• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

4ª edição: e o roleplay, como fica?

KADU

Estão vendo esta caneta?
É quase unanimidade que as alterações nas regras estão gerando resutados muito bons, mas será que isso se dará às custas da lógica do roleplay? Lendo aquele netbook que fizeram vi alguns poderes e tive dificuldade de imaginar a lógica da interpretação por trás das regras.

Por exemplo, o Paladino tem uma habilidade em que acerta seu inimigo e ao mesmo tempo um aliado se cura, o warlord tem uma que ao usar ponto de ação os aliados proximos também se curam. Tem alguns outros que dão dano direto, tipo uma de ladino ou ranger que se o cara te erra recebe dano igual seu modificador de destreza, algo assim. Não fala que se ele errar você ataca, diz simplesmente que ele recebe dano mas não explica a fonte.

Será que é porque as habilidades não estão completamente descritas ou vamos ter algumas situações estranhas, tentando amarrar no roleplay o que as regras estão dizendo? Notei que tem muita habilidade amarrada à um ataque, tipo faça um ataque e gere um segundo efeito, isso pode criar situações surreais principalmente quando estamos lidando com classes que não utilizam "magia".
 
Por exemplo, o Paladino tem uma habilidade em que acerta seu inimigo e ao mesmo tempo um aliado se cura, o warlord tem uma que ao usar ponto de ação os aliados proximos também se curam.

Pelo que se especula, os HPs não vão mais representar apenas dano físico. As teorias giram em torno de que o personagem só toma dano físico REAL quando fica bloodied. Um usuário do forum do ENWorld resumiu de forma perfeita pra mim o significado do HP na 4E: Sangue, suor e lágrimas. Essas habilidades do paladino e do warlord "curam" a moral, porque presenciam a força de um deus atacando um inimigo, os gritos inspiradores de um líder e coisa do tipo.

Tem alguns outros que dão dano direto, tipo uma de ladino ou ranger que se o cara te erra recebe dano igual seu modificador de destreza, algo assim. Não fala que se ele errar você ataca, diz simplesmente que ele recebe dano mas não explica a fonte.

Já nesse caso ficaria representada a brutalidade ou "sneakidade" (hehehe) de um ataque, com o bárbaro que dá uma porrada tão forte que, mesmo pegando na armadura, detona o cara por baixo ou com o ladrão que, mesmo tendo seu golpe evitado, consegue dar uma raspadinha bem de leve no inimigo.

A minha grande dúvida em relação ao roleplay é exatamente nessa múltipla representação do HP. Vai ser complicado descrever golpes se tu não tem certeza se eles causaram um dano real, moral ou só estão cansando o adversário. Mas acho que o DMG vai ter idéias nesse sentido.
 
Será que é porque as habilidades não estão completamente descritas ou vamos ter algumas situações estranhas, tentando amarrar no roleplay o que as regras estão dizendo? Notei que tem muita habilidade amarrada à um ataque, tipo faça um ataque e gere um segundo efeito, isso pode criar situações surreais principalmente quando estamos lidando com classes que não utilizam "magia".

Acho que ainda estamos longe do livro final e nele todo esse tipo de coisa vai ser descrito, nem mesmo que seja por cima, com uma explicação mais ou menos. E essa coisa toda de "ataque com efeitos" me parece mais uma tentativa de equilibrar as classes sem magia, com habilidades fantásticas e movimentos fodas.
 
Concordo com o rapaz aí de cima, essas habilidades parecem que estão mais pra deixar as classes não mágicas em pé de igualdade com as mágicas em termos de habilidades especiais.

Mas uma coisa que eu acho que vai ser difícil de interpretar é essa habilidade do paladino, tipo como o cara vai causar dano em um oponente e curar um aliado ao mesmo tempo??8-O
 
Acho que a idéia é a seguinte: hps representam uma inspiração também.

Quando um aliado vê o paladino lutando, ele se inspira, ganha forças e fica mais forte pra luta também. Algo com o Rocky, que levanta ao ver a Adrian.

Só tem que ficar claro isso no livro. Senão vai ficar estranho mesmo.
 
Essa mudança de conceito deveria ser acompanhada de uma mudança de nome, ajudaria a abandonar o antigo conceito. "Hit Point" esta muito ligado a dano físico sofrido, ainda mais do que a versão traduzida "Pontos de Vida".
 
Pois é, o pessoal do ENWorld comentou que o nome deveria mudar pra Stamina. Mas aí perderia a identidade do HP em relação ao D&D. Acho que o nome é o de menos.
 
Ouvi dizer que cada classe ocupará +- 15 páginas no livro. Tem que ter material de interpratação no meio, não é possível que seja só estatística. Eu gostaria de ver bastante opções e estatísticas sim, mas isso não é tudo, tb tem que ter coisa pra roleplay!


E será que finalmente teremos um conceito definido descente dos Pvs/HPs? Será que finalmente poderemos ter uma descrição mais facilitada??

Espero que mesmo ajustem o conceito dos PVs/HPs e com isso tb as magias que o recuperam.

:)
 
Não sei mas meu instinto diz que essas 15 páginas poderão ter algo de interpretativo com bom gosto, mas nem tanto.

qualidades e habilidades de cada classe, que vai ficar mais variada vai realmente ocupar folhas.

Mas o que vão fazer com os Eladrins no FR? Sei que os genasis terão seu própio reino e eu espero que seja bom.
 
As classes terão sim 15 páginas. Mas nessas 15 estarão todos os powers, builds, paragon paths e epic destinies.
 
Eu já achava algumas poderes do D&D já surreais de mais, agora essa ? Eu fico com o v.3.5 por enquanto :lol:
 
Tenho medo principalmente do que vá acontecer com as descrições das magias. Eu, pessoalmente, gostava do formato da 3.5, com uma descrição do efeito, além da mecânica.
 
Pode ficar tranqüilo, as descrições das magias continuam (nem teria porque ser diferente, né?). E mais: agora teremos também as descrições dos GOLPES.

Exemplos (uma spell, um exploit e um prayer) resumidos que aparecem nas fichas do D&D Experience:

Light: With a weave of your hand, you cause a bright light to appear on the tip of your staff, upon some other object, or in a nearby space.
Tide of iron: After each mighty swing, you bring your shield to bear and use it to push your enemy back.
Lance of faith: A brilliant ray of light sears your foe with golden radiance. Sparkles of light linger around the target, guiding your ally's attack.
 
Light: With a weave of your hand, you cause a bright light to appear on the tip of your staff, upon some other object, or in a nearby space.
Tide of iron: After each mighty swing, you bring your shield to bear and use it to push your enemy back.
Lance of faith: A brilliant ray of light sears your foe with golden radiance. Sparkles of light linger around the target, guiding your ally's attack.

Bem que eles podiam colocar umas imagenzinhas legais das descrições, algo como aparece no AD&D mas com mais refinamento e inspiração.
 
Não tendo aquela ilustração horrível do Mordenkainen lançando mísseis mágicos pra mim tá valendo! :lol:
 
Aquela do Mordenkainen é fu**da.

É, dessas descrições eu to sabendo. E parece que as descrições dos efeitos também estão bem curtas, apesar de completas. Mas eu desconfio dessas coisas curtas demais. Não sei. Vou esperar pra ver mesmo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo