene disseram, o poder dos três anéis elficos eta retardar os casaço da terra,e a morte na mesma. Com esse poder eles conseguiam manter a terra jovem e viva, o que era contrário ao planejamento de Sauron....
Ele os queria para causar essa dor nos Elfos, a dor de ver os locais amados ( Lorien, Valfenda e os Portos _ inicialmente ) Envelhecerem e morrerem....
 
Perfeito Rama.

E só para complementar, não haveria como Sauron controlar o poder dos três anéis elficos porque ele não participou de sua criação.

Se ele os forjasse outra vez até poderia mas ai não seriam o mesmo anel.


Só uma dúvida, os Três não estavam sujeitos ao poder do Um? O fato de Sauron não os ter forjado não livrou Narya, Nenya e Vilya de estarem ligados com a vontade de Sauron.

Não sei até que ponto Celebrimbor sofreu a influência de Sauron. Tudo bem, ele era um Alto-elfo e neto de Fëanor, mas teria ele forjado os Três sem os conhecimentos de Annatar? E como o povo de Eregion aceitou os conselhos do falso elfo sábio, automaticamente ficaram a mercê dos poderes mentais de Sauron.
 
É importante dizer também, que após a queda de Sauron e a Destuição do Um, os três anéis élficos perdidos perderam seu poder e foi exatamente por isso que os elfos saíram da TM para Amam.

"[...] Porém, quando todos esses faots acontecerem, e o Herdeiro de Isildur havia assumido o comando dos homens, tendo sido passado para ele o domínio do oeste, também ficou claro que o poder dos Três Anéis havia terminado; e para os Primogênitos, o mundo se tornara velho e cinzento. Nessa época , os últimos noldor zarparam dos Portos e deixaram a Terra-Média para sempre.[...] (O Silmarillion, pg. 388)

Abraços!
 
Só uma dúvida, os Três não estavam sujeitos ao poder do Um? O fato de Sauron não os ter forjado não livrou Narya, Nenya e Vilya de estarem ligados com a vontade de Sauron.

Não sei até que ponto Celebrimbor sofreu a influência de Sauron. Tudo bem, ele era um Alto-elfo e neto de Fëanor, mas teria ele forjado os Três sem os conhecimentos de Annatar? E como o povo de Eregion aceitou os conselhos do falso elfo sábio, automaticamente ficaram a mercê dos poderes mentais de Sauron.

Sauron tinha conhecimento dos Anéis. Ele influênciou Celebrimbor, porém os anéis não. Narya, Vilya e Nenya nunca foram tocados por Sauron. O Povo pode ter ficado, mas as obras, as quais Sauron não fez ou ajudou a fazer, penso eu, não teriam nenhuma influência dele.
 
Todos sabemos que Sauron conseguiu ludibriar Celebrimbor e seu povo, conseguindo passar da forma que lhe era conveniente conhecimento suficiente para a forja dos Anéis do Poder, já que foi Maia de Aulë. Pois bem, após forjar O Um Anél, Sauron conseguiu grande parte dos anéis do poder que foram forjados com sua indicação, com exceção de Narya, Vilya e Nenya, esses que por sua vez não foram feitos com o auxílio de Sauron, mas sim diretamente por Celebrimbor, será que mesmo que Sauron os usurpasse seria capaz de dominar outros seres com estes ou apenas aumentaria seus poderes de alguma forma?
É discutível se ele aumentaria seu poder de alguma forma através dos anéis. Mas a posse deles tiraria esse poder das mãos dos elfos, Sauron não precisaria do poder daqueles anéis, bastaria que os elfos não mais os possuíssem.
Como a forja dos anéis de poder foi orientada por sauron, talvez ele pudesse reformar os anéis élficos para usá-los como desejasse, mas os "3" em sua forma bruta não serviriam a Sauron como fonte de poder.
Creio que obetendo os anéis de poder élficos, se tornaria mais forte e teria domínio sobre os eldar sim.
Sim, ele dominaria os Eldar porque esses não teriam seus anéis.
Eu acho que Elfos são enganáveis, não domináveis. Mas creio que os Anéis Élfico não fariam tanta diferença no poder de Sauron, os propósitos dele são bem diferentes dos dos Anéis.
Quanto à maneira com que Sauron derrotaria os elfos, Sauron poderia muito bem se livrar de seus Fëar e usar os Hröar para seus propósitos, talvez criando uma nova linhagem de orcs. A partir do momento em que abandona seu disfarce como Annatar, Sauron já não engana aos elfos, ele só poderia dominá-los e comrromper alguns deles ou matá-los todos.
Já quanto aos anéis, fariam toda a diferença estando na mão de sauron, pois os elfos estariam sem ele(desculpem-me pela repetição)
Os anéis élficos são forjados para intentos específicos, e apenas para algumas coisas poderiam ser usados, tal como Galadriel usa para ralentar a morte das plantas e da "flor-de-lórien", mas eles foram feitos por elfos e para elfos, se Sauron os obtivesse, ele apenas tiraria o poder deles, mas usaria-os para que?!
O poder élfico não é uma forma de "energia" que passa de uns para os outros, Sauron domina muito do que Melkor fez, mas não absorve poder do mesmo. Desta forma Sauron não teria poder para sucumbir os elfos.

Abraços.
Exato, mesmo que Sauron utilizasse os anéis élficos, esses anéis foram feitos com propósitos que não serviriam a Sauron em sua forma bruta pra dominar os elfos.
Sauron não quer, por exempo, manter o tempo parado em Mordor, ele quer se alastrar pela terra-média e exercer sua vontade sobre os povos livres.

Perfeito Rama.

E só para complementar, não haveria como Sauron controlar o poder dos três anéis elficos porque ele não participou de sua criação.

Se ele os forjasse outra vez até poderia mas ai não seriam o mesmo anel.
Reforjando os anéis ele poderia desviar parte daquele poder para seu uso, mas não seria nem de perto a mesma coisa e, obviamente, já não seriam os anéis élficos. Sauron deveria ser capaz de reformá-los, afinal foi ele quem ensinou a Celebrimbor e aos demais elfos de Eregion como criá-los.



Como considerações finais, gostaria de colocar um fato que abala ligeiramente minhas certezas quanto à capacidade de Sauron de utilizar os anéis élficos:
-Se Sauron não poderia usar os anéis, os Elfos temiam tanto que eles caíssem na Mão dele apenas porque não mais os teriam?
->por enquanto penso que os elfos têm nos 3 anéis algo do velho mundo que permite que eles possam continuar vivendo no mundo novo e que eles temem que Sauron possa corrompê-los(os anéis) de alguma forma.
 
Só uma dúvida, os Três não estavam sujeitos ao poder do Um? O fato de Sauron não os ter forjado não livrou Narya, Nenya e Vilya de estarem ligados com a vontade de Sauron.

É importante dizer também, que após a queda de Sauron e a Destuição do Um, os três anéis élficos perdidos perderam seu poder e foi exatamente por isso que os elfos saíram da TM para Amam.

"[...] Porém, quando todos esses faots acontecerem, e o Herdeiro de Isildur havia assumido o comando dos homens, tendo sido passado para ele o domínio do oeste, também ficou claro que o poder dos Três Anéis havia terminado; e para os Primogênitos, o mundo se tornara velho e cinzento. Nessa época , os últimos noldor zarparam dos Portos e deixaram a Terra-Média para sempre.[...] (O Silmarillion, pg. 388)

Abraços!
O trecho que citei também explica que os Anéis élficos estão ligados ao um porque o um foi criado para governá-los, mesmo que nunca tenham sido tocados por Sauron.
 
Agora me apareceu um dúvida, se saurom sequer tocou nos anéis elficos, de que modo ele poderia usar o um para controlar algo que sequer ele tocou ou manipulou de alguma forma, para que estes posteriormente se tornassem sob seu comando?
 
Bem, mas tosos lembramos do inicio do livro um onde é dito algo mais ou menos assim
" Cada anel possue o poder nessessário para governar a sua respectiva raça"

Logo, se Sauron conseguisse os anéis elficos, no meu ponto de vista, alem de ser um acréssimo ao seu poder, seria tambem a quedas dos povos dominados.

Não é a toa que os elfos temem a sauron.
 
Última edição:
É um pouco mais complicado que isso Diney, se você tiver o Silmarillion, leia o capítulo sobre os anéis de poder e a terceira era, ele fala especificamente sobre essa parte.
 
Acho que Sauron cobiçava tanto assim os Três porque só queria tirar o poder dos Senhores-Élficos, já que não poderia usar os anéis pra nada


Eu também penso assim, já que esses tres Anéis foram construídos de maneiras diferentes provavelmente seriam inúteis nas mãos de Sauron se comparados aos que ele ajudou a construir.
 
Eles foram construídos sem a ajuda de Sauron, mas com a técnica que ele ensinou, ou seja, são de natureza semelhante, o que não vem ao caso ao discutirmos se Sauron os utilizaria pra aumentar seu poder, a Fairy já elucidou bem essa questão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo